Guia Dual Boot Win xp vs. Win Vista

fsschmitt

Power Member
Executando a instalação

Se tiver uma segunda partição ou um segundo disco, insira o seu Windows Vista DVD, reinicie o sistema, e faça boot do DVD. Uma vez o sistema faça boot do DVD, a instalação do Windows Vista começará a carregar e indicará a imagem mostrada na Figura A.


Figura A.
dual_boot_vista_1.png


A instalação de Windows Vista irá carregar durante uns minutos, antes que a instalação comece realmente. Em alguns minutos, você verá a tela que você pode escolher a opção da região e da língua, como mostrado na figura B. Como você pode ver, os ajustes de default são para os ESTADOS UNIDOS e a língua em inglês, pode mudar ou carregar next.

Figura B:
dual_boot_vista_2.png


Os ajustes de default na tela regional e da língua são para os ESTADOS UNIDOS e o inglês. Na tela seguinte, você será alertado para começar o procedimento de instalação, como mostrado na figura C. Para começar, clique em "Install Now"


Figura C:
dual_boot_vista_3.png


Na tela seguinte, você será alertado escrever a sua chav de activação do produto, como mostrado na figura D. Pelo default , Automatically Activate Windows When I’m online check box está seleccionado automaticamente.


Figura D:
dual_boot_vista_4.png



Se você quiser manter Vista em uma configuração do dual-boot, você pode activar sua licença online quando você quiser. Se você se decidir fazer do Vista o seu sistema operativo principal, pode criar uma partição do seu disco duro, para reinstalar Vista na partição principal e para activar a instalação nova no processo.
Se você se decidir incapacitar a rotina automática da activação, você verá uma caixa de diálogo da confirmação, como mostrado na figura E, que contém um aviso para reconsiderar. Você pode apenas carregar não para continuar.


Figura E:
dual_boot_vista_5.png


Porque, eu não escrevi a uma chave do produto, a instalação não sabe que edição eu comprei e seleciono uma das sete edições deste disco, como mostrado na figura F.
Como a minha edição é a Ultimate, selecionei essa edição, verifiquei a caixa, e instalada em seguida.


Figura F:
dual_boot_vista_6.png

Quando não se escreve a chave do produto, a instalação não sabe que edição comprou e alerta-o para selecionar uma das sete edições.


Na página seguinte (figura G), você verá os Termos Licenciamento de Software da Microsoft neste caso para o Windows Vista, que deve ler e depois seleccionar "I accept the license terms".


Figura G:
dual_boot_vista_7.png


A única opção é Custom (avançado) como mostrado na figura H. Para continuar, clique no ícone "Custom".


Figura H:
dual_boot_vista_8.png

Quando você carrega o Windows Vista DVD, o único tipo da instalação que está disponível é o "custom" (avançado).



Quando você chega no "onde você quer instalar Windows" , você verá sua segunda partição ou o segundo disco rigido. Eu criei uma segunda partição em que para instalar Windows Vista, obtive uma janela igual à figura I.


Figura I:
dual_boot_vista_9.png


Eu criei uma segunda partição em um disco duro de 160 GB em que para instalar Windows Vista.



Gerenciador do "BOOT" do Windows

Uma vez que a instalação está completa, pode ver a imagem do gerenciador do boot do Windows, como mostrado na figura K. Como você pode ver, carregar Windows XP (apresentado como uma versão mais adiantada de Windows) ou Windows Vista é uma escolha simples do menu. Este menu aparecerá na tela para 30 segundos antes que o gerente do carregador de Windows lance o sistema operativo que está por defeito, que é Windows Vista.
Figura J:
dual_boot_vista_10.png


O gerente do carregador de Windows permite que você selecione qual sistema operativo você quer carregar.

Como que eu decidi instalar Windows Vista sem o activar, para testar, indiquei que Windows Vista se manterá para testar por 30 dias na tela do sistema, como mostrado na figura K.


Figura K:
dual_boot_vista_11.png


Se você se decidir não activar durante sua instalação do dual-boot, você pode manter-se a par de quantos dias você tem até que você deva activar na página do sistema. Configurando o gerente do carregador de Windows

Como eu mencionei, o menu do gerenciador do "BOOT" do Windows aparecerá na tela para 30 segundos antes que o gerenciador do "BOOT" do Windows lance o sistema operativo de default - Windows Vista. Entretanto, se você desejar ajustar a contagem regressiva ou mudar o sistema operativo de default, você pode fazer assim dentro de Windows Vista.
Uma vez que você carregou em Windows Vista, prima [Windows] + [Break] para abrir a página do sistema. Em seguida, clique no "advanced setting system" e confirme o alerta de UAC. Quando você vê a caixa de diálogo das propriedades do sistema, clique em ajustes no painel de Startup e de Recovery. Você verá então caixa de diálogo de Startup e de recovery, como mostrado na figura L.


Figura L:
dual_boot_vista_12.png


Você pode usar os controles mudança da caixa de diálogo da partida e da recuperação o sistema operativo de default e o número dos segundos que o menu de gerenciamento do "BOOT" do Windows parecerá na tela.

Conclusão



Instalar Windows Vista em uma configuração de dual-boot com o Windows XP é uma boa maneira de experimentar o sistema operativo novo até que se habitue a ele.






Abraço,
(comentem)
 
Última edição pelo moderador:
pena mesmo ter sido copiado e estar em brasuca, de resto. ta porreiro pode ajudar as pessoas a instalar o sistema em DUAL boot, pois porque escreveste -> DUAL BOOST, muda o titulo

cumps
 
pena mesmo ter sido copiado e estar em brasuca, de resto. ta porreiro pode ajudar as pessoas a instalar o sistema em DUAL boot, pois porque escreveste -> DUAL BOOST, muda o titulo

cumps

ExoZaeL disse:
podias pelo menos ter passado isso para PT (portugal)

Cumps

O texto foi tirado apartir de ideias de uma review e foi traduzido para portugues
eu sou brasileiro, se vcs tem algum problema, traduzem vcs. Acho q vcs percebem o que esta escrito, por isso nao reclamem...
se nao querem falar sobre o post (ExoZaeL) nao façam posts estupidos =/

cumps

P.S. bgdo pelo aviso (ja mudei o titulo)
 
Última edição:
Boas!
Parabens pela explicação, mas gostaria de saber se eu depois quiser desinstalar o Vista, como fazê-lo?
Isto porque eu tenho o meu XP instalado no disco principal do meu PC (disco C) e instalei o Vista no disco D. Aparece-me agora o tal ecrã de boot sempre que eu ligo o meu PC, mas gostava de saber se daqui a uns tempos eu quiser desinstalar o Vista do meu disco D, como fazê-lo.
A partir do momento que o desinstá-lo do meu disco D, o ecrã de boot deixa de aparecer?

Obrigado!
 
Para não te mentir, não sei. Mas acredito que o boot manager está na C: e se apagares a D: não é preciso restaurar nada para o XP arrancar. Claro que não há nada como experimentares e dizeres o que aconteceu :D
 
Executando a instalação

Uma vez que você tem seu segunda partição ou um segundo disco,apenas insera o seu Windows Vista DVD, reinicie o sistema, e faça boot do DVD. Uma vez o sistema faça boot do DVD, a instalação do Windows Vista começará a carregar e indicará a tela mostrada na figura
A


Antes de mais gostarias de agradecer pela forma explicita como explica o caso.
Depois gostaria de saber como se faz pra instalar o Xp quando já se tem o Vista de origem, (como o pc é recente já traz o Vista).
Será da msm forma?
Já tentei faze-lo mas não consigo por o pc a arrancar do cd, será um bug do Vista?
 
Boas!
Parabens pela explicação, mas gostaria de saber se eu depois quiser desinstalar o Vista, como fazê-lo?
Isto porque eu tenho o meu XP instalado no disco principal do meu PC (disco C) e instalei o Vista no disco D. Aparece-me agora o tal ecrã de boot sempre que eu ligo o meu PC, mas gostava de saber se daqui a uns tempos eu quiser desinstalar o Vista do meu disco D, como fazê-lo.
A partir do momento que o desinstá-lo do meu disco D, o ecrã de boot deixa de aparecer?

Obrigado!


Boas. Para desinstalar o dual-boot do Vista, ficando só com o XP:

1-Ligar o computador no XP:
2-Inserir o DVD do Vista na drive;
3-"Iniciar", "Executar". Escrever isto, e depois carregar no "Enter":
Código:
X:\boot\bootsect.exe /nt52 ALL /force
, onde o "X" é a raiz da drive onde está o DVD do Vista;
4-Reiniciar o computador. O bootloader do Vista desapareceu.
5-Remover estes dois ficheiros da partição onde está o XP:
Código:
Boot.BAK
Bootsect.BAK
6-Reiniciar para confirmar que funcionou (opcional);
7-Apagar a partição do Vista e fazer merge, se quiserem, utilizando um gestor de partições.
 
Boot Manager

Boas...

O meu problema e o seguinte...

Eu criei 3 partiçoes... C: D: E:... instalei o XP na D:... Depois instalei o Vista na C: e agora o problema e que quando ligo o pc nao aparece o tal menu que voceses estao a falar do boot manager... e logo não posso escolher para iniciar o XP pois ele inicia automaticamente o Vista!!

Como e que resolvo isto???

Por favor ajudem

Cumps
 
Boas...

O meu problema e o seguinte...

Eu criei 3 partiçoes... C: D: E:... instalei o XP na D:... Depois instalei o Vista na C: e agora o problema e que quando ligo o pc nao aparece o tal menu que voceses estao a falar do boot manager... e logo não posso escolher para iniciar o XP pois ele inicia automaticamente o Vista!!

Como e que resolvo isto???

Por favor ajudem

Cumps

Não me lembro já se é igual no vista ou não, mas procura por algo deste género, no xp é assim:

Propriedades do sistema » separador "Avançadas" » Arranque e Recuperação » Activar opção "Mostrar Lista de SO's" e escolher o tempo que a tela de dual boot demora a desaparecer.
 
Não me lembro já se é igual no vista ou não, mas procura por algo deste género, no xp é assim:

Propriedades do sistema » separador "Avançadas" » Arranque e Recuperação » Activar opção "Mostrar Lista de SO's" e escolher o tempo que a tela de dual boot demora a desaparecer.


Desde já obrigado pela ajuda... mas isso não e a soluçao para o meu problema... a opção "mostrar lista de SO's" ja vinha seleccionada e a tela dual boot vinha com 30segundos!

Cumps
 
Tentei reinstalar o XP e o problema continua... a unica diferença e que agora inicia sempre o XP em vez do vista!! >(>( Isto é do pior!!

Alguém me pode ajudar?? Pff!!

Cumps
 
Obrigado pelo tutorial.
Na próxima vez agradeço que não se limite a fazer copy/paste do google para o fórum.

Na página seguinte (figura G), você verá o software de Microsoft licenciar termos e é alertado para ler com eles. Entretanto, a menos que você for muito curioso você pode apenas selecionar "I accept the license terms".

Frases como esta, não são Português em lado nenhum, nem no Brasil.
Melhores cumprimentos
M@ster
 
Tenho uma dúvida um pouco fora do tópico.
Criando duas partições é possivel instalar 2 Windows XP sem que haja qualquer conflicto?

Cumprimentos,
ScapeGoat
 
nao te sei responder a isso... mas posso-t dizer que tenho 2 vistas (x32 e x64)em 2 partiçoes diferentes e dá perfeitamente... [ainda nao consegui instalar o xp (porcaria de discos sata>() ]
 
nao te sei responder a isso... mas posso-t dizer que tenho 2 vistas (x32 e x64)em 2 partiçoes diferentes e dá perfeitamente... [ainda nao consegui instalar o xp (porcaria de discos sata>() ]


boas,~

nao ha grandes dificuldades em fazer dual boot com o vista+xp.
se bem percebo tens 2 vista instalados... so tens k criar uma partiçao para o xp e consegues isso com o disco d instalaçao do xp. crias a partiçao e instalas.

depois de completa a instalaçao so conseguiras correr o xp ate reorganizares o boot do vista, p isso antes da instalaçao do xp, sacas o "vista boot pro 3.2" aqui:
www.vistabootpro.org

tiras o software p uma pen e corres ele no xp no fim de instalado. com ele vais reparar o boot do vista.

depois disto qd reiniciares so consegues boot do vista e nao do xp... teras que fazer outra coisa. vais ao cmd como administrador e linha a linha escreves o seguinte:

bcdedit –set {ntldr} device partition=C:
bcdedit –set {ntldr} path \ntldr
bcdedit –displayorder {ntldr} –addlast
bcdedit -set {ntldr} description "Microsoft Windows XP"


e voilá, tens o vista + xp dual boot
 
Até está bom o tutorial. Não percebo porque é que o texto está 'vs'...


Off-topic: Como é que é possível fazer PrintScreen da instalação do Windows?
 
boas

eu tenho dois discos de 500gb e keria por os dois SO o vista e o xp so ke nao sei se instalo um em cada disco ou faco particoes o ke voces axam?se for melhor fazer particoes digam me knt e ke ponho em cada um
 
Back
Topo