Artigo -- DirectX 10 --

PsySc0rpi0n

Power Member
Como ainda não vi nada especificamente sobre DX 10, decidi fazer umas pesquisas pela net e fazer umas traduções e colocar aqui esta thread para que o pessoal menos atento às novidades possa compreender melhor o DX10...


Encontrei, traduzi e transcrevi para aqui excertos de uma entrevista de um site a um dos gurus da Microsoft DirectX 10.


Chris da Microsoft DirectX considera que o DirectX 10 é uma enorme evolução no desempenho dos gráficos desde que introduziram o DirectX com Windows 95, e esperam que seja uma tecnologia nova e revolucionária para o gameplay

chris.jpg

O entrevistado...


DB: Por que estará somente disponível para o Windows Vista? Não vai - por natureza - forçar os gamers a ter que mudar para o VISTA?


Chris: O DirectX 10 requer caraterísticas específicas do SO Windows Vista a fim de poder tirar todo o partido do hardware gráfico. Nós fizemos uma abordagem completamente nova ao DirectX para o Windows Vista e como eu mencionei antes, foi reconstruído completamente de raís, partindo de versões anteriores.
O DirectX 10 é construído no Windows Vista Display Driver Model (WDDM) que é projetado para conduzir a uma nova era de capacidades gráficas aumentando a estabilidade e a fiabilidade. Adicionalmente, temos re-arquiteturado o modelo do driver para fornecer mais estabilidade e melhor desempenho que permite o uso do processador gráfico para outras tarefas como o AI e a física.
BD: Para além de cadeias de código mais curtas para os programas , qual será a vantagem principal para os developers que usam o Modelo de Shader 4.0 em vez do 3.0? [/font]

Chris: O Modelo de Shader (SM) 4.0 permitirá que os developers façam operações mais complexas no GPU. Isto reduzirá a carga e evitará gargalos no CPU, permitindo aos developers criar AI mais complexo e incluir mais itens no ecrã. O DirectX 10 e o SM 4.0 também fornecem mais flexibilidade unificando todos os tipos de shaders, pondo criatividade nas mãos dos
BD: Que tipo de compatibilidade vão ter os utilizadores que não usam DX10, no proximo ano??

Chris: O DirectX 10 e o Windows Vista serão inteiramente compativeis com versões anteriores - compatível com jogos que usam versões mais antigas de DirectX.
Aqueles que não têm hardware para DirectX 10 ainda podem jogar todos os jogos de DirectX em Windows Vista.
O DirectX 9 será construído em Windows Vista a fim manter a compatibilidade.
Os gamers que usam o DirectX 9 (ou versões mais antigas) em jogos nas suas placas gráficas DirectX 10 terão uma melhoria no desempenho.
A maioria das editoras de jogos continuarão a desenvolver versões dos seus jogos em DirectX 9.
Link da entrevista completa em inglês...

---------------------------------

Algumas infos adicionais:

O 1º jogo para DirectX 10 a ser lançado será o título Crysis

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Mais umas informações que encontrei...

Simple Stuff
------------------------
- Vista supports DX10, XP does not, only up to DX9.0c
- New DX10 cards (G80 & R600) will support DX9 (and previous) as well. G80 has been released as the 8800GTX. The R600 will come around February 07
- DX10 cards will work in XP but only run DX9 apps.
- Current DX9 hardware will run Vista(including aero glass) and DX10, but only run DX10 games using DX9.0L (DX9.0c updated for Vista)
- The first game that supports DX10 to come out will be Crysis.
- DX10 contains the usual Vertex and Pixel shaders but also includes a new shader called the 'Geometry shader' see here for further info http://en.wikipedia.org/wiki/Vertex_Shader#Geometry_Shaders

------------------------
Advanced Stuff
------------------------
- Part of the XNA framework (development kit for PCs and for the Xbox 360)
- Use of both integer and float point calculation.
- Direct3D 10 will support side-by-side installation with Direct3D 9.0L, the version of Direct3D 9.0 for Windows Vista. Direct3D 9.0L adds features such as cross-process shared surfaces, managed graphics memory, prioritization of resources, text antialiasing, advanced gamma functions, and device removal.
- Rapid occlusion mapping is supported (e.g. when you look at mountains in Oblivion, that will be standard as having to be encoded into the engine...)
- Fixed pipeline is being done away with in favour of a fully programmable pipeline (often referred to as a unified pipeline architecture), which can be programmed to emulate the same.
- Paging of graphics memory, to allow data to be loaded to Video RAM when needed and move it out when not needed. This enables usage of the system memory to hold graphics data, such as textures, thereby allowing use of more and higher resolution textures in games.
- There is no limit on the number of objects which can be rendered, provided enough resources are available.
- Virtualization of the graphics hardware, to allow multiple threads/processes to use it, in turns.
- New state object to enable the GPU to change states efficiently.
- Shader Model 4.0, enhances the programmability of the graphics pipeline. It adds instructions for integer and bitwise calculations.
- Geometry shaders, which work on individual triangles which form a mesh.
- Texture arrays enable swapping of textures in GPU without CPU intervention.
- Resource View enables pre-caching of resources, thereby reducing latency.
- Predicated Rendering allows drawing calls to be ignored based on some other conditions. This enables rapid occlusion culling, which prevents objects from being rendered if it is not visible or too far to be visible.

http://en.wikipedia.org/wiki/Direct3D#Direct3D_10
http://en.wikipedia.org/wiki/Features_new_to_Windows_Vista#Direct3D

------------------------
Further Reading:
------------------------
DirectX 10 - What it means to the PC Industry
http://www.bootdaily.com/index.php?option=com_content&task=view&id=112&Itemid=56


The Truth About Graphics Power Requirements V2
http://*****.com/cj3pw
---------------------------------

Para o post não ficar muito extenso, fica aqui apenas o link de mais um forum onde são discutidas questões sobre o DX10, sobre o hardware para DX10, jogos DX10, ect...




Se souberem de mais informação que ainda não esteja neste post, coloquem os links para podermos juntar o máximo de informação com interesse...

Críticas e sugestões aceitam-se para melhorar o post...
 
Última edição pelo moderador:
Felizmente as produtoras de jogos vão demorar uns aninhos a adaptarem-se, senão lá teria que adiar (mais uma vez...) a escolha do portátil...

Sim, também me parece ser um sistema interessante ;)
 
Pois as produtoras de jogos não avançaram muito depressa para o DX10 porque ainda existem e existirão muitas placas sem suporte para DX10, o que impossibilitaria de correr jogos programados para DX10.
 
Pois as produtoras de jogos não avançaram muito depressa para o DX10 porque ainda existem e existirão muitas placas sem suporte para DX10, o que impossibilitaria de correr jogos programados para DX10.

Maior parte dos jogos, num futuro recente deverão suportar DX9 nativamente e DX10 depois de um patch...
 
Back
Topo