Nokia shamed by Sony Ericsson in battle for margins

nunyx

Digital Member
O estado actual da "batalha" entre marcas. O nome do título é o mesmo do artigo do link que se segue (excertos mais abaixo):

Notícia completa aqui.

graphic.jpg


- O gráfico mostra a competição entre os modelos mais usados para tirar fotografias de qualidade. O K750i mantém-se no topo dos telemóveis com camera e assiste-se a uma grande subida de popularidade do K800i, juntamente com o relativamente recente N73.

- Ei alguns excertos do artigo mencionado:

(...)Nokia seemed to have veered too far towards share, while Sony Ericsson boomed on its focus on high-end models.(...)

(...)Nokia is weakest in the mid-range sector, a fact that Kallasvuo acknowledged in an analyst call. "The product portfolio needs continued improvements. We're making those improvements,"(...)

(...)Motorola reported a 45% decline in profit amid disappointing handset sales, which fell 1.3 million units short of its goal of shipping 55 million units in the quarter, and will need to act quickly to see off an expected major challenge in Q4 from Nokia's revamped line-up, especially its N Series of music and media phones.(...)

(...)Although Motorola has several large WiMAX contracts, serious spending will not be seen until 2008. Apart from these weak spots, the RAZR continues to drive healthy handset performance.(...)

(...)At Sony Ericsson net profits were up 17% but sales rose less than analysts had hoped, by 13%. However, the handset maker saw its volumes rise by a huge 43% year-on- year, to top 20 million units, and overtook LG once again for fourth position in the world market.(...)
 
Pois, mas também tens de ver que o boom k750 ajudou.

Os nokia são mais caros, maiores e para um mercado mais "empresarial" enquanto que o k750i era um telemóvel para o utilizador comum e foi o primeiro com câmara 2mp. Depois, o facto de ser muito bom aumentou em muito a sua popularidade. É um dos terminais referência dos últimos anos.

Agora se fores comparar o k800i com o N73, são mais ou menos do mm tamanho, a diferença de preços também não é assim tão grande e como terminal, o nokia é (infelizmente) mais completo que o k800i e por isso também é (ou era até recentemente) mais vendido.

Eu acho que a SE é de longe a melhor marca da actualidade, pela qualidade que coloca nos seus terminais, mas se compraramos os topos de gama das duas marcas, o n73 é melhor que o k800i e não gosto do rumo que a SE está a tomar, que é o mesmo que a nokia fez há algum tempo e agora desistiu: mtos terminais iguais, com a carcaça diferente.

Espero que eles voltem à estratégia antiga. Inovar a cada terminal.
 
A notícia e uma das citações em que refere que a Nokia é das ais fracas nos telemóveis "intermédios" explica isso mesmo. O gráfico apenas mostra a popularidade de alguns terminais, e tal como disseste, a qualidade do K750i e a sua boa construção fizeram-no ficar no topo.

Na minha opinião a SonyEricsson, apesar de continuar a construir com enorme qualidade, encontra-se a decrescer na oferta, deixando-se ultrapassar pela Nokia em vários modelos. Note-se o facto de separar a qualidade de fotografia e som (Walkman) em modelos diferentes, já não se verificando a existência dessas duas características num só terminal (como foi o caso do W800i e K750i).

Penso que a Nokia está a recuperar o terreno que perdeu, embora devesse apostar um pouco mais na qualidade. A Motorola também deveria apostar na estabilidade de software, sendo este um dos seus pontos mais fracos.

No fim, o já "velhinho" K750i é o que se encontra no topo, e isso mostra não só à SonyEricsson que deveriam continuar a apostar nesse sentido, como também mostra às outras marcas que o sucesso depende de vários factores que se encontram reúnidos nesse terminal.

Desta batalha, é sempre o consumidor que ganha, e isso é o que mais importa para nós. :D
 
Back
Topo