Sabayon Linux

astrisko

1st Folding then Sex
Li hoje esta notícia no Tux Vermelho

Se és contra a utilização de software não livre, esta distro não te serve. Mas se não te importas de usar uma distro com as aplicações mais recentes, que pode correr do CD ou do DVD sem necessidade de ser instalada, que vem já com o XGL/Beryl e AIGLX 3D, com os últimos drivers proprietários na Nvidia e ATI, com suporte a vários formatos de mídia (codecs), baseado na Gentoo, com tudo configuradinho e pronto a usar, então a distro Sabayon Linux 3.2 é bem capaz de ser aquilo que gostarias de usar.

Da Sabayon já disseram ser uma distro de Linux futurista devido não só ao facto de trazer tudo aquilo que disse anteriormente, mas também porque costuma vir apetrechada com temas de desktop esplêndidos para encher a vista. Por curiosidade, Sabayon é o nome duma sobremesa italiana deliciosa.

O tipo que está por trás desta distro é o italiano Fabio Erculiani e tanto ele como a sua equipa, está a pedir algum apoio financeiro para continuar com este empreendimento. Caso faças o download e gostes, pondera dar algum apoio, só te fica bem.

Já alguém experimentou esta distro? Se sim o que acham? Estou agora a fazer o download do livecd, assim que tenha oportunidade de o testar deixo aqui o feedback.

Link
 
Tenho algumas dúvidas. Misturam binários com compilações através do código fonte. Caso não queiram compilar os pacotes estes já vêm optimizados para o nosso processador?
 
Eu experimentei o LiveDVD e digo desde já que é simplesmente lindo.. Mas demora prai uns 5 ou 10 minutos a carregar o sistema.

Instalado no disco já se sabe que depois as coisas não ficam exactamente iguais.. E ai eu não experimentei.
 
vou experimentar no meu centrino com Pentium M 1.3Ghz, e 512 de ram, e uma ati de 32mb. Se ele correr bem com os efeitos, fico já com ele :P
 
A ideia por trás desta distro é ter tudo( mas td mesmo) out of the box, mas obrigar um gajo a instalar o software todo é um bocado exagerado, até porque têm montes de software com as mesmas funcionalidades, outro ponto que não gostei foi a tentativa de se parecer com o Windows, nunca vi ambiente Gnome tão confuso, tirando estes dois pontos parece-me uma alternativa válida especialmente para utilizadores comuns de Windows que queiram migrar, mas que apenas queiram um SO que funcione e não queiram estar a aprender muito, alias este deve ser o público alvo desta distro.

Screenshots do Sabayon usando Gnome 1|2
 
Who cares about gnome? :-D:-D:-D:-D


Entrem no Sabayon LiveDVD em KDE e vão ver umas das distros mais bonitas, out-of-the-box que por ai andam...

O gnome realmente está fraquissimo, mas parece-me que eles centraram a atenção no KDE, até porque é o ambiente gráfico por omissão.
 
Who cares about gnome? :-D:-D:-D:-D


Entrem no Sabayon LiveDVD em KDE e vão ver umas das distros mais bonitas, out-of-the-box que por ai andam...

O gnome realmente está fraquissimo, mas parece-me que eles centraram a atenção no KDE, até porque é o ambiente gráfico por omissão.

Não sejas mauzinho. Bem sabes que isso não é verdade ...
 
Não sejas mauzinho. Bem sabes que isso não é verdade ...


Mas é verdade que o KDE é o desktop por omissão do Sabayon.. Dai que naturalmente, ainda por cima sendo uma distribuição tão recente e provavelmente com poucos developers que os esforços estejam centrados no KDE..

E o KDE no Sabayon é realmente bonito.. Se não fosse preguiçoso já tinha configurado o meu Kubuntu como vem o Sabayon..
 
minha opinião (2 cents :P):

- e um bocado maravilhoso e pesado. ya, se quiser coisas bonitas, maravilhosas, pesadas e que funcionem (ok, barely) out-of-the-box instalo o vista rc1 e espero um bocado pelos programas de temas..

- n é suposto um dos trunfos de usar linux ter-se um sistema altamente configurável sobre o qual temos controlo? então porque raio é que esta trampa me vai ocupar 8.5GiB no disco a instalar software que não quero, e a por-me configs da maneira que não gosto?

- é feio, desculpem lá, tenho o meu sistema em casa também com beryl/nvidia aiglx e tá mais bonito/usável, não ocupa tanto, e tá ao meu gosto..

- ok, tá bem que nem toda a gente tem todo o tempo do mundo para configurar uma distribuição de raiz (eu demorei alguns meses), mas para além de "showroom", não vejo qualquer utilidade para esta distribuição..

- gentoo based, boa.. no entanto está tudo compilado para i686.. optimizações que o pessoal de gentoo gosta tanto pelo cano abaixo.. bem, ao menos ficaram os scripts e a portage, mas para o que está, bem que se podiam basear em debian ou em redhat..

- pa, n gosto, e estas distros manhosas já morriam...
 
minha opinião (2 cents :P):

- e um bocado maravilhoso e pesado. ya, se quiser coisas bonitas, maravilhosas, pesadas e que funcionem (ok, barely) out-of-the-box instalo o vista rc1 e espero um bocado pelos programas de temas..

- n é suposto um dos trunfos de usar linux ter-se um sistema altamente configurável sobre o qual temos controlo? então porque raio é que esta trampa me vai ocupar 8.5GiB no disco a instalar software que não quero, e a por-me configs da maneira que não gosto?

- é feio, desculpem lá, tenho o meu sistema em casa também com beryl/nvidia aiglx e tá mais bonito/usável, não ocupa tanto, e tá ao meu gosto..

- ok, tá bem que nem toda a gente tem todo o tempo do mundo para configurar uma distribuição de raiz (eu demorei alguns meses), mas para além de "showroom", não vejo qualquer utilidade para esta distribuição..

- gentoo based, boa.. no entanto está tudo compilado para i686.. optimizações que o pessoal de gentoo gosta tanto pelo cano abaixo.. bem, ao menos ficaram os scripts e a portage, mas para o que está, bem que se podiam basear em debian ou em redhat..

- pa, n gosto, e estas distros manhosas já morriam...

Também é a minha ideia ... e não experimentei , só pelo que li.

@mundano: sim, o kde está a ficar porreiro, pelo menos a nível de menus (cortesia da Novell).
 
não acho que esteja assim tão mau. Ainda tá em desenvolvimento por isso instala tudo. Mas podem desinstalar facilmente com o emerge. Alem disso para quem quer depois costumizar a distribuição pode faze-lo como faria no gentoo ou noutro qqr. Acho uma boa experiencia, entre este o knoppix prefiro este.

Claro que para ter no disco, penso que mais vale instalar gentoo de raiz.
 
Não entendo essas opiniões.. Primeiro queixam-se da ditadura que são os SO's proprietários como o Windows e o OSX porque nos obrigam a comer o que eles mandam.. E depois, vêm pedir a morte de distros diferentes daquilo que vocês gostam??

A beleza do Linux é mesmo cada um usar o que quer.. E não havia nenhuma distro ao estilo da Sabayon.. Ou seja, uma baseada em Gentoo, em que se fica com praticamente tudo instalado out of the box.. E o hype gerado em torno desta distro prova que muita gente queria uma distro deste tipo..

Além do mais, se pensarem bem, o Ubuntu também não dá qualquer opção na hora da instalação, instala um sistema igual para todos. Depois cada um adiciona ou remove o que quer.. No Sabayon é a mesma coisa.. Lá porque aquilo instala tudo, depois cada um desistala o que quer..
 
O mundano speaks the truth.
Mas apesar disso, temos que ver que ele é bastante exigente em espaço. 8.5 gigas é dose...
Parece ser um sistema para tornar mais fácil a migração para Linux daqueles que estiverem
mais indecisos. Levam com tudo de enfiada e vão vendo o que o sistema faz.
Pelo menos com tanta coisa lá, de certeza que ninguém terá falta deste ou daquele componente.
 
Back
Topo