Nintendo [Wii/WiiU] Qualidade de Imagem

I_Eat_All

Plasma Beam!
1. Taxas de Refrescamento/Refresh Rates - 50Hz, 60 Hz
2. Que cabo usar? - Composite, RGB, S-Video, Component
3. 4:3 e 16:9 Panorâmico
4. Scan Progressivo/Progressive Scan
5. Comparações



1 - Taxas de Refrescamento/Refresh Rates

-- 50Hz
Por defeito, os jogos PAL correm a 50 Hz, o que significa que a imagem é refrescada 50 vezes por segundo.

Quais dos benefícios?
PAL frequentemente apresenta uma resolução superior ao NTSC, com 576 linhas em vez de 480 no ecrã em simultâneo, enquanto que ficar com 50Hz significa uma imagem menos estável (mais trémula), também significa ter uma palete de cores mais rica e estável.


-- 60Hz
Jogos NTSC correm a 60Hz à partida, mas em regiões PAL a maior parte dos jogos current-gen (GC, PS2, Xbox) apresentam a opção de seleccionar 60Hz (PAL60), (é raro encontrar uma TV que não suporte este modo) pressionar B no start-up da Gamecube normalmente permite escolher entre os modos 50 e 60 Hz. Alguns jogos só corriam a 60Hz (Metroid Prime 2: Echoes, Geist e The Legend Of Zelda: Collector’s Edition).

Quais os beneficios?
Selecionar 60Hz significa que a imagem irá ser mais estável (menos flicker) e a animação será mais suave (embora em NTSC as cores sejam piores), refresca 60 vezes por segundo em vez de 50.

-- PAL60
Os jogos PAL produzidos em PAL60 basicamente apresentam os benefícios dos 50Hz e 60Hz– A mesma palete do PAL com o refrescamento do NTSC.


2 - Que cabo usar? - Composite, RGB, S-Video, Component

-- Composite

wiicompositeed0.png


Cabos composite são os cabos que vêm com a consola. O sinal de vídeo é proveniente do cabo amarelo e o áudio L & R (esquerda e direita) correspondem ao cabo vermelho e branco, respectivamente. A maior parte dos utilizadores usa este cabo pela simples razão que vem incluido. A maior parte dos leitores de DVD, VCR's (VHS) e outros aparelhos têm entradas para RCA's (composite), mas na Europa o SCART está igualmente massificado e suporta sinal RGB.


-- S-Video

wiisviduf0.png


S-Video é tecnicamente um tipo de sinal por componentes, uma vez que separa luminusidade dos sinais de cor, mas é o mais inferior dessa categoria. Enquanto que é uma melhoria para o composite, não o é para o RGB.

A Wii suporta S-Video oficialmente, presumivelmente em todas as regiões.


-- RGB

wiirgbxg2.png
palrgbcableboxge2.png


RGB é um sinal por componentes, que divide a informação em vermelho, verde e azul (red/green/blue), dando uma qualidade superior. Dado que RGB é transmitido através de uma ligação SCART, o sinal de áudio foi também incluído na ligação, impedindo a ligação directa a um sistema de som surround.

-- Componentes

wiicomponentur8.png
palcompcableboxgv5.png


O topo de gama dos sinais de vídeo disponíveis para a Wii. a qualidade é vastamente superior comparativamente a todos os outros cabos disponíveis para a consola, e permite aos jogadores correr os seus jogos em Progressive Scan quando disponível, também permite alta definição (HDTV), mas não na Wii, permite no entanto EDTV (enhanced definition) que corresponde a 853x480.

-- VGA (não oficial, limitações em 480i)

-> http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1916086&postcount=366


Conectores:
wiivsgcmx1.jpg

A Wii é a primeira consola caseira da Nintendo a não ter analog-out na consola desde que este foi implementado na SNES (1990), a razão para isto é o suporte para scan progressivo, enquanto que o cabo antigo (cabo da SNES, N64 e GC à direita) tinha 6 blocos (cada bloco podendo ter 2 cabos) este novo tem 8 blocos (lado esquerdo). A gamecube antes tinha optado por ter duas saídas uma digital e uma analógica, sendo que a digital acabou por ser cortada em Junho de 2003 para cortar custos de produção da consola. A saída da Wii é digital, com um conversor DAC integrado que também permite fazer output de sinal analógico.

Como consequência disto os cabos da SNES, N64 e GC não serão compatíveis com a Wii.

A qualidade de imagem do pior para o melhor é Composite>S-video>RGB>Componentes; composite é o que vem com a consola.


4 - 4:3 e 16:9 Panorâmico

widefullhdci6.jpg


widefbny3.jpg


Jogos a correr com modo panorâmico se anamórficos foram feitos para encher nativamente toda a mancha de imagem de uma TV panorâmica sem para isso esticar a imagem. Mais acção on-screen é mostrada através de uma moldura horizontal mais larga. Com a Gamecube, a maior parte dos jogos eram 4:3, incluindo títulos first party, na Wii os títulos first party suportam todos 16:9 à partida.

Sinal 4:3 fica esticado em TV's 16:9. A maior parte das TV's panorâmicas tem opção para mostrar 4:3, mas isto resulta em barras verticais pretas nos cantos direito e esquerdo do ecrã.

widescreenootub0.jpg

Meter os jogos 4:3 da Gamecube e N64 a correrem nativamente a 16:9 na Wii não seria muito difícil, mas é pouco provável.

Pelo menos no que toca a títulos first party apesar de existir suporte 16:9 irá haver opção para 4:3, correr o jogo a 16:9 numa 4:3, se anamórfico irá resultar em barras horizontais nos topos superior e inferiores da TV, como correr um DVD panorâmico numa TV 4:3.


5 - Scan Progressivo/Progressive Scan
Como standard os jogos correm em 480i, i de interlaced/entrelaçado, o que significa que cada linha horizontal no ecrã é mostrada em sequência - primeiro as odd lines (linhas impáres a contar de cima), depois as even lines (linhas pares a contar de cima), resultando numa imagem com algum flicker (tremula). A maior parte das SDTV's de topo têm um modo 100 Hz, que é desenhado para tornar a imagem muito mais estável, mas este modo não é progressive scan; a imagem ainda é entrelaçada.

Scan Progressivo ou Progressive scan significa que as odd lines e even lines são mostradas em simultâneo, dado uma imagem muito mais rica, estável e com muito menos flicker (trémula). Este modo é conhecido como 480p/576p, p de progressivo.

interlace10hznw3kj5.gif

Aqui fica uma imagem exagerada da wikipedia para explicar a diferença. A taxa de refrescamento/refresh rate está a 10Hz de forma a tornar tudo muito mais evidente, mas a ideia aplica-se a qualquer coisa em modo entrelaçado, qualquer que seja o refresh rate. Como pode ser notado, scan progressivo é muito mais suave.

Se a TV em questão tiver conectores de componentes, é provável que será possível corrê-la em scan progressivo, mas por via de duvidas deve-se confirmar no manual da TV antes de comprar os cabos. Se fôr uma HDTV dá de certeza.

5 - Comparações:

Exemplo 1
Composite:

comp2fi0.jpg

S-video:

sv2gj4.jpg

Exemplo 2
Composite:

comp4ad1.jpg

S-video:

sv4am2.jpg

Exemplo 3

Composite -> S-video

svid11hi7.jpg

Exemplo 4:
Composite:

soulacompostouh6.jpg

S-video:

soulsvadg4.jpg

Exemplo 5:

-> http://babelfish.altavista.com/babe...www.htforum.nl/yabbse/index.php?topic=30998.0

Não é um titulo gamecube/wii, mas acredito que se trata do único jogo que suporta 1080i na Xbox, o Dragon Lair. Os gráficos são horríveis, no entanto.

As fotografias foram tiradas de fora da TV, por isso não são screenshots pixel por pixel, mas sim de como parecem: (numa HDTV 1080i, suponho)

NTSC 480i/p
Composite -> S-video -> Progressive Scan
ntsccomposite120hzsgp6.jpg
ntscsvideo120hzsoy3.jpg
ntsccomponent480psal4.jpg


PAL 576i(?) (component)
palcomponent100hzsxx2.jpg


Exemplo 7/8:

-> http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1303371#post1303371

Exemplo 9:

-> http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1471996#post1471996


Outros exemplos:
-> http://uk.gamespot.com/features/6162297/p-2.html?sid=6162297&page=2
-> http://wiinintendo.net/?p=1943
-> http://ssv.vgafix.com/misc/vidcomp/vidcomp.html

*Esta thread não foi estruturada por mim, é maioritariamente uma tradução/adaptação do post inicial do KingOfHyrule do N-Europe, com conteúdo expandido.
Por isso, aqui fica a referência e agradecimento.


Consultar também:
Lista de jogos 480p, 16:9, UnderScan
 
Última edição:
Muita fixe...

Mas tenho uma dúvida..

as placas gráficas costuman ter uma Saída Composite certo ?? aquela saida com 4 pinos ..

quer dizer que é A PIOR QUALIDADE DE OUTPUT então..

portanto, eu que tenho uma televisão que tem entrada samsung 16:9 antiga (mas deve fazer 480i pelo menos) tem entrada composite e S-video directamente e scart atrás..

qualç devo então escolher para ligar a Wii ???

por ordem de preferência:
1) a scart ? (ficha quadrada)
2) s-video?? (ficha amarela)
3) composite ?? (ficha com 4 pequenos pinos)
 
epá, thread 5 estrelas.. vinha eu para casa, a pensar no teu post em resposta o meu pedido e a lembrar-me que tinha que investigar na net as diferenças entre os cabos em termos visuais... E pronto, chego a casa e tenho ja a papinha toda feita. excelente :)
 
O (Scart) RGB tecnicamente e melhor que o componente. Tem os mesmos sinais mais um de sincronizaçao horizontal. Na pratica para o resultado e identico. E disto tenho a certeza!

P.S: Quando meter o teclado a funcionar ja meto acentos!
 
Última edição:
Muita fixe...

Mas tenho uma dúvida..

as placas gráficas costumam ter uma Saída Composite certo ?? aquela saída com 4 pinos ..

quer dizer que é A PIOR QUALIDADE DE OUTPUT então..

portanto, eu que tenho uma televisão que tem entrada samsung 16:9 antiga (mas deve fazer 480i pelo menos) tem entrada composite e S-video directamente e scart atrás..

qual devo então escolher para ligar a Wii ???

a scart ? e depois s-video?? e depois composite ??
O TV-out?

depende da gráfica que tenhas e dos cabos que uses... O da minha Geforce 6600 GT faz output de componentes até 1080p (é HD ready), também tenho os cabos para composite e S-video e RGB.

Dito isto... o meu TV-out tem 9 pinos, e tenho ali outra grafica com 7; também já tive com 4. esta tem é um adaptador para 4 pinos, S-video.

svideosignaljp0.jpg
svideo7fi6.jpg
rgb9yd4.jpg

__________________


Sim, todas as televisões fazem pelo menos 480i. Para ligar a Wii numa SDTV normal com a qualidade máxima o melhor será sempre o cabo RGB, mas o cabo S-video já é uma melhoria bastante considerável (e possivelmente mais prático, caso o tenhas nas entradas frontais) as cores é que não serão tão boas.

Não confundir Scart com RGB, os cabos composite europeus trazem um adaptador Scart, mas isso não dá mais qualidade ao sinal. (também é possivel converter S-video para Scart).
O (Scart) RGB tecnicamente e melhor que o componente. Tem os mesmos sinais mais um de sincronizaçao horizontal. Na pratica para o resultado e identico. E disto tenho a certeza!

P.S: Quando meter o teclado a funcionar ja meto acentos!
Mas o Scart não passa dos 480i, excepto raros casos em que a televisão suporta componentes e é possivel adaptar o sinal.

É aí que entram os componentes. :)

O sinal YPbPr não é compativel com SCART pela forma como os canais estão codificados (um dos 3 canais/rca's dos componentes é só para luminescência, sem informação de côr), se fosse só mais um canal de sincronização extra era possivel de ser convertido. Mas tens uma certa razão, o RGB da TV inclui sync, enquanto que nos componentes esse sync é incluído nos canais de côr.
 
Última edição:
Porque aqui sempre usei uns simples cabos composite. Será o suficiente (com uma configuração na Wii ,tanto por causa da resolução como da sensiblidade do wiimote) para aproveitar a consola ao máximo na TV do quarto ou vou ter que comprar um cabo RGB ?


 
^ Sim, a resolução será a mesma, apenas um pouco menos definida nas edges e com cores mais lavadas; se jogaste nela assim até agora não notarás diferença.

os cabos que vêm incluídos chegam para usar a consola sem problemas, e a sensibilidade do comando não é um problema :) ao "máximo" portanto.

Também é algo que será muito menos notado em TV's abaixo das 20 polegadas. A compra do cabo RGB justifica-se para entusiastas, e enquanto que eu noto diferença, mesmo em TV's pequenas; mas não me faz os olhos doerem quando volto a ver sinal composite numa SDTV. (claro que isto varia de pessoa para pessoa)

O cabo até vale a pena, mas tentem arranjá-lo barato, já que o oficial é/está de facto cáro, está ao mesmo preço do cabo por componentes que é melhor (e que nem toda a gente tem TV para usufruir, incluindo eu).
 
Última edição:
Mas o Scart não passa dos 480i, excepto raros casos em que a televisão suporta componentes e é possivel adaptar o sinal.

É aí que entram os componentes.

O sinal YPbPr não é compativel com SCART pela forma como os canais estão codificados (um dos 3 canais/rca's dos componentes é só para luminescência, sem informação de côr), se fosse só mais um canal de sincronização extra era possivel de ser convertido. Mas tens uma certa razão, o RGB da TV inclui sync, enquanto que nos componentes esse sync é incluído nos canais de côr.
Talvez a primeira versao de SCART. A revisao actual permite. Podes perfeitamente ter o sinal de Componentes no SCART. Tanto podes que tens!
Tudo se resume a sinal, e nao ha maneiras melhores ou piores de passar o sinal! Os cabos de componentente tem a mesma largura de banda que os cabos dentro do SCART. Se quiseres passar 1280x768@60Hz num SCART consegues. Queres que te mostre? Na verdade da um bocado trabalho e tenho de comprar solda! Nas ferias posso mostrar :D

Procura os Pins de um cabo VGA e compara-o com os pins de um cabo scart.

video_VGA.jpg

connector.gif

conn-21.gif
 
Última edição:
Tenho uma duvida:

Sera que posso então ligar a Wii à minha placa grafica para poder jogar no ecran do meu PC?

Eu tenho uma nVIDIA 6800 e sei que tem uma entrada de S-Video e entre outra que nao me lembro.
 
Talvez a primeira versao de SCART. A revisão actual permite. Podes perfeitamente ter o sinal de Componentes no SCART. Tanto podes que tens!
Tudo se resume a sinal, e não há maneiras melhores ou piores de passar o sinal! Os cabos de componente tem a mesma largura de banda que os cabos dentro do SCART. Se quiseres passar 1280x768@60Hz num SCART consegues. Queres que te mostre? Na verdade da um bocado trabalho e tenho de comprar solda! Nas ferias posso mostrar :D
A unica diferença entre o sinal RGB e o sinal dos cabos Componente e que o sinal de sincronizaçao no Componente vem no sinal verde.

Procura os Pins de um cabo VGA e compara-o com os pins de um cabo scart.
Eu sei que existem TV's que suportam componentes por SCART, mas são rarissimas (e normalmente também suportam componentes), não é standard/algo que todos tenhamos em casa, sendo uma revisão muito recente.

Dito isto... ainda ninguém pegou nos cabos RGB/Scart da Wii para confirmar, mas muito provavelmente permitem 480i, não 480p. provavelmente só com os pinouts saberemos, mas é improvável.

Se a TV tiver componentes é a melhor maneira de ligar a Wii. Independentemente do que é possivel fazer com as outras tecnologias.
Tenho uma duvida:

Sera que posso então ligar a Wii à minha placa grafica para poder jogar no ecran do meu PC?

Eu tenho uma nVIDIA 6800 e sei que tem uma entrada de S-Video e entre outra que nao me lembro.
Se a tua 6800 fôr VIVO (video-in, video-out) sim, se só fizer video-out não.

Fala-se que se o sinal RGB estiver desbloqueado na Wii será provavelmente possivel fazer um cabo para ligar directamente aos monitores, mas virá por parte de uma third party.

Outras opções incluem entrada por placa de TV com um adaptador RF (com qualidade mais que péssima, foge) ou ligação ao monitor com uma VGA-box, por composite, S-video ou componentes. Não sabemos é como muitas destas VGA boxes com componentes se comportam com sinal por componentes a 853x480.

Também já tenho visto monitores de PC (asus por exemplo) com entradas por componentes.
 
Última edição:
O Wii Sports e o Zelda TP, são a 16:9. Se os jogarmos numa TV 4:3, eles tem opção para jogar nesse formato, ou metem as tais barras pretas pro cima e por baixas? A meetr essas barras numa tv pequena então não dava mesmo nada jeito.
 
O Wii Sports e o Zelda TP, são a 16:9. Se os jogarmos numa TV 4:3, eles tem opção para jogar nesse formato, ou metem as tais barras pretas pro cima e por baixas? A meetr essas barras numa tv pequena então não dava mesmo nada jeito.
Têm opção para 4:3 :) tudo indica que será assim para todos os títulos first party.
 
E achas que o cabo RGB faz também efeito numa televisao 4:3? É que sendo assim gostava de melhorar a qualidade de imagem da consola quando a comprar... :)
 
E achas que o cabo RGB faz também efeito numa televisao 4:3? É que sendo assim gostava de melhorar a qualidade de imagem da consola quando a comprar... :)
Faz diferença claro, eu uso a minha gamecube num televisor 4:3; a diferença do RGB não se prende pelo formato da TV, mas sim pela separação das cores/nitidez da imagem.

Agora, na minha opinião notas muito mais se estiveres a jogar numa TV grande por causa da nitidez extra, de resto eu noto que a imagem está em composite quando os cenários são escuros, muito coloridos, ou com grande contraste (por exemplo, letras brancas num fundo preto).
 
uma pergunta ao i eat all que ja vi e um entendido na materia,tenho um lcd que suporta ate 1080i,tenho entradas para componentes mas so tem 3 fichas de entrada,os cabos de componentes sao 5,suponho que os outros 2 sao para audio.é correcto?
 
Back
Topo