quais as objectivas mais adequadas para começar?

spotlight

Power Member
Estou a iniciar-me na fotografia e vou comprar de uma slr.
Estou a ponderar entre a Nikon D80,Nikon D40x e Canon 400d.
A minha compra vai depender do equipamento básico (acessórios)que vou necessitar.
QUAL é o flash mais adequado e versátil (e barato) e quais as lentes mais versáteis etc...
Agradeço imenso a vossa opinião e no que puder ajudar ...cá estou.
 
A minha compra vai depender do equipamento básico (acessórios)que vou necessitar.
QUAL é o flash mais adequado e versátil (e barato) e quais as lentes mais versáteis etc...
Agradeço imenso a vossa opinião e no que puder ajudar ...cá estou.

Esse é um conselho um bocado difícil de dar.
Tencionas fotografar o quê e em que condições?
Paisagens, rostos, edíficios, casamentos, desporto, fotos nocturnas ou com pouca luz, fotos em locais bem iluminados, macros?
Para cada tipo de foto/condição de iluminação tens lentes mais ou menos adequadas.
Já agora... O flash mais barato é o que vem incorporado na máquina.:D
 
Nao fui bem explicito.
Estou a iniciar-me no mundo das reflex e gostaria de comprar no máximo 2 lentes que me permitam versatilidade suficiente para aproximar-me de todo o tipo de fotos mas principalmente retratos(incluindo nocturnos),casamentos(apanhados),fotografia comercial,
 
Nikon d80,Nikon d40x ou canon 400d?

Qual é a melhor?
Nikon d80 com o kit que tras a lente 18-135mm
ou optar por uma mais barata e com prar ouras lentes?
 
Já que estás inclinado para Nikon parece, vou-te dar opções de lentes que são consideravelmente melhores que as dos dois KITs normalmente disponíveis(18-135mm / 18-70mm).

Sigma EX 18-50mm f/2,8 DC Digital Macro (370€)

E caso consigas viver sem o zoom:

Sigma EX 50mm f/2,8 Macro DG (250€ +/-)
ou
Sigma EX 70mm f/2,8 DG Macro (380€ +/-)

Ficas melhor servido que com as lentes do KIT, em termos de qualidade anyway.

Depois jogas com o Body que mais te ajustar ao orçamento. Sendo que a D80 a nível de body é a melhor das que falaste ergonomicamente.

E lembra-te, tu aí falas em tirar fotos em situações nocturnas e tal, daí o flash extra suponho, mas a lente do kit é f/3.5-5.6G (a 70-135mm), e não vais muito longe com isso se a tiveres consideravelmente aberta.

As lentes sugeridas já são 2,8 fixo já não deves ter problema sem ter de gastar num uber flash, e sem a lente estar a fazer "hunt".

Mais tarde depois investes numa lente boa tipo 70-200mm... (é boa para os casamentos por ex, sem estar muito perto)
 
Última edição:
se comprares a camara com a lente 18-70 descansa que com flash não vais sentir diferença de f28

e atenção a 18-70 é 3.5 - 4.5 e não 5.6!

Eu uso uma para os jogos do ginasio (liga pro de basquet) e não me queixo.. :p
 
se tens dinheiro para a D80, eu nem pensava duas vezes.
boa lente (quer a 18-70 , quer a 18-135 cada uma à sua maneira), e bom corpo. Mas é reconhecidamente uma boa maquina.

mas com a D80, compravas quase 2 D40x
 
Última edição:
konca pelo que parece as d40x vão sair caritas :|

As D40x são mais caras que as 400d.
Eu com o orçamento dele não comprava a d80.
Se ele quer tudo (objectivas, flash, cartão, bolsa, etc) por 1300 euros, tem que poupar na máquina para investir no resto...
Eu ia para a 400d... Mas isso sou eu!:)

Edit:

400d+18-55 @ Technikdirekt: 781 euros, só corpo 696 euros.
d40x+18-55 @ Technikdirekt: 790 euros!:(
d80 (só corpo) @ Technikdirekt: 844 euros!

Acho a d40x cara de mais, e acho que não justifica a diferença de preço da d80 para a 400d... Especialmente quando a 400d vem mais completa a nível de software... Para mim a 400d continua a ter a melhor relação preço/especificações/qualidade de imagem...
 
Última edição:
Estou a iniciar-me na fotografia e vou comprar de uma slr.
Estou a ponderar entre a Nikon D80,Nikon D40x e Canon 400d.
A minha compra vai depender do equipamento básico (acessórios)que vou necessitar.
QUAL é o flash mais adequado e versátil (e barato) e quais as lentes mais versáteis etc...
Agradeço imenso a vossa opinião e no que puder ajudar ...cá estou.

Estas a iniciar-te na fotografica.... mas já sem brincadeira, visto que ja queres comprar uma boa maquina, embora ache que até tirares partido total de qualquer dessas maquinas, em especial a Nikon D80 e a canon 400d vais perder bastante tempo... mas se realmente tens o "bichinho" da fotografia, e se tens orçamento disponivel, qualquer dessas maquinas é uma otima compra (claro que a D80 é outra coisa), embora se comprares sem objectiva a historia ainda fica mais cara.(Podes facilmente encontrar packs com preços mto atractivos, bolsa+cartão+bateria+etc...), se dispoes de orçamente mais limitado, opta pela 400D que também é uma otima maquina.

Com uma boa objectiva,18-55mm ou até uma de 18-70mm já são mto boas para trabalhos semi-profissionais, podes ainda melhor com uma outra de 55-200mm e ficas com uma maquina pra vida.se tencionas comprar um flash (essas ja trazem um incorporado, que para a maior parte dos trabalhos serve perfeitamente) qualquer um compativel com a marca serve...mas se possivel opta por flash's da marca.


Um abraço.
 
konca pelo que parece as d40x vão sair caritas :|

eh pa, por acaso, fui agora ver, e com uma lente 18-55 a D40x esta quase ao preço da D80 (sem objectiva)... que raio, porque é que lhe foram dar o nome da SLR de entrada de gama?

Savage, em 1300€ cabe uma D80:

(preços da *****)

NIKON D80 (sem lentes) = 865€
NIKON Objectiva AF-S DX 18-70 F/3.5-4.5 IF ED = 383€ (acho que é uma lente mais que razoavel)
SD Sandisk 2GB = 30€
NIKON Estojo semi-rígido CF-D80 = 57€
ainda se pode adicionar um tripé por uns 50€
=1328€ + 50€ para o tripé (que dá jeito)

o flash, acho que se dispensa, a maquina tem flash pa desenrrascar...
 
Última edição:
NIKON Objectiva AF-S DX 18-70 F/3.5-4.5 ou com alente 18-135?

Estou practicamente decidido mas .....
qual a melhor opção?
é que o orçamento não chega para lentes f2,8
 
Nikkor AF-S 18-70mm f/3.5-4.5G IF-ED DX
Review: http://www.photozone.de/8Reviews/lenses/nikkor_1870_3545/index.htm

Verdict:

The Nikkor AF-S 18-70mm f/3.5-4.5G IF-ED DX is a lens with many souls. The lens is capable to deliver very good resolution figures and low CAs but on the other hand distortions as well as vignetting are very pronounced specifically at 18mm. However, most users will rarely use large aperture settings at 18mm so the vignetting problem is usually no show stopper. The build quality of the lens is very decent and the Silent-Wave drive provides a speedy and silent AF. All-in-all the price performance ratio of the Nikkor is very sound.


Nikkor AF-S 18-135mm f/3.5-5.6 G IF-ED DX
Review: http://www.photozone.de/8Reviews/lenses/nikkor_18135_3556/index.htm

Verdict:

Quality-wise the Nikkor AF-S 18-135mm f/3.5-5.6 G IF-ED DX positioned itself between the AF-S 18-70mm f/3.5-4.5G and the AF-S 18-200mm f/3.5-5.6G VR - just as you would/should expect it regarding the zoom range and complexity of design and there´s really nothing bad about it. The resolution figures alone are already pretty impressive and even more so when taking the rather extreme 7.5x zoom range into account. The center resolution is excellent throughout the range. As to be expected the border performance suffers a bit at 18mm and less so at 35mm but it´s still pretty good here. Resolution is a real strength of the lens. Typical for most dedicated APS-C zooms the vignetting figures aren´t quite as good - at 18mm and 135mm @ wide-open aperture the results are rather dismal to a degree where you may even call it under-designed - obviously a result of cost-cutting measurements. At 18mm the lens also suffers a bit from rather hefty barrel distortions but this is quite typical for a lens in this class. CAs can be visible without being excessive although purple fringing can intensify the effect quite a bit in extreme contrast situations. The build quality of the lens is decent though Nikon has overdone it a little with the plastic mount. All-in-all a good consumer grade lens and maybe the current value king in Nikon land. If you´re shopping in this lens class there´re probably no reasons anymore to consider third-party alternatives.
 
Back
Topo