Análise Asus Z96J/S96J

DJ_PAPA

Power Member
Antes de mais é preciso indicar que este portatil é Rebranded para LightSpeed. Existem "n" marcas com o chassis Z96J.
O chassis Z96J consiste em fabrico ASUS, isto é, "Build by ASUS" e existe inclusivamente a linha Asus Z96J que usa este mesmo chassis.

O modelo que eu comprei é este:
http://*****.com/php/product_info.php?cPath=93&products_id=467

CPU, ram, disco e baterias foram escolhidas por mim.

C2D T7200 2.0Ghz 4Mb L2 |
2x 1Gb DDR2 667Mhz |
ATI X1600 mobile 512mb (256mb dedicados + 256 Hypermemory) |
I945 PM + ICH7 |
Hitachy 2ª geraçao, 100gb 7200rpm 8mb IDE
DVDRW Sony DVD RW DW-Q520A
E-Sata 3Gbps (porta externa sata 2)
15´4 1280*800 color shine 16:9 |
bat 6cel (2.89kg) + bat 9cel(2.99kg) |

Benchmarks

NOTA: Os benchmarks abaixo apresentados foram realizados com o Windows SP2 em uso de Dia-dia e não com um windows XP virado para andar a fazer bench.
O que é que isto quer dizer?
Cerca de 62 processos a correr, implicado gestor de energia Power4 Gear, yahoo widget engine com 4 widgets, aplicação Wireless da Intel, Bluethoot activado, VMWare services e Norton Internet Security 2005.

Os benchmarks são feitos assim porque a maioria das pessoas ira usar o PC em condiçoes parecidas e não num Windows limpinho que é formatado todos os meses. Por isso interessa saber a performance dele com uma utilização dia-dia.


SuperPI 1M: 25s -> Sem qualquer patch. Com Patch SSE3 baixa 1 segundo.

3dmark 2005: http://service.futuremark.com/compare?3dm05=2351745

3dmark 2006: http://service.futuremark.com/compare?3dm06=667384

Disco: Podem ver benchmarks dele aqui:
http://www23.tomshardware.com/storage25.html?modelx=33&model1=394&model2=394&chart=140

O modelo é o Travelstar 7K100 HTS721010G9AT00
Como poderão observar nao é o mais rapido do mercado, visto que ja existe o Hitachy 7200rpm SATA2 NCQ, mas o consumo deste que eu tenho é igual a um disco de 5400rpm. Se repararem o Hitachy 7200rpm SATA2 NCQ consome muito mais e tb é um factor a ter em conta.
Outro factor a ter em conta é o preço. O modelo sata2 é substancialmente mais caro e teria que pagar bastante mais.


Impressoes​

Ruido e temperatura:
É muito silencioso quer em modo portatil (mal liga a ventoinha), quer a jogar por exemplo.
A nivel de temperatura em full Load a jogar (CPU e Grafica ao maximo) vai aos 63 graus que é um bom valor.
Nos xassis aquece mais na zona do touchpad.

Chassis/teclado:
É um xassis normal. Nao encontro nenhum defeito. Em suma, qualidade dos Asus....
O teclado é bom e nao balanceia. O touchpad tb é bom.

Colunas/Som:
Nao sao nada de especial. Nao arranham... sao normais, mas tb nao tem um som potente.
A saida jack para fones é boa, normalíssima. Manda um sinal muito alto.
Possui o software SoundMax que da para regular tudo e é 5 estrelas.

Performance:

Rápido, rápido, rápido.... pouco há a dizer com as specs de hardware acima mencionadas.

câmara/microfone:
A câmara é de 1.3Mp. Qualidade bastante boa e regula-se bem a imagem.
Tem 2 microfones para captar o som.
O som que capta não é muito alto, mas razoável.

Bateria:
A de 6 células dá ha volta de 2h:15m e a de 9 células 4h. Isto em cenas só tipo net e word. O standart usado para medir a bateria....

Monitor:

É excelente para quem ta a trabalhar nele. Tem um brilho brutal (ate tenho que baixar), bom contraste e uma boa visao na lateral.
A visao vertical é fraca, mas como eu disse para a pessoa que ta a trabalhar é perfeito, so para quem ta a ver de cima ou de baixo é que é mau.

Jogos:
Corre tudo em settings bastante puxadas. Bem melhor que a performance do meu AMD XP+9800pro e com muito melhor qualidade de imagem. As percas de activar AA e HQ-AF sao muito pequenas. Incrivel mesmo, na minha 9800pro com AA e AF a placa sofre bem mais. (A X1600 também tem mais ram, o que ajuda)

Conclusão

Simplesmente se fosse hoje voltava a comprar o mesmo e não trocava por outro :D

PS:Mais tarde eu coloco fotos. Alguma duvida é so dizer.
 
Última edição:
Parabéns pela review :D

Alguma duvida é so dizer.
Ouvi dizer que o toque do teclado faz um pouco mais barulho que o normal. Os botões do touchpad e a drive de DVDs também. Dizem que, após longos períodos a jogar ou a puxar pelo computador, o touchpad aquece quase ao ponto de ser insuportável. Confirma-se?

Qual é o modelo do monitor?
Não se ouve nenhum ruído quando usas os auscultadores (sem estar nenhum som a tocar, e num ambiente silencioso)?

Acho que é importante mencionar também que a porta E-SATA e uma das USB não vêm por defeito em nenhum chassis do Z96J/S96J. Só na ***** é que adicionaram essas portas.
 
Última edição:
Parabéns pela review :D

Ouvi dizer que o toque do teclado faz um pouco mais barulho que o normal. Os botões do touchpad e a drive de DVDs também.
Confirma-se o toque do teclado. O do meu irmao (toshiba) é mais silencioso o toque (deve ter umas borrachinhas), mas de resto é igual a um teclado qq.
O botao do DVD nao faz barulho. Faz o normal da molinha.
Os botoes do touchpad fazem barulho a carregar.

Dizem que, após longos períodos a jogar ou a puxar pelo computador, o touchpad aquece quase ao ponto de ser insuportável. Confirma-se?
No meu caso é o ponto mais quente, mas tb tou com um disco de 7200rpm por baixo, mas ao ponto de ser insupurtavel nao.

Qual é o modelo do monitor?
É 1280*800 ColorShine Wide usados nos asus.
Não se ouve nenhum ruído quando usas os auscultadores (sem estar nenhum som a tocar, e num ambiente silencioso)?
Nao se ouve nada. Isso que tas a falar acontece se tiver o som nos maximos e a saida de som ao maximo. Ouve-se aquele ruido de fundo, mas isso é normal. Ate as minhas Creative/qualisquer colunas fazem isso.
 
É 1280*800 ColorShine Wide usados nos asus.

E o modelo exacto?

Sistema -> Gestor de dispositivos -> Monitores

Se não aparecer logo o modelo, faz duplo clique num dos items que aparece nos monitores. Deve haver uma informação qualquer aí. Ou então usa o Everest.

Ah e quanto ao barulho da drive de DVDs, estava a falar do barulho que faz a ler os discos. :P
 
Eu tambem comprei um parecido com esse http://*****.com/php/product_info.php?cPath=96&products_id=486 e só posso dizer que o portátil é magnifico, não faz barulho nenhum, o ecrã tem uma imagem nitida, resumindo uma excelente compra :-D
Só estou com um pequeno problema as teclas de atalho para a pausa, stop, musica seguinte, etc. só funcionam no windows media player ou tambem funcionam por exemplo no foobar 2000?
 
E o modelo exacto?

Sistema -> Gestor de dispositivos -> Monitores

Se não aparecer logo o modelo, faz duplo clique num dos items que aparece nos monitores. Deve haver uma informação qualquer aí. Ou então usa o Everest.
Nao tem nada. Mas é excelente para quem ta a trabalhar nele. Tem um brilho brutal, bom contraste e uma boa visao na lateral.
A visao vertical é fraca, mas como eu disse para a pessoa que ta a trabalhar é perfeito, so para quem ta a ver de cima ou de baixo é que é mau.

Ah e quanto ao barulho da drive de DVDs, estava a falar do barulho que faz a ler os discos. :P
Pá... é o barulho normal de um leitor destes. Faz igual ao leitor do Toshiba do meu irmao.
Neste modelo o DVD é marca Sony. Mas isto vai depender de marca para marca visto que é assemblado por cada loja.

Só estou com um pequeno problema as teclas de atalho para a pausa, stop, musica seguinte, etc. só funcionam no windows media player ou tambem funcionam por exemplo no foobar 2000?
lol... agora que falas nisso so agora é que dei conta que isto tem teclas de play, stop, etc :D
Por isso respondendo á tua pergunta nao faço a minima ideia pq tb so descobri agora.

Para mim o melhor neste portátil é mesmo a velocidade. O disco de 7200rpm da outro fôlego ao bicho e mesmo assim axo que nao aproveita bem o dual-core, mas é uma melhoria significativa nos tempos de acesso.
 
Fotos tlm. Depois ponho da maquina fotografica:

imagem49ds7.jpg


imagem55qq1.jpg


imagem58pl9.jpg
 
Boas ppl,
tambem possuo um z96j, comprado na *****, e felizmentes estou mt satisfeito com o portatil. Depois de muito pesquisar, e depois de ponderar entre uns tantos modelos... e felizmente o Asus F3JA estava mais que esgotado, a medo, comprei o z96j. Confeço que foi um pouco a medo. Estava ciente das caracteristicas do portatil, que era "built on Asus".. mas o facto de vir como "linha branca" deixava-me um pouco recioso. No entanto, acabei por arriscar, e felizmente, foi a melhor compra que podia ter feito. Tem as mesmas caracteristicas que o F3JA e pelo que ja tenho visto, tem um melhor desempenho, pois tem tinho uns scores maiores no 3dmark.

O portatil, nao se pode dizer que tem um design lindo (gostos..) mas tambem não e feito, eu quando o vi ao vivo pensei "afinal nao e assim tao feito, e um asus" os meus colegas na escola, quando o viram, perguntaram "tao, tens um asus, qual o modelo?" passa bem por asus. Digo mais, se fosse possivel colocar uns autocolantes a dizer asus, ng diria o contrario.

Por agora nao deu problemas nenhuns, o unico problema que tinha, e que me deixou desiludido, foi pelo facto de ter uma imagem granulada, mas felizmente ja esta resolvido, parece novo!

Eu nao sou mt de jogar, tenho uma xbox que so uso para ver divx =), mas e complicado, nao jogar neste portatil, tenho jogado o just cause, tudo no maximo (ou pelo menos quase tudo) e é um vicio autentico.

Quanto ao aquecer... aquece, mas mt sinceramente nc me incomudou mt, sera por ser inverno? lol
as colunas sao um kito fracotas, mas, tb, pessoalmente, nao quero o portatil para fazer de discoteca, por isso, serverm perfeitamente.

Ate a data, felizmente, teem sido mt mais os pontos positivos do que os negativos, se é que ha algum verdadeiramente negativo.
So me preocupa um pouco a garantia, Deus keira que nc seja preciso.

Pergunto-me, se fosse hj, comprava o mesmo? NAO, comprava o modelo que ja vem com duas baterias e mais ram :P

Se voltasse atraz no tempo, sim, teria comprado o mesmo.

fikem bem

[Edit]
PS - Tenho o windows vista(32bits) a bombar, e a pontuacao e de 4,2, sendo esta o valor mais baixo obtido nos varios testes. o que eu acho k é uma pontuaçao bastance aceitavel. Tenho o Aero a correr sem problemas, e trabalha bastante bem. Julgo que com a versao de 64bits trabalhara ainda melhor.
De qualquer forma, tal como esta, esta a trabalhar bastante bem.
[/Edit]
 
Última edição:
Zeus, desculpa lá que te diga pá; mas, esse poder todo não podia ser empregue para aprender a escrever um bocadinho melhor?
Quanto ao Asus, posso dizer-vos que já testei alguns( Z96J e Z96F) e posso confirmar todas as qualidades aqui referidas.
O aspecto que menos me agradou foi a duração algo curta da bateria. Mas justifica-se pelas prestações da máquina. Ou seja, consome bastante, mas percebe-se para onde vai a corrente.
 
O aspecto que menos me agradou foi a duração algo curta da bateria. Mas justifica-se pelas prestações da máquina. Ou seja, consome bastante, mas percebe-se para onde vai a corrente.
La está eu preveni-me:
bat 6cel (2.89kg) + bat 9cel(2.99kg)

Uso a de 6 cell para os dias em que sei que não vou tar muito tempo em modo portátil e uso a 9cell pros dias em que tou o dia todo em modo portátil.
A de 9 celulas é muito fixe..... permite alto power com muito boa bateria
 
Bem é assim eu comprei um Z96J Le.


CPU igual menos 1gb de ddr2, e grafica igual , no entanto obtenho mt piores resultados...nao entendo !(nos 3dmark) e nao reconhece os mesmos clocks para o core e memorias (graf).

Nao entendo tambem pq só diz 512 mb hipermemory .


Abraço.
 
parece me porreiro o portátil..uma nota que eu nao gosto muito: tem o jack dos fones na parte frontal..prefiro num dos lados e explico:com umas colunas portáteis que tenho nao me dá mto jeito ligar á frente,já que o meu Toshiba é precisamente igual a esse.:x2:

ps:se for só mm pra fones nao tá mal..mas a soluçao lateral permite as 2 coisas mto melhor.:)

ps2: nao é em termos de design um mimo como os LG..mas compensa no resto.:P
 
DJ_PAPA sabes se a luz que o portatil tem para indicar se há mails, dá para pôr a funcionar sem ser só quando se abre o outlook??
 
tambem tenho um destes e posso dizer que é um excelente portatil..mesmo 5*...ja o tenho a quase 3 meses e nunca deu qq tipo de problemas..so tinha o problema da granulacao que felizmente foi resolvido...em benchmarks obtem muito bons resultados o mesmo se pode provar na pratica em qq jogo recente ou nao...wireless tambem muito bom...nunca deu problemas..unico contra do portatil é o som que nao é dos melhores..mas para um portatil tb nao é dos piores...para mim serve...

portanto pur isto e muito mais devo dizer que é uma excelente compra e vale a pena os euros que se gastam nesta maquina

obrigado
 
Tenho o Z96J à 3 semanas e até agora o portátil tem-se portado bem. É uma boa máquina para jogar desde que se metam uns fones pois as colunas de som são medíocres. O teclado é um bocado flexível demais para o meu gosto e as teclas do rato no touchpad fazem um bocado de barulho. O ecrã é porreiro, largo, lembrando o dual screen setup que tenho em casa. São 1500 euros bem gastos, especialmente para quem procura uma alternativa ao A8JS.
 
Back
Topo