Interessante...

Muito Bom!

O meu cunhado já me tinha falado de algo com estas antenas em "borboleta", será que dá mesmo aquela distancia?

Sinceramente: Duvido
 
Antenas Borboleta

Boas

As antenas borboleta por si só, dependendo da habilidade do artista, podem ter 6 a 8 dBi, instaladas com uma placa de CI a fazer refletor.
Para fazer 8 milhas ( ca 12 Km) precisas de colocar esse conjunto (antena + refletor) a funcionar como iluminador de uma parabolica p. ex de TV sat.
Aviso que dá algum trabalho a afinar o foco e a direcção vertical, mas ja consegui com alunos meus, 12 Km apenas com cartões WiFi PCMCIA e dois pratos de parabolica. Atenção que tem que ser o b a 11 Mbps, pois o g a 54, tem menos potencia de TX e muito menos sensibilidade no RX. É claro que tambem tens que ter cartões com conector para o pigtail, para poderes ligar o cartão à antena parabolica com uma baixada de 1 ou 2 m.

Cumprimentos

XP
 
Eu não percebo nada disso mas parece-me que ser uma cena muito fixe mas secalhar um bocado complicado de montar para quem não tem experiencia no assunto, pelo menos por enquanto ;)
 
WiFi long Distance

Boas

Não é dificil, mas precisas da "ferramenta certa", para medires em dBm o sinal que estas a meter no PC remoto e por sua vez o que dele recebes. As placas ORINOCO fazem isso, mas deve haver aí outras com conector para antena exterior que tambem façam.
O importante é:
1- Ter placas PCMCIA com Wifi -b 11 mbps com conector para ant ext.
2- Que essas placas tenham software para medir o sinal em dBm a)

Nota: dBm é o standard na medição quer para WiFi quer para 3G. Representa o numero de dB em relação ao miliwatt. Para TX as placas Wifi têm cerca de +15 dBm, mas na recepçao um valor aceitavel, será de -70 a -75 dBm. Menos que -75 dBm (repara o sinal negativo) irá ter uma margem de segurança muito pequena, pois para Wifi b) 11 mbps a recepçao minima anda pelos - 83 dBm a - 86 dBm.

Tendo estas ferramentas, é apenas paciência e tempo para fazer testes. Ja consegui 12 Km com sinal de - 71 dBm e se tivesse tempo conseguia distancias maiores. Em Espanha perto de Sevilha, uma Escola Tecnologica, ja conseguiu 30 Km nestas condições. Mas esqueçam o G a 54. Isso é só para distribuição caseira.

Cumprimentos

XP
 
Olá. Eu tenho o seguinte problema. Moro msm ao pé da faculdade, mas o sinal q recebo de wifi é mt fraco e n consigo ligar. Acham q vale a pena comprar uma antena wifi p aumentar a recepção?
E se sim qual devo comprar? Obrigada.

(Tenho um portátil Asus, n me lembro agr do modelo mas e recente, tenho-o ha menos de 6 meses)
 
WiFi long Distance

Boas

A primeira coisa que tens a fazer é comprar uma placa WiFi que tenha possibilidade de ligar uma antena externa, pois concerteza o teu portatil tem WiFi na MB e não deve ter conector externo para antena. Se calhar um ponto de acesso barato, mas que dê para ser cliente de ponto de acesso era melhor. Convem ver se pode levar antena externa, porque ha uns que não dão.

XP
 
Já fiz 10km com uma biquad dessas (e uma omnidireccional de 8dBi no outro extremo) sem problemas alguns.

Conforme referido atrás, pode ser adicionado um reflector parabólico para aumentar o ganho do sistema (de 8 para 20, até 30dBi, ou mais, dependendo do tamanho do reflector). Aí, o sistema faz, sem dificuldades, mais de 20km.
Dois sistemas biquad + parabólicas de 120cm foram utilizados há uns anos para bater o record WiFi, de 82km, se não estou em erro.

Ajuda se a placa tiver uma amplificação porreira, e há aí placas de 26dBm (400mW), e toneladas de placas de 23dBm (as mais conhecidas são as Senao).

Uma excelente placa para o comum dos mortais é a Orinoco Classic Gold. Ainda devem haver muitas por aí em 2ª mão. 5 estrelas.
 
Back
Topo