[TUTORIAL] Como instalar Beryl SVN no Fedora 6 (e outra distro qq)

ruimoura

Power Member
Instruções para compilar e instalar os últimos pacotes Beryl a partir do SVN no Fedora 6 (Zod) (ou outra distro qualquer)


1. Criar uma directoria, onde quiserem (de preferência dentro do vosso “Home”)


2. Abrir a consola nessa directoria e correr o seguinte
svn co svn://svn.beryl-project.org/beryl

3. Agora, como em qualquer compilação, vem a parte complicada, mas não muito … Vão precisar de montes de dependências, mas em princípio, se nada de estranho se passar, estes são os pacotes que necessitam de instalar (recomendo fazerem isto via instalador gráfico)
  • cairo, cairo-devel, librsvg2-devel, libwnck-devel, GConf2-devel,startup-notification-devel ,intltool,gettext-devel, libxcomposite, libxdamage
De notar que ao escolherem estes pacotes vão ser instaladas mais umas toneladas de dependências, mas prometo que não demora quase nada.

UPDATE - aqui podem ir para a pasta beryl - branches -trunk, que contém a versão 0.1.5, até à data ...
4. Depois de estar tudo concluído, entram na directoria “beryl - branches - beryl-0.1.3″ (é a última versão até à data, e é a que interessa) e correm o comando
  • sudo ./makeall (ou fazem o login de root e fazem simplesmente ./makeall)
Se parar em algum erro (uma dependência em falta, que já deveria estar resolvida pelo ponto 3) é só verem o nome do pacote e instalarem (mais uma vez, recomendo fazerem isto via instalador gráfico).

UPDATE: os desktop effects é só para quem tem Fedora ...
5. Se tiverem os “Desktop Effects” activados desactivem, e de seguida podem iniciar o beryl com o comando
  • beryl-manager
Pode agora ir ao configurador para activar os dois novos efeitos desta versão SVN, o cubo transparente e o “3d world”.


Enjoy.



Ps: naturalmente estas instruções servem para qualquer distro.

Ps2: estes tutoriais estão todos no meu blog, mas acho por bem partilhá-los, para quem não conhece o blog, com o pessoal daqui, porque já reparei que andam por aqui muito "newbies" com vontade de aprender. Cheers.
 
Última edição:
Update, com screenshot do Beryl 0.1.3 no Fedora 6, com os novos plugins activados (incluindo o plugin opcional de neve, que consiste em ... huuu ... neve a cair :))

 
Muito bom. Usei este how-to para instalar no Debian ;)

No makeall.sh mudei a opção O0 para O3
DEFCFLAGS="-O3 -ggdb3 -gstabs+ -Wall"

Parece-me mais rápido mas pode ter sido apenas do update da 0.1.2 para 0.1.3
 
Muito bom. Usei este how-to para instalar no Debian ;)

No makeall.sh mudei a opção O0 para O3
DEFCFLAGS="-O3 -ggdb3 -gstabs+ -Wall"

Parece-me mais rápido mas pode ter sido apenas do update da 0.1.2 para 0.1.3

A mim ficou bastante mais rápido, penso que é da versão mesmo. Mas tecnicamente, essa mudança de que falas-te serve para quê (perdoa a minha ignorância)?
 
Bem acabei por usar assim:
DEFCFLAGS="-O3 -ggdb3 -gstabs+ -Wall -march=pentium4"

Também não me vou dar ao trabalho se é a melhor das melhores opções. Isso fica para os gentoo fans :lol:
PS:se quiserem saber info do vosso cpu: $cat /proc/cpuinfo
 
Última edição:
Boas! Instalei os drivers da nvidia e o beryl através do yum mas agora qd tento ir as opções do Berly ele dá-me este erro:
[xv@localhost ~]$ su
Palavra passe:
[root@localhost xv]# beryl-manager
[root@localhost xv]# XGL Absent, checking for NVIDIA
Nvidia Present
Relaunching beryl with __GL_YIELD="NOTHING"
XGL Absent, checking for NVIDIA
Nvidia Present
beryl: SmcOpenConnection failed: Authentication Rejected, reason : None of the authentication protocols specified are supported and host-based authentication failed
Initiating splash
Reloading all options.
[root@localhost xv]# touch: cannot touch `/root/.beryl/settings.profile': No such file or directory
touch: cannot touch `/root/.beryl/settings1.Profile': No such file or directory
ln: creating symbolic link `/root/.beryl/settings' to `/root/.beryl/settings1.Profile': No such file or directory
:'(

ja tentei instalar com o "rpm -ivh" o beryl-settings e...
rpm -ivh /home/xv/Desktop/beryl-settings-0.1.2-1.fc6.x86_64.rpm

A preparar... ########################################### [100%]
o pacote beryl-settings-0.1.2-2.fc6 (que é mais recente que o beryl-settings-0.1.2-1.fc6) já está instalado
o ficheiro /usr/bin/beryl-settings da instalação do beryl-settings-0.1.2-1.fc6 está em conflito com o ficheiro do pacote beryl-settings-0.1.2-2.fc6
[root@localhost yum.repos.d]# /usr/bin/beryl-settings
touch: cannot touch `/root/.beryl/settings.profile': No such file or directory
touch: cannot touch `/root/.beryl/settings1.Profile': No such file or directory
ln: creating symbolic link `/root/.beryl/settings' to `/root/.beryl/settings1.Profile': No such file or directory
Segmentation fault
:007:
alguma ideia? estou a dar os meu primeiros passos nisto não tenho mt pratica!
ja agora aproveito para perguntar. Preciso de remover alguns screansavers pq parecem não s dar mt bem com o berly, uns deles e sbstrat e o virmiculate. Como posso remover so estes dois e nao tds?
Por fim como ponho o beryl a inciar logo no comeco da sessão sem ter que escrever no terminal "beryl" ou "bery-manger", no kde como activo o "desktop effects" sem ser por activando o berly?.
Eia ganda kestionario:lol:
 
Em relação a questões que tenham a ver com a Nvidia não posso ajudar, porque, infelizmente, não tenho uma.
Depois, deverias tentar instalar o beryl como está descrito no primeiro post. É fácil e não custa nada. Desinstala tudo o que tiveres relacionado com beryl e segue as instruções do primeiro post (suponho que estajas a usar o fedora 6, certo?)

Para iniciares o beryl-manager automaticamente vai a Sistema - Preferências - Outras Preferências - Sessões, e na tab Aplicações de arranque adiciona uma nova entrada, neste caso, beryl-manager.

Quanto aos screensavers desconheço tais problemas ... sinceramente não sei.

Relativamente aos drivers da nvidia, tens aqui como instalar convenientemente - http://www.fedoraforum.org/forum/showthread.php?t=99285

Tens aqui como meter isso a funcionar com os desktop effects ou beryl - http://forum.fedoraforum.org/forum/showthread.php?t=121119&highlight=nvidia+beryl

Nota: os desktop effects, que já vêm instalados, utilizam Compiz + AIGLX, e não têm nada a ver com o Beryl, atenção. Para activares o beryl deverás ter os desktop effects desligados (no kde não sei onde isso se encontra, mas deve andar aí para um menu qualquer)

Alguma dúvida, faz o favor de perguntares ;)
 
fiz td como disseste e deu este erro:
checking for Qt... configure: error: Qt (>= Qt 3.3 and < 4.0) (headers and libra ries) not found. Please check your installation!
For more details about this problem, look at the end of config.log.
make: *** No targets specified and no makefile found. Stop.
BUILD FAILED for aquamarine
acho que faltou qualquer coisa...
mas o beryl ficou a funcionar bem :-D
thx pela ajuda e pelos links!
Beryl Rulesss... a lot:002: :lol:
 
fiz td como disseste e deu este erro:
checking for Qt... configure: error: Qt (>= Qt 3.3 and < 4.0) (headers and libra ries) not found. Please check your installation!
For more details about this problem, look at the end of config.log.
make: *** No targets specified and no makefile found. Stop.
BUILD FAILED for aquamarine
acho que faltou qualquer coisa...
mas o beryl ficou a funcionar bem :-D
thx pela ajuda e pelos links!
Beryl Rulesss... a lot:002: :lol:

Também me deu esses erro. É uma questão de instalar as librarias que aí diz.

E Beryl rules indeed :P
 
Já agora, quais são as diferenças entre o Beryl, Xgl e o AIGLX ?! alguém sabe?

AIGLX(desenvolvido pela comunidade Fedora em conjunto com o XORG) e XGL(Novell) é uma coisa (relativamente) e Beryl e Compiz é outra coisa.

Vou tentar resumir.
O AIGLX e o XGL permitem teres aceleração 3d indirecta por hardware no servidor X (no desktop). A grande diferença (e onde reside a grande vantagem do AIGXL) é que este está integrado no XORG, desde a versão 7.1 (Mandriva 2007, Fedora 6, Ubuntu 6.10 e Gentoo) e funciona portanto totalmente integrado no sistema. O XGL necessita de correr na sua própria sessão, o que provoca maior lentidão, instabilidade e de um modo geral é complicado meter tudo a funcionar como deve ser.

Depois vem o Beryl e o Compiz, que são dois composite managers (ou compositing window managers. O gnome, por exemplo, utiliza o metacity). O Compiz é também patrocinado pela Novell, e é conhecido por ser muito mais estável, leve e prático que o Beryl (que foi criado a partir do Compiz, pela comunidade). As principais distros para desktop trazem o Compiz, não o Beryl (como o Fedora 6) porque é muito simples e estável, e permite ter um sistema brutalmente fluído. O Beryl, por seu turno, é mais "instável", mas tem mil e uma capacidades, plugins, efeitos, etc.

Para o Beryl ou o Compiz funcionar necessitam de um dos dois, ou o XGL ou o AIGLX.

Depois surge a Suse com o XGL+Compiz (é a única distro que aposta no XGL de momento, naturalmente).

Para quem tem placas ATI mais antigas (abaixo da série 9700) o AIGLX+Compiz ou Beryl funciona "out of the box", com os drivers opensource que são automaticamente instalados, em qualquer das distros acima referidas (não nas distros suse).

Para quem tem placas mais recentes da ATI ou uma placa da Nvidia tem que instalar drivers proprietários. Aqui é que surge o problema para quem tem placas ATI recentes, porque a ATI não disponibiliza suporte para AIGLX nos drivers proprietários.

Acho que não me esqueci de nada.

Cheers.

Ps: isto dava uma nova thread ... hummm ... :)
 
Última edição:
Ok então se percebi, o XGL e o AIGLX estão no patamar "aceleração 3d hardware" e o Compiz e o Beryl são o "motor" para o eye-candy correcto?

Então e qual será a melhor combinação assim?...

Por ex o XGL+Compiz já vi instalei no Suse com uma Nvidia 7300, seria melhor e possivel usar o XGL+Beryl no Suse?
 
Beryl em Kubuntu 6.10 Edgy Eft

boas.. eu ando a tentar instalar o beryl em Kubuntu 6.10 edgy eft mas n tem dado bem.. alguem pode por aki uma instalação completa do beryl pa kubuntu 6.10?? instalei os drivers da minha placa GeForce 4 MX440 SE de 64 Mb .. a partir dai ja n csg fazer nd.. acusa tudo k n encontra os pacotes :S

se puderem ajudar.. agredeço
 
Se tens kubuntu pk n foste ao tópico do Ubuntu ?

Isto é fedora.

Mas pronto aqui vai um resumo.
Se tens uma nvidia e o 6.10 , instala os drivers da nvidia usando o Envy para ters a ultima versão

wget http://albertomilone.com/ubuntu/nvidia/scripts/envy_0.8.1-0ubuntu2_all.deb
sudo dpkg -i envy_0.8.1-0ubuntu2_all.deb

faz Alt+Cntrl+F1 para matar o X e na consola escreve

$ envy



dps disso http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Aiglx

tenta manter as duvidas de k/ubuntu nos tópicos referentes.
 
Beryl 0.2 SVN com novíssimo control center :)

Check it out :P

[moura@yoda ~]$ beryl --version
beryl-core 0.2.0-svn
[moura@yoda ~]$


 
Última edição:
Back
Topo