Como fazer "traffic shaping" no amule

ruimoura

Power Member
Aviso: o que cada um faz ou deixa de fazer com este ou outro programa p2p não é da minha conta, nem quero saber. A responsabilidade é vossa …

Pequeno howto para vos ensinar como limitar a largura de banda disponível para o amule, tendo em conta as Happy Hours da Cabovisão.
Primeiro, precisam de, obviamente, instalar o amule. No Fedora 6 vem com o utilitário de linha de comandos (amulecmd) já integrado.
No Ubuntu penso que não vem instalado, e portanto ou arranjam um .deb do amule compilado com o amulecmd ou terão de sacar o source do amule e compilar da seguinte maneira:
  • ./configure –enable-amulecmd, seguido do make e do make install
Depois de instalado, vão às preferências, configuram tudo conforme as vossas nessecidades, e na secção “Controlos Remotos” activam “aceitar conexões externas” e definem uma password.
Agora vem a parte mais … huuu … técnica … Com o amule ligado (tem que estar ligado) executam na consola o comando amulecmd, inserem a password e em princípio deve aparecer o “amule text client”. Podem digitar “quit”.


Vamos tratar então de agendar os limites de tráfego. Vamos utilizar o crontab. Digitam crontab -e, e aparece-vos um ficheiro vazio (se nunca tiverem utilizado), aberto com o vim. Carregam na letra “a” para inserir texto, e copiam o conteudo deste ficheiro para o tal ficheiro vazio. Aconselho a lerem com mais atenção o link de explicação do crontab da wikipédia dado acima, mas pelo que podem ver nesse ficheiro dá para perceberem bem como funciona.
A explicação, por exemplo, da primeira linha referente ao amule é: ás 3.15 horas da manhã, todos os dias, correr o comando amulecmd -P 123 -c “set bwlimit up 10″.
No comando em si, o “-P 123″ refere-se à password que inseriram nas opções do amule apara acederem ao amulecmd (neste caso, pus 123), o “-c” é para executar a tarefa interna “set bwlimit up 10″, que limita o upload a 10 kbps. Um minuto depois limita os downloads a 230 kbps, neste caso, e ás 8.45 da manhã volta a limitar os uploads a 1kbps (o download passa automaticamente para 3kbps).
Para guardar o ficheiro carregam na tecla “Esc” e de seguida inserem “:wq” sem as aspas, claro. Deverá aparecer “crontab: installing new crontab”.

Pronto, está tudo feito. À dada hora, se o emule estiver ligado, as tarefas serão realizadas. Aprenderam não só a limitar o amule, como, mais importante que isso, aprenderam a trabalhar com o crontab
icon_wink.gif



Dúvidas, já sabem …
 
Obrigado pelo tutorial.

dúvidas:

»posso definir os valores de bandwidth para zero que com 100% de certeza o amule fica mesmo 'quieto' sem pastar??

»qual o (melhor) método que eu devo utilizar para tirar esses limites? Definir no amule novos limites?
 
Última edição:
Obrigado pelo tutorial.

dúvidas:

»posso definir os valores de bandwidth para zero que com 100% de certeza o amule fica mesmo 'quieto' sem pastar??

»qual o (melhor) método que eu devo utilizar para tirar esses limites? Definir no amule novos limites?

Cool, alguém leu isto .... >(

1) no amule (emule) nunca podes definir o valor 0, que eu tenha conhecimento, porque o equivalente a 0 é ilimitado ...

2) desactivas o cron, e estes limites desaparecem. Não sei se era essa a dúvida ...
 
Cool, alguém leu isto ....
:-D

Pois... É que eu tenho OniDuo só com 4GB de tráfego e queria meter o amule quietinho fora das happyhours...

Vou meter o PC a ligar às 00h55m com o emule no arranque e às 8h00m meto o contrab a limitar os down/up a 1kbps.
Ou será que dá para meter o crontab a abrir/fechar o amule?

Já agora como é que retiro o pedido de user/pass no iniciar/arranque do PC? É que no meu Desktop não há necessidade nenhuma de pass e dá jeito para arrancar tudo automaticamente..

Nota: o link do contrab aponta para a wiki PT, mas a wiki En tem mais info » click
 
:-D

Pois... É que eu tenho OniDuo só com 4GB de tráfego e queria meter o amule quietinho fora das happyhours...

Vou meter o PC a ligar às 00h55m com o emule no arranque e às 8h00m meto o contrab a limitar os down/up a 1kbps.
Ou será que dá para meter o crontab a abrir/fechar o amule?

Já agora como é que retiro o pedido de user/pass no iniciar/arranque do PC? É que no meu Desktop não há necessidade nenhuma de pass e dá jeito para arrancar tudo automaticamente..

Nota: o link do contrab aponta para a wiki PT, mas a wiki En tem mais info » click

Nunca experimentei, mas dará para, por exemplo, meter no crontab uma regra para fechar o amule (tipo com o comando killall amule). Não tenho a certeza. Para iniciar será, talvez, o mesmo (simplesmente com o comando amule). Não sei é como isto depois vai interferir com o amulecmd ...

Para não te pedir user+pass ao iniciar --- Sistema - Administração - Ecrã de Autenticação - Segurança - Activar início de sessão automático
 
tenho que experimentar isto... nos últimos tempos tenho sempre ultrapassado o limite de tráfego, vamo lá ver se isto resolve o problema.
 
isso não é bem traffic shaping... é mais traffic killing....

Para shaping (quem queira mesmo): http://monkey.org/~marius/pages/?page=trickle

Isso é um trocadilho com a língua inglesa muito engraçado ... :) ... por acaso a situação já evoluiu um pouco e a cabovisão já não conta os uploads (ou dizem eles que não contam), mas mesmo assim para sacar alguma coisa com o emule só mesmo nas happy hours (honestamente não uso muito, porque está ali a engonhar e nos torrents é logo directo)
 
Back
Topo