Startup do Mac OS X, as opções (Startup keys)

gajo nú

Power Member
Mac *****
  • X - Força o Mac OS X a iniciar.
  • Opt - Mostra uma opção de drives para fazer startup.
  • Opt-Cmd-Shift-Delete - Não faz boot a partir da drive pré-definida e procura outra fonte para fazer startup como um CD/DVD ou outra drive.
  • C - Inicia o sistema a partir de um CD/DVD bootable.
  • N - Tenta iniciar a partir de um servidor de rede (NetBoot)
  • T - Inicia no modo FireWire Target Disk (Em que o Mac fica a funcionar como se de uma drive Firewire se tratasse)
  • Shift - Inicia no chamado Safe Boot ou Safe Mode.
  • Cmd-V - Inicia no modo Verbose, em que nos é mostrado em texto todas as extensões que estão a carregar, muito parecido com muitas distribuições de Linux.
  • Cmd-S - Inicia em Single-User Mode. Apenas um utilizador pode fazer log-in.
  • Cmd-Opt-P-R - Faz reset à PRAM. Ficar a carregar até ouvir 2 vezes o som inicial.
  • Cmd-Opt-N-V - Reset à NV RAM. Igual à PRAM mas trata-se da memória da placa de vídeo.
  • Cmd-Opt-O-F - Faz boot para a Open Firmware.
  • Ficar a carregar no botão do rato/Trackpad - Força a drive a ejectar CDs ou DVDs.
Mac Intel
  • C - Inicia através de DVD, como por exemplo os discos que vêm com o Mac.
  • D - Durante o startup para inicia-se o Apple Hardware Test (AHT). É necessário que o disco 1 do Mac OS X esteja na drive.
  • Opt-Cmd-P-R - Reset à NV RAM. É necessário ouvir os 2 sons com que o Mac inicia.
  • Opt - Inicia mostrando o Startup Manager, mostrando as drives de onde podemos iniciar o sistema.
  • N - Faz o mesmo que carregando em Opt, mas mostrando também as drives de rede.
  • Eject, F12 ou carregar no botão do rato/trackpad - Ejecta CDs ou DVDs que se encontrem na drive.
  • T - Inicia em FireWire Target Disk mode. O Mac comporta-se como uma drive Firewire externa.
  • Shift - Inicia em modo Safe Boot.
  • Cmd-V - Inicia no modo Verbose, em que nos é mostrado em texto todas as extensões que estão a carregar, muito parecido com muitas distribuições de Linux.
  • Cmd-S - Inicia em Single-User Mode. Apenas um utilizador pode fazer log-in.
  • Opt-N - Inicia automaticamente a partir de uma drive de rede.
Encontrei esta lista de sequência de teclas que fazem arrancar o Mac de diversas maneiras e traduzi-a para facilitar a utilização de todos. Espero que seja útil.
Eu próprio não utilizei nem metade delas.

A fonte está aqui, http://www.everythingtech.tv/2006/05/17/mac-os-x-startup-key-sequences/

Para aqueles que não sabem a tecla Command é esta,
commanddasdsadasdasdsa.jpg


Espero que seja útil e já agora, boas festas! :)
 
Última edição:
Isto mais uns comandos básicos para terminal e quem sabe outras utilidades era muito útil e um bom sticky.

P.S. Não tinha conhecimento que o Mac OS permitia Safe Boot

Cumps
 
Não é contigo. Não me referia a ser mania tua mas sim generalizada. O ano passado fiz uns relatórios de computação com uns colegas e eles insistiam em escrever botão com u em todos os relatórios apesar dos meus avisos repetidos. Não devem conhcer o spell checker do word...

Descontextualizado, é de facto antipático mas não foi essa a intenção. Desculpa. O post é bastante útil.
 
Isto mais uns comandos básicos para terminal e quem sabe outras utilidades era muito útil e um bom sticky.

P.S. Não tinha conhecimento que o Mac OS permitia Safe Boot

Cumps

Tenho andado a pesquisar e a juntar material diverso e tenciono postar aqui, depois de falar com os moderadores e ver se acham interessante ou não.

Há aí muita pergunta feita repetitiva mente, muita coisa que pode estar num post para consulta e facilitar a vida a muita gente nova nesta área (que cada vez tem sido mais).

Já agora, sugestões/parcerias são bem vindas.
 
Tenho andado a pesquisar e a juntar material diverso e tenciono postar aqui, depois de falar com os moderadores e ver se acham interessante ou não.

Há aí muita pergunta feita repetitiva mente, muita coisa que pode estar num post para consulta e facilitar a vida a muita gente nova nesta área (que cada vez tem sido mais).

Já agora, sugestões/parcerias são bem vindas.

Podes falar comigo por PM quando quiseres.
 
Back
Topo