Linux @ 64bits

Utilizas a arquitectura de 64-bit (aka x86-64)?


  • Total voters
    214

APLinhares

OpenSource
Boas. Precisava da opinião dos utilizadores de ambiente linux x64. Qual a distro que usam, como é que lida com aplicativos 32bits, e porque a usam.
A minha 1a experiencia em 64bits foi mesmo gentoo, e so posso dizer que fiquei maravilhado com a performance do mesmo. Uma resposta muito boa mesmo. Mas, o que mais "detestei" foi as recompilações a cada update...
Virei-me pra debian, mais acessível (n pacotes pre-compilados) mas andar a usar o chroot é, a meu ver, um método chato e desperdiçativo. Actualmente (e já algum tempo) fiquei com Suse, muito user-friendly, e também em crescente popularidade (tb graças a suporte "directo" nas ati). Mas as respostas do sistema, recentemente com comparativo debian, deixa a desejar. Parece apresentar lag's quando em comparação. Este fim de semana recompus o desktop e verifiquei nitidamente as diferenças debian <> suse a nível de performance. Debian é mais "hardcore" que suse, e tb devido a andar novamente ás voltas com alguns pacotes tipo fglrx, e outros x86 (32bits) levou-me a meter SuSE... Mas talvez volte pra debian, nao sei... lol
 
Última edição:
64bits é uma banhada.
Independentemente do SO. Só notas diferenças em aplicações float calc intensive e mesmo assim só em algumas realmente especificas.
 
64bits é uma banhada.
Independentemente do SO. Só notas diferenças em aplicações float calc intensive e mesmo assim só em algumas realmente especificas.

experimenta fazer um brute force com 64bits e notarás a diferença....lol

mas tenho que concordar em parte, apenas as aplicações de calculo algébrico é que fazem valer a diferença.
 
De facto geralmente (?) aplicações nao se nota grande diferença, mas se os temos, porque nao usar? sempre os x64 do que andar a compilar pacotes i386 pra i686 por ex, para um sistema optimizado.

Na volta inda meto Gentoo nova/ :-D Foi sem dúvida o sistema mais rápido em que trabalhei, pena é cada actualização, nova compilação :'( (e é 1 das maiores, senao a maior comunidade x64)
 
Última edição:
Digo mais uma vez. Linux @64 não compensa, dá problemas com pacotes e ... já tinha dito que não compensa? A diferença para 32 bits, em termos reais, não teóricos, simplesmente não existe.
Se for por uma questão de experimentar, etc, ok, tudo bem, mas porquê arriscar meter a 64 bits para depois ter problemas, mais tarde ou mais cedo, com este ou aquele programa?
 
Nao deixa de ser uma opinião :P (a qual agradeço) :D
A vida também tem problemas, basta saber lidar com eles :) e a introdução dos 64bits vai sendo cada vez mais progressiva.
Mas vá, limitar ao essencial :) ;)
 
Nao deixa de ser uma opinião :P (a qual agradeço) :D
A vida também tem problemas, basta saber lidar com eles :) e a introdução dos 64bits vai sendo cada vez mais progressiva.
Mas vá, limitar ao essencial :) ;)

Eu se tive-se 64 bits também instalava, para experimentar, e não estou a dizer para não se fazer, só que não compensa minimamente, porque não há um ganho real, em nada. Daqui a uns tempos, quem sabe ...
 
eu so tenho o ubuntu 6.10 amd64 no portatil e ate agora ainda nao encontrei nada que não conseguisse fazer. Não tenho mais nenhum sistema operativo e acreditem ou não há uma diferença consideravel em relação a velocidade de processamento comparando com a versão 32bits.
 
eu tentei usar ubuntu 64 bits em casa e voltei para 32bits por falta de software compatível..
desde a dificuldade a meter java a outros programas que nao havia..

nah ainda não tamos preparados pa isso :P
 
a dificuldade está em alguns programas (firefox por ex, para correr flash x86), porque de resto ha quase tudo. openoffice por ex corre bem com as libs32 genericas.
 
Última edição:
Poix, eu tambem sou apologista do "nao vale o esforco"...

Actualmente tenho i386 (Debian). Já tive 64bit nativo e basicamente precisava de 2 S.O. instalados...
1->amd64
2->i386
Sempre que precisava de uma aplicacao que não havia para amd64, tinha-a. O chroot funciona mto bem. Agora, cada update...sao 2 updates e o espaco com informacao redundante (libs repetidas) é muito.

Notar que tambem cheguei a ter gentoo. Neste, a informacao redundante é muito inferior em termos de quantidade pois o sistema e hibrido! Agora, já ouvi dizer que houve a quem o gentoo matou o CPU de tanto trabalho...(mito ou verdade, já nao sei). E cada update...Tá bem tá!

APT-GET RULES (QUASE SEMPRE)! :004:
 
CPU não sei, mas há por aí uma listo no WIKI de gentoo de portáteis em que se pode ou não instalar gentoo e quais as temperaturasa ambientes aque se fizeram as instalações... é que um laptop não aguenta como um desktop horas a fio sempre em full load...
 
De facto geralmente (?) aplicações nao se nota grande diferença, mas se os temos, porque nao usar? sempre os x64 do que andar a compilar pacotes i386 pra i686 por ex, para um sistema optimizado.

Na volta inda meto Gentoo nova/ :-D Foi sem dúvida o sistema mais rápido em que trabalhei, pena é cada actualização, nova compilação :'( (e é 1 das maiores, senao a maior comunidade x64)

Aconselho mesmo isso :D

Instala Gentoo e tens os pacotes a partir da source...nada de esperar por binários basta alguém fazer a ebuild, o que é mais simples :)

As actualizações eram assim tantas? Mesmo a usar a stable tree? :P

E ter 64 bits tudo optimizadinho compensa...mais que não seja tira-se o máximo partido do hardware que custa a ganhar :P
 
Eu sei que compensa, foi sem duvida a distro mais rápida (já a x64) que usei, mas com 1 margem :p :p mas, em principio, nas férias está de volta :P
Pergunta: Gentoo 2006.1 ja é multiarch ?
 
Última edição:
Back
Topo