Após a sua notada ausência na E3 2006, Alan Wake foi anunciado como um exclusivo Xbox 360 e PC Windows Vista. Depois de muita especulação, veio-se agora a saber que esta "conquista" da Microsoft passou simplesmente por uma intensa cooperação entre a Microsoft Game Studios e a Remedy Entertainment.
Com uma equipa de desenvolvimento de pouco mais de 30 empregados, é necessário recorrer ao outsourcing e ao trabalhar em cooperação com a Microsoft, abrem-se as portas para um mundo de recursos doutra forma inatingíveis. «A Microsoft tem uma máquina enorme para produção de jogos. Se forem necessários 80 actores de voz dos Estados Unidos, eles podem fornecê-los. E o seu laboratório de testes é fantástico.», arrematou Petri Järvilehto, Lead Designer do projecto.
Contudo, esta cooperação teve o seu preço, pelo que Alan Wake correrá apenas no novo sistema operativo da Microsoft, o Windows Vista, ou na Xbox 360. Algo que até é encarado de forma positiva pelo director Matias Myllyrinne, uma vez que, no seu entender, o facto do jogo não ser traduzido para outras plataformas vai aumentar a velocidade de produção.