Dolby Digital encoding em placas Audigy 1,2,4 e Live! 24bit: redocneXK

ToTTenTranz

Power Member
Isto é um projecto que já tem algum tempo, mas agora já se tornou estável o suficiente para se poder dizer que.. funciona!


Totalmente freeware:
http://www.driverheaven.net/showthread.php?t=90887
(sim, já vem desde o ano passado)

Agora qualquer um com uma placa de som que use o EMU 10k2 ou superior pode usurfruir de Dolby Digital Live, ou seja, pode usar a saída óptica/coaxial SPDIF para ter som dolby digital num receptor A/V ou conjunto de colunas com descodificador.

O procedimento que ele usou é relativamente "simples". Forçou os drivers da Creative a usar a norma ASIO (tb funciona com os drivers kX não oficiais) e, ainda no domínio digital, aplicou o coder AC-3 (dolby digital) open-source que é usado no AC-3 Filter (quem vê divx de certeza que já ouviu falar nisto).

Resultado? Podem usar todos os efeitos DSP da creative (CMSS, EAX 3, 4 e 5) e fazer output na forma de um sinal digital pela saída óptica ou coaxial.


Se for para ligar a colunas tipo logitech Z5500 ou 5400, isto basicamente transforma qualquer placa de som da creative low-end (live! 24bit, audigy SE, etc) melhor que qualquer X-mystique ou derivadas.
Isto porque podem usar uma placa que suporta todas as versões do EAX para jogos ao contrário das outras que só podem usar até ao EAX 2.0 (que já tem uns 6 anos).
Ah e suporta tambem Dolby Digital EX (6.1 matrix).


No primeiro post podem ver os ficheiros de instalação.
Aqui podem ver um post a explicar como é que se põe a funcionar:
After reading this thread, I got it working for: Creative Drivers + Audigy ZS (A400)

Settings:
-Enable SPDIF Passthrough. Even if you do get sound with "Use Built-in decoder" turn on SPDIF passthrough!
-Change the default latency using a third-party latency tool (for example AsioCAP) for all listed devices to a correct value (4ms works here).
-redocneXk.exe -i 4 5 6 7 8 9

As soon as you start redocneXk, the receiver should receive a Dolby Digital signal, even when not playing any sound.

When you hear a mp3 playing via a Dolby Digital signal (instead of PCM) over SPDIF, you know it is working. Maybe not fine-tuned, but it's working.



O gajo nas últimas páginas diz que a próxima versão do patch já funciona tb com as X-Fi. Isto significa que se pode aplicar o DSP das X-fi (CMSS Xpand, Crystalizer, etc) numa entrada digital.



E agora quem é que precisa das HDA mystique e das boards topo de gama com Dolby Digital Live?

Eu ainda não testei mas esta semana vou trabalhar nisto para o meu media center e a Audigy 2 que tenho.
 
Última edição:
Mas para se ter isso tem que ser mesmo pela spidf? Não percebo muito disto... :confused:
Tem que ser pela saída SPDIF.

À excepção do HDMI, só as conecções SPDIF (Sony/Philips Digital Interface Format) é que passam sinais Dolby Digital e DTS externamente.

Mas isto só interessa a quem tem receptores A/V ou conjuntos de colunas com descodificador tipo Logitech X5500, Inspire GD380, etc etc.
 
Então agora volto a colocar a questão...
X-Fi fatal1ty com este patch ou HDA?

Não acredito que vendi a minha X-fi fatal1ty há tão pouco tempo :'(
 
Então agora volto a colocar a questão...
X-Fi fatal1ty com este patch ou HDA?

Não acredito que vendi a minha X-fi fatal1ty há tão pouco tempo :'(
Para jogos é 10 vezes melhor a X-Fi.
O DSP das X-Fi é mesmo muito poderoso. Consegue aplicar efeitos EAX 5 a fontes sonoras 16bit (como a maioria dos sons usados em jogos) e ao mesmo tempo aplicar-lhes o crystalizer. As HDA só conseguem usar EAX 2.0 que é do tempo das primeiras soundblaster live! e que se baseia exclusivamente em efeitos pré-definidos. Só suporta 32 vozes em simultâneo ao passo que as X-Fi suportam 128 vozes com 4 efeitos distintos para cada uma.

Mas atenção que o patch ainda não funciona com as X-Fi (se bem que com o último post do gajo que fez nessa thread já não deve faltar muito).
 
Pronto então caso venha a funcionar com a X-fi...
E que a fatal1ty tinha saida optica para as Z-5500, a cena é que depois ficava só com 2.1 e uma qualidadezinha que portanto... Até a onboard da p5b é melhor...
Vou esperar que saia o patch compativel com X-fi e dps se possivel comparar "ao vivo" :P
"Keep us informed please " :002:
 
Atenção que não funciona nas live! originais. O emu10k1 não suporta ASIO portanto não funciona com isto.
Funciona apenas nas Live! 24bit, que são na prática a Audigy SE mas com um nome diferente.
 
Desculpem la a minha ignorancia, mas a saida SPDIF e a de fibra optica ou a digital normal que tem por exemplo a minh X-FI extreme music? saida digital a ligar a coaxial nepias?!
 
SPDIF ñ'é nome da ficha! É o nome do interface!
Podes transportar o sinal num jack, num cabo coaxial ou num cabo de fibra optica! O sinal ñ'é mais do k'uma string de bits... a ser descodificado num sistema com as habilitações próprias.
 
andei enganado tantos anos... sempre pensei q o SPDIF fossem as saidas de fibras opticas que algumas placas de topo têm, como ja foi o caso da minha live platinum de 99, usando as tais saidas para o meu mini-disc... estao ambos falecidos! lol
Obrigado pela explicaçao
 
Funciona.

Instalei os últimos drivers da Creative, meti o programa a funcionar e o descodificador detectou logo como sinal Dolby Digital.
Melhor ainda, configurei o speaker settings para 6.1, liguei o codificador e o meu receptor A/V detectou um sinal Dolby Digital EX, ou seja, 7 canais discretos.

Atenção que a codificação DD é 100% software portanto pesa uns 8-10% num core (irrelevante para quem tem um dual core).
Depois meto pics, agora vou experimentar o Call of Duty 2 nisto :D

A minha Audigy 2 ganhou uma nova vida.
 
Instalei os últimos drivers da Creative, meti o programa a funcionar e o descodificador detectou logo como sinal Dolby Digital.
Melhor ainda, configurei o speaker settings para 6.1, liguei o codificador e o meu receptor A/V detectou um sinal Dolby Digital EX, ou seja, 7 canais discretos.

Atenção que a codificação DD é 100% software portanto pesa uns 8-10% num core (irrelevante para quem tem um dual core).
Depois meto pics, agora vou experimentar o Call of Duty 2 nisto :D

A minha Audigy 2 ganhou uma nova vida.

Boas,podes me explicar como fizeste isso funcionar,ando completamente a deriva com isto!tenho esse programa redocnexk instalado,tb ultimos drivers da creative, a partir daqui o k faço?
Cumps:)
 
Última edição pelo moderador:
Boas,podes me explicar como fizeste isso funcionar,ando completamente a deriva com isto!tenho esse programa redocnexk instalado,tb ultimos drivers da creative, a partir daqui o k faço?
Cumps:)

Vais a speaker settings, escolhes o nº de colunas que tens (5.1 para Dolby Digital e 6.1 para Dolby Digital EX) e seleccionas a opção que diz "Digital Output Only".
Depois corres o redocneXK, deixas estar tudo menos a opção "matrix" que mudas de "KX default" para "Creative default".
Carregas em "Start Encoding" e já está. A saída SPDIF da placa fica a enviar constantemente um sinal DD mesmo que não esteja a dar nenhum som, assim como a utilização do cpu que tambem é constante.
 
Vais a speaker settings, escolhes o nº de colunas que tens (5.1 para Dolby Digital e 6.1 para Dolby Digital EX) e seleccionas a opção que diz "Digital Output Only".
Depois corres o redocneXK, deixas estar tudo menos a opção "matrix" que mudas de "KX default" para "Creative default".
Carregas em "Start Encoding" e já está. A saída SPDIF da placa fica a enviar constantemente um sinal DD mesmo que não esteja a dar nenhum som, assim como a utilização do cpu que tambem é constante.


Fiz exactamente isso so k kd vou fazer o start encoding n da som nenhum,no sound touch das colunas da logitech aparece-me a dizer no digital data e o o proprio redocenexk bloqueia:confused:
as colunas k tenho sao as logitech z-5450 c ligaçao coaxial.Any toughts?
Cumps:)
 
Contrariamente ao que se tem dito nesta thread, o DSP EMU10K2 das Audigy/Audigy 2/Audigy 4 Pro/Live 24bit não suporta todos os modos EAX. Apenas suportam os modos "legacy" EAX 1.0 e 2.0 das Soundblaster Live, e aínda EAX Advanced HD 3.0 e 4.0 (este último é uma extensão do 3.0, que em certos modelos só fica disponível com drivers mais recentes do que os out-of-the-box).


O EAX Advanced HD 5.0 é exclusivo das Soundblaster X-Fi.
 
Fiz exactamente isso so k kd vou fazer o start encoding n da som nenhum,no sound touch das colunas da logitech aparece-me a dizer no digital data e o o proprio redocenexk bloqueia:confused:
as colunas k tenho sao as logitech z-5450 c ligaçao coaxial.Any toughts?
Cumps:)
Desligaste o decoding nos drivers? Tens de ir à secção de spdif no control panel e desligar os decodings, senão ele passa um sinal PCM stereo, todo marado.
Se estás a usar uma ligação coaxial, estás a usar o cabo certo? Não tens antes um cabo óptico?
Hoje já não dá, mas amanhã eu meto screens das configurações que fiz.

Sacaste mesmo os últimos drivers? Aqueles que desinstalam automaticamente os drivers anteriores? (não aqueles que fazem um update).



blastarr disse:
Contrariamente ao que se tem dito nesta thread, o DSP EMU10K2 das Audigy/Audigy 2/Audigy 4 Pro/Live 24bit não suporta todos os modos EAX. Apenas suportam os modos "legacy" EAX 1.0 e 2.0 das Soundblaster Live, e aínda EAX Advanced HD 3.0 e 4.0 (este último é uma extensão do 3.0, que em certos modelos só fica disponível com drivers mais recentes do que os out-of-the-box).
Isso que "se tem dito nesta thread" veio da tua imaginação. Ninguem disse que o EMU10K2 suportava EAX 5. Fiz uma referência ao EAX 5 apenas porque o patch que suporta X-Fi está prestes a sair e o Helixsk8 perguntou pelas x-fi.
 
Desligaste o decoding nos drivers? Tens de ir à secção de spdif no control panel e desligar os decodings, senão ele passa um sinal PCM stereo, todo marado.
Se estás a usar uma ligação coaxial, estás a usar o cabo certo? Não tens antes um cabo óptico?
Hoje já não dá, mas amanhã eu meto screens das configurações que fiz.

Sacaste mesmo os últimos drivers? Aqueles que desinstalam automaticamente os drivers anteriores? (não aqueles que fazem um update).


Ja funciona mas o som vem um bocado distorcido,se pudesses entao por ai uns screens das tuas configuraçoes agradecia muito!
Abraço!:p
 
Última edição pelo moderador:
Isso que "se tem dito nesta thread" veio da tua imaginação. Ninguem disse que o EMU10K2 suportava EAX 5. Fiz uma referência ao EAX 5 apenas porque o patch que suporta X-Fi está prestes a sair e o Helixsk8 perguntou pelas x-fi.

Não, não é imaginação.
O título da thread indica claramente os DSP's onde esse suporte EAX/EAX AHD +DDL já existe com esta ferramenta de software, e o texto do primeiro post fala claramente em EAX AHD 5.
Se depois falaste do suporte ao EAX AHD 5+DDL na X-Fi através de patches futuros para esse hardware, é outra questão completamente separada.


O que interessa é que num só post (o primeiro), colocaste o EAX Advanced HD 5 e as Audigy no mesmo saco, e isso pode claramente induzir em erro quem lê a thread desde o início e não saiba melhor.
Até porque entre o EAX AHD 5 e os EAX AHD 3/4 vai uma grande distância em termos tecnológicos, comparável à que aconteceu aquando da passagem dos EAX 1/2 para o EAX Advanced HD 3.0.
 
Não, não é imaginação.
O título da thread indica claramente os DSP's onde esse suporte EAX/EAX AHD +DDL já existe com esta ferramenta de software, e o texto do primeiro post fala claramente em EAX AHD 5.
Se depois falaste do suporte ao EAX AHD 5+DDL na X-Fi através de patches futuros para esse hardware, é outra questão completamente separada.


O que interessa é que num só post (o primeiro), colocaste o EAX Advanced HD 5 e as Audigy no mesmo saco, e isso pode claramente induzir em erro quem lê a thread desde o início e não saiba melhor.
Até porque entre o EAX AHD 5 e os EAX AHD 3/4 vai uma grande distância em termos tecnológicos, comparável à que aconteceu aquando da passagem dos EAX 1/2 para o EAX Advanced HD 3.0.
O que interessa é que primeiro fazes uma acusação (EMU10K2 com EAX5) e depois fazes outra baseada numa interpretação esquisita exclusivamente tua só para não ficares muito mal.
Estão aqui as partes do 1º post, onde me acusas de dizer que o EMU10K2 suporta EAX5:

ToTTenTranz disse:
Resultado? Podem usar todos os efeitos DSP da creative (CMSS, EAX 3, 4 e 5) e fazer output na forma de um sinal digital pela saída óptica ou coaxial.
(...)
Se for para ligar a colunas tipo logitech Z5500 ou 5400, isto basicamente transforma qualquer placa de som da creative low-end (live! 24bit, audigy SE, etc) melhor que qualquer X-mystique ou derivadas.
Isto porque podem usar uma placa que suporta todas as versões do EAX para jogos ao contrário das outras que só podem usar até ao EAX 2.0 (que já tem uns 6 anos).


Esta é uma thread informativa com o objectivo final de ter instruções de como fazer isto. Abstém-te de criar discussões baseadas em picuinhices s.f.f.
 
Última edição:
Back
Topo