Boot Windows XP via USB key

luismauricio

Power Member
De acordo com http://www.tomshardware.com/, pode-se correr o Windows Xp a partir de uma pen disk segundo percebi, será seguro e eficaz? existem alternativas free?

"" All it takes is a minor error in the Windows Registry or a virus infection, and your operating system can become unbootable. But with a properly configured USB flash drive on hand, you’ll always have a compatible replacement no further away than your pocket or keychain. In addition, the flash drive can also provide a secure browser and virus scanner, and lets you take your favorite DVD burning and Office software with you wherever you may go.

All that’s needed is a bootable USB Flash drive with at least 256 MB of storage capacity and a Windows Setup CD. Using the program Bart PE Builder (Freeware), you can install Windows XP on the flash drive, along with other software as needed (and as available space permits). ""

È que ás vezes o não consigo iniciar o sistema e a solução que usava era a formatação. :004:
 
Mas eu sinceramente gostava de saber é como mexer nesse programa... Eu gostava mesmo de fazer isso a uma das minhas pens e não percebo nada desse programa... Ninguém pode ajudar nesse ponto? Acho isto interessante.. Ter a minha própria pen para emergências...


Cumps,
Morphine0225
 
Última edição:
Tenta o projecto LiveXP - http://winbuilder.net

Muito simples e gratuito.

- Fazes o download do executável
- Quando corres o winbuilder pela primeira vez, fazes o download recomendado (inclui o liveXP e VistaPE)
- Quando o Winbuilder reiniciar, escolhes o project liveXP e carregas no Play
- Escolhes a pasta ou drive de CD do teu CD de instalação do Windows XP (recomendado SP2 PRO)
- O tua imagem de arranque é criada e vês imediatamente o resultado num emulador de PC


- Dentro do projecto LiveXP encontras um script chamado PEtoUSB - selecionas este script e ele abre o programa que te permite transferir a pasta de trabalho que contém os teus ficheiros de arranque para a pendisk e fazer que ela arranque.


Testas no teu computador e ficas com uma pendisk de arranque em caso de emergência - trabalho pessoalmente neste tipo de coisas há já bastante tempo e posso garantir-te que é sem dúvida um dos projectos mais avançados nesta área.


Se tiveres algum problema ou algo que não compreendas avisa - infelizmente a documentação é toda em inglês, talvez um dia seja escrita em bom Português..

:)
 
Última edição:
Experimenta por ti mesmo..

Tudo por ser optimizado ao ponto de arrancar e funcionar a partir da RAM - nesse caso torna-se bastante mais rápido do que qualquer windows a funcionar no disco.. :-D

Mas mantêm as coisas simples enquanto não ganhas mais prática (um passo de cada vez)


1º Passo

Cria uma imagem pequena do windows que gostes
Transfere para uma pendisk de arranque



2º Passo

Optimiza - experimenta os arranques pela RAM, adiciona mais programas, funcionalidades, etc


-------------------------------------

Uso a pendisk como emergência para recuperar ficheiros de computadores avariados e funciona com um velocidade aceitável.

A minha imagem está bem carregada com drivers e programas tendo perto de 100Mb (geralmente têm perto de 30Mb em modo light) e corre pela pendisk (não uso a opção de correr pela RAM).

Demora perto de 1 minuto a arrancar com suporte à rede em máquinas Pentium 4 com USB 2.0

:)
 
Experimenta por ti mesmo..

Tudo por ser optimizado ao ponto de arrancar e funcionar a partir da RAM - nesse caso torna-se bastante mais rápido do que qualquer windows a funcionar no disco.. :-D

Mas mantêm as coisas simples enquanto não ganhas mais prática (um passo de cada vez)


1º Passo

Cria uma imagem pequena do windows que gostes
Transfere para uma pendisk de arranque



2º Passo

Optimiza - experimenta os arranques pela RAM, adiciona mais programas, funcionalidades, etc


-------------------------------------

Uso a pendisk como emergência para recuperar ficheiros de computadores avariados e funciona com um velocidade aceitável.

A minha imagem está bem carregada com drivers e programas tendo perto de 100Mb (geralmente têm perto de 30Mb em modo light) e corre pela pendisk (não uso a opção de correr pela RAM).

Demora perto de 1 minuto a arrancar com suporte à rede em máquinas Pentium 4 com USB 2.0

:)

Hmm, então vou experimentar isso.. Obrigado!:)
 
Tenta o projecto LiveXP - http://boot-land.net/winbuilder
*
Muito simples e gratuito.
*
- Fazes o download do executável
- Quando corres o winbuilder pela primeira vez, fazes o download recomendado (inclui o liveXP e VistaPE)
- Quando o Winbuilder reiniciar, escolhes o project liveXP e carregas no Play
- Escolhes a pasta ou drive de CD do teu CD de instalação do Windows XP (recomendado SP2 PRO)
- O tua imagem de arranque é criada e vês imediatamente o resultado num emulador de PC
*
*
- Dentro do projecto LiveXP encontras um script chamado PEtoUSB - selecionas este script e ele abre o programa que te permite transferir a pasta de trabalho que contém os teus ficheiros de arranque para a pendisk e fazer que ela arranque.
*
*
Testas no teu computador e ficas com uma pendisk de arranque em caso de emergência - trabalho pessoalmente neste tipo de coisas há já bastante tempo e posso garantir-te que é sem dúvida um dos projectos mais avançados nesta área.
*
*
Se tiveres algum problema ou algo que não compreendas avisa - infelizmente a documentação é toda em inglês, talvez um dia seja escrita em bom Português..
*
:)
*
*
estive a experimentar o programa mas não encontro o script PEtoUSB... parece-me que esse é o mais importante para colocar o win xp a funcionar numa pen


.wysiwyg { background-attachment: scroll; background-repeat: repeat; background-position: 0% 0%; background-color: #1e1e1e; background-image: none; color: #ffffff; font-family: Verdana, Arial, Arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; font-size: 10pt; line-height: normal } p { margin: 0px; }
 
Última edição:
Têm ainda a minha solução preferida, que infelizmente não é tão universal como um BartPE (pelo menos depois de ter drivers...), que é instalar o OS numa partição de um HD e depois tirar o bicho do PC e espetar com ele numa caixa USB. Mesmo que seja um HD velhote (4/8GB) já desenrasca e não sofre dos probs "read-only" dos CD's. E como estamos a falar de um OS a sério num HD a sério, dá sempre para actualizar as tools e tudo o resto.

Depende é um bocado da boa vontade da mobo. YMMV.

E para quem tenha um HD externo para backups é mesmo ouro sobre azul. Com uma cajada só (e duas partições...) fica logo com um OS de reparação e backup.
 
como é que se usa o script para fazer o usb boot com o winbuilder? saquei um sript da net chamado usb boot coloquei na pasta do projecto do winbuilder mas isto não está a resultar! :(*Quando faço verify dá o erro:

Microsoft (R) UFD Preparation Tool for Windows XP Embedded
Copyright (C) Microsoft Corporation 2006. All rights reserved.

Error: The information in the partition table is not valid.
Failure: This media is not properly formatted to boot Windows XP Embedded.

e agora? :001:







wtf?--->
 
eu utilizei o PeToUSB indicado pelo Nuno Brito, mas dá-me sempre o mesmo erro: o ficheiro txtsetup.sif não está presente ou está corrompido...

Tentei utilizar o PE Builder ( que utilizo sem problemas com ISOs do Pebuilder) e obtenho um lindo BSOD, mas penso que tenha a ver com o facto do WinBuilder não utilizar o ramdisk para criar o "disco virtual"

Já agora estou a utilizar 1 cd do XP spk2 em português e o WinBuilder074
 
hmm.. neste momento o LiveXP não é o projecto mais indicado para arranques por USB porque cria imagens de tamanho considerável.

Para usar esta função faz o download de uma imagem do windows 2003 e utiliza o projecto NativeEx (disponível no centro de downloads do winbuilder)

Dentro do NativeEx encontras o script com opção de arranque por SDI (método de arranque pela memória) que é disponibilizado pelo windows 2003.

O próprio projecto cria uma imagem do windows com perto de 50 Mb - rápido a carregar na memória.

Encontras o Windows 2003 trial aqui: http://www.microsoft.com/windowsserver2003/R2/trial/installinstruct.mspx

----

De momento, esta funcionalidade também já vem disponível no Windows PE 2.0 / Vista PE usando a ferramenta diskpart (também como script dentro do VistaPE)

:)
 
Back
Topo