fire wall ou antivirus

Em linux, salvo raras excepções, tudo é gratis.
Melhor ainda, em linux, é praticamente desnecessário um antivirus (a firewall é mais discutivel).

Em relação às firewalls tens desde distros dedicadas a isso, até às habituais firewalls. Podes tentar a Firestarter, que penso que dá "conta do recado". AV's nao conheço.
 
Quase todas as distros já vêm com firewall. Chama-se iptables. O seu GUI mais conhecido é o firestarter. AV tens o ClamAV.
 
boas...

alguém conhece um antivirus ou firewall para linux, de preferência grátis?


Mas para que queres o Antivirus? Existem efectivamente AV's para Linux, mas servem essencialmente para detectar vírus do Windows, o que é sempre util se a box linux em causa for um mail server, ou um file server, ao qual se ligam maquinas Windows.

Agora para te protegeres a ti não precisas de AV para nada. Embora na teoria sejam possíveis vírus para Linux, a verdade é que na pratica eles não existem..
 
já agora, podem-me explicar porque é o Linux 'imune' vírus?
tomou vacinas quando era pequeno?

Foi mesmo isso :lol:

O Linux não é imune a virus, simplesmente há vários motivos para que não haja tantos vírus como no Windows, por exemplo, o Windows é muito mais usado que o Linux, pelo que fazer vírus não faça muito sentido quer numa visão comercial ou pura destrutiva. Depois o próprio funcionamento e filosofia do Linux virada para a segurança, tu como utilizador normal até podes apanhar um vírus mas os estragos desses vírus ficam limitados aos ficheiros do utilizador ficando assim o sistema seguro (a não ser que estejas como root e te ponhas a executar ficheiros maliciosos)...
Há muitos mais motivos, mas acho que fazer virus para linux não compensa, é totalmente diferente o mundo do Windows do Linux...
 
já agora, podem-me explicar porque é o Linux 'imune' vírus?
tomou vacinas quando era pequeno?


Há várias razões...

Mas antes de mais, quero desmistificar uma ideia.. Normalmente diz-se que é porque tem menos utilizadores, mas digo-te desde já que a segurança dos sistemas depende de questões técnicas e não de questões da treta como essa. O Linux tem uma base de utilizadores e uma quantidade de servidores espalhados pelo mundo para que fosse "normal" existirem vírus para ele. Poderiam não existir tantos como para Windows, mas o normal seria existirem muitos na mesma.

Um exemplo perfeito de que isso não passa de um argumento da treta é o mercado dos servidores WEB, o apache é o líder do mercado desde 1996 e desde 98~99 que tem andado sempre pelos 60 a 70% do mercado, sendo que o IIS da Microsoft anda pelos 20 a 30%.. No entanto o apache tem uma historia de segurança e fiabilidade impressionante, já para o IIS os worms e vírus ao longo dos anos foram mais que muitos, quem não se lembra do "Code Red" por exemplo?

Ou seja, o produto que tem a maior cota de mercado, é o menos atacado, simplesmente porque tecnicamente é mais seguro...



Quanto as razões concretas para não haver vírus para Linux há várias.

1º O Linux está feito com base no principio do mínimo privilégio, ou seja, cada utilizador só deve ter os privilégios indispensáveis. Já o Windows está desenhado para ser idealmente usado em modo Administrador, que é como a esmagadora maioria dos users o usa.

Ora, logo ai há uma diferença fundamental, um vírus que infecte uma maquina Windows pode alojar-se e mudar o que quiser, em Linux poderia apenas afectar uma área restrita, a área do utilizador em causa. Logo ai, o Vírus para Linux teria muito mais dificuldades em propagar-se e mesmo que danificasse algumas porções daquela area de utilizador, o sistema em si, ficaria incolume.


2º O Windows usa uma filosofia monolítica. Ou seja, tudo e integrado no núcleo do sistema, incluindo o Internet Explorer por exemplo. O Linux usa uma arquitectura de camadas. No centro está o Kernel e lá só funciona o que realmente tem que lá estar, depois há camadas sucessivas onde funcionam os programas do utilizador sendo que cada camada tem menos acesso a funções vitais do que a anterior. Assim, uma simples visita a um site com o IE pode acabar num sistema totalmente comprometido. Com o Linux, mesmo que o Firefox esteja cheio de buracos a verdade é que o codigo que ele possa executar não tem previlegios especiais nenhuns.


3º E há a questão de as várias distribuições Linux serem compatíveis ao nível das API's, mas não ao nível das ABI's... Ou seja, um programa é compatível entre as várias distros ao nível do código fonte. Mas depois de ser compilado para uma distro em concreto, é pouco provável que esses binários corram em outra distro. Isto torna a proliferação de um vírus muito complicada...



Depois há outras razões menores, como o facto de os leitores de mail disponiveis em Linux, não permitirem a execução directa dos anexos dos emails como acontecia no windows, etc... etc... etc....

Tudo junto faz com que embora na teoria possam existir vírus para Linux, a verdade é que por agora não existem.
 
Entao se nao existem porque é que existem anti-virus, sendo alguns deles ate gratuitos? E por muitos poucos estragos que os virus façam, sempre fazem alguns, entao convem ter um anti-virus ou nao?
 
Entao se nao existem porque é que existem anti-virus, sendo alguns deles ate gratuitos? E por muitos poucos estragos que os virus façam, sempre fazem alguns, entao convem ter um anti-virus ou nao?


Já expliquei anteriormente... Os anti-virus que há para Linux servem essencialmente para detectar os vírus para o Windows e assim proteger a rede e não a própria máquina..

Ora, isto para desktops é um bocado inutil, mas imagina que tens uma pequena empresa com 20 PC's Windows e que tens um servidor Linux a fazer de servidor de ficheiros e de servidor de emails da empresa... Ai apesar de o servidor estar a salvo de virus, é util ter um anti-virus para assegurar que não passam por lá emails que contenham vírus e depois vão infectar computadores dentro da rede..
 
obrigado LnxSlck e mundano pelo esclarecimento.
é mais fácil acreditar nas vacinas.....


É difícil de acreditar para quem sempre usou Windows... Mas para teres uma ideia, tanto quanto sei só há um caso relatado de um vírus que efectivamente infectou e causou estragos numa maquina com Linux.. Mas isso já foi em 1998..

Depois disso há vários relatos, mas é de pessoas que desenvolvem vírus e se infectam propositadamente para testarem possíveis formas de fazer vírus para Linux e consequentemente, estudarem as formas de os evitarem..

Ou seja, se é verdade que nunca devemos descurar a segurança porque nenhum sistema é perfeito, na realidade, no que toca a vírus podes dormir descansado com o Linux. E se apanhares um vírus bem que podes chamar todos os sites de noticias sobre tecnologia porque efectivamente será algo que merece aparecer nas noticias tal a raridade [;)]
 
vírus no Linux, NÃO OBRIGADO!! (não tem nada haver com a (ex)campanha do aborto)

sempre que apanho um no Windows é uma dor de cabeça.

ser livre de vírus também foi uma coisa que me fez mudar do Windows para o Linux.
é um descanso...
 
E não só virus, spyware, adware, malware, enfim... Já para não dizer que só precisas de reiniciar se quiseres, não sempre que instalas um programa :D
 
Eu estou com uma duvida, eu queria instalar um programa, qual o tipo de ficheiro que deva correr?

Qual é o comando para instalar pela consola?

Como posso correr os ficheiros .rpm no Ubuntu??
 
Tens o iptables de certeza :)
A melhor maneira de o controlar, para quem não sabe muito, é instalar a FireStarter, um GUI simples :)
A melhor maneira de o controlar, para quem quer saber, é fazer man iptables :)
 
Back
Topo