Asus F3Jp-AP076C Problemas ...Analise e conselhos

jorgepin

Membro
Caros membros do forum:

Recentemente apos alguma analise e pesquisa adquiri um poratitl marca ASUS do modelo referido...Como é obvio qd se compra um portatil questoes como a performance, fiabilidade , robustez e autonomia sao sempre de ponderar... Neste caso , foram MAL ponderadas por mim e espero que voces que ainda nao compraram possam ter mais sorte que eu...
(e o meu portatil so tem 2 semanas , comprado a 1 Mar 07)

Passo a explicar:
Enquanto que para mboards, p.graficas, etc , a ASUS sempre foi sinonimo de qualidade , em portateis é ( pelo menos nesta gama f3JP) uma vergonha !
Problemas a nivel do granulado ( ainda nao resolvido e face ao tempo que ja se vem a arrastar , ponho em causa que tenham vontade de o fazer), software instalado de fabrica que nao funciona ( ex.: ATI control center...e outros) e que me obrigou a editar manualmente fx&cgs dos drivers da ATI para por isto a funcionar e , para mim ainda mais grave ( e que poucos se aperceberam) má GESTAO DO PROCESSO DE CARGA E DESCARGA DAS BATERIAS!

Penso inclusive que o sistema ACPI da ASUS tem problema nao so nesta gama mas em outras... Se quiserem validar - experimentar , façam o download do RightMarkCPU clock , para ver valores + tenicos relativos a bateria, analisem o tab relativo a bateria , veriquem qual a carga maxima que esta deveria aguentar, e qual é a que esta a ser considerada-atingida apos uma carga maxima....Designed Capacity VS Fully Charged Capacity, façam ainda as contas elementares de automomia prevista e consumo actual-medio, dividam e vejam qto deveriam ter de autonomia, qto tem....

Alem disso o WEAR factor das baterias cresce a um ritmo alucinante, indicando mal a autonomia real ( bug do ACPI da ASUS). Para terminar as baterias nao sao carregadas ao maximo...( e nao estou a falar em overcharge )
Ninguem está a conseguir obter a autonomia que deveria ( e nao vale a ASUS enviar portateis com as de 9 celulas com mais autonomia claro, mas que mesmo assim, estas para 9 celulas tb deveriam ter uma autonomia ainda melhor)...

Em relaçao "às normais " que estao a vir nesta ultima versao do f3JP ( que deveriam ter uma autonomia media 2:30-3h - prevendo um consumo tipico de ~24000mW a 29000mW , por ex em PowerMode SilentOffice ou similar), é treta, a media é menos de 2h, chegando a ser normalmente 1:30m

Nao vou aqui entrar em discussoes tecnicas, pois cada um de voces vai argumentar as questoes dos profiles a colocar no Windows, os clocks da Grafica e modos possiveis, os clocks do CPU, as cenas do disco ( que em VISTA esta sempre que pode a fazer indexaçao, etc etc etc etc , nao tenho tempo , nem paciencia, e apenas faço isto por uma questao de alerta. E ja agora, tive o cuidado de testar isso tudo tb ...

Este meu ASUS é uma vergonha! É rapido , tem bons specs, optimo para quem quiser fazer da sua vida jogar, tem nn desempenho sem duvida....mas caros colegas, acima de tudo é um portatil !!! tem de ter autonomia, ou ao menos cumprir com a indicada (e possivel face a sua bateria), ser bem construido e nao ter firmware bugs infantis , durante tanto tempo, etc...

Ja nem quero falar dos problemas de montagem , que no meu caso, tinha a ventoinha mal montada que faz um ruido mto desagradavel, entra em vibraçao em determinadas frequencias de rotaçao...
Se calhar sou eu que sou um ranzigao e picuinhas, no entatno, ja tive Compaq, Toshiba , e LG´s, usei-os sempre mais de 2 anos e sempre contente, agora este ASUS , 2 semanas e ja estou ja descontente ! conclusoes, o desempenho bruto nao é tudo...e o ASUS f2jp-ap076c é so isso, mto bons specs e qualidade sofrivel em muitissimos aspectos!

Infelizmente, a loja nao aceita a sua devoluçao ( mais uma liçao , nao volto a comprar portateis em lojas tipo PowerOn , etc , etc) depois de o venderem , acabou, o cliente que se desenrasque..., que fale com a marca, que o arrange ele, etc; meus amigos garanto-vos, nestas situçaoes vale a pena os extra Euros qd se comprar na ***** ...!!! 1 mes para troca! quem me dera....)
Saudaçoes Cordiais, e votos que sejam mais cautelosos e tenham mais sorte que eu.

PS: a todos os que estao com problemas dos drivers da ATI nesta versao - do ATIcontrol panel nao funcionar, qd tiver mais tempo posto aqui a soluçao/os drivers ,( mas se perderem tempo na net ja ha uma versao nao oficial ok, com tudo certinho....)

Para terminar aqui vai um link para quem quiser validar algumas coisas:
http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=3537
embora o modelo nao seja o mesmo , os problemas da bateria sao similares, obviamente é um ASUS ;-) ...
 
Eu também comprei um Asus realmente tenho notado alguma anomalia no que diz respeito à bateria. em relação as drives Catalyst seria bom que pudesses postar a solução para deixar de aparecer aquele erro irritante ao iniciar o Windows e funcionar a Catalyst em termos.
Já agora diz-me outra coisa a bateria de 9 células seria a solução para ter uma maior autonomia??
 
Grande post que fizest, muito bem...então diz me la uma coisa, por qual portatil irias tu trocar por esse f3jp????Por qual trocavas???Fiquei curioso....;)
 
Tenho um F3JP AP033M, e apesar de concordar que é uma vergonha a falta de apoio da Asus relativamente às questões da Bios e de drives adq. para a grafica, no que diz respeito ao autonomia do meu modelo, a trabalhar e ligado à rede por wireless, permite com alguma factilidade ter autonomia superior às 2h30!

Resumindo, gosto do meu portatil, funciona bem (talvez por ainda usar o XP, lol) e os bug's/falta de apoio da asus, em parte permitiram-me aprender e desenvolver algum do meu conhecimento sobre informática!
 
...driver....X1700

no seguimento do post inicial...
Driver p. X1700 VISTA ATIControlP OK
tal como prometi e ja q a ASUS nao o tem no site...

http://sd879.sivit.org/drivercd/ATI Vista Driver.zip

Qto à pergunta qual o que compraria...talvez o S1 331 da LG...ou o S1 M222....tenho-os usado na empresa e em 3 nenhum tem qq problema. O preço é ligeiramente mais caro, no entanto ...mas os acabamentos sao 5*. A grafica x1600, no que eu faço em 3d parece-me mto similar a x1700 em performance...a unica vantagem do ASUS que me levou a fatidica compra foi a memoria 2GB...
Se fosse pela bateria talvez fosse para o SONY...mas sao + caros e nao me adapto ao teclado deles.
Penso que LG tem tido mto bons portateis.
Em relaçao a questao da Bateria de 9cel, so vem em algumas versoes, é maior, mais pesada e continua a nao ter o seu uso optimizado pelo BIOS...ou seja da mesma forma que na 6cel. nao se tira todo o partido da sua capacidade, a de 9cel tb nao... vejam o link do post inicial , leiam-no, testem o vosso ASUS façam as contas e depois verifiquem ...

PS: para ler os valores nao usem o NHC no VISTA ....nao vai funcionar ...e vai vos dar trabalho a forçar o modo de segurança para resolver o problema....usem o prog RightMarkCPU clock por mim citado para monitorizar os valores do ACPI do vista..
 
Uma pergunta...Isto afecta TODOS os Asus?Se a resposta for não...é exclusivo de certos modelos ou de certos portateis?

Fiquei surpreendido com este topico, obrigado pelo alerta jorgepin :)
 
Tenho um Asus S96J com 2 meses: T7200, 2GB, ATI X1600 (450/370 mhz), disco Seagate 100GB 7200RPM, bateria de 6 células.

A bateria tem um wear level de 11% (nada de especial, e está a 11% desde os primeiros dias) e dura 2 horas sem o wireless ligado e com os clocks no máximo, sem jogos. Com jogos, dura menos 30min. Com o wireless ligado, dura menos 15-20min. É uma autonomia normal para um portátil com estas características... Se eu precisasse, encomendava uma bateria de 9 células (mais cerca de 30% de autonomia), mas, por enquanto, ainda não preciso.

A ventoinha continua a fazer, aparentemente, o mesmo barulho que fazia no primeiro dia (pouco), e não tem nenhuma frequência de rotação que faça ressonância com o resto do chassis.

Por falar em chassis, continua bastante sólido, mesmo depois de o ter desmontado quase completamente por 2 vezes.

Isto para concluir que estás a fazer uma generalização precipitada - nem todos os Asus são maus.

De qualquer forma, só fizeste bem em desabafar e informar-nos sobre alguns defeitos do F3Jp. ;)
 
Última edição:
isto e' deveras grave8|. mas como e possivel ng ter notado isto antes? o erro de coding d ACPI so' aconteceu neste novo modelo da asus???
kuant aos erros de software, so' acontecem no windows vista certo??
 
so uma pergunta...a x1700 do F3JP pertence a gama RADEON ou MOBILITY RADEON??os drivers sao os da serie x1600 ou x1800...ek eu vo ao site da ati e seja para k sistema operativo seja, depois da x1600 vem a x1800...
 
Obrigado Jorgepin finalmente as drives estão a funcionar estava a ficar um pouco chateado de ter sempre aquele erro no inicio..

[[]]
 
Caros,

Estava/Estou a ponderar comprar um F3JP mas este post assustou-me.
Será que é assim tão mau como descreves?

Que alternativa dentro destes valores me sugerem como viável? com 2Gb de RAM que vou necessitar concerteza.

Obg.
 
pelo que vejo, apenas o problema da BIOS falta resolver (oficialmente)...de resto a grafica ja tem drivers e o problema da bateria tb ja li algures que tem soluçao...o meu chega esta semana...
 
Infelizmente, a loja nao aceita a sua devoluçao ( mais uma liçao , nao volto a comprar portateis em lojas tipo PowerOn , etc , etc) depois de o venderem , acabou, o cliente que se desenrasque..., que fale com a marca, que o arrange ele, etc; meus amigos garanto-vos, nestas situçaoes vale a pena os extra Euros qd se comprar na ***** ...!!! 1 mes para troca! quem me dera....)
Quando comprei o meu F3JP, em Novembro, a primeira coisa que perguntei foi caso não estivesse satisfeito o que acontecia. Na altura disseram que trocavam na boa, sendo o periodo de "testes" de 7 dias.
Ainda recentemente a minha namorada devolveu um monitor porque não gostou e deram-lhe a opção de troca por outro ou uma nota de credito.
Estranha a atitude da loja no teu caso...
 
A bateria tem um wear level de 11% (nada de especial, e está a 11% desde os primeiros dias) e dura 2 horas sem o wireless ligado e com os clocks no máximo, sem jogos. Com jogos, dura menos 30min. Com o wireless ligado, dura menos 15-20min. É uma autonomia normal para um portátil com estas características... Se eu precisasse, encomendava uma bateria de 9 células (mais cerca de 30% de autonomia), mas, por enquanto, ainda não preciso.
;)


achas isto mesmo normal? desculpa mas sou obrigado a discordar.
eu tinha um centrino 1.7 com bateria banal e uma grafica 9700 e na net com wireless ligado aguentava me na boa 3 horas.
eu andava a ponderar o f3jp para mim mas este post veio me ilucidar e abrir os olhos.. sim porque portatil com boas specs e barato.. nao existem milagres!
acho que vou comprar um portatil com specs mais baixas (tipo um core 2 duo 5xxx ) e com uma grafica "razoavel". ganho no resto.
afinal a diferença real será meia duzia de frames nos jogos e 5 segundos a abrir o windows..
obrigada jorgepin
 
Tenho um A8js há 2 meses e ainda não tive qq problema. A minha bateria está com um wear level de... 0% segundo o NHC! Com o NHC ligado em dynamic switching (sem Power4gear instalado), wifi desligado e com um dongle para o rato wireless ligado dura cerca de 2h50/2h45 (a fazer trabalhos normais: word, outlook e mais uns programas que esporadicamente puxam um bocado pelo disco e pelo CPU) . Com o wifi ligado dura menos uns 10/15 minutos, mas nunca experimentei levar até ao fim. Inicialmente embicava com a ventoinha (sou muito picuinhas no que toca a barulho), mas desde que consegui arranjar os ficheiros de configuração do NHC para o meu modelo, que não tenho tido problemas. Com redução da velocidade de ventoinha, quase não se ouve. De facto acho que a Asus podia fazer um melhor trabalho relativamente à forma de controlo da velocidade da ventoinha. De resto não tenho tido qq tipo de problemas. No que respeita à tua ventoinha julgo que devias enviar para a Asus, porque pode ser um defeito de fabrico e deves exigir que te reparem. Também deverias referir a questão da bateria porque pode ser que tb tenha problemas. Como viste por posts anteriores, pessoas com o mesmo modelo não tiveram esses problemas... Pode ser que apanhaste com um limão, como dizem os ingleses.
Já agora, e ainda no que respeita à autonomia, parece que o vista gasta bastante mais bateria que o XP, pode ser por isso que tenhas essas diferenças de autonomia.
 
achas isto mesmo normal? desculpa mas sou obrigado a discordar.
eu tinha um centrino 1.7 com bateria banal e uma grafica 9700 e na net com wireless ligado aguentava me na boa 3 horas.
eu andava a ponderar o f3jp para mim mas este post veio me ilucidar e abrir os olhos.. sim porque portatil com boas specs e barato.. nao existem milagres!
acho que vou comprar um portatil com specs mais baixas (tipo um core 2 duo 5xxx ) e com uma grafica "razoavel". ganho no resto.
afinal a diferença real será meia duzia de frames nos jogos e 5 segundos a abrir o windows..
obrigada jorgepin

o centrino se nao me engano revolucionou muito os processadores exactamente porque tinha consumos de energia muito inferiores...os portateis normalmente designados por "low voltage" trazem todos centrino desse genero, chegam a autonomias de 7 horas ou mais...acho que estas a fazer uma comparaçao que nao se justifica...portateis de desempenho vs. portateis autonomos...
 
o centrino se nao me engano revolucionou muito os processadores exactamente porque tinha consumos de energia muito inferiores...os portateis normalmente designados por "low voltage" trazem todos centrino desse genero, chegam a autonomias de 7 horas ou mais...acho que estas a fazer uma comparaçao que nao se justifica...portateis de desempenho vs. portateis autonomos...

Não é bem assim. As 7 horas eram/são para portáteis de topo ultraportáteis. Se forem para os Vaio topo de gama conseguem-se ter essas autonomias, mas custas €2500-€3000. Nos computadores de consumo, o normal é andar pelas 2h30/3h de autonomia.

PiKa_ disse:
achas isto mesmo normal? desculpa mas sou obrigado a discordar.
eu tinha um centrino 1.7 com bateria banal e uma grafica 9700 e na net com wireless ligado aguentava me na boa 3 horas.
eu andava a ponderar o f3jp para mim mas este post veio me ilucidar e abrir os olhos.. sim porque portatil com boas specs e barato.. nao existem milagres!
acho que vou comprar um portatil com specs mais baixas (tipo um core 2 duo 5xxx ) e com uma grafica "razoavel". ganho no resto.
afinal a diferença real será meia duzia de frames nos jogos e 5 segundos a abrir o windows..
obrigada jorgepin

Pois, eu tb tenho um HP com centrino 1.7, 14' (ie, com baixo consumo ao nível do monitor), 1.5gb ram e com a bateria original quando nova dava-me 2h15m-2h30m na melhor das hipóteses e com o wireless e bluetooth desligado e com uma placa gráfica da Intel integrada (as que consomem menos). Passados 6 meses, já só me dava 1h30 e passado um ano 1h. Tem agora 2 anos e a bateria original aguenta uns 15minutos com sorte. Comprei-lhe uma bateria nova que lhe permite ter 3hs de autonomia (apesar de tb ter p mesmo número de células que a antiga tem uma autonomia superior!!).
Como já disse, o meu A8Js com uma Go7700 e T7200 dá-me quase 3 horas de autonomia e com wear level da bateria a 0% de acordo com o NHC. Se calhar o jorgepin teve muito azar.
 
Depois do susto que o nosso amigo Jorge nos pregou, fiz download do NHC para ver se tinha o mesmo problema de bateria no meu ASUS F3Ja, comprado em Outobro do ano passado.

Ao fim de 6 meses, segundo o NHC, tenho um wear level de 2%... Não sei o que acham, mas a mim parece-me bastante bom.

Bem melhor que o meu ultimo portátil, um Compaq Presario 1525, que nos mesmos 6 meses deu-me totalmente cabo da bateria, ficando com uma autonomia de 10 minutos. Depois de comprar outra igual, aconteceu-me exactamente o mesmo!

Por isso Jorge, parece-me que tiveste um bocado de azar, mas o que tens a fazer é contactar a ASUS para te substituirem a bateria, como tens todo direito de o fazer dentro da garantia.

EDIT:
A ver um DVD (em modo DVD movie do Power4Gear) e com a rede wireless ligada a sacar coisas da net, a bateria durou-me 2h20. Parece-me perfeitamente dentro da média para este tipo de utilização.
 
Última edição:
Viva,

Tal como o ricreis, também tenho um F3Ja, comprado mais ou menos na mesma altura... Tenho o NHC instalado e apenas tenho 6% de Wear Level, tendo em conta que ainda uso bastante a bateria penso que nao seja mau... :) O meu irmao tem um Compaq 1525 igual ao que o ricreis tinha (:P) e neste momento, a bateria ainda de origem, ainda dá para cerca de 1 hora... Apesar de ter sido pouco usada, mas nao é muito mau, pelo menos em comparaçao com os 10 minutos aqui referidos... :P




Off-Topic: ricreis toma o link http://ati.amd.com/online/mobilecatalyst/
 
Back
Topo