NGC Modificação de gamecube para RGB

MoDu

Power Member
Depois de meses à procura de um cabo RGB para a minha gamecube, tendo encontrado ou cabos caríssimos ou cabos que têm de vir de fora, cujos portes custam mais que o cabo, decidi tomar medidas drásticas.

Como imensas coisas na minha vida, decidi fazer eu mesmo.

Mas como? O conector da GC é proprietário, e outros conectores, inclusive um velho da N64 não têm os contactos necessários para RGB.

Portanto a única maneira de o fazer seria mesmo soldar directamente os 9 cabos necessários e ligá-los a um conector SCART de maneira a que não frite nada e que tudo funcione bem, afinal o resultado desejado é uma qualidade de imagem melhor.

Ora assim fiz! Depois de uns googlings, achei um site que ensina a desmanchar a GC, e outro que ensina quais as ligações a fazer.
Com esta informação pude começar a fazer as ligações.


Hoje pus mãos à obra, já soldei os 7 cabos vitais de serem soldados por dentro, pois é dificil fazê-los sair da consola sem os cortar ou as coisas não encaixarem bem.
Acabei por fazê-los sair através do conector digital, por entre as brechas no metal.
As duas ligações que faltam são as do som, que ligarei "por fora" através do velho conector da N64, aproveitando até para fazer um conector para fones por mini-jack.

Agora tenho que comprar os componentes necessários, antes de ligar a um cabo scart descarnado.



Isto parece um pouco desmesurado, mas fartei-me da tirania dos cabos, e no final, não devo ter gasto mais que 1€, incluindo cabos, componentes, solda e fita isoladora.
Assim já parece um pouco melhor que os cabos de 30 € da nintendo, ou os cabos de 2,5 € com 15€ de portes.


Se os moderadores acharem este tópico inadequado, estejam à vontade para o apagar.
Se não, mais relatos virão até eu finalmente ter sucesso.

Alguém interessado, em fazer o mesmo, é só perguntar que eu ajudo :P
 
Ja vi cabos RGB originais nintendo e novos por volta dos 5 euros em sites de leilões nacionais.
Mas mesmo assim é de louvar o teu trabalho.
 
E umas fotos do processo? Isso é que era de homem.
Já pensei em fazer o mesmo, mas ainda nada é melhor que a minha tv wide
com o cabo RGB cá em casa. E o monitor é pequeno...
 
Agora já fechei a GC, pois soldei os cabos todos em 30 minutos e foi sempre a abrir. Assim que acabei, fechei-a.

Mas posso sempre voltar atrás, visto que até estou a pensar em retirar o conector digital para substituir por outro meu que servirá para RGB apenas, sem sacrificar a mobilidade ou estética do cubo.
 
Peripécias de churrasco

Infelizmente perdi as fotos mais importantes que tirei. Assim que conseguir recuperar algumas posto aqui.
Segue-se o epílogo.

Para todos os meus apoiantes do churrasco de Gamecubes, tenho neste momento a minha GC a funcionar por cabo RGB caseiro numa GC modificada para isso.

E estou orgulhoso por isso :D

Passo então a contar a história do churrasco.




Na minha 1ª tentativa, soldei directamente na PCB da mainboard os cabos necessários para o meu conector, fi-lo bem, sem curto-circuitos nem nada. Estava agora preparado para a fase 2.

Fase 2 - Passar os 11 fios para fora da zona central da GC para um conector de série na caixa, que iria ser o meu intermediário equivalente ao conector de vídeo da GC.

IM000351.jpg


1ª coisa que fiz para arranjar espaço foi dessoldar o conector digital. Não o iria usar de qq maneira, por isso não há problema. Mesmo assim os cabos ficavam um bocado apertados, principalmente pk ficavam estrangulados entre o PCB (na aresta) e a caixa de metal envolvente.

IM000352.jpg


IM000353.jpg


Recortei então um pouco da PCB para os cabos passarem à vontade. Fiz isto apenas após me certificar que não iria danificar nada, tb não sou parvo. Felizmente, precisamente no meio da aresta, a PCB estava literalmente vazia, sem contar com a típica faixa envolvente da massa(Ground).

IM000356.jpg


Lá vou eu todo contente, finalmente montar tudo, encaixa tudo apertado, mas encaixa, acabo de fazer as ligações do cabo SCART comprado no chinÊs, acabo de soldar os cabos aos cabos aos cabos... baaah!

Ainda falta soldar as ligações à porta de série nos dois lados, para poder encaixar e desencaixar o cabo caseiro à vontade, sem sacrificar a pequenês e portabilidade do cubo.
Mais dois cabos soldados, e tenho agora um conector jack fêmea directamente no cubo para ligar os fones.

IM000361.jpg



Feito tudo isto, estou pronto para testar tanta soldadura.
Tenho agora um cubo montado, com uma porta de série onde antes estava o conector digital, e uma ligação para fones mesmo ao lado.

IM000360.jpg


Liga-se à TV por compósito, só para ver se não estraguei nada, e... Porreiro, ainda está tudo a bombar!! O som é que parece esquisito, mas deve ser por causa da ligação dos fones... Prossigamos.
Chegou então o momento da verdade.

Meto o Metroid Prime II a correr, e ligo o cabo RGB caseiro.

Ligo a GC e... TCHÃRÃ!!!! Temos imagem bastante mais nítida, temos som, temos phones ligados ao cubo, tudo a bombar.

Nisto não me contenho, e começo a jogar aquilo. Tinha acabado há pouco tempo o Metroid Prime, e pareceu-me correcto ver ao menos a primeira área.

O som continuva esquisisto, mas nada fora do extraordinário, apenas um pouco baixo e abafado.

Fico uns 10 minutos naquilo, altura em que me deparo que está na hora de sair urgentemente pois tinha um encontro marcado.

Como tinha o cartão de memória cheio, não pude criar uma gravação do jogo, e resolvi fazer como já tinha feito muitas vezes, que é deixar a GC ligada até voltar.
Este foi o meu grande erro.

A nintendo tem a mania de construir coisas quase indestrutíveis, inclusive a electrónica.

Quando chego a casa, vejo que pela minha tristeza, o jogo está no genérico, e não na pausa onde eu estava.
Tudo, deve ter faltado a luz outra vez, não faz mal.

Vou então continuar a brincar naquilo, quando reparo que não tenho som. Aumento o volume da TV, ligo os meus fones directos na GC, e nada.

Experimento outro jogo, mesma coisa.

Mau...Já lixei esta maravilha toda...!

Tava na altura de arregaçar as mangas, e ver o que se passava. Quando abro a GC, vejo um cabo dos meus que é branco, preto numa zona. Alguma coisa estava ali mal.
O cabo estava mesmo queimado!! Como é possível isto acontecer num cabo de sinal?
Vejo o meu bloco de notas para ver qual era o sinal daquele cabo. Audio, canal esquerdo. Tou ******...








Isto já parece uma novela de tanto que escrevi, por isso vou abreviar um pouco agora.

Aparentemente, o cabo branco do audio ficou apertado contra a aresta da PCB, que o cortou.
Cortado, o cabo estava em contacto com a faixa de ground da PCB.
Era este o curto-circuito que me queimou o chip de som, e também a fonte do chip de som( a gc tem uma pequena fonte interna que dá 5, 2, 12, 6 volts... por aí fora).

Tristeza das tristezas, mas mantendo-me fiel ao projecto, compro outra GC em segunda mão aqui no fórum para lhe aplicar terror. Ao menos sempre ganhei um comando original. 60€ GC mais comando + cartão de mem, para nunca mais ter de deixar a GC ligada :P

Começo a desmanchá-la, e prepará-la para o terro, quando experimento usar a fonte velha na GC nova para diagnóstico(nesta altura ainda não sabia que a fonte estava estragada, apenas pensava que fosse o chip do som).
Ah, Pânico! Não há som!
Faço uma montagem super rápida com a fonte original(boa) e vejo que tenho som outra vez. Ufa.
Com esta jogada descobri que a fonte estava estragada. Será que é só a fonte que está estragada? Deixa experimentar a fonte nova com a GC velha.

Sem som outra vez, bem deve ser mesmo o chip de som que berrou, não mexo mais.
Monto novamente a fonte nova na GC nova e pumbas... NÃO TENHO SOM!

Assim fiquei durante quase um mÊs, sem som em duas GC's. Até que comecei a ver a analisar as fontes. Descobri que um das fontes(a velha) tinha um pequeno fusível. Testo-o, e está queimado. Faço um curto-circuito para ver no que dá, e um dos pinos da fonte dá agora 12V onde dantes não dava nada.
Experimento ligar então a fonte velha com substituto do fusível, e....

e....e
e..


Temos FINALMENTE UMA GC A FUNCIONAR, COM SOM, CABO RGB MONTADO E FONES.!!!!


Parece quea final não foram 60€ para o lixo.

Pelos vistos:

A GC 1 queimou o chip de som que queimou a sua fonte de alimentação.
A GC 1 queimou a fonte da GC 2.
Arranjei a fonte da GC 1, e ponho-a na GC 2 que não tem o chip de som queimado.
Funciona tudo!: arruma bem, certifica soldadaduras, recorta bem a caixa de metal para não apertar os cabos, fecha, aparafusa, tranca e manda fora a chave!!!
 
EXCELENTE...

AFINAL SEMPRE DEU QUALQUER COISA..

´já não és o "tipo que queimou a GC em experiências", mas sim "o tipo que queimou um GC em experiências mas ainda consegiu dar a volta" !!!

uma dica..

Depois das soldas..e tudo bem verificado, aplica um pouco de cola quente... fortaleçe os fios, e as soldas nunca mais saem... fica muito seguro...!!! muito mesmo..
 
Das poucas vezes que fiz buracos para acrescentar "features" a coisas fiquei sem plastico:wow:
Circuit-bending com "pianos" de €1, por exemplo... e giro :)
 
LOL, tive um amigo meu que me quis meter nisso, mas eu continuo a preferi brincar com sintetizadores :P


Não acredito que depois de uma aventura destas, não tenho direito a um comentário do I_Eat_All
 
LOL, tive um amigo meu que me quis meter nisso, mas eu continuo a preferi brincar com sintetizadores :P


Não acredito que depois de uma aventura destas, não tenho direito a um comentário do I_Eat_All
Oh, desculpa :( eu era para comentar, mas vi o mod quando estava na escola (sem login) e não deu, depois esqueci-me.

Grande aventura mesmo, mas ainda bem que deu tudo certo no fim, está mesmo muito bom :D

Adoro o pormenor do jack para os fones :p
 
VVhat, podes dizer-me de onde é que tiraste esta info?

É que depois de estourar com a minha TV..... acho que este mod é bem vindo.

Outra pergunta, será melhor fazer o mod do som, ou usar as duas saídas do cabo RGB?
 
VVhat,
Para quem queria poupar uns trocos, ficou-te cara a brincadeira...

A todos os que estiverem interessados em ligar o cubo por RGB e antes que se decidam
a assassinar os coitaditos com invenções... fica aqui o contacto de duas lojas onde
havia estes cabos no mês passado:

- Pediram-me 15€ por um cabo RGB original usado na loja www.Videojogos.com no
Gaia Shopping.
- Pediram-me 15€ por um cabo RGB original novo na loja www.Prameta.com no CC Brasília.

É uma questão de ligarem para lá a perguntar se ainda têm.

--
Rasteirinho
 
Back
Topo