Windows Vista Tornar o Vista mais leve

nickie

Power Member
Viva!

Tenho visto por aqui algumas pessoas a dizerem que desligando algumas coisas do Vista este fica a gastar menos memória do que os "habituais" 500/600mb. Alguém tem ideia do que pode ser desligado?

Cumprimentos,
 
Viva!

Tenho visto por aqui algumas pessoas a dizerem que desligando algumas coisas do Vista este fica a gastar menos memória do que os "habituais" 500/600mb. Alguém tem ideia do que pode ser desligado?

Cumprimentos,

Podes desligar a Sidebar, por exemplo.

Control Panel -> Windows Sidebar Properties -> tirar o visto de "Start Sidebar when Windows starts".
 
É possível ter o Vista a ocupar cerca de 350 Mb de ram (isto com 1Gb de memória, já que parece que quanto mais memória tem mais ocupa).

Desactivei todas as ***** gráficas e mais uns serviços...

edit: não consigo melhor que isto sem comprometer nada que precise...

40f5gme.jpg
 
Última edição:
podes sempre desactivar os efeitos graficos e assim!
podes tambem deixarte ficar com o windows XP pois ainda nao encontrei nada de novo no vista que compense passar de um para o outro!alias ate bem pelo contrario...
 
podes sempre desactivar os efeitos graficos e assim!
podes tambem deixarte ficar com o windows XP pois ainda nao encontrei nada de novo no vista que compense passar de um para o outro!alias ate bem pelo contrario...
Pois... Eu ainda não instalei o Vista no meu computador (ainda não me chegou). Tenho um T7200 2gb Go7700 512mb. De momento o Xp gasta-me cerca de 300mb de memória em idle (posso ter com menos). A minha eventual passagem para o Vista deve-se essencialmente com a memória. Por vezes uso uma aplicação que necessita que seja reservado 1gb ou mais de RAM por forma a carregar os dados todos e proceder ao tratamento sem recorrer à cache em disco (o que torna os processos mais lentos e dá-me cabo do disco pois fica horas sempre a aceder ao mesmo). O Xp é uma treta na gestão de memória o que significa que não consigo afectar mais de 900mb ao tal programa. Pelo que percebi o Vista corrige esse problema de gestão de memória, mas se para isso tiver a comer uns 600mb só em idle lá se vai a vantagem do vista pelo cano abaixo...
 
Pois... Eu ainda não instalei o Vista no meu computador (ainda não me chegou). Tenho um T7200 2gb Go7700 512mb. De momento o Xp gasta-me cerca de 300mb de memória em idle (posso ter com menos). A minha eventual passagem para o Vista deve-se essencialmente com a memória. Por vezes uso uma aplicação que necessita que seja reservado 1gb ou mais de RAM por forma a carregar os dados todos e proceder ao tratamento sem recorrer à cache em disco (o que torna os processos mais lentos e dá-me cabo do disco pois fica horas sempre a aceder ao mesmo). O Xp é uma treta na gestão de memória o que significa que não consigo afectar mais de 900mb ao tal programa. Pelo que percebi o Vista corrige esse problema de gestão de memória, mas se para isso tiver a comer uns 600mb só em idle lá se vai a vantagem do vista pelo cano abaixo...

Concordo que o vista faz o acesso a memoria de uma forma mais "viavel" se e assim que se pode xamar!ele faz uma melhor gestao da mesma sendo que define prioridades para aceder a mesma!(isto pelo que tenho lido acerca do mesmo) mas sinceramente!por tudo o que vi do vista posso dizerte tudo o que axo do mesmo:
- Sistema operativo pouco estavel
- Efeitos visuais?Aquilo que ele faz e so para tapar os olhos aos users!querem um desktop 3D tem Linux + Beryl e isso sim e estavel e com efeitos que se podem xamar 3D consumindo ao mesmo tempo muito menos recursos da maquina
- Incompatibilidade de Software (Centenas de proramas incompativeis) ja para nao falar da porcaria que fizeram ao fazer com que nao fosse possivel mecher no kernel do windows!pois por exemplo e isto passou-se mesmo comigo, um cliente pediu para lhe instalar o Alcool 120% e como a grande maioria de nos sabemos este cria uma drive virtual para emular as imagens,entao, instalas tudo, tando o windows sempre a pedir confirmaçoes para tudo e mais alguma coisa, ate que numa das vezes que pede permiçao quando aceito da o "ecra da morte" e a maquina reinicia, inicialmente pensei que ate fosse defeito da propria maquina e que fosse do acesso a memoria, a maquina reinicia, qunado acaba de carregar o sistema operativo detecta a dita drive virtual e la da novamente o erro e vai abaixo!resoluçao para o problema: DVD do windows la para dentro, quando este e carregado deparaste com um ambiente de trabalho que nem sei se posso chamar-lhe isso, e uma janela de linha de comandos, sem saber o que fazer digitas "help" e diz q o comando e desconhecido!depois de por acaso meter um pouco o cerebro a funcionar(atençao que funciona a carvao molhado) la consegui resolver o problema!
o que quero dizer com isto e q de certeza que um user com menos conhecimentos nao se safava mais isto so porque instalou um software que nao era compativel com o vista!
esquecime de dizer que qunado inicias o windows a Tecla F8 so aparecia as opçoes para iniciar o windows normalemnte ou entao em modo de segurança que dava exactamente o mesmo problema!
e por estas e por outras que evito de vender Windows vista a seja quem for!e quando alguem me pergunta acerca do assunto a resposta e sempre a mesma!"talvez daqui a um anito ou assim esteja melhor!"
 
É possível ter o Vista a ocupar cerca de 350 Mb de ram (isto com 1Gb de memória, já que parece que quanto mais memória tem mais ocupa).

Desactivei todas as ***** gráficas e mais uns serviços...

edit: não consigo melhor que isto sem comprometer nada que precise...

Que exagero!!

Eu por exemplo desliguei alguns serviços que não necessito e tirei alguns programas do arranque, e com AERO e antivirus tenho o vista a ocupar cerca de 300/350 Mb...

eu depois posto uma SS..

cumps
 
Pelo que andei a ler o vista ocupa bastante memória quando está a correr porque utiliza a memória como cache, à tempo vi um texto de um gajo que com 2gb de ram tinha 6mb livres, isto devido à forma agressiva de como o vista lhe estava a usar a memória para cache.

Eu uso o vista já há mais de 1 mês, e já não vou voltar ao XP (a não ser que haja algum programa do curso que não corra no vista). Quanto à memória no vista normalmente tenho 500mb ocupados.

Quanto a problemas com o alcohol, isso é o que dá não instalar as versões mais recentes dos programas num sistema operativo novo...

A ùnica coisa que perdi com o vista foi alguma autonomia no portatil, mas posso sempre bootar em ubuntu+beryl, para poupar energia. :-D
 
A ùnica coisa que perdi com o vista foi alguma autonomia no portatil, mas posso sempre bootar em ubuntu+beryl, para poupar energia. :-D


Uma das coisas que sempre me keixei desde as betas era o SO n desligar o AERO qndo o laptop entrava em modo bateria... sempre ajudava a poupar mais algum tempo de bateria!
 
o vista consome toda a memoria que tem..

tens 2 gigas de ram? comigo ta me sempre a mamar 1,2 gigas..

tens 1 giga de ram? provavelmente vai te mamar sempre 600 megas...

para que? para ser mais rapido :) usa isto como cache em vez de usar so o disco rigido...

eu tenho sempre isto com 1 gigas ocupados no minimo e nem noto .. pelo contrario isto a abrir aplicacoes e mais rapido que o XP.. memso por esta razao..
memoriaya4.jpg

isto so com o firefox aberto..
 
Última edição:
o vista consome toda a memoria que tem..

tens 2 gigas de ram? comigo ta me sempre a mamar 1,2 gigas..

tens 1 giga de ram? provavelmente vai te mamar sempre 600 megas...

para que? para ser mais rapido :) usa isto como cache em vez de usar so o disco rigido...

eu tenho sempre isto com 1 gigas ocupados no minimo e nem noto .. pelo contrario isto a abrir aplicacoes e mais rapido que o XP.. memso por esta razao..
memoriaya4.jpg

isto so com o firefox aberto..
Ao contrário do que muita gente pensa, se acompanharem o percurso da memória, raramente esse ultrapassa os 600 MB por mais programas que tenhas aberto (exceptuando um hard-test) durante uma utilização normal.

Agora do CPU... já n posso dizer o mesmo!
 
o vista consome toda a memoria que tem..

tens 2 gigas de ram? comigo ta me sempre a mamar 1,2 gigas..

tens 1 giga de ram? provavelmente vai te mamar sempre 600 megas...

para que? para ser mais rapido :) usa isto como cache em vez de usar so o disco rigido...

eu tenho sempre isto com 1 gigas ocupados no minimo e nem noto .. pelo contrario isto a abrir aplicacoes e mais rapido que o XP.. memso por esta razao..

é exactamente o que eu noto....

Uma das coisas que sempre me keixei desde as betas era o SO n desligar o AERO qndo o laptop entrava em modo bateria... sempre ajudava a poupar mais algum tempo de bateria!

Pois... mas não é bem assim... Não estas errado! mas pelo percurso que tive durantes as Betas, sei que depois da Build 5000 o Longhorn depois Vista (build 5200) passaram a ter essa opção.. de desligar o AERO.

Só que então a microsoft retira essa opção como defenida (pois pelo o que li ainda pode ser activada apartir de uma opção na registry) a partir da build 5728 (Pré-RTM ou o que algumas pessoas nominaram de RC3). A microsoft baseou se no conceito de "beleza" ou seja o AERO fica bonito, e se as pessoas quiserem poupar bateria, então que nunca o mantenham (o AERO) ligado, pois não é quando a bateria ta quase gasta que vamos nos preocupar com isto, mas sim logo no inicio...

De resto tens sempre a opção que lanças-te :P o Linux...


---------------------


EDIT1: Já agora vejam este exemplo em como o Vista quando quer consegue gastar mt pouco!

EDIT2: Bem sei que não é o vista, mas quem sabe se não pode ser possivel??
!!!VEJAM AQUI!!!
 
Última edição:


Então aqui está o prometido! o meu Vista Ultimate com todo o eyecandy, alguns serviços a menos e com um consumo de 234 MB!! :wow::wow:
:x2:

Faz maravilhas....
cumps
 
Ao contrário do que muita gente pensa, se acompanharem o percurso da memória, raramente esse ultrapassa os 600 MB por mais programas que tenhas aberto (exceptuando um hard-test) durante uma utilização normal.

Agora do CPU... já n posso dizer o mesmo!

ocupa te 600 megas? provavelmente so tens 1 giga de ram...
senao ele usava mais de certeza..


mas tambem nao sei qual e a procupacao de isto usar muita ram.. se e para ficar mais rapido ate me podia usar os 2 gigas..

se tenho 2 gigas e para serem usados sem medo lol
nao e para so usar 1/4 disto. e depois ainda ficar mais lento..
 
Romani como conseguiste por isso assim leve? podes dizer ai?
Gostava de saber ja k vou isntalar o Vista e gostava de por mais leve.
 
Romani como conseguiste por isso assim leve? podes dizer ai?
Gostava de saber ja k vou isntalar o Vista e gostava de por mais leve.

Boas, vou este fim de semana Actualizar o meu XP para o vista e depois vou fazer um pequeno tutorial com os serviços e os programas que desliguei/usei, desta forma tb vejo qual deles (actualização/nova instalação) beneficia mais ou se são iguais e depois deixo lá a info toda...

depois eu crio uma thread e aviso por aqui e se me lembrar mando PM..

cumps
 
Back
Topo