estou à procura de uma distro para o meu portátil velhinho

h3NtRiX

Power Member
Olá a todos []

Ora, é assim.. tenho um portátil velhinho, um acer travelmate 210.. tem um processador Celeron 800 e 9590 MB de disco. tentei lá instalar 3 distros: ubuntu 6.0, kubuntu nao sei qual a versao mas antigo e kurumin 6.0. ora, o ubuntu, chega àquela parte para arrancar que diz "mounting root drive" penso eu que é isso e bloqueia, o cd pára de rodar e dali nao passa. o kubuntu começa a instalaçao , pois nao arranca por live cd e pára nos 83% da deteccçao dos drivers do cd-rom. o kurumin , como é live cd, para começar avisa logo que o portátil não tem memoria ram suficiente para correr o modo gráfico mas também não dá para arrancar por modo de texto. e depois o kde demora eternidades para abrir qualquer menu. mas eternidades mesmo! :-D ora o que eu queria era uma distro, de preferencia debian based, com um ambiente grafico que não me "chupasse" muita memoria mas que corresse razoavelmente bem. antes tinha o windows millenium, sim, eu sei que é uma calamidade, mas para o que eu usava o portatil, msn e ouvir musica, chegava-me bastante bem. queria pôr linux principalmente porque me poupava ao trabalho de por antivirus e firewall só para ir para ah net, e sempre eram menos essas duas coisas a usar a RAM.

que distro me aconselham entao? :)

cumprimentos []
 
damn small linux
www.damnsmalllinux.org

DSL is a very versatile 50MB mini desktop oriented Linux distribution.

Damn Small is small enough and smart enough to do the following things:

* Boot from a business card CD as a live linux distribution (LiveCD)
* Boot from a USB pen drive
* Boot from within a host operating system (that's right, it can run *inside* Windows)
* Run very nicely from an IDE Compact Flash drive via a method we call "frugal install"
* Transform into a Debian OS with a traditional hard drive install
* Run light enough to power a 486DX with 16MB of Ram
* Run fully in RAM with as little as 128MB (you will be amazed at how fast your computer can be!)
* Modularly grow -- DSL is highly extendable without the need to customize
 
a unica coisa contra sao aqueles window managers. o fluxbox é horrivel, para nao falar do jwm. :\ entre o kde, gnome e xfce, qual acham que é mais leve?
 
tem 120 mb. o damn small linux tem um ambiente gráfico bastante feio. corre bem mas não me entendo com aquilo.

desde já obrigado pelas respostas []
 
Tou agora a instalar o ubuntu 6.10 alternate (para maquinas com menos de 192mb de ram) no meu portatil antigo, um cel 500 com 192mb de ram (-8mb para a grafica) e disco de 6gb , vamos a ver no que da :-D

se quiseres experimentar:

http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/ubuntu/releases/6.10/ubuntu-6.10-alternate-i386.iso

nao existe essa versao alternate do ubuntu so que com o xfce? o xubuntu que o hellaxe falou? eh q estou mesmo com fe´ de instalar uma distro linux no portatil. mas queria uma distro que funcionasse bem, tivesse bom aspecto e fosse minimamente completa. e como uso no pc ubuntu, essa versao alternate parece me ser uma boa soluçao para o portatil.
 
tou com um problema, ja instalei o ubuntu alternate e agora no reinicio ele pede-me um user e uma pass, mas nao tou a ver bem o q por, sera q podem ajudar.

ja tentei admin + pass e nao da ...

root + enter tb nao da ...
 
Última edição:
a mim quando escolho a opção de boot aparece o seguinte:

"irq 15: nobody cared (try booting with the "irqpool" option)
handlers:
[<c0236d40>] (ide_intr +0x0/0x1c0)
Disabling IRQ #15

e depois aparece

trying to enable frame buffer...

e nada :\

alguma ideia? isto já me tinha acontecido com o kubuntu.>(

ideias? []
 
Última edição:
calma! 35 min depois, ta a instalar! :D


edit: voltou a parar nos 85% da deteccção dos drivers para o cd rom :\
 
Última edição:
dos indicados o mais leve é o xfce. Depois gnome e seguido de kde.
Gentoo é hardcore mas tens guias para tudo...

quanto tem de ram a maquina ?

Se tentatesses correr o gnome e o kde num 350 com 64MB de ram vias que o o kde arrasta-se, mas o gnome esgana-se...

Eu gosto do fluxbox :)

Mas o xfce tb me parece jeitoso... e sempre é + leve do que o kde e gnome.
 
a mim quando escolho a opção de boot aparece o seguinte:

"irq 15: nobody cared (try booting with the "irqpool" option)
handlers:
[<c0236d40>] (ide_intr +0x0/0x1c0)
Disabling IRQ #15

e depois aparece

trying to enable frame buffer...

e nada :\

alguma ideia? isto já me tinha acontecido com o kubuntu.>(

ideias? []

experimenta adicionar nofb na linha do bootloader (desabilita o framebuffer, se usares o grub podes fazer um edit directo no menu)
 
Back
Topo