Análise Asus F3JC (Portátil)

Daniel Maia

Folding Member
O meu irmão lá entrou pa faculdade e claro está..precisava de um portátil...

Após umas consultas vi esta pequena maravilha, recomendei-o ao meu irmão e la fomos ontem comprá-lo.

Á primeira vista, a qualidade de construção é evidente neste portátil: olhando para as dobradiças do ecran vesse que são bem robustas e resistentes, sendo este um factor relevante na escolha de um portátil.

Site Oficial





Na parte esquerda tem apenas o gravador de DVD's:


Aqui na parte direita tem 2 USB's, uma ficha DVI, VGA, uma entrada ethernet 10/100 e uma para linha telefónica


Na parte da frente pode-se encontrar um comutador que liga o bluetooth e o wireless, as saídas jack para som e ainda um leitor de cartões


O detalhe da camara incorporada:
DSC03014.jpg


Aspecto Geral:






Aqui tem os vários leds de funcionamento:HD Led, caps lock, num lock, scroll, lock. Para além do botão de power tem 5 Hotkeys q podemos configurá-los. Dois deles já vêm configurados: 1 liga directamente ao browser predefinido, e outro permite escolher as várias opções do Power4Gear que explico adiante.
DSC03015.jpg



Manuais, cd's, cabos, etc...



CD's included:Nero V6.6 OEM, F3 Asus Mainboard drivers, Microsoft Works 8.5, PowerDirectorDVD, XP Home Edition
DSC02992.jpg


Manual, carregador, pano pa lipar o LCD, rato, ficha telefone, etc
DSC02997.jpg


Mala incluída:
DSC02998.jpg



Após este apresentação deixo-vos no seguinte post a parte mais interessante: Benchmark ao sistema
 
Última edição:
Decidi não fazer overclock, nem ao cpu nem à gráfica. Não consegui entrar na BIOS, e no manual, aparentemente, também não dizia como o fazer.

Uma das coisas que gostei bastante neste portátil, à primeira vista, foi o som. Tem duas colunas em cima, junto ao teclado (não sei a potência de cada uma) e dá um efeito excelente;)

Pormenor do gestor de audio:
som3.jpg


som2.jpg




Falando de 3dmarks: 3DMARK01 - 11690marks details na imagem:
3dmark01default11690.jpg


3dmark03:
3dmark03Default3742.jpg


3dmark05:
3dmark051791-1.jpg


AquaMark3 @ Quiet Office:
AquaMark3Default34203QuietOffice.jpg


AquaMark3 @ SuperPerformance
AquaMark3Default34281SuperPerforman.jpg



Hd Tach Long Bench:

Hdtachlongbench.jpg

Sygate 100Gb 5400rpm

- Burst Speed - 120.1Mb/s
- Random Access - 15.8ms
- Average Read - 31Mb/s

SiSoftSandra - Memory Bandwith @ Quiet Office
MemoryBandwithQuietoffice3761Mbs.jpg


SiSoftSandra - Memory Latency @ Quiet Office:
MemoryLatencyQuietOffice-117ns.jpg


SiSoftSandra - Processor Arithmetic @ SuperPerformance:
Processorarithmeticsuperperformance.jpg


PCMARK05 Result Details:
PCMARK05.jpg



E claro está: um SuperPI;)
SuperPI.jpg


-----//-----
Uma das coisas q analisei também foi o power4gear. Nos dois testes que fiz no aquamark3 vesse que em SuperPerformance teve um ganho de 80 marks, mudando apenas esse parametro.

O Power4Gear permite-nos os seguintes estados de sistema:

- Battery Saving
- CD Audio
- Presentation
- Quiet Office
- DVD movie
- Game
- High Performance
- SuperPerformance


Pelo que pude testar, o SuperPerformance tem mais acção nas memórias. Em testes de cpu o valor não alterava muito.

- Temperaturas
O cpu após 3dmark01, 03 e 3dmark05 nunca foi para além dos 46º. Em idle anda pelos 43º/44º
O disco rígido após uma boa desfragmentação chegou aos 40º, mas em idle anda por volta dos 32º/33º. Após umas boas horas de funcionamento nunca me deparei com zonas quentes no portátil, tanto na parte de cima como na de baixo.A parte do disco rígido raramente fica morna.

- Autonomia

Não testei a autonomia da bateria, mas aguenta cerca de 2h e 30min em SuperPerformance. Em battery Saving dura muito mais;)

- Análise Geral e Conclusão

Como já disse, gostei bastante do som neste portátil. É configurável em todos os aspectos e o stereo nota-se perfeitamente;). É um excelente portátil relação preço/qualidade. O TFT é de grande qualidade: muito boa luminosidade e um bom ângulo de visão;), apenas apresenta algum reflexo se tiver contra a luz. Uma coisa que também achei interessante foi a presença de um comutador, na parte da frente, em que podemos ligar o bluetooth e o wireless, tendo 4 escolhas possíveis quando o ligamos.
Aliado à boa qualidade de construção, este portátil é super silencioso: a ventoinha da estração de ar é facilmente ignorada pelos nossos ouvidos.
Recomendaria facilmente este portatil para quem pretendesse uma maquina boa a um bom preço;). Este portátil anda entre os 1020 - 1070 euros.


Espero que seja, de alguma maneira, útil.
 
Última edição:
Excelente review.
Os meus parabéns. Eu apenas teria comprado um Meron nesta altura do campeonato.

Tenho uma questão se não te importares.
Consegue-se ter um monitor na entrada DVI e na VGA ao mesmo tempo mantendo a imagem do ecrã do portátil? Ou seja ter 3 monitores ao mesmo tempo:)

Se puderes testar isso seria excelente.
 
Obrigado;)

Pelo que tenho aqui em casa não da pra testar:(..tenho apenas um CRT...posso depois pedir ao meu irmão pra testar quando for pa universidade...lá ja é capaz de ter...

Dpois mando notícias.

cumps;)

[EDIT] Tenho um adaptador igual a este:
12144.jpg


Mas não consigo encaixalo porque naquele pino mais largo do lado direito, tem aí mais 4 pinos..:(


Como aqui: PIC
 
Última edição:
Depois da tua chamada de atenção é que reparei que aquela entrada DVI não é standard. realmente as "normais" têm mais 4 pinos na parte do pino horizontal. Estranho. Pode ser que alguem consiga explicar isso.
 
Descobri que para ir à BIOS é carregar em F2

Não encontrei nada interessante...tem opções para o volume de speaker, utilitário easy flash, configurações IDE, BOOT, entre outros..

Depois tiro com a cãmara para ficar mais pormenorizado.
 
Também já usei um igual de um amigo. Para quem quer um portátil que não ultrapasse muito a barreira dos 1000€ parece-me neste momento a escolha mais acertada. Bom processador, exelente alcance wireless (confesso qu não estou habituado a usar portatéis em wi-fi mas a capacidade de alcance deste é fantástico!), e a gráfica dá perfeitamente pra jogar uns joguitos (experimentei MOHAA e PES5 e tudo na boa).
O silêncio é outro promenor bem interessante. Se querem dormir ao lado dele ligado, é a melhor escolha :p
O monitor como dizes tem reflexo. Foi talvez o ponto mais negativo que encontrei neste portátil. Para mim acho quase impossivel trabalhar nele com uma janela atrás de nós durante o dia. Apesar de ganhar pontos num ambiente mais escuro. Deixo o conselho que se quiserem um portátil para jogos mais recentes e puxados, talvez seja melhor gastar mais uns 150€. Caso contrário aconselho este sem dúvida!

cumps
 
Já alguem percebeu que entrada é aquela que é quase igual a uma DVI? Faltam ali 4 entradas para dar para as fichas DVI. Tudo o resto é igual.
 
Pois..

Segundo o fabricante aquilo é mesmo uma DVI

1 x Headphone-out jack
1 x Microphone-in jack
1 x Line-in Jack
1 x RJ11 Modem jack for phone line
1 x RJ45 LAN Jack for LAN insert
4 x USB 2.0 ports, 1x IEEE 1394 port
1 x TV Out (S-Video)
1 x Express Card
1 x DVI Port
1 x VGA Port
 
Pensei que essa gráfica desse uns pozinhos a mais no 2001.
Quanto a bios, nem todos os pcs é no del. Quando não é aí é nos F's. Pelos vistos já encontraste!

Tens que tirar esses autocolantes, são muito maus :D
 
ando na dúvida em comprar portáteis. e esta review deste portátil deu-me a volta parece um portátil porreiro.. se calhar depois de tanta procura vou mas é para este, ouço dizer tão bem da ASUS.. já andei a ver outros mas este aqui todo detalhadito e tal ;) bom trabalho e obrigado :> ... tipo pesquisei no site da asus e há vários modelos depois de F3JC.. qual é o teu?
 
ando na dúvida em comprar portáteis. e esta review deste portátil deu-me a volta parece um portátil porreiro.. se calhar depois de tanta procura vou mas é para este, ouço dizer tão bem da ASUS.. já andei a ver outros mas este aqui todo detalhadito e tal ;) bom trabalho e obrigado :> ... tipo pesquisei no site da asus e há vários modelos depois de F3JC.. qual é o teu?

agora já ha esse modelo mas com o T5500 em vez do T2300E, a minha prima comprou um e está muito bom, o ecran e o teclado sao magnificos, a grafica nao testei ...
 
ando na dúvida em comprar portáteis. e esta review deste portátil deu-me a volta parece um portátil porreiro.. se calhar depois de tanta procura vou mas é para este, ouço dizer tão bem da ASUS.. já andei a ver outros mas este aqui todo detalhadito e tal ;) bom trabalho e obrigado :> ... tipo pesquisei no site da asus e há vários modelos depois de F3JC.. qual é o teu?

Desde já obrigado:)

Dentro do Asus série F3JC há 3 modelos q só diferem no disco rígido --> 80Gb / 100Gb / 120Gb

Este é a versão de 100Gb

Podes ver aqui --> http://www.asus.com/products.aspx?l1=5&l2=26&l3=316&model=1220&modelmenu=2



Os autocolantes o meu irmão ja se encarregou de tirar:)
 
Eu comprei um F3JC tb mas é um modelo com um T7200. Já agora, quais são os drivers que estás a usar? É que eu ainda n mudei os meus, e com os de origem faço apenas 1685 3DMark05. É estranho, pois tenho um processador melhor k esse e tenho tb 2 Gb Ram a 667 Mhz...
 
Tava com poucos programs em background..tava tudo de origem e em modo "Superperformance"

De facto deveria de dar mais...ess processador é claramente melhor q este..

cumps
 
Existem Varios tipos de Fichas DVI, essa que aí está é uma DVI-D.

Podes ver mais info sobre o tipo de fichas aqui.

Mas sabes se dá para ligar ao o conector VGA e o DVI ao mesmo tempo. E se sim o DVI dá para ligar a um monitor com a ligação mais comum? Há cabos com saidas adequadas?
 
Back
Topo