Jogos e Ocupação de memoria (RAM / VRAM)

Pedro Alexandre

Power Member
Koncaman:
No seguimento de uma discussão offtopic que estava a ser levada na thread da GeForce 8800, achei que tinha interesse criar uma thread apropriada, onde se pudesse continuar a discussão.

Como o titulo da thread indica, o objectivo será reunir alguns dados sobre o espaço necessario em memoria para correr um jogo fluentemente com determinadas definições.
A discussão tem utilidade para users que estão a ponderar comprar um novo PC, possam ter uma ideia do hardware de que vão precisar. Além do mais poderá ser sempre u espaço de troca de ideias.

Bons Posts.

Para começar, nada melhor que indicar uma forma de ver a quantidade de memroia ocupada:

Pedro Alexandre:
se quiserem ver quanta memoria o jogo utiliza instalem a ultima versão do rivatuner e ligem os plugins de monitorização da memoria ram do processador e da placa grafica e depois digam qualquer coisa
 
Última edição pelo moderador:
se quiserem ver quanta memoria o jogo utiliza instalem a ultima versão do rivatuner e ligem os plugins de monitorização da memoria ram do processador e da placa grafica e depois digam qualquer coisa

supostamente o ULtra High Quality do DOOM3 a 1600*1200 foi recomendado pelo Carmack para gráfica com 512 de ram ou 2 gigas ram com uma grafica com menos ram.. Como tal, e apesar do jogo ser mais recente (Quake 4) e mais optimizado, corri-o a 1280*1024 td no máximo na 7800gt de 256 mb..

Abraços
 
Última edição pelo moderador:
eu tenho uma 8800gtx e posso-te dizer que a jogar quake 4 a 1280*1024 com tudo no maximo o jogo utiliza cerca de 720mb da memoria da placa por isso pensa la se 256mb ou 320mb chegam.

Eu não sei se isso é assim, vou ver se verifico.
Mas já agora, liga o fraps e diz-me os frames que tens nisso...

PS: Se puderes coloca ai também os resto do teu sistema ;)
 
eu não disse que o jogo não dava bem com placas de 256mb, o que eu disse foi que os jogos como o quake se tiverem memoria nas graficas que possam utilizar eles vão aproveitar essa memoria .
o meu sistema e um amd X2 4600+ com 2gigas de memoria placa de som creative X-FI e uma xfx 8800gtx .
jp os frames no quake 4 estão sempre nos 60 frames
 
Continuo a axar imensamente estranho, supostamente o ULtra High Quality do DOOM3 a 1600*1200 foi recomendado pelo Carmack para gráfica com 512 de ram ou 2 gigas ram com uma grafica com menos ram.. Como tal, e apesar do jogo ser mais recente (Quake 4) e mais optimizado, corri-o a 1280*1024 td no máximo na 7800gt de 256 mb..

Abraços

Tb tenho as minhas duvidas q a essa resoluçao use tanta ram..
 
Tb tenho as minhas duvidas q a essa resoluçao use tanta ram..

Eu corria o Q4 a 1600*1200 com 4AA e 16AF na minha X1900XTX sem problemas (60fps v-sync ligado), e só tem 512MB. O que pode acontecer é que quanto mais memória tem mais gasta, um pouco como o emule funciona no sistema
 
Eu não sei se isso é assim, vou ver se verifico.
Mas já agora, liga o fraps e diz-me os frames que tens nisso...

PS: Se puderes coloca ai também os resto do teu sistema ;)

Não o kero desmentir mas acho dificil um jogo usar 720Mb de memória da gráfica...
Eu não comprei a X1950Pro com 512Mbs justamente por tb já me terem dito que 512Mbs de memoria seriam um desperdicio porque grande parte dos jogos nem nunca chegava a usar a totalidade da memória... Mas naum sei... Eu como tenho o ATI Tools instalado não vou agora dar-me ao trabalho de desinstalar para instalar o rivatuner e depois voltar atras...

Não quero misturar muitos programas deste tipo...
 
Nao é admiração nenhuma.
Eu a jogar company of Heroes com tudo no maximo a 1280*800 no portatil ficava com 850Mb ocupados na Ram principal e a X1600 ja trás 256mb integrados.
Se tivesse 512Mb ia comer menos ao sistema e por ai a diante....

Nao faz grande sentido uma grafico ter 512mb de ram disponiveis e nao os usar em detrimento da memória Ram. É obvio que é sempre necessario alocar espaço na ram por causa do CPU, mas quanta mais memoria melhor (desde que nao seja para graficas low-end). Nao se perde nada em nao tê-la lá....
 
eu nao quero que as pessoas pensem que venho para aqui mandar postas de pescada sem saber o que estou a dizer alguem que tenha uma 8800gtx que instale o rivatuner e depois me diga se e verdade o que estou a dizer ou não, o riva tuner mostra a memoria da grafica que e utilizada assim como a memoria ram que e utilizada para compensar a falta de memoria na grafica assim como a page file do windows e o total de ram utizada do sistema:)
 
Eu sou dessa mesma opinião... Não sei se estou certo mas acho que é a opinião geral dos gamers... Para quê investir em 512Mb se eles não vão ser usados na totalidade...
 
Eu sou dessa mesma opinião... Não sei se estou certo mas acho que é a opinião geral dos gamers... Para quê investir em 512Mb se eles não vão ser usados na totalidade...

Se tiveres a falar de uma Geforce 6200 ou uma X1300 isso faz sentido pq nao tem poder de processamento para processar altas resoluçoes em que as texturas ocupam mais espaço e consequentemente é necessario mais espaço.

Agora numa grafica DX_10 qq coisa abaixo dos 512mb axo pouco.... (excepto no segmento mobile)

O DX_10 vai retirar o bootlneck do CPU porque:
- Vai passar todo o processamento (pixeis, vertex, texturas, etc) para a grafica, que é o que ela sabe fazer e deixar o CPU mais livre para ele fazer o que ele sabe (IA, fisicas, etc).

Entao com o DX_10 o proximo bootleneck vai exactamente passar a ser a largura de banda que a grafica possui e a quantidade de memoria que a grafica tb possui.
Claro que a CPU e a ram principal vao ser sempre fundamentais, ainda para mais com o aparecimento dos jogos multi-treading, mas o DX_10 tenta separar as águas de forma a tirar o melhor partido dos 2 (cpu+grafica).

Quase que aposto que no Crysis ou outros jogos DX_10 a quantidade de memoria vai ser um aspecto fundamental para se poder definir uma determinada qualidade grafica....

Nao consideraria uma R600 ou G81 com 1gb de ram um desperdicio ainda para mais com 512 bits bus e GDDR-4..... era ter os filtros AA e AF ligados com quase nula quebra de performance...
 
Back
Topo