Solução para problemas comuns (PSU; RAM; HDD; VGA)

Status
Fechado a novas mensagens.

atlante

Power Member
Esta thread aborda as causas mais comuns de problemas em PC's. Muitas das dúvidas nesta secção prendem-se repetidamente com estes problemas daí resolvi fazer uma pequena contribuição...



PSU

A causa mais comum para os problemas no PC é também um dos aspectos mais negligenciados neste; a fonte de alimentação, vulgo PSU (Power Supply Unit).

A falta de energia no PC pode provocar as mais diversas catástrofes.

Se o pc pura e simplesmente não arrancar o melhor é experimentar com outra fonte de alimentação, que tenha maior potência Wattage mas sobretudo maior amperagem na linha dos 12V; normalmente a mais sacrificada.

Este problema é também muito comum quando em OC, pois ao aumentarmos as voltagens aumentamos também as necessidades energéticas, o que faz com que coloquemos a PSU sobre maior stress, começando por vezes o PC a fazer reboot cada vez que puxamos demasiado.

Mesmo sem OC é comum este problema energético quando jogamos ou utilizamos mais recursos do PC.

Para trocar a fonte de alimentação, necessitamos de abrir o PC. Não vou explicar como se abre e se troca componentes para não ser muito exaustivo, mas quero deixar claro que utilizadores que não sejam muito experientes jamais devem abrir a PSU em si.

Em principio se trocarem de fonte e o PC funcionar normalmente então descobrimos a causa do problema. Se nao funcionar...

Devem deixar apenas conectado e ligado na board: CPU, CPU Cooler e Um Módulo de RAM. Se ouvirem beeps da BIOS e aparentemente a board estiver a receber energia então é altura de colocar Gráfica. Se não estiver a receber energia é porque a fonte não é forte o suficiente ou na ultima das situações temos uma board para trocar, neste último caso procurem por problemas visíveis tal como condensadores inchados.

Este é um componente que normalmente não é muito caro e que torna mais fácil testar se é efectivamente a causa do problema e acreditem que o é na maior parte das vezes.

A maior parte dos utilizadores com pouca ou media experiência não liga à fonte quando pensa no seu orçamento para o PC o que se torna grave a médio prazo. Quando se preocupam o objectivo é apenas comprar uma fonte que tenha grande Wattage, esquecendo que o valor total teórico de Watts nao é o real, esquecendo a mais que muito importante amperagem na linha dos 12V e ainda esquecendo a taxa de eficiência, cada vez mais importante com os aumentos da electricidade.

Como referência deixo aqui a PSU mais recomendada no fórum da ZWAME, que tem um preço fantástico para a performance, sendo a preferida dos users em termos de qualidade preco. LC POWER SILENT GIANT V2.0 550w GREEN POWER 42,00 €.

Quem tem uma carteira e necessidades maiores recomendo Be Quiet! P6 600W Dark Power Pro 144.90 €.

PSU - What Power Supply Do I Need http://extreme.outervision.com/psucalculator.jsp (Link de WindWalker)
RAM

Depois da fonte de alimentação um dos componentes mais falíveis é a memoria.

Crashes sucessivos, paragens e erros comuns são o melhor sinal de problemas de memória.

Cada vez mais usamos memorias de grande densidade e muitas vezes os problemas são disfarçados em higher memory addresses que nem sempre são utilizados, o que perfaz em componentes que começam do nada a dar erros onde antes pareciam estar bem. Daí ser muito importante testar a RAM quando se compram módulos novos.

Mais normal do que a própria memória estar com problemas são os timming metidos À lá pata que muitas vezes as tornam instáveis. Cada caso é um caso, mas quando tal acontece o melhor mesmo é colocar as memórias em default ou setting do SPD e testar.

Os nossos amigos blue screens alimentam-se normalmente de problemas de conflitos de drivers, conflitos de hardware ou problemas de memória. Quando os azuis acontecem convém ir a My Computer-> Right Click Properties-> Startup and Recovery-> Settings-> Tirar o Automatically Restart; isto faz com que tenhamos tempo para ler o código do ecrã azul e na próxima oportunidade googlar para tentar perceber qual o problema da origem do erro.

Para testarmos as memórias e vermos que está tudo em ordem o melhor é o velhinho e bom www.memtest86.com desta forma ficamos a saber se as nossas memorias estão em ordem... ou não.

Se derem muitos erros o primeiro passo é testar em separado, por vezes é apenas uma das memórias a culpada.

Erro comum neste caso são timmings apertados demais ai o caminho é relaxar os timmings para valores que não tenham problemas. As memorias podem ser “overclockadas” mas ninguém pode pedir mais que as suas especificações, só se estas não forem cumpridas sem erros é que temos razoes para trocar nesta circunstância.

Muitas vezes ainda o problema reside no slot, por vezes condensação e humidades causam danos físicos nos slots.
Hard Drive

Outro problema bastante comum são os discos rígidos.

Primeira coisa a saber.... mais cedo ou mais tarde os disco vão para o galinheiro. Os seus componentes mecânicos não são os de maior taxa de sobrevivência.

Aqui não existe muito a fazer sem ser arrefecê-los de forma eficiente, normalmente através de fan frontal e escolher as marcas mais duradouras (consultar diversas threads sobre o tema).

O backup da informação é vital, já todos levámos nas orelhas e já todos perdemos trabalhos e sabemos como isso se passa. Nunca é demais dizer: Backup, Backup, Backup, Backup...

Muitos de nós performance freaks não ligamos ao SMART (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology), queremos ganhar uns preciosos segundos de arranque, ou não queremos mais processos que o façam in Windows.

Para quem não é tudo ao último milésimo de segundo, convém deixar esta opção, por norma default na BIOS. Muitos não ligamos quando o PC arranca e nos diz SMART OK, quando vemos algo que nao OK, está na altura de comprar novo disco, pois quer dizer que este está para ir para os anjinhos. Realmente está é uma tecnologia que nos avisa quando o disco está para morrer, não pode ser mau ter.

Utilizar Data Recovery Services nao é muito bom, é bem caro.
Placa Gráfica
De WindWalker

1) Blackout's/artefactos na imagem:

Causa: instabilidade (temperatura da placa e/ou overclock); fonte de alimentação insuficiente.

Solução:

1.a) Monitorizar as temperaturas da placa gráfica. Se estiverem muito altas (>70~80ºC, consoante a placa gráfica em questão) mudar a interface térmica entre a GPU e o dissipador. Se não resolver, certificar-se de que a nova camada de interface térmica foi bem aplicada (ver Aplicação de pasta térmica). Se o problema persistir (não, não é preciso consultar o seu médico ) significa que ou o dissipador é insuficiente ou existem irregularidades nas superfícies de dissipação de calor;

1.b) Reduzir o overclock

1.c) Fonte de alimentação: verificar se é suficiente, testando com outra fonte que consiga fornecer maior potência e que aguente o sistema em causa de certeza. Se persistir, será problema de outro componente.


2) Mudou de placa gráfica e não liga:

Causas: fonte insuficiente; alimentação insuficiente; problemas com a motherboard (menos provável);

Solução:

2.a) igual ao descrito em 1.c) ;

2.b) Verificar se todos os conectores de energia estão ligado na placa (conectores molex ou conectores PCI-Express); se persistir, a solução poderá passar pela descrita em 1.c) ;

2.c) Fazer Clear CMOS da motherboard; se não resolver, actualizar a BIOS para a versão mais recente e fazer, em seguida, um Clear CMOS; se o problema ainda persistir, poderá ser incompatibilidade com o chipset da motherboard (aconteceu com x1600Pro e 7600GS, principalmente com chipsets VIA e SiS, sendo os VIA mais problemáticos neste aspecto)


3) Mudou de placa gráfica e o Windows não carrega (o ecrã fica negro e "não passa daí"):

Causa: conflito de drivers.

Solução: usar a placa gráfica antiga, uma placa gráfica PCI ou entrar no Windows em modo de segurança; desinstalar os antigos drivers, correr o Driver Cleaner Professional (http://downloads.guru3d.com/download.php?det=745) para limpar ficheiros/entradas de registo residuais relativas aos drivers antigos; a partir daqui, muito provavelmente só é necessário instalar os novos drivers e reiniciar o PC.


4) Aviso de potência insuficiente (NVIDIA Power Warning)(http://www.ixbt.com/video2/images/nv31-nv34/power-warning.png):

Causas: fonte insuficiente; alimentação insuficiente; BIOS da placa gráfica (algumas 7600GS).

Solução:

4.a) Igual ao descrito em 1.c) ;

4.b) Igual ao descrito em 2.b) ;

4.c) Acontece nas 7600GS da Club 3D e Inno 3D (acho que são a mesma marca, mas pronto). As que trazem BIOS mais antigas (que datem de antes de Outubro de 2006, ver com o NiBiTor) (http://www.mvktech.net/component/op...id,1833/chk,be166e960b1fbe6a0205db800c590e26/) devem ser actualizadas:

BIOS Club 3D (ftp://Service:[email protected]/Fix%20for%20GeForce%207600GS%20AGP/7600gs_agp_new%20bios.rar) (apenas para as placas com 256MB de memórias Samsung!). Se o servidor FTP não funcionar, eu tenho uma cópia dessa BIOS (na placa gráfica que uso )

Inno 3D (http://www.mvktech.net/component/op...id,1830/chk,6da17eb4193d566fea8e7011d2800ccc/) (o mesmo que em cima)


Há-de vir a parte: Aplicação de pasta térmica (referida em 1.a) )
 
Última edição pelo moderador:
Ainda demorei um bocadinho a escrever isto para voces!!!

Estes problemas sao encontrados aqui a cada 5 threads, uma opiniao pelo trabalho nao ficava mal :(

cumps
 
Pois ao domingo tenho mais tempo...

Mas nao acham que às vezes aborrece explicar sempre a mesma coisa n vezes e n vezes,

cumps
 
ta mt bom :)
mas duvido k se evite pessoal a abrir threads a perguntar a mm coisa k tens explicado.. :S
é sp a via mais facil

Pois ao domingo tenho mais tempo...

Mas nao acham que às vezes aborrece explicar sempre a mesma coisa n vezes e n vezes,

cumps

:x2:

Apesar de secalhar não abrangir a maioria dos users que precisam deste tipo de ajudas, mereces os parabens pelo esforço e tempo "perdido" a escrever.

Acho que é um tópico para sticky :kfold:
 
eu tab recomendo sticky e deixo aki um pormenor, k tal mudar a cor dos hard drive ram e psu era mais facil pra kem procura digo eu.

Mais uma coisa quando falaste em bips podias por tipo uma tabela em k explixasse o k cada bip ker dizer, para as variadas bios, ou entao um link para alguem k ja tivesse explicado, num estou bem certo mas acho k ja vi alguem a explicar isso por aqui.
 
Última edição:
eu tab recomendo sticky e deixo aki um pormenor, k tal mudar a cor dos hard drive ram e psu era mais facil pra kem procura digo eu.

Mais uma coisa quando falaste em bips podias por tipo uma tabela em k explixasse o k cada bip ker dizer, para as variadas bios, ou entao um link para alguem k ja tivesse explicado, num estou bem certo mas acho k ja vi alguem a explicar isso por aqui.

Obrigado pela observacao, espero que fique melhor
 
Já que tamos numa de "exigencias", penso que o nome do tópico deveria ser mais explicito, pois mts users vao pensar que é mais um pedido de ajuda...
 
Talvez: solução genérica de problemas; solução para problemas genéricos; solução para problemas comuns...qualquer coisa assim.
 
Última edição:
Crashes recorrentes, paragens e erros comuns sao o melhor sinal de problemas de memória.

Sugiro sucessivos como melhor palavra. Recorrente significa que recorre ao crash anterior para ocorrer :p

Primeira coisa a saber.... mais cedo ou mais tarde os disco vao para o galinheiro. Os seus componentes físicos nao sao os de maior taxa de sobrevivência.

Talvez mecânicos, mas tu é que sabes :p


BTW, uma coisa estranha que me acontecia era os discos começarem a fazer "claks" por causa da fonte de alimentação (alimentação insuficiente). A solução era virá-los ao contrário, mas não resolvia o problema (m3rd4 de fontes OEM que vêm da garantia, nunca mais compro naquela loja)
 
Eu? :002: sou "beda burro" :002:

Falando a sério, a universidade rouba imenso tempo :x

Se uns dia destes estiver inspirado, escrevo aqui e tu juntas :)
 
Última edição:
Talvez fosse boa ideia comecares a fezr um artigo sobre gráficas...

gostava de ver, nem que fosse um buying guide

cumps

Artigo sobre gráficas ? hun isso é que era hó Wind :x2:
Aposto que irias ensinar novidades a muita gente eu por exemplo tenho algumas duvidas algumas delas iriam-se dissipar certamente ;)
(Ps: ihih quando tiveres tempo (não te querendo prejudicar é claro) poderias dar umas noções/opiniões sobre alguns modelos).
cump's
 
PSU

Adicionar este link (não sei bem onde :x):
http://extreme.outervision.com/psucalculator.jsp


Placa gráfica

1) Blackout's/artefactos na imagem:

Causa: instabilidade (temperatura da placa e/ou overclock); fonte de alimentação insuficiente.

Solução:

1.a) Monitorizar as temperaturas da placa gráfica. Se estiverem muito altas (>70~80ºC, consoante a placa gráfica em questão) mudar a interface térmica entre a GPU e o dissipador. Se não resolver, certificar-se de que a nova camada de interface térmica foi bem aplicada (ver Aplicação de pasta térmica). Se o problema persistir (não, não é preciso consultar o seu médico :p) significa que ou o dissipador é insuficiente ou existem irregularidades nas superfícies de dissipação de calor;

1.b) Reduzir o overclock :D

1.c) Fonte de alimentação: verificar se é suficiente, testando com outra fonte que consiga fornecer maior potência e que aguente o sistema em causa de certeza. Se persistir, será problema de outro componente.


2) Mudou de placa gráfica e não liga:

Causas: fonte insuficiente; alimentação insuficiente; problemas com a motherboard (menos provável);

Solução:

2.a) igual ao descrito em 1.c) ;

2.b) Verificar se todos os conectores de energia estão ligado na placa (conectores molex ou conectores PCI-Express); se persistir, a solução poderá passar pela descrita em 1.c) ;

2.c) Fazer Clear CMOS da motherboard; se não resolver, actualizar a BIOS para a versão mais recente e fazer, em seguida, um Clear CMOS; se o problema ainda persistir, poderá ser incompatibilidade com o chipset da motherboard (aconteceu com x1600Pro e 7600GS, principalmente com chipsets VIA e SiS, sendo os VIA mais problemáticos neste aspecto)


3) Mudou de placa gráfica e o Windows não carrega (o ecrã fica negro e "não passa daí"):

Causa: conflito de drivers.

Solução: usar a placa gráfica antiga, uma placa gráfica PCI ou entrar no Windows em modo de segurança; desinstalar os antigos drivers, correr o Driver Cleaner Professional para limpar ficheiros/entradas de registo residuais relativas aos drivers antigos; a partir daqui, muito provavelmente só é necessário instalar os novos drivers e reiniciar o PC.


4) Aviso de potência insuficiente (NVIDIA Power Warning):

Causas: fonte insuficiente; alimentação insuficiente; BIOS da placa gráfica (algumas 7600GS).

Solução:

4.a) Igual ao descrito em 1.c) ;

4.b) Igual ao descrito em 2.b) ;

4.c) Acontece nas 7600GS da Club 3D e Inno 3D (acho que são a mesma marca, mas pronto). As que trazem BIOS mais antigas (que datem de antes de Outubro de 2006, ver com o NiBiTor) devem ser actualizadas:

BIOS Club 3D (apenas para as placas com 256MB de memórias Samsung!). Se o servidor FTP não funcionar, eu tenho uma cópia dessa BIOS (na placa gráfica que uso :P)

Inno 3D (o mesmo que em cima)


Há-de vir a parte: Aplicação de pasta térmica (referida em 1.a) )
 
Ajuda Gforce 6200 256 ram

olá a todos . Bem a questão e que comprei uma placa grafica gforce 6200 ram 256 e só dá é problemas ,actualizei as drivers na propria nvidia actualizei o directx o meu sistema operativo é o xp
o que acontecia e que o pc tem pequenas paragens tipo 1 2 segundos o monitor pisca (nem sempre) e com devem calcular assim nao da para trabalhar em nada .
Fui mais longe e instalei o server 2003 que vem mais simples que o xp e para surpresa ele ficou bom, nos jogos e no resto ,mas a minha surpresa vem quando tento vêr um filme seja em que formato for o pc empanca todo (com ou sem codecs instalados) alguém por favor dá uma dica a cerca deste impasse ? ( também tentei instalando o windows xp de raiz )
a minha board é uma asrock p4s61.
ajudem por favor.
Fiquem bem​
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo