[SOLVED]bluescreen's ndis.sys

acrobat

Power Member
viva,
tenho um portatil centrino 1.6, 512mb ram, grafica intel 855gm(integrada) , placa de rede broadcom 440/100 e wireless intel 2100.
Ultimamente tenho apanhado com bluescreen's aleatóriamente, ou seja, acontecem em qualquer altura sem que esteja a fazer nada de específico...
aquilo que aparece no bluescreen é referente ao ficheiro NDIS.SYS, a mensagem é "IRQL_DRIVER_NOT_LESS_OR_EQUAL". Ora, posto isto fui vericar os irq's e eis que as placas de rede (wrireless e cabo) e a placa de som partilham o mesmo irq e a grafica e as portas usb partilham outro, ja vi que o windows partilha irq's em sistemas semelhantes ao meu por isso n sei até que ponto isto será um erro...
a instalação do windows tem 2 dias e formatei-o pq tinha um erro num dos modulos de memória, estando agora a trabalhar apenas com o modulo que não tinha erros...

alguem faz ideia de onde pode vir este erro?
 
Última edição:
NDIS = "Network Driver Interface Specification"

Logo o problema vem das placas de rede. Desinstala as placas de rede (no windows) e actualiza os drivers, que deve resolver isso :)
 
ja tinha testado isso e nada... continua na mesma.
esqueci-me de dizer que tou a usar uma versao do xp com os updates até agosto, tou a ver se arranjo outra versão pra testar. De resto é tudo o mmo software que custumava instalar sem ter problemas
 
Vê lá se na BIOS está definida a gestão dos IRQs para o sistema operativo.

Normalmente problemas de IRQs resolvo-os com a reinstalação das placas e respectivos drivers ... a menos que o problema seja do hardware.
 
a minha bios é meramente informativa :005: as unicas informações relacionadas com IRQ's em que posso mexer sao da porta paralela e de infra-vermelhos... mais nada..

agora estou ligado á net via wireless e com a placa de rede (cabo) desligada, e ainda n tive BSOD's. Amanha vou só utilizar o cabo, pra ver se o problema esta no wireless, no cabo ou nas duas activadas ao mmo tempo.
 
Pois deves ter um conflito entre os dois, devem estar a tentar usar o mesmo IRQ...
Quando ligas os dois é esperar pelo crash :)
os dois ? :) lol estão as duas placas de rede e a placa de som no mesmo IRQ. Mas estive a ver outros pc's semelhantes e tb acontece existir partilha de IRQ's entre dispositivos, principalmente entre placas wirelesse e de cabo.
 
No Windows XP existe partilha de IRQs entre alguns dispositivos, é mesmo assim.

Eu aposto em problema de software, como o é em 90% das vezes. E normalmente resolve-se reinstalando. Se o problema for mais complicado só testando, como estás agora a fazer.

Boa sorte com isso :)
 
[solved]

ja bomba!! :D o problema tava no driver da placa wireless.. sempre instalei este driver mas deve ter sido pela versão do XP que tou a usar! mas primeiro que percebesse que o problema foi lixado. No entanto o so dava erro na rede e-U da Escola. Em casa tenho uma rede wpa e funcionava na boa... enfim...
 
boas, eu também tive este problema de ecrã azul e só consegui resolver se tirar o ndis.sys da pasta system32/drivers.
só que obviamente tudo o que é rede não funciona, inclusive o modem.
como posso "reinstalar" este driver, há alguma maneira de o descompactar do cd do windows e colá-lo lá à mão?

obrigado e cumps
 
Back
Topo