bootcamp VS 3 partições VS mighty mouse bt

ngm

Power Member
Boa madrugada,

Depois de horas "a fio" em frente ao meu antigo PC e ao meu MacBook semana 40, já consegui por tudo a funcionar direitinho. Estou cansado mas feliz. :D

Bem... durante essas horas tive que re-instalar o Mac OS X cerca de 5 vezes e o Windows 3 vezes! :(

E tudo isto porque o meu "setup ideal" não era dos mais disponíveis e então tive que dar muitas voltas até conseguir o que queria.

Na verdade, tudo o que mexe com o Windows e fileystems que não o original do Mac OS X... ainda está muito verde para os lados da Apple. Desta vez não a vou censurar por isso, pois noto algum esforço da sua parte para tornar o Windows acessível aos utilizadores de hardware Mac.

Ora bem, mas vamos a factos:

Em primeiro lugar, eu queria 3 partições no disco: 1 HFS+ para Mac OS X, outra FAT32 para dados, e outra NTFS para Windows.

O problema é que o bootcamp só suporta 2 partições... então fui tentando diversos cenários, todos a dar diferentes erros, alguns dos quais nas fases finais do processo (como por exemplo, após o reboot inicial do Windows após a instalação do mesmo).

Quase a desistir do processo, lá encontrei um artigo num blog de uma alma piedosa que me ajudou a atingir esse meu objectivo. Basicamente, quem quer 3 partições NÃO pode recorrer ao BootCamp.

Com o Windows instalado, o passo seguinte foi instalar os drivers do MacBook no Windows: tudo a correr bem até aparecer um Blue Screen of Death! Bem, lá fiz reboot e re-instalei os drivers... tudo parecia estar bem até tentar utilizar o Mighty Mouse BT no Windows.

Não tinha ícone do BlueTooth no Control Panel como era suposto, basicamente o Windows nem sonhava que existia BlueTooth naquele PC! Tentei umas "manhas" que encontrei na net... mas nada!! :(

Lá reinstalei o Windows... e tive a feliz ideia de activar o Bluetooth nas contas do Mac OS X. Lá voltei a instalar os drivers do MacBook, mais um freeze pelo meio sem consequências, volta a reinstalar os drivers,... mas lá apareceu o ícone azul e depois a instalação do MM foi muito smooth! :)

E serve este tópico para concluir que já é possível, de facto, utilizar o Windows em equipamentos da Apple... mas nem tudo são sorrisos e por vezes é necessária uma abordagem mais avançada para resolver certos problemas (e alguns nem terão resolução). De qualquer modo, o suporte da Apple é soberbo principalmente ao nível dos fóruns.

E é por estas e por outras que cada vez gosto mais do meu MacBook branco, com Mighty Mouse branco! :P (quanto mais me batem, mais eu gosto deles!)
 
Tenho um MBP e tambem ja experimentei o bootcamp (neste caso a versao 1.1.1), apos ter gerado o cd de drivers fiz a particao e instalei tudo, conclusoes:

- o XP corre tao bem como em outro portatil qualquer
- os drivers instalaram todos sem problemas e reconheceu todo o hardware do MBP
- o mighty mouse wireless (BT) funciona sem qualquer problema

Alias começo mesmo a chegar à conclusao que o MBP com o bootcamp corre o XP com menos problemas que muitos portateis que me chegam à mao (alias ainda nao tive nenhum BSOD).
 
Tenho um MBP e tambem ja experimentei o bootcamp (neste caso a versao 1.1.1), apos ter gerado o cd de drivers fiz a particao e instalei tudo, conclusoes:

- o XP corre tao bem como em outro portatil qualquer
- os drivers instalaram todos sem problemas e reconheceu todo o hardware do MBP
- o mighty mouse wireless (BT) funciona sem qualquer problema

Alias começo mesmo a chegar à conclusao que o MBP com o bootcamp corre o XP com menos problemas que muitos portateis que me chegam à mao (alias ainda nao tive nenhum BSOD).

methos, não dúvido que não tenhas tido problemas na instalação/configuração do Windows. Fico feliz por ti... e de certeza que não és um caso isolado.

Agora, eu tive-os por duas vezes e outras dezenas de utilizadores também os têm como poderás constatar através de uma visita aos discussion foruns da Apple.

Prova de que a Apple SABE que as coisas podem não correr bem é o lançamento do BootCamp como BETA e consequente desresponsabilização.

Da experiência que tive, parece-me que se a Apple lançasse os drivers do BootCamp separadamente em detrimento de um único installer, teria mais sucesso. Por vezes basta ocorrer um problema na instalação de um único driver (monitor, por exemplo) para todo o processo ficar comprometido.
 
A minha relação com o Bootcamp durou cerca de 2 dias. Um para instalar o Windows, outro para chegar à conclusão que não preciso de XP no portátil. E sabes uma coisa... A única razão do lançamento do Bootcamp como BETA é para o enfiarem como versão definitiva no OS X.5, e sabes o que acontece depois? Pedem-te dinheiro.
 
Sinceramente, eu só meti o Bootcamp por causa dos joguinhos. Não tanto por mim, que jogo de 3 em 3 meses, mas mais pelo meu irmão, que tem um vício desgraçado :-D. De qualquer modo, as aulas começaram... e eu não booto Windows há mais de 2 meses :)
 
Eu sei que é possível passar bem sem o Windows.

O único motivo que me leva a instalar o Windows é o facto de me chegar muito código C/C++ do Visual Studio que tem algumas diferenças do código ANSI C/C++.

Para além disso, muitas vezes tenho que entregar os ficheiros "source" ao professor e sei que ele irá compilar com o Visual Studio.

Não há como fugir... só com o Parallels! :)
 
Não sei porquê eu preferia esperar por isto...

Some beta testers that we won't name for their own protection have let us know that VMWare is now ready to take Parallels to task in the desktop virtualization market with Fusion.

What is Fusion? According to the private beta site... "Fusion is the codename for a new VMware desktop product for Mac that will enable Intel-based Macs to run x86 operating systems, such as Windows, Linux, NetWare and Solaris, in virtual machines at the same time as Mac OS X. It is built on VMware's robust and advanced desktop virtualization platform that is used by over four million users today."

Mais aqui, http://www.tuaw.com/2006/11/03/vmwares-fusion-begins-private-beta/
 
ngm, então tu tiveste que criar 3 partiçoes à parte do bootcamp, e só depois de elas estarem criadas é que podeste correr o bootcamp e instalar o XP?
 
Eu no MBP instalei o bootcamp e o depois o windows sem problema nenhum. Instalação simples e sem problemas. Depois é correr o windows ter o cd dos drivers do mac e pronto fica tudo ok para trabalhar.
 
ngm, então tu tiveste que criar 3 partiçoes à parte do bootcamp, e só depois de elas estarem criadas é que podeste correr o bootcamp e instalar o XP?

Viva Sox,

Antes de mais, é importante notar que a criação de 3 ou mais partições para além das 2 necessárias para instalar OSX e Windows não é um processo muito popular... logo não está bem documentado. A maior parte dos utilizadores fica-se pelas duas necessárias, uma vez que possuem discos externos ou porque lhes basta ler a partição NTFS do Windows.

Eu também poderia bem prescindir da 3.ª partição... e estive mesmo para desistir. Foi só mesmo por "birra" que continuei a tentar.

Portanto... o BootCamp basicamente faz 3 coisas distintas:

1) cria um CD com os drivers dos componentes presente no Hardware da Apple: bluetooth, teclado, trackpad,...
2) divide de acordo com a preferência do utilizador o disco rígido em 2 partições: uma HFS+ onde está correr o OSX e uma FAT32 onde se instalará o Windows
3) pede para inserir o CD do Windows e faz reboot ao portátil.

É importante notar que a partição FAT32 pode/deve ser depois formatada em NTFS através do installer do Windows.

Da primeira vez que tentei, ao re-instalar o OSX criei logo uma partição FAT32. Quando corri o BootCamp, como este detectou uma partição FAT32 já criada saltou o passo 2). Quando cheguei ao installer do Windows, tentei criar uma partição em NTFS (para ficar com 3) como pretendia. Correu tudo bem mas após instalar o Windows deu um erro de falta de um hal.dll. Volta ao início do processo.

Da segunda vez, deixei espaço livre, na esperaça do BootCamp criar uma partição FAT32 sobre a partição HFS+ ignorando portanto o espaço livre. O qual eu depois formataria em FAT32 como pretendia para os dados. Pois as minhas esperanças foram "por água abaixo" dado que o BootCamp anexou o meu espaço livre à FAT32 do Windows.

Depois lá encontrei o artigo referido no meu primeiro post que me deu a chave do problema: basicamente corre-se o BootCamp apenas criar o CD de drivers. (passo 1)). Depois sai-se e utiliza-se o Disk Util para criar 3 partições: 1 HFS+ para o OSX, 1 HFS+ para DADOS e outra FAT32 para o Windows. Coloca-se o CD na drive, faz-se reboot e pressiona-se em C para arrancar o installer do Windows, converte-se a FAT32 para NTFS no processo de instalação, e corre tudo "às mil maravilhas".

No final, utiliza-se o Disk Util para re-formatar a partição DADOS criada em HFS+ em FAT32 e puff... fica-se com 3 partições. :D

Desculpa o post longo... mas se querias entender realmente o processo não podia vir para aqui reponder com meias palavras ou frases curtas.
 
essa mania de criar 3 partições sendo uma delas FAT32 onde ambos os SO podem escrever não me convence. É preferível criar apenas 2 partições, uma para cada SO, em HFS+ e NTFS e usar um programa tipo Macdrive para ler a HFS+ em windows. Apenas se fica com a limitação de não se poder escrever na NTFS quando se corre o OS X mas quem quererá tal coisa? :D
 
Obrigado ngm pela tua explicação, foi longa mas conclusiva.

Perguntei-te isso porque ao contrário do ajax, eu acho realmente essa a melhor opção, e como vou comprar um MBP dentro em breve onde terei instalar o windows, vou optar por esse método.
 
qual é o interesse de ter uma partição em FAT32 com todas as limitações que tem? Filenames, tamanho de ficheiros, etc? Não faz sentido.
 
Desculpa ajax, mas destavez nao concordo contigo. Por muito bom que o MacDrive possa ser é pra pagantes, e ja vi por ai reviews negativas. FAT32 resolve o problema de muita gente. Pelos menos nao tenho ficheiros de 4 gigas todos os dias. E estou certo que muita gente tambem nao.

agora eu acho mal ter um disco de 60 gigas em 3 partiçoes, mas isso ja vai ao gosto de cada um.
 
Desculpa ajax, mas destavez nao concordo contigo. Por muito bom que o MacDrive possa ser é pra pagantes, e ja vi por ai reviews negativas. FAT32 resolve o problema de muita gente. Pelos menos nao tenho ficheiros de 4 gigas todos os dias. E estou certo que muita gente tambem nao.

agora eu acho mal ter um disco de 60 gigas em 3 partiçoes, mas isso ja vai ao gosto de cada um.

Claro que resolve, em parte pois ficheiros grandes népias, mas com custos. Uma partição FAT32 é um cancro. Eu guardo todos os meus ficheiros em HFS+ por causa da maior flexibilidade da indexação do Spotlight. Mas pronto, cada caso é um caso. Só gostaria que ficasse claro que a solução 3 partições com FAT32 não é necessária e obrigatória e que há outras hipóteses.

O meu caso até é diferente dos vossos. Apenas uso Parallels pois apenas necessito do windows para 3 aplicações de uso ocasional.
 
O meu caso e diferente de muitos, não uso windows para nada, sou 100% switcher.
O mau maior problema é ter amigos no windows side e eles têm discos externos em (adivinhem) NTFS. Nao lhes posso passar nada para lá. E agora vejam só a minha lata a mandar-lhes formatar o disco em FAT ou HFS+ ou arranjar o MacDrive.

Mas deixemos de discussões li rumores algures que o leopard vai ter aquele pacote que siu há pouco para linux (ntfs-3g) que permite escrita em NTFS, em breve, tudo ficara bem apenas com 2.
 
ajax,

Eu so experimentei uma versão trial do Macdrive e não sei se tinha alguma limitação imposta à velocidade, mas posso dizer que é estupidamente tanto a ler como a escrever em drives hfs+.

Por estupidamente lento entenda-se uma noite inteira a ler e escrever 150Gb.

Eu pessoalmente, prefiro ter uma partição em FAT32 para evitar essas desgraças, embora também já tenha tido uma má experiência com estaas.

PT
 
ngm, bom post! assim como quem nao quer a coisa li de uma ponta a outra :D

e ja agora deixo aqui uma duvida offtopic mas que de certa forma ta ligada:
e' possivel emular os servidores de ASP/PHP em mac? digo isto porque para alem de eu ir para um curso de design sou grande fan de programacao e nao quero passar sem isso, portanto, se o mac nao suportar isso terei de instalar o windows no mac tambem :\
 
Back
Topo