Como formatar o meu mac?

Sendo novato no mundo apple (e bastante satisfeito por o ter feito!) venho aqui solicitar a vossa ajuda.
Tenho um imac intel e o que acontece é que estou a pensar em formata-lo pois tenha tido alguns problemas na instalação de softwares.
É complexo o processo? Será que alguem me pode ajudar?

Obrigado
 
Eu nao quero ser "bruxo" nem nada parecido, mas qse que aposto que nos proximos posts vai aparecer pessoal a questionar o porque de quereres formatar o mac e a aconselhar-te a fazer Repair Disk permissions em vez de o formatares, mas que é mac nao necessita de format!:002:

Isto é o que eu acho que vai aparecer por aqui:P
 
De facto... "problemas na instalação de software" num mac...
Provavelmente o software está a ser instalado como se fosse num windows, isto é, ao empurrão e à manivela. E agora vai ser aplicada a solução "chapa 4" dos windows que é: formatar o disco.

Isto é o que eu acho.
 
Se existe software que é instalado ao empurrão é no osx. Não vejo o mal em formatar, não há nada que dê mais brio.. a sempre coisas que ao desinstalar ficam ali e acoli. Isso do drag-and-drop para o trash, e search nem sempre é trigo limpo em alguns ficheiros.
 
Entao usa algo como o appzapper e ja t livras de tudo!
Se ha coisa que aprendi no mundo dos mac, é que format so mm em casos de erros do sistema operativo, de resto tudo se resolve! Isto foi-me dito tb por tecnicos apple!Mas claro que cada um e livre de fazer o que entender...
 
O que dizes é verdade, tão verdade como o CD que é fornecido aquando da venda do computador ser da APPLE e permitir fazer isso. À escolha de cada um.
 
Eu em dois anos e picos de macs só formatei dois: o Powerbook quando comprei o tiger e o MBP assim que o recebi.

Mas há situações para tudo. Às vezes é preferível fazer um format que estar a apagar as aplicações e ficheiros à pata.

PT
 
Já deves saber como é... mas...


Arranca com o DVD do Macosx na drive premindo Maçã+C

O sistema vai arrancar do dvd e vai-te dar no ecrã central algumas oplções entre as quais uma "reinstalação do sistema" mantendo ou não os dados de utilizador.

Se optares pela manutenção dos dados ele instala por cima

Se optares pela não manutenção dos dados ele limpa o disco todo e instala o sistema de raiz.

Toma em atenção que será também nesta altura que poderás seleccionar o tipo de instalação CUstom que te permite escolher o que queres ou não queres instalar (como línguas drivers e demos de programas que lá estão para encher o disco)

É que se fizeres o default o "sistema operativo" instala 18 GB de informação... (depois a Apple ainda diz na publicidade do out-of-.the-box que o windows tem que "limpar demos instaladas por defeito...yeah yeah...right! :) )
 
Para responder à pergunta inicial:
Tendo arrancado do sistema operativo residente no disco duro, não o podes formatar, ele não permite auto-destruir-se :-D, por isso colocas o CD de instalação, arrancas a partir dele escolhendo-o em System Preferences:Startup Disk, ou ao iniciar o Mac carregando na tecla "C".
Quando te aparecer o Menu do Mac, acedes ao Disk Utility. Aí podes formatar, fazer partições, sistemas RAID, etc.

Boa sorte.

EDIT:
Já agora, se já conheces um pouco melhor o OS e as suas aplicações, podes personalizar a instalação, não instalando aplicações que não usas e que te ocupem muito espaço em disco, drivers de impressoras que não tens e até linguagens que nunca utilizarás!
 
Última edição:
Que? tipo, Format c:? lol

Antes de perguntar ja tentastes meter o cd de instalação? La te pergunta se queres uma instalação limpa ou apenas instalar por cima.
 
Back
Topo