Umas perguntas...

Hav0c

Power Member
Boas,

queria saber umas coisas antes de instalar o Fedora. Finalmente consegui criar a partição necessária (isso mesmo! Criar uma partição no windows é quase impossível! Tive de usar o GNOME partition editor no ubuntu em modo Live).

Bom, aqui esta:

1) Tenho um modem usb (Sagem F@ST 800) e não sei se o Fedora tem as drivers necessarias. Caso tiver, posso poupar algum dinheiro em vez de comprar um modem ethernet.

2)
Qual é o window manager que vem pre-instalado no Fedora? É que gosto bastante do GNOME (o KDE é mais ou menos bom).
Estou ansioso por instalar o linux:x2:

PS: se vocês querem saber porque não instalei o Fedora ainda, é que da ultima vez que instalei o Ubuntu, tive de formatar o disco rigido. Com o Kubuntu, o computador ainda se aguentou durante um tempo, mas tive de o formatar outra vez.
Acho que esse é que é o tal problema dos Dual-boots lol :-D

Ja agora...
A partição esta formatada para FAT32. Sei que o mais usado é o ext2 e ext3, mas quero que o windows possa "ver" o que esta nesta partição. E tambem deixei apenas 21gb. Não sei se será o suficiente, mas devo precisar de mais, e caso precisar, volto a ajustar com o tal GNOME partition editor.
 
Última edição:
Boas,

queria saber umas coisas antes de instalar o Fedora. Finalmente consegui criar a partição necessária (isso mesmo! Criar uma partição no windows é quase impossível! Tive de usar o GNOME partition editor no ubuntu em modo Live).

Bom, aqui esta:

1) Tenho um modem usb (Sagem F@ST 800) e não sei se o Fedora tem as drivers necessarias. Caso tiver, posso poupar algum dinheiro em vez de comprar um modem ethernet.

2)
Qual é o window manager que vem pre-instalado no Fedora? É que gosto bastante do GNOME (o KDE é mais ou menos bom).
Estou ansioso por instalar o linux:x2:

PS: se vocês querem saber porque não instalei o Fedora ainda, é que da ultima vez que instalei o Ubuntu, tive de formatar o disco rigido. Com o Kubuntu, o computador ainda se aguentou durante um tempo, mas tive de o formatar outra vez.
Acho que esse é que é o tal problema dos Dual-boots lol :-D

Ja agora...
A partição esta formatada para FAT32. Sei que o mais usado é o ext2 e ext3, mas quero que o windows possa "ver" o que esta nesta partição. E tambem deixei apenas 21gb. Não sei se será o suficiente, mas devo precisar de mais, e caso precisar, volto a ajustar com o tal GNOME partition editor.

Primeiro, parabéns pela escolha do Fedora.

Quanto ao modem, isso não vais conseguir meter a funcionar nenhum modem usb, seja em que distro for, por default. A instalação desse modem, pelo que vi no google assim de repente, parece fácil - http://www.sagem.com/support/site/livret/gu_Linux_en.pdf

A partição deverá estar formatada em Ext2/3, e depois para acederes a ela pelo windows é só instalares isto - http://www.fs-driver.org/

O Gnome é o default, mas podes escolher durante a instalação se queres o KDE. Agora, sinceramente, não aconselho a usar o KDE no Fedora porque está muito fraquinho (tipo kubuntu).

Os 21 Gigas chegam e sobram, uma vez que a instalação base ocupa, assm em média, alguns 2,5 Gigas.

Mais uma vez, deixo a recomendação do meu guia de instalação básica do Fedora - http://ruimoura.net/imagem/Fedora6installnotes.html

Cheers.
 
Óptimo :D. Vou ter de formatar a partição outra vez, mas ao menos vou poder ver o que esta ali dentro com aquele programa.

btw, não sei se o Fedora consegue ver no NTFS, ja que o único distro que experimentei capaz de ler aquilo foi o Knoppix (que na minha opinião, não presta para nada).
 
btw, não sei se o Fedora consegue ver no NTFS, ja que o único distro que experimentei capaz de ler aquilo foi o Knoppix (que na minha opinião, não presta para nada).

Todas as distros dão para ler ntfs, basta ter um kernel minimamente recente...



;)

O que pode acontecer é que umas por defeito trazem já o suporte ligado e outras não, o Fedora deve trazer já tudo no sítio mas não tenho a certeza :P

EDIT: Btw, Knoppix rula como livecd imho :)
 
Óptimo :D. Vou ter de formatar a partição outra vez, mas ao menos vou poder ver o que esta ali dentro com aquele programa.

btw, não sei se o Fedora consegue ver no NTFS, ja que o único distro que experimentei capaz de ler aquilo foi o Knoppix (que na minha opinião, não presta para nada).

No meu guia tem lá como instalar isso (o ntfs-3g). O fedora não vem com o ntfs por default, por causa da filosofia da distro.

Como poderás lá ver, depois do setup dos repositórios, é tão simples como fazer um "sudo yum install ntfs-3g".
 
Creio que o Fedora vem com o Gnome por padrao, pois a redhat optou por cirar ferramentas de administraçao GTK, contudo penso que tras tb o KDE, n tenho a certeza pois a ultima vez que cheirei o redhat foi o 7.3 :P
eu pessoalmente gosto mto do KDE, embora haja quem goste mais do gnome, como esta resposta pode dar origem a uma polemica KDE vs Gnome , a unica coisa que te posso dizer é, experimenta os 2 e ve qual gostas mais ;)
 
Estou com um GRANDE problema:

Acabei de instalar o Fedora, mas não aparece nada no meu monitor a não ser "OUT OF RANGE".
Acho que o meu monitor não aguenta a resolução do Fedora. Se não conseguir resolver is acho que vou ter de formatar a partição:'(
 
man.. formatar.. passa a ser vocabulario proibido kndo se muda para *nix.. alias, n tem sentido...
isso é pq o Xorg (responsavel pelo ambiente grafico em Linux) n detectou o teu monitor provavelmente..
faz um "startx" na consola e vai fazendo CTRL+ALT+"+" (sem aspas) ou CTRL+ALT+"-" ("menos" sem aspas tb :P)
se mesmo assim o monitor n alterar a resolucao, edita o ficheiro de config do Xorg em /etc/X11/xorg.conf
esse ficheiro está comentado se procurares resolves o teu prob.

Um abraço
 
Explica lá porque formatar é um problema do dual boot?

ultima vez que instalei o Ubuntu, tive de formatar o disco rigido. Com o Kubuntu, o computador ainda se aguentou durante um tempo, mas tive de o formatar outra vez.
Acho que esse é que é o tal problema dos Dual-boots lol :-D
.
 
Back
Topo