Migração -> Alternativas

andré ferrari

Power Member
Boas!!

Tive curiosidade e resolvi pesquisar sobre Sistema Operativo Linux.
E tão convencido fiquei que resolvi download da Distro Ubuntu e experimentar!! :D

Seria para usar no portátil, ou seja, nongamming. Por isso penso que seria uma facil adaptação!
A minha intenção é usar apenas o Linux (sem qualquer outro SO) até porque o disco não abunda em espaço (100Gb) ;)

Na procura de alternativas encontrei:
WLM -> aMSN
MSOffice -> Open Office 2.0
Firefox 2.0 -> Já integrado
KeePass -> GnuPG (não sei se será a mesma coisa, o que pretendo é um gerenciador de passwords)
iTunes -> Listen?
Allwaysync -> ?
Inksaver -> ?
Guardiao -> ?

Infelizmente não encontrei alternativas para estes tres ultimos programas.
O AllwaySync é absolutamente essencial, e este só compativel com MS Windows :(

Assim sendo colocam-se 3 questões:

a) Alguem conhece algum programa de sincronismo (possibilite troca de ficheiros entre WindowsXP e Ubuntu?)
b) O Listen possibilita iPodcasts?
c) O Inksaver alguem testou se funciona com Ubuntu?


Cumps
 
Boas!!

Tive curiosidade e resolvi pesquisar sobre Sistema Operativo Linux.
E tão convencido fiquei que resolvi download da Distro Ubuntu e experimentar!! :D

Seria para usar no portátil, ou seja, nongamming. Por isso penso que seria uma facil adaptação!
A minha intenção é usar apenas o Linux (sem qualquer outro SO) até porque o disco não abunda em espaço (100Gb) ;)

Na procura de alternativas encontrei:
WLM -> aMSN
MSOffice -> Open Office 2.0
Firefox 2.0 -> Já integrado
KeePass -> GnuPG (não sei se será a mesma coisa, o que pretendo é um gerenciador de passwords)
iTunes -> Listen?
Allwaysync -> ?
Inksaver -> ?
Guardiao -> ?

Infelizmente não encontrei alternativas para estes tres ultimos programas.
O AllwaySync é absolutamente essencial, e este só compativel com MS Windows :(

Assim sendo colocam-se 3 questões:

a) Alguem conhece algum programa de sincronismo (possibilite troca de ficheiros entre WindowsXP e Ubuntu?)
b) O Listen possibilita iPodcasts?
c) O Inksaver alguem testou se funciona com Ubuntu?


Cumps

Sincronização entre Ubuntu e Windows não é o meu forte, mas penso que haverá inúmeras soluções.
O Inksaver só existe para windows. Em Linux o melhor é afinar bem as configurações da impressora manualmente, para gastar o mínimo de tinta possível.
Gestor/leitor de música/podcasts aconselho o Amarok. Se suporta Ipodcasts não sei.
O guardião nem sequer sei o que é ...
 
Sincronização entre Ubuntu e Windows não é o meu forte, mas penso que haverá inúmeras soluções.
O Inksaver só existe para windows. Em Linux o melhor é afinar bem as configurações da impressora manualmente, para gastar o mínimo de tinta possível.
Gestor/leitor de música/podcasts aconselho o Amarok. Se suporta Ipodcasts não sei.
O guardião nem sequer sei o que é ...

Mas é com o driver fornecido pela Epson que faço essas configurações da impressora? É que não nada rico em opções :rolleyes:
Pelo que vejo Amarok e Listen são alternativas. Apesar de gostar bastante do iTunes, estes não devem ficar muito atrás!!

Para sincornizaçao entre pc's, o Samba é o melhor :)

btw, e desculpem-me o Off Topic... Post nº 500 :D

O Samba pelo que percebi só possibilita a visualização de conteudos em windows de linux. Ou seja, preciso de algo complementar.
Quanto ao offtopic é merecido :D

Vê isto, ajuda ;)

http://win2lin.ourproject.org/
http://alts.homelinux.net/

Já agora, dá uma olhada também nesta thread que é capaz de te poupar algumas preocupações :)

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=99624

abraços, HecKel

Deu grande ajuda, alias antes de abrir o topico tive a consultar a mãe de todas as threads e acredita que só isso impediu que colocasse muitas outras questões ;)



Imagem mais explicita não poderia ser, obrigado ;)

Já agora aproveitando um email que recebi, onde sugeriam o wine para emular e funcionar com o guardiao. Isto é viável? É que não sei do que se trata...
btw: O guardiao refiro-me ao trafnet v1.1 da sapo. O programa foi desenhado pelo guardiao em territorio nacional, e é um excelente leitor de trafego ligado directamente à nossa account.

Cumps - obrigado pelas respostas
 
Podes correr o programa do Guardiao ( o trafnet ) usando o Wine. Eu corro o da telepac dessa forma.

O wine é um software que permite correr software de Windows em Linux.
 
Notícias

Pois é infelizmente depois de navegar e andar por ai a investigar melhor a instalação e como trabalhar em Linux, quando estava prestes a explorar Ubuntu pufff não arrancou do LiveCD!

O portátil em questão é o do avantar, Acer Ferrari4005! > Tive a ver aqui os known issues e apesar de referir que inicialmente o sinal output é direccionado para LCD secundario, não consigo resolver o problema da forma indicada porque nem se quer consigo imagem. Tentei como LCD do desktop e mesmo assim não aparece nada!

Sintomas: Arranco LiveCD, aparece menu starter e quando escolho Safe Graphics Mode, ou o normal, aparece a carregar o kernel, depois fica o ecran de loading, e depois de ouvir - presumo que o som de iniciação do OS a imagem desaparece... 8o

Se alguer tiver alguma ideia..

Cumps
 
Com o 6.06 saber-te-ia dizer com exactidão o que fazeres..., também tenho uma ATI x700, no entanto ainda não instalei o 6.10..., vê aqui nesta thread, pode ser que ajude :)

abraços, HecKel

Já tinha pensado nisso. Aliás, estou neste momento a fazer o download da versão 6.06.
Estou a tirar daqui: ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu-releases/6.06/ubuntu-6.06.1-desktop-i386.iso

Tinha diversas opções, optei pela desktopi386. Tinha alternate e server. Podia optar ainda pela AMD64, mas prefiro continuar no x86 por enquanto.

Estou a tirar a versão certa para o portátil, não estou?

in mean while vou lendo a thread!
Cumps

edit: lembrei-me agora que tenho a partição em NTFS, será que é isso que pode estar a interferir?
 
Com o 6.06 vais ter exactamente os mesmos problemas..., no entanto a resolução (que resultou comigo) foi a seguinte:

  1. ouvir o som
  2. ctrl + alt + F1
  3. sudo pico /etc/X11/xorg.conf
  4. adicionar isto no fim da parte sobre a placa gráfica (device): Option "Monitor Layout" "LVDS,Auto"
  5. gravar (ctrl + x)
  6. sudo /etc/init.d/gdm stop
  7. sudo killall gdm
  8. sudo /etc/init.d/gdm start
Eu não gosto do pico..., mas se calhar é o mais intuitivo para quem está a começar...

Sobre a versão, também tenho a x86

Sobre a partição NTFS..., vais poder ler mas não vais poder gravar, a menos que instales o módulo adequado (que eu não sei qual é...)

abraços, HecKel
 
HecKel ao poder :D

Foi complicado perceber onde escrever aquilo, porque tem lá imensas referências a Device. Acabei por fazer bem penso eu, porque já entrei no ambiente gráfico. E o Ubuntu aqui está ele!!

Obrigado ;)

edit: AndreAPL: o NTFS já vai embora, já estou a formatar/instalar ;)
btw: A distro que estou a usar é 6.10.. Por isso os teus comandos funcionam em ambas as versões
 
Última edição:
Acredita, eu também desesperei com isso :P Foi um amigo meu que me acabou por ajudar :) E ainda bem que graças a ele consegui vingar a ajuda :)

abraços, HecKel
 
Com o 6.06 vais ter exactamente os mesmos problemas..., no entanto a resolução (que resultou comigo) foi a seguinte:
  1. ouvir o som
  2. ctrl + alt + F1
  3. sudo pico /etc/X11/xorg.conf
  4. adicionar isto no fim da parte sobre a placa gráfica (device): Option "Monitor Layout" "LVDS,Auto"
  5. gravar (ctrl + x)
  6. sudo /etc/init.d/gdm stop
  7. sudo killall gdm
  8. sudo /etc/init.d/gdm start
(..)

abraços, HecKel

Não conseguia aceder à consola 6.10. Nem através do ambiente gráfico em acessórios, nem pelo Crt- + Alt + F1.

(...)
Edit:
Tentei com distro 6.06 e funciona sem sequer ter de alterar o xorg ;)
Agora tenho aqui os drivers que tirei directamente da GlobalAcer mas não sei o que fazer com eles (como os instalar)!!?
Como não tenho internet, também não posso instalar pacotes :(

Cumps
[SIZE=-1]
[/SIZE]
 
Última edição:
Mas para que queres os drivers da acer ? :D

kt aos pacotes adicionais, na pior das hipoteses podes copiar-los pra 1 pen e instalar a partir da mesma. Que tipo de ligação tens á net do portatil ? lan ? wireless ?
 

Agora tenho aqui os drivers que tirei directamente da GlobalAcer mas não sei o que fazer com eles (como os instalar)!!?
Como não tenho internet, também não posso instalar pacotes :(

Cumps
[SIZE=-1]
[/SIZE]

Um bocado offtopic, mas aproveito para dizer que o OpenSuse 10.1 Remastered funciona na perfeição com esse portátil, e apenas precisa dos driver oficiais da ATI (http://ati.amd.com/support/drivers/linux/linux-firegl.html) para activar a acelaração 3D... Tudo o resto é detectado e configurado automaticamente na instalação.:)
 
Back
Topo