Xubuntu GNU/Linux 6.10 [Edgy Eft]

Ghetto_smurf

Power Member
logo.png


O Xubuntu é uma distribuição GNU/Linux tendo em base o sistema operativo Ubuntu. O seu sistema baseado no leve ambiente de janelas XFCE e aplicações GTK, bem como a substituição de aplicações pesadas por equivalentes leves torna-o ideal para pc's mais antigos e para obter mais performance do equipamento disponível.

O Xubuntu é compatível com aplicações destinadas ao KDE e ao GNOME, bem como todas as aplicações disponíveis nos repositórios para Ubuntu e as suas variantes. Tal como a sua base, o Ubuntu, uma nova versão do Xubuntu é lançada de 6 em 6 meses, oferecendo versões cada vez mais estáveis e seguras.

O design do tema principal do XFCE tem vindo a melhorar, bem como a sua perfomance. No entanto, o ambiente pré-definido é bem simples, embora possa ser configurado para se obter melhores resultados em performance e visual.

Screenshots



Download Download Nacional

PC (Intel x86) desktop CD

Para obter versões para 64bits e mais, é favor consultar o seguinte mirror:
http://neacm.fe.up.pt/pub/xubuntu/releases/6.10/release/



Referência: Xubuntu.org
 
Última edição pelo moderador:
Tenho o xubuntu no meu laptop antigo, um celeron 500, com 192 mb de ram e está extremamente rápido para a maquina que é. Agora o uso principal dessa maquina é ver divx na cama :x2: . Digasse, que a ver a série 4 do 24 no mplayer só é ocupado cerca de 50/60% do cpu, o que é notável :kfold:

Excelente distro para maquina antigas
 
Actualmente o Gnome é o mais pesado dos desktop managers.. Mais pesado até que o KDE.. É natural que se arraste em PC's antigos, especialmente os que têm pouca memoria.
 
Apenas tou a usá-lo como "desktop" agora para desenrascar, posteriormente é para voltar ao belo do clarkconnect para "router". Mas bem, vou experimentar e posteriormente reporto :D Btw, P3 500, 384Mb Ram :)
 
Actualmente o Gnome é o mais pesado dos desktop managers.. Mais pesado até que o KDE.. É natural que se arraste em PC's antigos, especialmente os que têm pouca memoria.

De referir que o GNOME 2.16 é mais suave que o 2.14 ... (muitos ainda usam, como eu, o 2.14, mas tenho-o trabalhar no pc ao lado e vê-se isso.)

Mas penso que é óbvio que para pcs antigos GNOME e KDE não são a melhor opção...
 
então, esta versão(kubuntu) é a mais leve de todas??

É a mais "leve" da "família" Ubuntu ... Mas passado uns tempos, com programas kde e gnome instalados, torna-se tão pesado como estes (a não ser que não instales programas com dependências de bibliotecas gnome ou kde, o que é quase impossível)
 
gatohumano, como o ruimoura ja muito bem explicou, o kubuntu só é mais rápido ao principio. Com o instalar de programas com dependencias Gnome/KDE, acabará por ficar muito semelhante em termos de velocidade ao Ubuntu/Kubuntu :)
 
o único senão é se precisarem de aceder remotamente a outra máquina ou aceder por rede aos outros sistemas. O thunar (gestor de arquivos) não permite. por isso desisti de o usar e voltei ao ubuntu que realmente se arrasta. tb só tenho 192 mb de ram e um celeron 733.
 
o único senão é se precisarem de aceder remotamente a outra máquina ou aceder por rede aos outros sistemas. O thunar (gestor de arquivos) não permite. por isso desisti de o usar e voltei ao ubuntu que realmente se arrasta. tb só tenho 192 mb de ram e um celeron 733.

Por ssh podes sempre... Tens a certeza que não tinha alguma coisa haver com as permissões?
 
Por ssh podes sempre... Tens a certeza que não tinha alguma coisa haver com as permissões?

nope. há informação sobre isso no site:
https://help.ubuntu.com/xubuntu/desktopguide/C/questions-and-answers-chap.html

e aqui (algures) tb há: http://thunar.xfce.org/index.html

a rede devia vir por defeito. acho que é uma coisa fundamental hoje em dia. sem ser necessário a um tótó (como eu) nestas cenas, andar a inventar.

enfim, quando corrigirem isto volto, porque é o q a minha máquina aguenta melhor.
 
Tenho um P2 350mhz com 128MB de ram a correr o windows ME que é o meu irmao mais novo que o usa, esta distro de linux correrá bem no meu "chaço"?
 
Back
Topo