vista / linux

zbrix

Power Member
não sei se alguém aqui já instalou, ou sabe como instalar o ubuntu num pc que já tem o windows vista. se alguem souber dê-me uma ajuda pf.
thanks
 
Bastante simples. Ao chegar à parte de escolher as partições, escolhe a opção "erase all disk" e instalas ... :004:

Cuidado com essas frases eu já "vi" um newbie a escrever o comando "sudo rm -rf / "* porque um user decidiu brincar assim :-D


* rm -> remove -> remover/eliminar

Eu não sei como é o boot do vista (se é igual ao do XP ou não) por isso não posso ajudar.
 
Cuidado com essas frases eu já "vi" um newbie a escrever o comando "sudo rm -rf / "* porque um user decidiu brincar assim :-D


* rm -> remove -> remover/eliminar

Eu não sei como é o boot do vista (se é igual ao do XP ou não) por isso não posso ajudar.

OMG ... :002: ...

O processo é o mesmo ... fica acessível via grub e pronto ...
 
Já ajudei ... Vista ou XP é igual, no que toca a grub ... E não precisas de responder assim ...

pronto desculpa lá, mas para quem não percebe patavina de linux a tua resposta não foi muito simpática e fácil de passar por isso mesmo. mas adiante. já agora qd falas em grub, será ao instalador do ubuntu q te queres referir? ou seja se instalar o ubuntu ele vai reconhecer a instalação do vista e fazer um dual boot q me permita escolher entre os dois SO? eu mandava o win às urtigas, mas como só tenho 1 PC e tenho lá programas que necessito e q não têm alternativa linux (p.e. gestão comercial), não posso fazer.
thanks
 
não sei se alguém aqui já instalou, ou sabe como instalar o ubuntu num pc que já tem o windows vista. se alguem souber dê-me uma ajuda pf.
thanks

Eu não instalei o Ubuntu mas sim o Fedora, no entanto o processo é semelhante.
É preciso ter uma partição para o Linus própriamente dito e outra para o swap.

Pode-se fazer as partições poe exemplo com o partitionmagic ($$$) ou com o parted, gparted o qtparted.

No entanto o Vista é traiçoeiro, porque como li algures (de momento não encontro o link) ele anota não só a partição onde está mas também os valores das 'redondezas' e muitas vezes quando se muda uma partição que não é a do Vista este apesar de tudo protesta dizendo que houve uma modificação no Hardware e pede um repair à base do CD de instalação. :P

As mais das vezes corre bem, mas outras entra um bocado em paranóia.

Optei por fazer as partições via Vista, dado que ele tem essa possibilidade.
Ir a Control Panel -> Administrative Tools -> Computer management e escolher Disk Management e em cima das partições usar a tecla direita do rato.

Quando instalres o Ubuntu diz para não partitionar nada e usar as partições feitas acima e não deve haver problema.

Mektub
 
pronto vou mandar chumbo na coisa quando chegar a casa. se correr mal volta aqui para vos chatear e me ajudarem a resolver a desgraça.:'(
thanks para todos.
 
Back
Topo