Linguagem C

mr_zener

Power Member
Gostava p.f. que me esclarecessem a seguinte questão
sou aluno de uma licenciatura em Engeharia Informatica e como tal recomendaram-nos para a disciplina de Algoritmos e Programação, o livro "Linguagem C" de Luis Damas, editora FCA.
Eu andei a ver na livraria e reparo k há dois livros mt parecidos o acima referido e outro de "Elementos de Programação em C" de Pedro Guerreiro, igualmente da Editora FCA

o que eu queria saber é de alguem que tenha estes livros, ou que tenha ja tido conhecimento, de qual a diferença entre os dois, ja que ambos referem abordar totalmente a linguagem em si.

Agradecendo qualquer ajuda


Andre
 
Olha, o "Elementos de Programação em C" não conheço, mas o do Luis Damas posso-te dizer que está muito bom. Bastante conciso, explica as coisas sem grandes rodeios e está bastante completo no que toca à programação em C.

Claro que nunca li nenhum de ponta a ponta e dúvido que alguma vez me tenha sido útil :002: mas isso é porque eu prefiro o google a livros onde nem o CTRL + F temos :-D
 
o Elementos de Programação em C foi indicado como livro de cadeira numa das cadeiras do meu curso. colegas meus dizem-me que o livro é abrangente e explica bem as coisas. mas é superficial. pela espreitadela que dei, gostei bastante. cobre uma série de tópicos fundamentais.

cumprimentos.
 
O do Pedro Guerreiro não conheço, mas se for tão bom como o dele sobre C++ podes esquecer. Não vale a ponta dum corno esse livro. Só o comprei porque é a única bibliografia autorizada numa das cadeiras que ele dá cá na faculdade..
 
O do Pedro Guerreiro não conheço, mas se for tão bom como o dele sobre C++ podes esquecer. Não vale a ponta dum corno esse livro. Só o comprei porque é a única bibliografia autorizada numa das cadeiras que ele dá cá na faculdade..
Eu pedi emprestado :x2:

Não conheço nenhum desses livros..., mas tenho ouvido maravilhas deste.

abraços, HecKel
 
obrigada pelas opiniões até agora, mas se for possivel colocar mais algumas agradecia, á partida já está mais que decidido, compro o "linguagem C" do Luis Damas que é o recomendado pela prof da disciplina. ;)
 
Usei o livro do damas no meu 11º ano (???) lembro-me que na altura todos gostamos daquilo ... mas tambem foi o unico livro de C que tive portanto não faço ideia se há melhores.
 
o livro para aprender C ou algoritmos?

eu comprei o livro do Luís Damas para aprender C e devo dizer que foi dinheiro muito mal investido. só precisei dele mesmo para começar, para coisas mais avançadas o livro não serve de nada.
se queres o livro para aprender algoritmos então esquece, se para C ainda tinha alguma coisa que se aproveitasse, para algoritmos e estruturas de dados não vale nada. apesar de tudo, é capaz de ser difícil encontrar um livro em português de qualidade...

mas esta é apenas a minh opinião.

quanto ao outro livro, não conheço.
 
Tenho o livro em casa esse do Luís Damas e posso te dizer que é bom para aprenders C.
Fala sobre a linguagem abordando os aspectos mais utilizados pela linguagem. Para aprenders acho que é muito bom tens a "facilidade" de ser Português. O outro que falas nao conheço.
Este a nivel de algoritmos julgo que nao te vai ajudar muito. Mas para algoritmos existem linguagens mais "faceis" de trabalhar e muito eficientes a nivel matematico. Como é o caso do Mathematica, MatLab, Fortran. Eu vou ter de trabalhar com uma dessas para trabalhar com algoritmos. Ainda nao escolhi talvez vá para o Fortran por ser o menos complexo.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Cumprimentos.
Noslen
 
O Livro do Luis não conheço.
Mas o Livro do Pedro Guerreiro conheço e bem..
fui meu prof na faculdade. Ora o k tenho a dizer do livro que k vais ficar a saber a programar da mesma maneira do Autor :(. É um bom livro para quem tem o Pedro Guerreiro como professor, pois as aulas dadas são basiadas no livro. Até na faculdade por vezes diziamos que "lá estas tu a programar à PG" :lol:. Eu sinceramente axo k o livro não abrange td o k devia abranger, mas como disse anteriormente, se tiveres como prof ou se o teu prof dá as mm classes e materia aposta no livro do Pedro Guerreiro.
 
se tiveres como prof ou se o teu prof dá as mm classes e materia aposta no livro do Pedro Guerreiro.

Mais vale pedir emprestado a alguém..., o exame é com consulta e, como é obvio, não dá para levar cópias do livro. O livro não serve absolutamente para mais nada..., tal como tu disseste..., aquilo é PG++ e não C++.

No entanto agora com a restruturação do curso (Bolonhesa para todos), não sei como vai ser leccionada a nova cadeira de POO.

abraços, HecKel
 
O livro do Damas... é tipo For Dummies, estás a ver? Mais vale ires a um site e aprendes o mesmo em 1 hora, não estou a gozar...

O do Pedro Guerreiro, mais vale limpares o cú a ele porque não vai ter outro uso, muito mau, mal organizado, bastante confuso, mau como livro e referência.

O melhor para começares: http://www.amazon.co.uk/C-Programmi...ef=sr_1_7/203-4768901-4241545?ie=UTF8&s=books

E em português, possivelmente este: Programação Avançada Usando C - FCA ( http://www.fca.pt/ ) - Isto porque estás em Algoritmos.

De resto, nada como a Web para ajudar.
 
Para mim e para alguns programadores bastante famoso, o livro The C Programming Language (2nd Edition) do Ritchie e do Kerninghan é o melhor que podes ler para aprender C. É simplesmente o melhor manual que poderás usar. Eu quando tive a primeira cadeira de C na FCT - UNL comprei este livro e depois utilizei-o ao longo de todo o curso. É melhor que qq livro em Português que possa encontras sobre C. Para alem deste, existe um outro, muito muito muito bom, que também utilizei ao longo do curso que é Pointers on C .
Foi lendo este livro que fiquei a perceber e saber como trabalhar com pointers de uma forma correcta. São os únicos 2 livros que recomendo a quem quer aprender ou utiliza C para programar.
 
Mas para algoritmos existem linguagens mais "faceis" de trabalhar e muito eficientes a nivel matematico. Como é o caso do Mathematica, MatLab, Fortran. Eu vou ter de trabalhar com uma dessas para trabalhar com algoritmos. Ainda nao escolhi talvez vá para o Fortran por ser o menos complexo.

usar Mathematica ou MatLab para aprender algoritmos?
para disciplinas como Análise Numérica, Métodos Numéricos ou outra que incida sobre algoritmos matemáticos até pode ser boa ideia, agora para outro tipo de algoritmos (ordenação, grafos, etc.) uma linguagem de mais baixo nível (como o C) é mais indicada (embora seja mais complicada de usar).
 
usar Mathematica ou MatLab para aprender algoritmos?
para disciplinas como Análise Numérica, Métodos Numéricos ou outra que incida sobre algoritmos matemáticos até pode ser boa ideia, agora para outro tipo de algoritmos (ordenação, grafos, etc.) uma linguagem de mais baixo nível (como o C) é mais indicada (embora seja mais complicada de usar).

sim quando estou a falar em algoritmos... tou a falar de simulação numérica. Sim é sobre algoritmos matemáticos.
 
Back
Topo