Asus XG Station

Status
Fechado a novas mensagens.
yep , mto bom e tb permite visualizar no LCD e controlar clocks , temperaturas , etc, das graficas :



ASUS has announced that it is planning a dedicated external graphics card system designed for notebook users, named the XG Station, which should allow users to experience high end graphics power to match desktops. The dock connects to the ExpressCard interface using an adaptor, meaning it can be easily unplugged from the system if it needs to be moved. ASUS has revealed it will work with any notebook featuring the ExpressCard system, which provides an equivalent to the PCI Express X16 slots desktops use.

The XG Station itself features a PCI Express slot and is capable of running AMD (ATI), NVIDIA and Matrox graphics cards.

The unit itself is powered by an external power brick and features a customisable LCD display, which can display information including frame rate, fan speed and GPU temperature. A control knob on the front is used to control various settings including core and memory clocks, so it will potentially be able to overclock or underclock your graphics card.

ASUS is expected to release this in the second quarter of 2007, although pricing is still unknown.

Source: http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=5602

mto bom mesmo



cumps
 
Isto é uma caixa pa discos,só que para gráficas certo?
É obvio que não vais ligar aquela turbina quando tiveres a bateria(assim como nao ligas um disco de 300gb ao portatil quando tas a bateria...)

acho uma boa ideia! :D
 
Epá EXCELENTE, era a melhor coisa que podiam lá anunciar...

Agora ver se funciona em condições, preços e afins :D

yeahhh
 
Grande invenção :D Será que funciona em MacOS ? Seria uma bela forma de andar com um Macbook para trabalhos e afins, e para jogar de noite ter aquilo para jogar :D
Muito bom :D Espero é que venha a um preço decente...
 
Grande invenção :D Será que funciona em MacOS ? Seria uma bela forma de andar com um Macbook para trabalhos e afins, e para jogar de noite ter aquilo para jogar :D
Muito bom :D Espero é que venha a um preço decente...

Um Macbook (non-pro) não tem slot ExpressCard 54, ou tem ? :D

Até o Macbook Pro só tem um slot ExpressCard 34.
 
Última edição:
excelente mesmo!! até que enfim uma invenção decente!! eu que daqui a uns tempos imagino-me a vender portatil e pc para comprar apenas portatil (decente) caso não consiga gráfica decente ou pretenda algo mais fraquito e pequeno sacrificando a gráfica.. sempre posso ter outra gráfica em casa juntamente com o monitor para bombar uns jogos heheheh

ja agora... preços? é que.. vendia so o pc.. comprava isso, e ficava com a minha 6800gt para ligar aqui haha :)
 
Última edição:
A ideia é boa e tal mas isso já está morto à nascença, por duas razões:

1- Não usa o monitor do portátil. Ao ligar a interface, é a saída de imagem da placa externa que passa a funcionar, ou seja, precisam de um monitor externo para ter aquilo a funcionar. Lá se vai a ideia da portabilidade (a menos que não se importem de andar com um monitor atrás).

2- Apesar de suportar placas com slot PCI-e 16x físico, o interface de do ExpressCard é PCI-e 1x, 250MB/s. Para quem não sabe, 250MB/s é mais lento do que o AGP 1x. Comprar uma 8800 para a "esganar" num bus PCI-e 1x seria uma burrice de todo o tamanho. Mesmo a performance da 7900GS vai sofrer bastante com esta limitação.



O ExpressCard é apenas uma actualização do PCMCIA e foi feito para se poder ter placas de rede do futuro (ethernet gigabit e futuros formatos wireless) em portáteis actuais, não para se usar placas gráficas topo de gama em portáteis com IGPs da intel.



Eu só não consigo perceber se aquilo dá sequer para placas PCI-Express full size.. Pelo tamanho da caixa em relação ao que a rodeia, parece-me que só leva placas half-size, cujos modelos só existem para placas de "baixíssima" gama (tipo esta).
Não me espantava nada ver a Asus a começar a vender placas de média-gama half-size para poder meter-lhe o sticker "XG Station Compatible".
Se assim for é só mais outro ponto contra.



Eles deviam era investir na standardização dos módulos MXM tanto em portáteis como em desktops. Vendiam placas adaptadoras MXM para PCI-e 16x e passavam a vender todas as placas gráficas no formato MXM, para se meter tanto no portátil como no desktop.
 
A ideia é boa e tal mas isso já está morto à nascença, por duas razões:

1- Não usa o monitor do portátil. Ao ligar a interface, é a saída de imagem da placa externa que passa a funcionar, ou seja, precisam de um monitor externo para ter aquilo a funcionar. Lá se vai a ideia da portabilidade (a menos que não se importem de andar com um monitor atrás).

2- Apesar de suportar placas com slot PCI-e 16x físico, o interface de do ExpressCard é PCI-e 1x, 250MB/s. Para quem não sabe, 250MB/s é mais lento do que o AGP 1x. Comprar uma 8800 para a "esganar" num bus PCI-e 1x seria uma burrice de todo o tamanho. Mesmo a performance da 7900GS vai sofrer bastante com esta limitação.



O ExpressCard é apenas uma actualização do PCMCIA e foi feito para se poder ter placas de rede do futuro (ethernet gigabit e futuros formatos wireless) em portáteis actuais, não para se usar placas gráficas topo de gama em portáteis com IGPs da intel.



Eu só não consigo perceber se aquilo dá sequer para placas PCI-Express full size.. Pelo tamanho da caixa em relação ao que a rodeia, parece-me que só leva placas half-size, cujos modelos só existem para placas de "baixíssima" gama (tipo esta).
Não me espantava nada ver a Asus a começar a vender placas de média-gama half-size para poder meter-lhe o sticker "XG Station Compatible".
Se assim for é só mais outro ponto contra.



Eles deviam era investir na standardização dos módulos MXM tanto em portáteis como em desktops. Vendiam placas adaptadoras MXM para PCI-e 16x e passavam a vender todas as placas gráficas no formato MXM, para se meter tanto no portátil como no desktop.

Falhaste o sítio da notícia onde referiam a 7900 GS de desktop ?
Se me encontrares uma 7900 GS de desktop em form factor low-profile tudo bem...
Embora isso significasse provavelmente que teria um bus de 64bit em vez de 256bit, e uma outra GPU que não o G71...

Outra coisa, dizer que o ExpressCard 54/34 é uma mera "evolução" do PCMCIA é o mesmo que dizer que o PCI-Express é uma mera evolução do PCI.
Não podiam ser mais diferentes em performance e modo de funcionamento.
 
Falhaste o sítio da notícia onde referiam a 7900 GS de desktop ?
Se me encontrares uma 7900 GS de desktop em form factor low-profile tudo bem...

Apenas falo do que dá a noção de perspectiva nessa foto. O espaço de largura na barra onde está a saída DVI não me parece ser tão largo como o de uma placa gráfica normal.
Em relação a não existir uma 7900GS half-size, esqueces-te que estamos a falar da Asus que podem fazer as placas deles e se existem chips G71 em módulos MXM então eles podem perfeitamente meter G71s em placas low-profile.




Outra coisa, dizer que o ExpressCard 54/34 é uma mera "evolução" do PCMCIA é o mesmo que dizer que o PCI-Express é uma mera evolução do PCI.
Não podiam ser mais diferentes em performance e modo de funcionamento.
O PCI-Express é, em termos práticos, uma evolução do PCI (a parte do "mera" veio do teu post apenas). Ambos são formatos para interfaces internas e externas/plug&play, sendo a única diferença para o utilizador final a velocidade permitida. Para o utilizador comum a semelhança é tanta que as confusões entre nomes são frequentes. Confusões essas que vão passar para a dualidade PCCard-Expresscard pelos mesmos motivos.









Continuando o que disse anteriormente, aqui está a prova de que isto é um desperdício de dinheiro em placas desktop:

hardwarezone disse:
Lab experiments on a notebook based on Intel 945GM graphics connected to the XG station with a ASUS EN7900GS graphics card showed an astounding 9 times faster acceleration.

Como vemos nesta review, o desempenho de uma intel 945GM ronda abaixo dos 500 marks05.
9*500=4500.
Portanto podemos assumir que uma 7900GS a usar isso dá à volta de 4500marks.

Se virmos o último 3Digest, podemos observar que a 7900GS tem um score à volta dos 7800marks, ou seja, o interface castrado provoca logo uma queda de performance de cerca de 40% na 7900GS.
4500marks é menos do que dá a 7300GT e a X1300XT, e é uma performance equivalente ao que têm actualmente os portáteis com as mobile X1600 e 7600 Go.

Mais vale dar à partida no portátil mais uns 200€s do que ter que carregar um trambolho e pagar mais para no fim ter a mesma performance.
 
Última edição:
Apenas falo do que dá a noção de perspectiva nessa foto. O espaço de largura na barra onde está a saída DVI não me parece ser tão largo como o de uma placa gráfica normal.
Em relação a não existir uma 7900GS half-size, esqueces-te que estamos a falar da Asus que podem fazer as placas deles e se existem chips G71 em módulos MXM então eles podem perfeitamente meter G71s em placas low-profile.


Então porque não usar logo o MXM ? :rolleyes:
Seria perfeitamente exequível ter um conector MXM para o exterior num laptop cuja motherboard tivesse sido redesenhada.
Afinal, até já há motherboards de laptops com suporte para dois conectores MXM, e com suporte SLI...


O PCI-Express é, em termos práticos, uma evolução do PCI (a parte do "mera" veio do teu post apenas). Ambos são formatos para interfaces internas e externas/plug&play, sendo a única diferença para o utilizador final a velocidade permitida. Para o utilizador comum a semelhança é tanta que as confusões entre nomes são frequentes. Confusões essas que vão passar para a dualidade PCCard-Expresscard pelos mesmos motivos.


Não tem nada a ver.
Para começar, o PCI é um interface paralelo a 33MHz/32bit, cuja largura de banda -133MB/s- é partilhada por todos os dispositivos do bus, enquanto o PCI-Express é um interface em série, em lanes de 1bit de largura cada (upstream, downstream), que não é partilhado e cujas lanes podem ser agregadas (daí o x1, x2, x4, x8, x16 e x32) para aumentar a capacidade até 8GB/s, sempre dedicada a um só dispositivo.


Evoluções do antigo PCI são o PCI-X (de 64bit), ou o PCMCIA, que usa o mesmo protocolo de 32bit, mas em portáteis.
 
É uma ideia simpática mas não me parece que tenha grande sucesso.

Isto vai acabar por ser pouco interessante face à perpspectiva de ter um desktop e um portátil.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo