Chris Hecker critica fortemente a Wii

Gaminger

Power Member
Durante uma sessão na GDC esta manhã, Chris Hecker, atualmente trabalhando no jogo Spore da Maxis, teve oportunidade de falar à comunidade de desenvolvedores presente. Ele tirou o tempo disponível para criticar a Nintendo, por não levar os videogames à sério.

"O Wii é uma grande m****!", começou Hecker durante o seu discurso, entitulado "Medo de um Planeta dominado pelo Wii". Ele disse que o Wii não é nada mais do que dois GameCubes unidos por uma fita adesiva, e que o console não é poderoso o suficiente para prover a experiência de nova geração pela qual ele estava esperando.

Apesar de ter afirmado que o console é "extremamente inferior tecnicamente", Hecker observou que ele não estava simplesmente se referindo às capacidades gráficas do Wii. Ele quer aproveitar a CPU de um console fazendo jogos mais inteligentes, e ele descobriu que o Wii não tem poder para processar coisas como IA (inteligência artifical) mais avançada.

Hecker também acusou a Nintendo de não levar os games muito à sério. "Não está claro para mim se a Nintendo realmente se importa com os jogos como uma forma de arte", ele disse. Para ilustrar seu ponto, ele procurou por referências de jogos como expressão artística nos sites das três fabricantes de consoles. Embora tenha achado inúmeras referências nos sites do PS3 e do Xbox 360, o Wii.com não tinha nenhuma. Em seguida, ele fez citações de executivos da Sony e da Microsoft falando sobre os jogos como uma séria forma de arte, antes de mostrar um executivo da Nintendo dizendo que a empresa só queria fazer jogos "divertidos".

Hecker finalizou o descurso com duas exigências para a Nintendo. Primeiro, reconhecer e tratar os games como uma arte série. E, segundo, "fazer um console decente".

link

O gajo merecia um processo pelo que disse. Se eu tivesse a ouvi-lo lá a falar assim levantava-me, ia ao palco e dava-lhe um grande soco mesmo no sítio onde doi. Tanta mariquisse em tão poucas palavras nunca vi...

Epa, digam o que quiserem... é indiscutível: Jogos são "Software de Entertenimento". Isso significa que:

-Servem para passar tempo
-Servem para diversão
-Servem para relaxamento

..e todos os sinónimos que disto podem tirar...

Claro, jogos são uma forma de arte na medida em que são o produto da mente criativa de quem os concebeu. Optimo. Zelda é um jogo que prova que a Nintendo leva asério os jogos, e que se esforça por fazer jogos criativos nesse sentido. Jogos com valor grande valor artísitco.

Opiniões é uma coisa... estupidez sem qualquer fundamento é outra.
 
Última edição:
Essa gajo já vai ter os seus minutos de atenção por causa de uns comentários infelizes. O mais engraçado vai ser que daqui a 2, 3 anos vai ser obrigado a fazer muitos jogos para a Wii, mas aí é melhor mudar de nome :)
 
Bom isso é uma tradução meio melindrosa da questão.

Ele não descobriu que a consola não tem poder, ele nunca trabalhou com ela para começar.

Este senhor nunca lançou um jogo, entrou em 2004 para a Maxis e o primeiro jogo onde colabora é o Spore. Colabora, porque quem dirige o Spore é o Will Wright que assumidamente gosta bastante da Wii.

Este e o outro que acusou a Nintendo por impor royalties... Estão a acusar a Nintendo de algo que tanto a Sony e a Microsoft fazem de igual forma? é como o mercado funciona, culpar a Nintendo por isso é simplesmente estupido, e digno de um cão raivoso, eles querem é atacar.

Ele não está cá preocupado com a potencia consola; da ultima vez que vi o Spore não era um jogo com Specs comparáveis aos do Crisis...

A verdade é que mesmo que a Wii fosse a mais potente de todas... ele criticá-la-ia na mesma, porque odeia a marca sabe-se lá porquê.

E a Maxis era da Electronic Arts, a marca que mais se importa com o grau artístico dos seus jogos, digo isto a olhar para o Fifa 2006 e milhentos outros jogos que saem todos os anos, claro. E a Maxis também pelas milhentas expansões do Sims.

Não vou longe ao ponto de considerar um jogo como brain training uma obra de arte, mas é bastante obvio que muitos jogos da Nintendo têm preocupações artísticas.

Se um individuo destes fosse apanhado a dizer isto num forum era meramente um fanboy retardado, assim é uma pessoa que teve coragem de fazer um discurso com estes argumentos... Eu se fosse a quem o convidou nunca mais repetia a proeza.
Essa gajo já vai ter os seus minutos de atenção por causa de uns comentários infelizes. O mais engraçado vai ser que daqui a 2, 3 anos vai ser obrigado a fazer muitos jogos para a Wii, mas aí é melhor mudar de nome :)
Era um castigo divino com retoques maquiavélicos.

Mas justo.
 
Última edição:
Gostei de ler o que o homem disse. Não concordo com tudo mas concordo com muito.
E sim um planeta dominado pela Wii era um pesadelo.
Enquanto que eu duvido que isso aconteça... não me queixava nada, e decerto não era mau para a industria... Até para este estroina que vem irónicamente dos ciclos de developers indie (e ninguém lhe liga nada) já que a Wii é fácil de programar e tem os dev kits mais baratos do mercado (mas de longe, estamos a falar de preços mais baratos que devkits de psp), torna-se uma plataforma mais credível para projectos indie saírem em primeiro lugar.

Nem sei como é possivel concordar com o que ele diz para ser honesto... Medo de um planeta Wii? ficámos todos muito incomodados quando a DS vendeu mais que a PSP e a PS2 vendeu mais que a GC e Xbox. Não me parece que esta fixação no poder puro seja uma preocupação fundamental do consumidor, dito isto a Wii é mais potente que qualquer consola last-gen e o CPU não é tão fraco assim, mas é single core.

Ele podia igualmente acusar a X360 e PS3 de não terem CPU's potentes o suficiente para bater um cpu caseiro (ie: Intel Pentium Core Duo) em general processing, mas aparentemente aí já não lhe interessa.

Duas Gamecubes coladas com fita cola? Mentira e tentativa de chacota vinda de alguém que nunca mexeu na plataforma. Referencias ao poder da consola? Deve ter olhado para os MHz e tirado conclusões... nunca trabalhou com ela.

Hecker also took Nintendo to task for not taking games seriously enough. "It's not clear to me that Nintendo gives a shit about games as an art form," he said. To illustrate his point, he searched for references to games as art on all three console manufacturers web sites. While he found numerous such references on both the official PlayStation 3 and Xbox 360 sites, Wii.com had none at all. He then shared quotes from executives at Sony and Microsoft talking about games as a serious artistic medium, and then a quote from a Nintendo executive saying the company only wanted to make "fun" games.

Hecker ended his spirited rant with two demands for Nintendo: First, recognize and push games as serious art. And two, "make a console that doesn't suck ass."
Fonte: http://wii.ign.com/articles/771/771051p1.html

Também é completamente estúpido procurar nos websites das companhias quais usam a palavra arte para provar que uma não se interessa por arte.

"O site desta marca chama maravilhoso a este jogo 5 vezes na mesma descrissão, wow o jogo deve ser mesmo bom" em raciocinio é igual a isto.

Daqui a bocado um jogo como o Twilight Princess só é arte se a Nintendo se preocupar em publicitar essa arte de forma explicita no website.

Enfim, o que ele queria, insultar uma plataforma e fazer uma critica destrutiva sem nunca ter trabalhado com ela... conseguiu, para mim ridicularizou-se no caminho, no entanto. Não é das coisas mais inteligentes de se fazer, digo eu.
 
Última edição:
Não vejo grande problema no facto da wii se tornar lider de mercado antes pelo contrario e tal como as outras duas consolas tb tem pontos fortes e alguns pontos fracos, este jovem secalhar é um programador fustrado que pouco pesca de hardware(aqui estou a especular), mas n estou a ver ng com uma posição firme nos videojogos a falar assim sobre algo que ainda não lhe dedicou grande esforço de trabalho. E se á jogos que são arte pura são os jogos da nintendo principalmente se formos buscar jogos que o miyamoto produziu. E o facto de parte da industria ir buscar ideias a nintendo é pq algo está bem.
 
Última edição:
A dor de cotovelo é lixada... so sabemos é que a nintendo ta a subir sem parar , so faltava era um distribuidor em portugal de jeito, mas isso já é outra conversa :-D
 
Não vejo grande problema no facto da wii se tornar lider de mercado antes pelo contrario e tal como as outras duas consolas tb pontos fortes e alguns pontos fracos, este jovem secalhar é um programador fustrado que pouco pesca de hardware(aqui estou a especular), mas n estou a ver ng com uma posição firme nos videojogos a falar assim sobre algo que ainda não lhe dedicou grande esforço de trabalho. E se á jogos que são arte pura são os jogos da nintendo principalmente se formos buscar jogos que o miyamoto produziu. E o facto de parte da industria ir buscar ideias a nintendo é pq algo está bem.
Não aposto na Wii ser líder de mercado, ainda é muito cedo para fazer previsões dessas (para a Wii ou para outra consola qualquer); Óbvio que a ser alguém prefiro que seja a Nintendo, também a acho a menos prejudicial à industria num lugar do pódio, já que sempre considerei que uma Microsoft no pódio é algo perigoso (apesar de até agora terem sido muito benéficos no mercado).

Até porque nos tempos pós-yamauchi se tornou uma empresa muito humilde que é guiada por pessoas que adoram jogos (não é esse o caso de algumas figuras carismáticas da concorrência), o Iwata é o único presidente de uma empresa fabricante de consolas que fez e continua a fazer/dirigir jogos, em vez de uma pessoa com formação e experiência de marketing estamos a falar de uma pessoa que começou por fazer jogos na HAL, developer da Nintendo.

Se vamos considerar "medo de um mundo Wii", eu também tenho medo de um "Mundo Playstation" ou "Mundo Xbox" se isso quiser dizer que não haverá espaço para concorrência, monopólios absolutos não podem efectivamente ser bons. Mas não vejo mesmo a Nintendo como uma ameaça nesse sentido dado que é uma empresa que nem faz questão de imitar as outras para atrair o publico das outras, digamos que respeita o mercado dos outros.

Nunca vimos a Nintendo a tentar um Halo-clone ou um GT-clone e provavelmente nunca vamos ver.

Mas se a Wii ganhar esta geração; mesmo que ganhe... não será pela quantidade/margem de unidades que a PS2 ganhou à Xbox e GC, tudo indica que vai ser uma geração equilibrada, não estamos sequer a falar de monopólios.
 
A dor de cotovelo é lixada... so sabemos é que a nintendo ta a subir sem parar , so faltava era um distribuidor em portugal de jeito, mas isso já é outra conversa :-D

De preferência oficial...uma Nintendo Portugal não era nada mau pensado :P

Quanto ao assunto do tópico, nem vale a pena comentar.
 
Gostei de ler o que o homem disse. Não concordo com tudo mas concordo com muito.
E sim um planeta dominado pela Wii era um pesadelo.

O panorama das consolas dominado pela Wii é um pesadelo?!

Dominio da Nintendo, uma das unicas e restantes marcas de jogos cujo a sua origem é precisamente... jogos?!


Pesadelo é o que estamos a atravessar, uma marca de tv's e radios a dominar o mundo das consolas com os jogos mais repetitivos, menos inovadores e menos viciantes que existem... a Sony...

enfim.. tenham juizo..


Quem daqui, que é do tempo das NES, Master System, Super NES e Megadrive, não tem saudades dessa altura?

Pois bem, para voces putos que pensam que a primeira consola que apareceu é a PSX ou PS2, o mundo dos jogos já foi dominado pela Nintendo e Sega.. e duvido que haja alguem que não tenha saudades dessa altura..
 
Quem daqui, que é do tempo das NES, Master System, Super NES e Megadrive, não tem saudades dessa altura?

Pois bem, para voces putos que pensam que a primeira consola que apareceu é a PSX ou PS2, o mundo dos jogos já foi dominado pela Nintendo e Sega.. e duvido que haja alguem que não tenha saudades dessa altura..


ui ui...sem duvida alguma que nunca perdi TANTO, mas TANTO tempo a jogar com amigos e familiares quando comprei a MegaDrive.

Que loucura de tempos :'( :lol:
 
eheh, lol os putus n tem culpa da altura menos propria que os pais os metem no mundo :D , e foi bom ter nascido na altura do super mario e do link etc...marcou mais o meu crescimento que propriamente a disney e os seus filmes animados, por isso a nintendo ser lider era smp bom a meu ver, mas se a nintendo der lucro e fizer os jogos que faz como os faz eu vou comprar produtos nintendo até n csgr agarrar num pad ou wiimote ou seja o que vier no futuro, mas tb n posso negar algumas vantagens que possa ter em adquirir os restantes sistemas.
 
Lol, Chris Hecker pede desculpa, por ser um idiota. :p

Spore Developer Chris Hecker Apologizes For Calling the Wii a "Piece of Shit"

Remember Maxis developer Chris Hecker calling the Wii a "piece of shit"? He has an apology for you.

I don't know who has read the internet, yesterday. In a [unintelligible] panel I said a bunch of things. I was trying to be thought provoking and entertaining and fun and a lot of the stuff went too far over the top—on the entertaining and fun side, so that it was no longer thought provoking, just inflammatory. And in the process I hurt a bunch of people I care about. And so, I want to apologize now.

When I'm on stage, I'm me. I'm talking talk from me. From me. I'm not representing EA or Maxis.

I want to make two things perfectly clear.

I do not think the Wii is a piece of shit. Nintendo needs to be applauded for trying to interface on the controller front, the user interface front, on making games accessible, on making a console that you don't need to mortgage your house to afford.

Secondly, it's totally obvious—and I'm sorry that I implied otherwise—that everyone at Nintendo is passionate at making great games. Some of the games give me hope that we will be seen as an art form on par with movies and books.
Whether or not he was made to apologize by his bosses isn't clear, but it's a good gesture nonetheless.
Fonte: http://kotaku.com/gaming/wii/spore-...or-calling-the-wii-a-piece-of-shit-242822.php

:-D
 
Como é sabido, Chris Hecker, um dos responsáveis pela criação de Spore, deu uma palestra na GDC onde desancou a Wii e a Nintendo de alto a baixo, apelidando a nova máquina como "um pedaço de m****".
Ora bem... não foram necessárias muitas horas para que o senhor viesse apresentar um pedido formal de desculpas.
"Estava a tentar fazer as pessoas pensarem... ser divertido, mas as coisas ultrapassaram os limites no que toca à diversão. Ou seja, deixei de te tentar fazer com que "pensassem", para ser apenas provocatório. Pelo caminho, magoei pessoas de quem gosto. Por essa razão, peço desculpas."
Hecker referiu também que as suas afirmações são pessoais, nada tendo a ver com a Maxis ou com a Electronic Arts. Também pediu desculpas aos seus colegas, que, segundo ele, ficaram chateados com os comentários.
"Não penso que a Wii seja um pedaço de m****", disse Hecker, que aproveitou para aplaudir a Nintendo pela criação do Wiimote, interface e preço da máquina.
Enfim...
 
Back
Topo