Folder com pass

joaobb

Power Member
Boas!
É possivel colocar uma password numa pasta para que ninguem tenha acesso a ela, senão eu?
Tentei no no menu "get info" da pasta mas so consigo fazer lock, dp tem la umas opções de permissões mas não funca la muito bem, isto td no mac osx 10.4.8.

Se me poderem ajudar, agradecia...


Cumprs
 
Há um truque que é fazeres uma imagem (regravável) com password dessa pasta.

ps: quando chegar a casa meto aqui pics pra perceberes como é.
 
Última edição:
tou interessado em qualquer SO, era mais numa "já que tas com a mao na massa" mas eu espero pra ver.
em win era mais uma curiosidade
 
Esta solução não é perfeita, mas é a que eu uso.

1º abrem o Disk Utility que se encontra na pasta Utilities (Maçã+shift+u no Finder)
Picture%201.png
Picture%2001.png


2º Criam uma Blank disk image
Picture%2002.png


3º Opções para a vossa Imagem
Save as: nome da imagem
Where: local onde gravar
Size: tamanho máximo da imagem (quer tenha ou não dados, a imagem irá sempre ocupar este espaço)
Encryption: só há uma opção
Format: metemos Read/Write disk image
Picture%2003.png


4º carregam em OK e aparece uma box pra inserirem a password da imagem (Atenção: não adicionem ao keychain senão qualquer pessoa abre a imagem)
Picture%2004.png


5º a criar a imagem
Picture%2005.png


6º voilá, imagem criada e montada no desktop
Picture%2006.png


7º arrastam agora uns ficheiros lá para dentro et voilá, temos uma pasta com password
Picture%2007.png


8º podem agora dar-lhe um look mais "catita" ... carregam no imagem criada (dmg) e fazem Get Info (Maçã+i) e mudem-lhe o icone e tirem-lhe a extensão
Picture%2008.png


9º já se parece com alguma coisa :)
Picture%2009.png


Não foi complicado pois não ? :)

quando tentarem abrir a imagem, vai aparecer esta caixa pra inserirmos a password que escolheram
Picture%2010.png


depois é só apagar/adicionar ficheiros e fazer eject da imagem
Picture%2011.png
 
Última edição:
Qual é o problema da solução? É à borla, funciona e é simples. :D

Mas no OS X se protegeres os teus ficheiros com as permissões só o administrador ou alguém que comprometa a segurança (ou tenha acesso físico) da/à máquina podem ler os ficheiros.

Podes usar a solução do kidloco ou usar um programeta que faz o mesmo e do mesmo modo mas a pagar. Um deles é muito funcional mas não me ocorre o nome dele.
 
Esta só tem o incoveniente (para algumas pessoas) de reservar logo o espaço (em disco) da imagem.


Para mim até que é bom, visto criar imagens de 4GB (dvd) e quando estão cheias pego nelas e gravo-as pra um dvd.
 
Sim... quando chegar ao limite da imagem é que só tens duas opções:

- gravas e depois crias outra imagem (ou aproveitas a já criada)

ou

- crias uma imagem maior
 
isso dos 4GB e' bem jogado!
vou ver se nao cometo o mesmo erro que cometi neste de comecar a encher isto de lixo e agora se for a gravar para dvds fico aqui umas boas horas
 
Há uns quantos programas que fazem o que queres. O LameSecure e o Crypt por exemplo. Vê no versiontracker.
 
nao sei se vai dar jeito a mais alguem, mas acho que nao vale a pena criar outro topico para isto.

tem aqui o link para "proteger" uma pasta no win.
o que isto faz e' deixar o utilizador que fizer isso ter controlo da pasta, mas os restantes users so vao saber que existem la ficheiros, mas nao conseguem abrir. isto a mim ja resolve o problema
 
Back
Topo