[Resolvido] Wireless 2200bg + ubuntu

braveheart1970

Power Member
Alguem me consegue ajudar a por o wireless(intel pro/wireless 2200bg) do meu portátil a funcionar, depois do ubuntu instalado é a única coisa que ainda não consegui por a funcionar>(
 
Última edição pelo moderador:
Nota: Sempre que o kernel for actualizado tens de fazer isto.

Pacotes básicos

sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r) build-essential

Instalar ieee80211:

* Sacar daqui http://ieee80211.sourceforge.net/downloads.php

tar -zxvf ieee80211-1.1.14.tgz
cd ieee80211-1.1.14
sudo sh remove-old
sudo rm -rf /lib/modules/$(uname -r)/kernel/net/ieee80211
sudo rm -rf /usr/src/linux-headers-$(uname -r)/include/net/ieee80211*
sudo rm -rf /usr/src/linux-headers-$(uname -r)/include/config/ieee80211*
make
sudo make install
Instalar Chipset IPW2200


* Fazer download do Firmware e Drivers - http://ipw2200.sourceforge.net/#downloads

tar -zxvf ipw2200-1.1.3.tgz
cd ipw2200-1.1.3
sudo sh remove-old
make
sudo make install
firmware:

descomprimir firmware usando o tar -zxvf

cd pasta_do_firmware
sudo cp * /usr/lib/o_teu_kernel_mais_recente

reboot e já ta

wpa:
sudo apt-get install wpasupplicant

Network Manager:

sudo apt-get install network-manager-gnome
 
fc5

ola... n consigo instalar a minha placa wireless por esses passos que indicaram em cima! desculpem mas ainda agora m estou a iniciar :S fix os downloads e descompaktei os ficheiros.... mas na hora de faxer o make da me uma serie de erros a dixer k os directorio e ficheiros nao s encontram no sistema de ficheiros de linux :S n percebo!!!

n sei se estrei a fzer direito mas podem m dar um exemplo de linha de codigo visto eu n saber s e' para substituir o "$(uname -r)" pelo nome do directorio em causa... :S o mei directorio da distribuicao e': 2.6.15-1.2054_FC5. sera que tenho de sustituir isto na linha de comando??

se calhar com um exemplo, era melhor... desculpem la a ignorancia LOL

cumps
 
iGama muito bem explicado sim senhor!

Gunni não tyens de pedir desculpas por não saber, todos que se iniciam em Linux passam por isso. :D


2.6.15-1.2054_FC5 é a versão do teu kernel. Convem actualizâ-lo, na consola faz: su - e metes a palavra-passe do administrador. Depois fazes yum update.

Vai-te demorar algum tempo a fazer o update ao kernel e aos pacotes que tens instalados...

Por fim segues os passos que foram indicados pelo iGama.

PS: Suponho que usas Fedora Core 5 (pelo título acima).
 
Boas, não sei qual a versão o ubuntu que usas, mas a versão 6.06 Dapper ja tem os drivers para intel no kernel.

a placa é neste caso detectada como wext.

Ja testei placas intel desde a 2200 até a 3945, todas funcionaram sem qualquer drivers adicional.
 
Dá. Quanto a programas para ligar a redes sem fios nunca os utilizei, uso sempre scripts de configuração.

Se disseres a que tipo de rede te queres ligar pode ser que possa dar uma ajuda.
 
é pra me ligar a uma rede domestica, de um router. mas principalmente pra ter a placa a funcionar. a cada restart da networking diz-me que a placa wlan0 n pode ser ligada..
 
Eu uso o as seguinte configs, crias um ficheiro com um nome sugestivo, wificasa.conf:

# WPA-PSK/TKIP

ctrl_interface=/var/run/wpa_supplicant
ap_scan=1
network={
ssid="NOME DO TEU SSID"
scan_ssid=1
key_mgmt=WPA-PSK
proto=WPA
pairwise=TKIP
group=TKIP
psk=*
}

*PARA GERAR O PSK em wpa usas o seguinte script

sudo wpa_passphrase suarede suasenha

Crias tb um batch com este conteúdo para executar o script

#!/bin/sh
killall wpa_supplicant
sudo wpa_supplicant -Bw -Dwext -ieth1 -c/etc/wificasa.conf && sudo dhclient3 eth1

Esta config funciona num core2duo com um intel3945 a correr kubuntu 6.06, o router wireless é um linksys wrt-54gl com wpa e ssid oculto. Funcionou também com um hp turion + wireless broadcom a correr ubuntu 6.06.

Espero que te ajude
 
Última edição:
vou aproveitar esta thread pra perguntar uma coisita:

no meu IBM instalei o Ubuntu 6.10 dapper..com a ajuda do automatix:-D tenho tudo a funcar..como tenho router wireless em casa, com o mac adress ele detecta a rede e tenho logo net (instalei o network manager)..agora em ligaçoes ad-hoc népias..ele detecta a rede,pede a pass e nao dá acesso..já tentei configurar sem pass a rede wireless mas nem assim consegui..alguma dica pra ligaçoes ad-hoc que nao me esteja a ocorrer?é mto estranho..:002:


a placa é uma intel 2100.:)
 
vou aproveitar esta thread pra perguntar uma coisita:

no meu IBM instalei o Ubuntu 6.10 dapper..com a ajuda do automatix:-D tenho tudo a funcar..como tenho router wireless em casa, com o mac adress ele detecta a rede e tenho logo net (instalei o network manager)..agora em ligaçoes ad-hoc népias..ele detecta a rede,pede a pass e nao dá acesso..já tentei configurar sem pass a rede wireless mas nem assim consegui..alguma dica pra ligaçoes ad-hoc que nao me esteja a ocorrer?é mto estranho..:002:


a placa é uma intel 2100.:)

man iwconfig :)
 
Nota: Sempre que o kernel for actualizado tens de fazer isto.

Pacotes básicos

sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r) build-essential

Instalar ieee80211:

* Sacar daqui http://ieee80211.sourceforge.net/downloads.php


Instalar Chipset IPW2200


* Fazer download do Firmware e Drivers - http://ipw2200.sourceforge.net/#downloads

firmware:

descomprimir firmware usando o tar -zxvf



reboot e já ta

wpa:
sudo apt-get install wpasupplicant

Network Manager:

sudo apt-get install network-manager-gnome

olá, precisava da vossa ajuda.

instalei o ubuntu 9.04 no meu acer 4002 LMi mas a placa n tá a dar, é uma 2200 do tópico mas n dá.

experimentei isto que está aqui mas a consola diz que não encontra os ficheiros tar...

há forma mais fácil de por isto a funcionar?

linux donkey here
 
se tens o Ubuntu 9.04 não precisas de fazer nada do que está neste topico, a placa devia funcionar sem problemas. Se não dá deve ser outro problema.

A luz acende do wireless?

O que devolve o comando "lspci" na consola?
 
se tens o Ubuntu 9.04 não precisas de fazer nada do que está neste topico, a placa devia funcionar sem problemas. Se não dá deve ser outro problema.

A luz acende do wireless?

O que devolve o comando "lspci" na consola?

a luz do wireless pisca mas no simbolo da antena no topoo está com uma cruz vermelha e não permite procurar redes nem nada.

BTW, não há nada facil de instalar que faça a pesquisa de redes wireles mais simples? como no mac os?

o comando diz:

n diz pouca coisa... mas vou por aquilo que penso ser o que necessitas:

SMBus: Intel Corporation 82801DB/DBL/DBM (...) AC'97 Audio Controller
Ethernet controller: broadcom corporation BCM4401 100Base-T (rev 01)
Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 2200BG [Calexico2] Network Connection(rev 05)
 
Epá, acho que a maior burrice está em eu n perceber nada disto.

tipo, axo que está a funcionar a placa pk consigo criar uma rede sem fios (n sei como se n tenho rede para distribuiir)

secalhar n sei trabalhar é com isto e como n seu como procurar redes sem fios é que penso que isto está mal.

se n fosse pedir mt podias-me dizer como aprendo a fazer isto?
é que queria me ligr à rede wireless da minha escolan que é de acesso livre mas a questão é que não tenho dados nenhuns da rede e o gajo encaregue não mos fornece por isso se eu soubesse como chegar lá, fazer a pesquisa e me ligar à rede era bom. dava-me muito jeito.

podes me ajudar?
 
Back
Topo