Comprei disco novo e tamanho não coincide

blitza

Power Member
Comprei um disco seagate 320 gb e puseram-no na loja hoje. Ao chegar a casa e ver o tamanho total fikei a pensar... É que diz que o tamanho total é 298... Eu sei que nunca aparece o tamanho real porque tenho um outro disco de 80gb e aparece com tamanho 74.5gb, mas é normal tamanha discrepência??? Ou fui enganada? É que senão vou lá já amanhã, mas primeiro queria confirmar para não fazer figura de parva.
 
:002:

Não, é mesmo assim. É que quando tu compras 320GB, os fabricantes anunciam isso como sendo 1GByte = 1000 MBytes.

Mas quando o usas é considerado 1GB = 1024 MBytes.


Ora, segundo o fabricante, tens:

1 GB = 1 000 MBytes = 1 000 000 kBytes = 1 000 000 000 Bytes.


Se fizeres agora divisões sucessivas por 1024, tens:

1 000 000 000 Bytes = 976562,5 kBytes = 953,67 MBytes = 0,93 GBytes


Usando a regra três simples, 1GB/320GB = 0,93/x <=> x = 297,6 GB (estava com medo que não desse bem :x)
 
Ok obrigada pela explicação :) Ainda bem que perguntei primeiro senão ia lá amanhã toda indignada e sem razão nenhuma lol

Então se fosse um disco de 300 que capacidade tinha na realidade só por curiosidade?
 
Mas acho que isso ia mudar, depois de alguem (Western Digital?) ter perdido um processo em tribunal, movido por pessoas que não acharam piada a essas contas.
 
falta um pormenor o format para por o disco pronto apra receber dados diminui :P nunca ninguem compra o que diz la LOL eu o meu de 80 gb tb andou por volta dos 75 gb ;)
 
falta um pormenor o format para por o disco pronto apra receber dados diminui :P nunca ninguem compra o que diz la LOL eu o meu de 80 gb tb andou por volta dos 75 gb ;)

Ou seja: quando um disco é formatado, o sistema de ficheiros (NTFS, FAT32), «rouba» algum do espaço em disco disponível
 
Back
Topo