Vista aloca memoria RAM para a Gráfica?

Romani48

Power Member
Boas noites,
Pois é.. deparei me com a seguinte situação:
memjs4.jpg

Reparem como a minha 7600GT XXX de 256Mb se tornou numa grafica de 511Mb com 256Mb dedicados e outros 255 partilhada... mas como pode ser isto? ela nem tem a tecnologia Turbo Cahce.. ou seja.. Fico sem 255Mb de Ram

Ou será que são apenas utilizados quando o sistema esta numa aplicação de DirectX.. se for.. Então esta é uma nova funcionabilidade do DX10?

Ou será a memoria do sistema para onde vai a interface grafica?
Mas esta não é pois a interface vai para a memoria da grafica.. bem.. mt confuso.. se alguem souber de alguma coisa que diga..


cumps

EDIT: Quando é aberta uma aplicação full screen (directX) o Vista perde o controlo dos 256 que partilhou e toda a GUI AERO é descarregada ficando apenas a basca..
 
Última edição:
Isso nao será qualquer coisa parecida ao AGP-Aperture Size, mas na versão PCI-Express?

No AGP dava para definir quanto queriamos.....
 
Não é, porque eu tenho um PC com duas gráficas (uma AGP, outra PCIe), e ambas alocam mais memória do que a disponível onboard.

Isto porque no Windows Vista a memória das gráficas é virtualizada, e gerida pelo próprio sistema operativo (por causa do AERO Glass e do Secure Desktop/UAC).
É um recurso partilhado.
O driver da placa gráfica só toma conta da memória desta quando o AERO Glass é desactivado, seja para correr o interface AERO Basic, ou então um jogo fullscreen.

Com o Direct3D 10 essa partilha vai mais longe, pois é possível correr aplicações 3D ou mesmo jogos na mesma placa gráfica, particionando os shaders e a memória gráfica dinamicamente.
Não é muito diferente da virtualização assistida por hardware presente nas CPU's modernas, mas mais focado em aplicações específicas, como gráficos, física, som, etc.
 
Última edição:
hmm... então isso pode atenuar o "emergente dramatismo" dos 320 mb da 8800 gts "light"?

Só se jogares numa janela/monitor e tiveres outra janela (ou outro monitor) ligado à segunda porta DVI a correr o AERO Glass.
Caso contrário, o Vista perde o controlo dos 320MB quando um jogo requer fullscreen em modo single display.
 
a mim ele aloca me 495 megas o que deixa a minha 7600 com uns supostos 751 mbs xD

sera por isto que tenho sempre no gestor de tarefas 800 mbs ou mais com tendencia para 1gb de memoria em uso? mesmo sem ter muita coisa a correr?
 
a mim ele aloca me 495 megas o que deixa a minha 7600 com uns supostos 751 mbs xD

sera por isto que tenho sempre no gestor de tarefas 800 mbs ou mais com tendencia para 1gb de memoria em uso? mesmo sem ter muita coisa a correr?

Pois.. e como tu tenx 2Gb ele aloca mais... isto é para que a interface AERO corra na grafica do que no CPU+mem
 
Isso acontece por que a tua placa ten Turbo Cache (tem dedicada 256mb), mas em aplicações Full screen (como os jogos) fica com 511.
 
LOOL Visto assim até parece k a minha gráfica é uma bomba xD é uma 8600 GT sem turbo cache mas tem uns expressivos 1241megas xD (E podem reparar k à medida que adicionamos mais RAM ao pc este valor aumenta). Antigamente so tinha 2 gigas e tinha 891megas na gráfica, agora com 4 gigas é o k se vê xD
 
LOOL Visto assim até parece k a minha gráfica é uma bomba xD é uma 8600 GT sem turbo cache mas tem uns expressivos 1241megas xD (E podem reparar k à medida que adicionamos mais RAM ao pc este valor aumenta). Antigamente so tinha 2 gigas e tinha 891megas na gráfica, agora com 4 gigas é o k se vê xD


Que me dizes do desempenho da tua grafica em jogos no vista?
Cumps
 
Back
Topo