Kentsfield QX6700 / Q6600

Zar0n

Power Member
Kentsfield QX6700 / Q6600

Additionally to the Intel Core 2 Extreme QX6700 (the official denomination of the Kentsfield) expected in November, Intel will democratise the Quad Core from Q1 2007 with the Q6600. The sales denomination of this processor (Core 2 Quad?) is still unknown. It will include two dies of E6600, be clocked at 2.4 GHz and use a FSB of 1066 MHz. The QX6700 will be clocked at 2.67 GHz and use a FSB of 1066 MHz, and not of 1333 MHz as predicted by various rumours.

The price of this processor is unknown since it isn't included to the current price list which will be in use until January. We noted by the way in this list that there are Core 2 Duo processors price cuts.

O QX6700 deve custar uns tipicos 999€, e o Q6600 deve ocupar o lugar do conroe 6600 sendo assim vão ter k descer e bem o preço dos conroe :)

1066 FSB :\
 
Isso vai vir "capado" a defaut, mas ao menos não vai limitar o OC...

O Q6600 deve ser na ordem dos 500-700 € estando entre os E6700 e os X6800, é um gap muito grande teres o Q6600 a 350 € e o QX6700 a 999 € :|

O x6800 deve abaixar para uns 600 € +-, o E6700 para uns 350-400, o E6600 200-250, E6400 @ 150-200 e E6300 na ordem dos 100-125 € :D
 
Última edição:
Isso vai vir "capado" a defaut, mas ao menos não vai limitar o OC...

O Q6600 deve ser na ordem dos 500-700 € estando entre os E6700 e os X6800, é um gap muito grande teres o Q6600 a 350 € e o QX6700 a 999 € :|

O x6800 deve abaixar para uns 600 € +-, o E6700 para uns 350-400, o E6600 200-250, E6400 @ 150-200 e E6300 na ordem dos 100-125 € :D

Confusing...

Então na mesma frase dizes que o Q6600 custará 500~700 euros, e em seguida já dizes que são 350 euros ?
What gives ?


Razão tive eu para não ligar aos Core 2 actuais e montar o meu PD 805 temporariamente na P5B DLX.
Kenstfield, here i come. :D
 
se leres melhor quiz esplicar que um Q6600 ao mesmo preço de um E6600 é um gap muito grande

Os price-cuts vão chegar aínda antes do final do ano, mas duvido que sejam tão radicais assim.
O que consta é que a Intel pretende manter um certo "premium" no valor dos Kentsfield, e baixar ligeiramente apenas os E6300, E6400 e E6600, desaparecendo o E6700 dual-core.
E devem também aparecer algumas versões mais lentas dos Core 2 (E5xxx) para começar a preencher os "buracos" na gama deixados pelos Pentium D, que estão de saída.
Tal como nas variantes mobile, o FSB mais baixo (talvez apenas 800 ou mesmo 667MHz, em vez dos 1066MHz dos outros) e a desabilitação do VT (virtualização assistida) serão as diferenças primárias.
 
Última edição:
E devem também aparecer algumas versões mais lentas dos Core 2 (E5xxx) para começar a preencher os "buracos" na gama deixados pelos Pentium D, que estão de saída.
Tal como nas variantes mobile, o FSB mais baixo (talvez apenas 800 ou mesmo 667MHz, em vez dos 1066MHz dos outros) e a desabilitação do VT (virtualização assistida) serão as diferenças primárias.

Para a gamas mais baixas vais ter o Celeron M 520 1.6 533FSB(single core conroe) $130 e modelos inferiores
Tb vai haver o Conroe-L 1.4-1.8Ghz 800FSB 1MB L2, mas primeiro ainda têm muito stock de P-D para limpar, e ainda n ha muita produção de conroes.

De ***** o k me agrada é k com o C2Q o preço dos C2D vai cair mais depressa :)
 
Aparentemente tudo indica que a Intel está em linha com o seu ultimo roadmap de Junho 2006 e supreendemente o lançamento do 1º Kentsflied poderá ocorrer já em Novembro, quando eu somente acreditava ser possivel em Dezembro ou Janeiro de 2007 no pior cenário.
 
Última edição pelo moderador:
A Intel ficava mais quietinha e lançava os meninos lá para janeiro 2007 que estava bom... Quem comprou conroes e tal não deve achar graça vir eles desvalorizarem 30 a 50% num curtissimo espaço de tempo!

Dass, ainda bem que despachei o 6600...
 
Última edição:
Tb axo k os C2D n ficaram desactualizados, pk a n ser k se usem aplicações especificas multicore intensivamente n ha razão para mudar para o kentsfield.

Agr a desvalorização em tão pouco tempo do CPU :\ isso é lixado.
 
Lixado lixado foi quem se meteu em AM2...

Já se sabia k os preços iam cair com o conroe, agr neste caso a Intel adiantou o roadmap.

Axo má jogada do ponto de vista empresarial por parte deles deviam xular mais o ppl com o conroe e quando perde-se o factor novidade é k introduziam os C2Q.
Ainda por cima a AMD nem pode fazer nada para responder neste momento, como tal mais valia guardar a carta para mais tarde.

Do ponto de vista do user é optimo claro, então de mim k ainda n comprei :)
 
Eu sinceramente acho que ao preço a que os E6300 e E6400 e E6600 estão, dificilmente se pode considerar chulagem tendo em conta os ganhos e a concorrencia...
 
Desvalorizações em informática é o pão nosso de cada dia.

Aqui a malta é que gosta de andar na crista da onda (eu não sei se andarei nela por muito mais tempo....já estive bem pior) mas um E6600 ou um E6400 com um pouco de overclok, tem um loooongo tempo de vida se nós quisermos.
Eu até no próprio windows a abrir o explorador a abrir discos, aquilo são fracções de segundo, alta rapidez...sem falar no caga frames daquilo...lol

Só um louco pensará o contrário.

Acho que a Intel devia ficar sossegada por mais uns tempos, a não ser que saiba alguma coisa sobre os AMD que nós não sabemos, e queira antecipar os louros (lucros) :D
 
Axo má jogada do ponto de vista empresarial por parte deles deviam xular mais o ppl com o conroe e quando perde-se o factor novidade é k introduziam os C2Q.
Ainda por cima a AMD nem pode fazer nada para responder neste momento, como tal mais valia guardar a carta para mais tarde.

Saem os Quad, baixa o preço dos Duo, as pessoas começam a comprar Duo :D
 
Comparando performance/preço, estes quad cores nem são caros e com uma "bolacha" de 572 mm2 não devem ser baratos de produzir.

Também nem todos precisam de um Quad core e quem precisa, normalmente está em posição de comprar cpu high-end.

Caros são FX com mais 200 mhz ou EE mais caros que Xeons com piores specs. Nunca um multiplicador desbloquado foi tão caro de produzir.
 
Notamos a diferença mal fazemos o primeiro boot com a novidade, mas rápidamente tudo isso se transforma em normalidade,e só damos valor ao que temos quando, por acaso, fazemos contacto com algo do passado e achamos que aquilo deve estar avariado de tão lento . Um amigo meu comprou uma câmara de video Panasonic 3CCD por cerca de 800 euros e chegou das férias do Algarve começou a fazer a ediçao do video com o Ulead Moviefactory4 , telefonou-me muito preocupado que o pc ( Nforce2+Athlon 2.600+) bloqueava durante o processo , aconselheio-o a tirar o overclock e quando fui a casa dele fartei-me de rir , o gajo pensava que o pc metia 2.8gb de avi em dvd-video com um click , e por isso abortava aos 10 minutos de espera, pedi umas 10 vezes que tivesse paciência e ao fim de +-uma hora lá fomos ver o "DVD Férias Algarve 2006".Nós aqui não fazemos figuras destas porque que estamos sempre prontos para novas e melhores surpresas. Venha o Kentsfield e o K8L tambem . Viva a AMD que obriga a Intel a produzir Conroes !!!
 
Um amigo meu comprou uma câmara de video Panasonic 3CCD por cerca de 800 euros e chegou das férias do Algarve começou a fazer a ediçao do video com o Ulead Moviefactory4 , telefonou-me muito preocupado que o pc ( Nforce2+Athlon 2.600+) bloqueava durante o processo , aconselheio-o a tirar o overclock e quando fui a casa dele fartei-me de rir , o gajo pensava que o pc metia 2.8gb de avi em dvd-video com um click , e por isso abortava aos 10 minutos de espera, pedi umas 10 vezes que tivesse paciência e ao fim de +-uma hora lá fomos ver o "DVD Férias Algarve 2006".
Muito sinceramente isso tambem é parolice, nada tão cedo vai converter tal quantidade de informação com essa eficiência.

@ blastarr olha que tb não te dês por tão contente assim, não sabes o que andas a perder com uma CPU destas. Mesmo este E6400 era suf para te deixar a espumar pelo cantinho da boca :D

Os benchs são mt bonitos, mas é mais satisfatório termos um para o dia-a-dia.

Em principio tb n vou trocar logo para Kentsfield, mas a querer podia sempre vender este e pagar a diferença (como tu, e a diferença tb n seria assim tanta, or so i hope).
 
Última edição:
Eu já me estou a começar a convencer que tenho que me deixar desta vida de andar na crista da onda, e axo que estes Kentsfield vão ser a minha prova de fogo :004: :004:

Não troco! :002:







..........espero eu de que... >( >(
 
Muito sinceramente isso tambem é parolice, nada tão cedo vai converter tal quantidade de informação com essa eficiência.

@ blastarr olha que tb não te dês por tão contente assim, não sabes o que andas a perder com uma CPU destas. Mesmo este E6400 era suf para te deixar a espumar pelo cantinho da boca :D

Os benchs são mt bonitos, mas é mais satisfatório termos um para o dia-a-dia.

Em principio tb n vou trocar logo para Kentsfield, mas a querer podia sempre vender este e pagar a diferença (como tu, e a diferença tb n seria assim tanta, or so i hope).

Eu não quero saber de benchs de jogos para nada.
Vou esperar pelos Kentsfield por uma simples razão:
- Threads.

Não importa os MHz que consigam dar num E6300/E6400/E6600/E6700/X6800, para aquilo que eu uso as CPU's (Rendering 3D), o que interessa são a quantidade de cores.

Um exemplo:
No Alias ImageStudio (basicamente é um interface gráfico para o MentalRay), com o A64 Winchester do meu irmão em OC para 2.6 GHz (em default são 2.0 GHz), no render de uma composição que eu criei para usar como benchmark com settings normalizadas, um output de 640x480 demora 31 segundos.
Num Pentium D 805 (a 2.66GHz, e são dois núcleos Pentium 4), sem qualquer tipo de OC, a mesma cena demora apenas 20 segundos a ser concluída.

Ambos os cores são usados no rendering, como é possível comprovar abrindo o Task Manager do Windows e verificando o load em cada um deles.

Assim, se um core A64 que é tão bom em jogos e com um OC considerável como aquele é batido por um PD 805 a default, imaginem 4 cores Conroe e 8MB de L2, sendo que cada core é bastante melhor do que o do A64 Winchester e aínda mais em relação aos Pentium 4/Pentium D...
A motherboard (Asus P5B Deluxe) foi comprada com esse propósito, tal como os 4GB de DDR-2.
 
Última edição:
Back
Topo