Sugestão: Area sobre emprego/consultoras de IT em Portugal

Beowulf_pt

Power Member
Sugiro a criação de uma area para discutir o que vai na "scene" de IT em Portugal. Há muitas empresas a funcionar cá, mil consultoras, nacionais, internacionais, etc... nem sempre é facil distinguir as empresas onde é boa ideia aceitar trabalho.

Normalmente recorre-se a conhecidos para questoes do genero "O que achas da empresa X?, sei que já trabalhaste lá." mas nada como recolher várias opiniões... tudo para evitar mudar de empregos às cegas e ir de mal para pior.

Já vi alguns fóruns em que se tentou discutir estes temas (itjobs por exemplo) mas essas areas acabaram por ser fechadas por pressão de algumas consultoras que não estavam a ficar bem vistas com criticas dos colaboradores...

O que acham?
 
Acho excelente. Por acaso não sabia dessa situação no ItJobs lol
Eu por exemplo mudei de empresa pq pensei que ia para melhor e já tou mais que arrependido....
 
Acho excelente. Por acaso não sabia dessa situação no ItJobs lol
Eu por exemplo mudei de empresa pq pensei que ia para melhor e já tou mais que arrependido....


O unico problema que vejo é que muita gente (por motivos obvios e compreensiveis) nao quer fazer comentários porque acha que poderá ser prejudicado se for identificado. Em alguns casos isto é verdade.

Acho que um subfórum destes ia ter muita actividade e interesse.. era um chamariz para a techzone tambem, mas só funcionaria se houvesse a hipotese de se fazer posts anonimos quando desejado.

Claro que nesse caso há o risco de alguma difamação injusta, mas com uma moderação equilibrada provavelmente dá para se encontrar um equilibrio...
 
Penso que esse quadro, para além de ter pouca afluência, traria muitos problemas.
Em primeiro lugar, para um quadro ser criado, é preciso existirem tópicos em número suficiente sobre esse tema que o justifiquem. 5 ou 6 tópicos não são com certeza suficientes para abrir um novo quadro.
Depois, haveria sempre opiniões biased, isto é, perguntas o que acham da empresa x, e o resultado é: quem não gostou da empresa, fala mal. Quem nela trabalha, fala bem. Quem nela trabalha e não gosta, fica com medo de falar pelo risco de ser identificado. Alguém da própria empresa pode-se registar no fórum, e ao ver um tópico acerca da mesma, fala bem dela. Posts anónimos seriam impossíveis, por vários motivos, mas destaco o facto de qualquer um poder dizer o que quisesse acerca duma empresa, sem que existisse algum controlo para além da moderação (que tem já muito mais que fazer).

Para terminar, fiquei com a leve sensação de que pode ajudar determinados indivíduos pertencentes a esquemas em pirâmide como a ACN ou a Herbalife, a "angariar" (entenda-se "enganar") compradores. Isto é:
"Trabalhar para a Herbalife é bom?"
Resposta dum enganado: "Yah!!!! É mesmo fantástico!!! Comprei o meu porsche ontem, amanhã tenho a vivenda pronta, e foi graças a eles!!! Ainda estou à procura de maneiras de gastar tanto dinheiro!!!"
Resposta de quem nunca experimentou: "Não sei, mas tenho visto muito disso pelos jornais! Deve ser interessante"
Resposta de quem já tem conhecimento do tema: "Não!!! É um esquema em pirâmide, onde a menos que sejas bom vendedor e manipulador, só ficas a perder"
Ao que o primeiro contra-atacaria: "Não ligues ao comentário anterior. Provavelmente o gajo é gordo e os comprimidos não resultaram nele, e agora só se quer vingar da empresa. Epah, junta-te a nós que só ficas a ganhar!"

Isto é apenas UM dos cenários que prevejo para tal secção. Outro é mesmo afirmarem que a empresa y é um esquema em pirâmide, enquanto que na realidade é mesmo uma empresa legal e digna.
É claro que não se falaria da Herbalife numa área sobre consultoras de IT, mas se esta área existisse, seria com certeza mais generalista, e os "ataques" e "defesas" pessoais a uma determinada empresa, provavelmente só fariam com que quem as lesse, ficasse mais confuso.

Atenção que isto é apenas a minha opinião enquanto utilizador do fórum. O staff irá com certeza dar-te uma resposta melhor, mais completa e OFICIAL ;)

Cumps [[[[[[]]]]]]
angelofwisdom
 
o assunto é ponderável, e (curiosamente) falou-se na questão do emprego recentemente, talvez não seja necessariamente nesses termos, mas creio que é uma ideia com valor.
 
certo..., mas tal quadro não poderia estar ao acesso a todos os membros, corre-se o risco de novos membros para fazerem ofertas de emprego como já acontece com novos membros à caça do Classificados...

Seria um quadro interessante para colocar na zona dos Classificados, ao menos ficava na secção que tenho colapsada :x2:

abraços, HecKel
 
Hmmm... está-se a discutir um fórum onde se dá feedback de uma determinada empresa ou um fórum de ofertas de emprego? o.O é que pelo que percebi, seria do primeiro :x
 
Boas!

Não sei se a sugestão irá ser aplicada ou não, no entanto tenho uma sugestão a adicionar a esta ideia...

Já começa a ser frequente aparecem utilizadores no quadro de WebDevelopment a perguntar quanto devem cobrar por trabalho X, caso esta secção venha a ser implementada julgo que seria interessante disponibilizar um quadro para esta finalidade, discussão de quanto devem ser cobrados alguns trabalhos de freelancers.

abraços, HecKel
 
Boas eu axo a criacao deste forum mt boa. A malta no ramo das IT tem sempre duvidas, pois a oferta é bastante variada e por vezes nem smp boa.

Também custumava ver o site do itjobs mas aquele forum deixa muito a desejar....


e na sequnecia da discussao alguem me sabe dizer se mudar p umas daquelas empresas que fazem outsourcing de RH (Vedior, NBS...) é um boa ideia?
 
Back
Topo