E6400 + P5B DLX + Kingston

Villas

Membro
Boas

Decidi comprar este material (a minha carteira decidiu por mim) e pretendo fazer um overclock estável para utilização no dia-a-dia. Nada muito puxado e preferencialmente pouco barulhento.

A configuração será:
E6400
P5B DLX
2X512Mb Kingston DDR2 800 KVR800D25K2/1GB
X1950pro 256
X-Fi Extreme gamer
Fonte Atrix 600W
CAixa Thermaltake Shark Silver
5 Discos SATA (Maxtor 200, Maxtor 160, Samsung 250, Samsung 200, raptor 36)
Leitor + Gravador NEC (DV-5800 e ND-7173)

Eu até pretendia ir para um FSB 400 e usar as mems 1:1 mas isso é capaz de gerar um bocado de temperatura e forçosamente dissipadores a bufar.

Gostaria de saber se é melhor baixar o multiplicador para 8 e dar-lhe com os 400 ou então ir para 333 e arranjar um multiplicador para a mem. Aparentemente estas mems vão até 944 sem grandes problemas. Terei que mudar o dissipador mas decidir para qual é complicado. Não quero mesmo ir para arrefecimento a àgua. Eu gosto dos Zalman mas tenho ouvido falar muito bem da Sonic Tower. Agora a Asus também tem a Silent square....

O que acham?
 
O multi do E6400 já é 8x, presumo que estejas a querer dizer 7x, para 2800.

Para 2800, voltagem default, penso que podes usar o cooler default com o Qfan ligado, deve chegar. Um cooler "alfter-market" vai melhorar as temps.

Para 3200, já será necessário um cooler melhorzito. Eu tenho estado a utilizar o Ninja Plus, e mesmo com a fan no máximo é relativamente silencioso. A dimensão pode ser um problema.
 
Boas,

Se a Ram faz DDR2 944 então em teoria com o multi a 8 seria possivel o cpu ficar a 3,776Ghz (472*8). Não vejo vantagem em usar o multi a 7, porque assim seria necessário um maior valor de FSB para atingir a mesma velocidade. Por exemplo 472*7 já só vai dar 3,304Ghz.
Quanto ao cooler aconselho o que tenho, Tuniq Tower 120. Dos muitos que já usei parece-me ser o mais eficiente. Tive um Ninja Plus e este (Tuniq) é melhor e mais pequeno.

Cumps.
 
Já chegaram as mems a 800 (finalmente) e já mandei vir uma Tuniq tower. (a ***** e a leiritronica têm disso em stock).

Logo, vou testar o FSB333 com o dissipador de origem. e vamos daí para a frente. a partir de quarta feira, com a tuniq, vamos lá ver se consigo o FSB 400 sem problemas de aquecimento.
 
Boas,

Se a Ram faz DDR2 944 então em teoria com o multi a 8 seria possivel o cpu ficar a 3,776Ghz (472*8). Não vejo vantagem em usar o multi a 7, porque assim seria necessário um maior valor de FSB para atingir a mesma velocidade. Por exemplo 472*7 já só vai dar 3,304Ghz.
Quanto ao cooler aconselho o que tenho, Tuniq Tower 120. Dos muitos que já usei parece-me ser o mais eficiente. Tive um Ninja Plus e este (Tuniq) é melhor e mais pequeno.

Cumps.

O OC é para utilização diária. Não é para ver quanto é que dá :D 3200 já não é nada mau e desde que faça o que quero, mais depressa e com pouco incremento de ruido, já fico satisfeito.

No entanto, obrigado pelos valores. Quando estier a ver até onde vai este C2C vou tomar estes valores em consideração.
 
Já chegaram as mems a 800 (finalmente) e já mandei vir uma Tuniq tower. (a ***** e a leiritronica têm disso em stock).

Logo, vou testar o FSB333 com o dissipador de origem. e vamos daí para a frente. a partir de quarta feira, com a tuniq, vamos lá ver se consigo o FSB 400 sem problemas de aquecimento.

A 333 Funciona sem mexer nas voltagens. No Ai Suite vai variando entre os 1.384V e 1.4V Com 100% de utilização sobe aos 50º e fica-se por aí com o dissipador de origem.

A memória em auto foi para 833Mhz a 5-5-5-13 numa taxa de 10:8 ou 8:10. No caso do fsb 333 compensa mais ter as mems 1:1 e baixar a latência ou deixar andar estes multiplicadores?
 
Pronto, já foi testado.

Com a tuniq, o processador a 100% e a funcionar a 3200 (FSB400x8) não passa de 40º!! a rotação foi acertada a ouvido e ficou nos 1300. Este dissipador é de facto um espetáculo. A Mboard em auto subia a voltagem para 1.525V e aí aquecia um bocadito mais, mas eu baixei para 1.4V e ficou nestas temperaturas mais baixas. O que se nota bastante é a diferença de temperatura quando o processador sai dos 100%. Cai quase imediatamente para os 25º ou por aí. (medido com o coretemp)

Aparentemente vai ficar assim para o dia-a-dia. Está estável, silencioso e eficiente. Exactamente o que se pretendia com o overclock. Vou já mudar a sig.

Agora tenho duvidas na mem. Tratando-se de Kingston Value RAM DDR2 800, e estando puxadas para 1000, deveriam dar algum tipo de problema. coriosamente ficaram a funcionar a 5-5-5-13. Nada mau para umas Value RAM. A voltagem ficou em auto por isso nem sei o que está a ir para lá. Os chips estão mornos mas não quentes. Será melhor meter uns dissipadores nisto? se sim, quais?

Vejo por aqui falarem no Orthos. andei a procurar isso mas só me aparece um download de um ficheiro CAB e mais nada. Há um instalador para isso ou é tipo Prime95 e superPI? Basta sacar e correr?

overclock.jpg
 
Última edição:
Se ainda não o fizeste, o melhor é testares a Ram com o memtest e deixares fazer pelo menos umas 8 passagens para verificares se dão ou não erros com esses settings (latencia e voltagem, etc). Link para o memtest 1,70 -> http://www.memtest.org/

O Orthos tanto quanto sei é o Prime95 modificado para correr duas instancias ao mesmo tempo de modo a ser indicado para testar processadores dual core. O ficheiro que sacaste deve de ser o correcto, o Winrar por exemplo descompacta ficheiros CAB. Depois de o descompactares basta correres o executável Orthos.exe.

Pelo que tenho visto por ai o minimo aconselhado para se considerar um sistema estável para o dia a dia são 6 horas de Orthos sem erros.
É possivel que consigas os 3,2Ghz ainda com menos voltagem, o que é sempre melhor, porque menos voltagem = menor temperatura, podes usar o Orthos para descobrires isso mesmo.

Espero que isto ajude.

Cumps.
 
Antes de mais, obrigado pelos conselhos.

No entanto ainda tenho algumas duvidas:

No speedfan, aparece-me uma temperatura AUX a 127º não sei do que se trata mas não deve estar correcto.

A Northbridge aquece um bocado. Como é a P5B Deluxe e tem o tal cooling pipe, como é que faço para arrefecer isto? Ventoinha colada?

Sei que ainda há muitas voltagem que estão em AUTO e a do northbridge deve ser uma delas. A temperatura que me aparece como SYSTEM é a do northbridge? Ao toque parece mais do que 36º.....
 
temperatura que te aparece no speed fan para mim também só pode ser um erro, tenho que ver isso na minha board..
Ainda não tive oportunidade de confirmar se a temperatura que aparece como system é mesmo a do northbridge mas também penso que seja tal como acontece com outras boards.
Quanto a voltagens em Auto, eu seleciono sempre um valor fixo no Bios, tal como tu também reparei que a voltagem do processador se deixada em auto começa a subir para valores muito altos quando se começa a "puxar" pelo sistema, é provável que o mesmo aconteça com as restantes voltagens.
Pode ser que alguem com mais conhecimentos nos possa exclarecer estas duvidas.
 
boas

ia-te dizer que com essas memorias ias conseguir fazer grande overclok pois as kingston value sao das piores memorias que ha :D

mas como elas mesmo nao estando estaveis fazem 500mhz em principio entao nao deves ter problemas de OC

500mhz para umas kingston value é mesmo excelente , algo do outro mundo mesmo :D

acho é que 1Gb hoje em dia é mto pouco isto se quizeres usar o CPU para jogos


essa fonte nao conheço , nem nunca ouvi falar nao sei se é boa ou nao


o resto da config esta porreira


btw: a temp que ves a dizer SYSTEM nao e o northbrige é o southbrige , as boards conroe nao dizem a temperatura do chipset so da para ver com um sensor de temperatura


para veres a tempertaura do CPU aconselho-te a usar o Intel Analyses tool >>> http://www.techpowerup.com/downloads/392/mirrors.php


para testares o sistema usa o ORTHOS (BLEND Test ou SMALL FFT´s) >> http://sp2004.fre3.com/beta/beta2.htm


cumps
 
Última edição:
Obrigado pessoal. Tem funcionado tudo porreiro sem problemas

Baixei a mem para 800 e desci a latencia para 4-4-4-13. não dá mesmo problemas nenhuns
CPU 41º em load e 20 em idle. Mem a 1:1 e ficou porreiro. A Tuniq realmente vale a pena

Agora já posso foldar :D
 
boas... tou a ver que esse tuniq ta a bombar.. tas com grandes temps. mas acho que devias experimentar isso melhro... ver o maximo que consegues com 1.39vcore era bom.

eu vou comprar esse cpu 6ª feira ja o tneho aki em casa, e vou experimentar com a P5B normal.

cumpz
 
Back
Topo