PT Prepara ADSL 2+

_TheMaster_

Power Member
Não sei se este é o sitiu indicado para meter isto mas...

Portugal Telecom está a prepara o lançamento da nova ADSL 2+ na sua rede.

O ADSL que nós todos conhecemos já tem um sucessor, a proxima geração do ADSL será o ADSL2+.
Assim o ADSL2+ permite ser configurado para chegar a velocidades até 24Mbps a uma frequência de 2MHz (substituindo os actuais 1 MHz) através das linhas telefônicas e será full duplex, permitindo assim ter a velocidade de download igual à velocidade de upload, contrariando aquilo que é utilizado no ADSL comum em que o download é feito a velocidades superiores à do upload.

A PT já definiu alguns tarifários que vão estar disponiveis a partir de 5 de Novembro de 2006.

SAPO
1M (Substitui o 512k)
8M (substitui o 4M)
24M (substitui o 8M)

TELEPAC
4M (substitui 2M)
8M (substitui 4M)
24M (substitui 8M)

Eis algumas questões :

P. : Os preços actuais vão manter-se?
R. : Sim

P. : Os Clientes vão ser contactados?
R. : Sim, no processo de migração os clientes serão contactados sobre as acções
a tomar para migrarem para tecnologia ADSL 2+

P. : O equipamento ADSL vai ser trocado?
R. : Sim, está prevista a troca de equipamento terminal (para migrações de 8M
para 24M e em alguns casos de 4M para 8M)

P. : Quais os custos para o Cliente da troca de equipamento?
R. : A troca é grátis desde que se trate de um equipamento equivalente.

Fonte:CDRWXP
 
o mau é que por exemplo quem tiver 8 megas e a linha não suporte (como eu que so atinjo 6.2 :\) eles de certeza que não vão fazer nada para garantir essas velocidades.

Ou seja, se queres ter essa velocidade, tens que pedir à pt para te mudar a linha (é isto o necessário para garantior maior velocidade? ja agora esclareçam-me sff :) ) o que da ultima vez que vi custava uns 80 e tal euros :|

Estou é realmente curioso sobre o facto de passar a ser fullduplex.. será que a pt vai disponibilizar essas velocidades de upload? dava-me muito jeito :D (gameserver em casa que era um mimo).

Nuno
 
o mau é que por exemplo quem tiver 8 megas e a linha não suporte (como eu que so atinjo 6.2 :\) eles de certeza que não vão fazer nada para garantir essas velocidades.

Ou seja, se queres ter essa velocidade, tens que pedir à pt para te mudar a linha (é isto o necessário para garantior maior velocidade? ja agora esclareçam-me sff :) ) o que da ultima vez que vi custava uns 80 e tal euros :|

Estou é realmente curioso sobre o facto de passar a ser fullduplex.. será que a pt vai disponibilizar essas velocidades de upload? dava-me muito jeito :D (gameserver em casa que era um mimo).

Nuno

Trocar de linha não te vai fazer grande coisa, a menos que tenhas uma linha toda "mamada" que te impeça de ter maior velocidade, mas o mais certo é pura e simplesmente estares a uma certa distancia da central, que te permite "apenas" a velocidade que tens, ADSL é assim, é a natureza do bicho e a PT não pode fazer nada, não vão meter centrais à porta de casa de toda a gente para poder garantir o maximo de velocidade, isso pura e simplesmente não se faz, nem cá nem em lado nenhum.

A tua central sendo equipada com tecnologia ADSL2+, vais ter maior velocidade, pois esta permite velocidades maiores à mesma distancia, em comparação com o ADSL. Se a tua central tem ou não essa tecnologia, isso podes ver indo aqui: http://www.amen.pt/static/index_1333.html

Metes aí o teu numero, apontas o nome da tua central, vais ao PDF da PT: http://ptwholesale.telecom.pt/NR/rdonlyres/FF041DAD-358C-4346-9697-EDFF3344D862/1367299/ADSLPT.pdf , e procurando pelo nome da tua central, vez se esta já tem essa tecnologia, se já tiver, em novembro terás melhores velocidades(supondo que tens ou vais comprar um modem capaz de ADSL2+), se a tua central ainda não tiver, terás de esperar que aí chegue.

Quanto à noticia, a meu ver está evidentemente errada, ADSL ou ADSL 2+ não é capaz de linhas simetricas a essas velocidades ponto final, so se estiverem a confundir com as iniciativas VDSL2 que a PT está a iniciar, essa sim capaz de linhas simetricas a tais velocidades. De qualquer forma VDSL2 não é para novembro.
 
Última edição:
Estava para aderir akela promoção da troca do modem USB pelo modem/router wireless da Telepac, mas com o modem é só pra ADSL normal, acho k vou aguardar mais um tempinho a ver o k isso dá...
 
Vai haver linhas simétricas? Sim. Até 2 megas. Falta saber é quem é que vai ter essas ofertas e os preços que devem ser bastante proibitivos. Consultem o PDF e verão que tenho razão. 1024/1024 e 2048/2048 são as ofertas a nível de centrais telefónicas. ADSL 2+ Anexo M é a tecnologia.
 
Última edição:
Jà agora esclareçam-me, esse amen.pt está a dizer-me que eu tenho 4% de probabilidade de a minha linha poder ter serviço adsl...lol. Tenho adsl já há 3 anos, e embora n seja muito estável, liga-se a 4Mb. Afinal para q serve esta página?
 
re:

Lamento informar.. mas ADSL não se baseia em ligações simetricas ao contrário da noticia aqui metida.
ADSL2+ permite velocidades assimetricas até aos 24mbits.

Segundo ponto de afirmar é que VDSL permite, velocidades assimetricas mas usa o recurso a uma cabelagem diferente. Usando 1 terceiro cabo.

O que se fala é na nova implementação chamada VDSL2, que consiste nas velocidades de debito de VDSL aliado as caracteristicas de ADSL2+, ou seja, iremos ter uma tecnologia que actualmente pode chegar aos 100mbits de downstream e que tem a mesma cobertura cobertura de sinal de ADSL2+ na mesma estrutura fisica de cobre. Basicamente o update de ADSL2+ para VDSL2 é facil de fazer e com poucos custos. O melhor disto tudo é a retrocompatibilidade, ou seja, a coexistencia de VDSL com ADSL2+ etc.. assim cada cliente poderá ter a tecnologia mais adequada ao seu caso.


Os 100mbits só estão previstos para ser comercializados no JAPAO. É unico sitio onde a largura de banda maxima de VDSL2 será usada. Alem do mais só assim podia ser, pois era a unica maneira de tornar tal tecnologia competitiva num mercado completamente dominado por FTTH.

No caso da europa está pervista a utilização de banda até aos 50mbits de downstream.

Os mesmos problemas relacionados com distancia serão verificados em VDSL2 de igual forma a ADSL2+. A questão da curta duração do iplease time em tecnologias do género será outro ponto que pessoalmente não sei se continuará a verificar em ligações VDSL2, mas certamente tira todo o prestigio do chamado "always on".


*Os pacotes a serem usados e comercializados pelas possiveis organizações em portugal eu não faço a minima ideia.


A minha opinião é que isto continua a ser uma solução que apenas vai tapar o buraco do real problema das ligações a ISP's em todo o mundo.
 
Lamento informar.. mas ADSL não se baseia em ligações simetricas ao contrário da noticia aqui metida.
ADSL2+ permite velocidades assimetricas até aos 24mbits.

Segundo ponto de afirmar é que VDSL permite, velocidades assimetricas mas usa o recurso a uma cabelagem diferente. Usando 1 terceiro cabo.

O que se fala é na nova implementação chamada VDSL2, que consiste nas velocidades de debito de VDSL aliado as caracteristicas de ADSL2+, ou seja, iremos ter uma tecnologia que actualmente pode chegar aos 100mbits de downstream e que tem a mesma cobertura cobertura de sinal de ADSL2+ na mesma estrutura fisica de cobre. Basicamente o update de ADSL2+ para VDSL2 é facil de fazer e com poucos custos. O melhor disto tudo é a retrocompatibilidade, ou seja, a coexistencia de VDSL com ADSL2+ etc.. assim cada cliente poderá ter a tecnologia mais adequada ao seu caso.


Os 100mbits só estão previstos para ser comercializados no JAPAO. É unico sitio onde a largura de banda maxima de VDSL2 será usada. Alem do mais só assim podia ser, pois era a unica maneira de tornar tal tecnologia competitiva num mercado completamente dominado por FTTH.

No caso da europa está pervista a utilização de banda até aos 50mbits de downstream.

Os mesmos problemas relacionados com distancia serão verificados em VDSL2 de igual forma a ADSL2+. A questão da curta duração do iplease time em tecnologias do género será outro ponto que pessoalmente não sei se continuará a verificar em ligações VDSL2, mas certamente tira todo o prestigio do chamado "always on".


*Os pacotes a serem usados e comercializados pelas possiveis organizações em portugal eu não faço a minima ideia.


A minha opinião é que isto continua a ser uma solução que apenas vai tapar o buraco do real problema das ligações a ISP's em todo o mundo.
Disseste muita coisa certa, mas falhaste em alguns pontos.

Onde começas a falhar é em dizer que os 100 Mbps em VDSL2 não se vão comercializar na Europa. A PT anunciou, creio que esta semana, que vai lançar um serviço baseado em VDSL2 a essa velocidade para o ano que vem. Mais informações podes ver aqui, segundo fonte próxima e notícia da PT. Também é dito que os 100 Mbps se irão alcançar a cerca de 4 a 5 Km, mas não acredito muito, mas não é dada muita mais informações. E não vai ser exactamente o VDSL2, vai ser uma tecnologia desenvolvida pela PTInovação e baseada neste protocolo, por forma a alcançar uma maior distância.
Também é lá dito que o pacote irá incluir IPTV, video on-demand, TV, net, telefone...

E já agora, qual é o real problema das ligações em ISP's em todo o mundo? É que me parece que estás a confundir ligações domésticas, com menos qualidade e menos garantias de serviço, com as ligações dedicadas. O problema não está nos ISP's, está no custo de ligações de qualidade (simétricas, com garantias da velocidade contratada, etc).
 
re:

Eu falo de isp's de menor instancia, os que tu chamas para clientes residenciais.


ISP carriers e todos os serviços que tem ligações directas a eles, concerteza que terão a sua qualidade e eu não ponho em duvida isso.
E cometi um erro, eu falo em todos os ISP's que usam as ligações via DSL.


Isso da nova tec da PTInovação, realmente não tenho conhecimento. Tudo o que eu falo é de acordo com as normas do DSL Forum que já aqui fiz referencia na techzonept.

Já agora como eu disse os 100mbits estão "previstos", para o JAPAO, porem nada impede de portugal vir a utilizar banda total da tecnologia VDSL2 logo no primeiro dia ou vir a ser usado protiormente, como foi no caso da ADSL.
* Este argumento está de acordo com esta no DSL FORUM.


Já agora se a nova Tecnologia da PTInovação irá resolver o grande problema da distância???? É algo que eu não estou a ver a ser resolvido com muito sucesso. Principalmente quando falamos da capacidade maxima dos 100mbits.
A unica coisa que sabia de acordo com um tópico metido aqui na techzonept era o facto da PT estar a realizar testes para a implementação de VDSL2.
Mas como disse anteriormente não tenho conhecimento da tecnologia da PTInovação e no meu caso será esperar e ver para crer.


Já agora eu não duvido do "forumdabandalarga".
Mas para meter fontes mais crediveis:
Eu meto aqui um link de um PowerPoint de lá. Basicamente é um tutorial sobre VDSL2:

http://www.dslforum.org/learndsl/ppt/VDSL2_Tutorial-2005.ppt


Edited:
Logo nas primeiras paginas podes ver uma tabela inicial que diz:

VDSL2 -12 MHz long reach
G.993.2
Very-high-data-rate DSL 2
2005
55 Mbps down
30 Mbps up

VDSL2 - 30 MHz
Short reach
G.993.2
Very-high-data-rate DSL 2
2005
100 Mbps up/down

--------------------------------------------------------------------------------

Se tu estás a dizer-me que a PT vai conseguir manter as mesmas distancias da G.993.2 a 30mhz ( 100mbitsdown/up ). Eu pessoalmente não estou a ver isso.


Já agora:

Europe
Triple-Play with at least 3 DTV channels + 5Mbps surfing + VoIP
30Mbps downstream, 3Mbps upstream
VDSL2 compliant
ADSL backwards compatible
20.5dBm transmit power
Fits into existing ATM infrastructure
ADSL-like long reach performance

* Como eu digo e volto a repetir isto são apenas previsões e ninguem tem que cumprir isto à regra!

Agora como tu dizes vamos esperar pela tal PTinovação.....
 
Última edição:
Back
Topo