links e url em php

[N]

Power Member
Saudações! Alguém me diz como mudo o url das páginas em php. por exemplo em vez de "123/contactos.php" ficar "123/page?=3" algo assim.

Já agora como faço include de um ficheiro? é
Código:
 <?php require_once( 'head.php' ); ?>
?
 
Boas!
para passar variaveis por url podes usar o metodo post do php, ou então passar o url directamente.
Incluir ficheiros usa include('file.php') ou include_once('file.php')
 
Podes utilizar o htaccess para te escrever os url's como quiseres. Nao sei porque queres usar um formato mais complicado de se perceber a nivel de SEO. Mas pronto, pesquisa por htaccess e mod_rewrite

:)

include e require, ambos fazem o que pretendes. Têm é comportamentos diferentes no caso de haver uma falha durante a inclusão. Basta pegar no manual de PHP e verás as diferenças. Ligeiras, mas bem obvias. E depois escolhes a mais adequada.
 
[N];1157854 disse:
Saudações! Alguém me diz como mudo o url das páginas em php. por exemplo em vez de "123/contactos.php" ficar "123/page?=3" algo assim.

Já agora como faço include de um ficheiro? é
Código:
 <?php require_once( 'head.php' ); ?>
?


Penso que não é possível mudar o url nas páginas php. É possível fazeres "123/contactos.php?page=3" em que "page" vai ser assumido como uma variavel que é igual a 3, se utilizares $page = $_GET['page'].
 
Nao sei porque queres usar um formato mais complicado de se perceber a nivel de SEO.
Tenho uma opinião idêntica. Se podes tornar mais óbvio para os bots dos motores de busca e para o utilizadores em que página estão só de olhar para o link porque hás-de complicar? Os motores de busca vão indexar a palavra contactos usada no nome da página contactos.php, mas já não vão fazer nada com page?=3. É só uma questão de preferência ou tens outra razão?
 
é só preferencia. fica mais "eye-candy". Isto porque há páginas em que não há interesse em estarem optimizadas para SEO.
 
podes sempre fazer uma coisa do genero :


blabla.php?page=main
blabla.php?page=contact
blabla.php?page=login
etc etc etc

e no codigo php fazes algo do genero :

include("$_GET['page']");
 
Registo: 01-10-2006

uma boa possibilidade para chamares as páginas como keres, do género:
"123/page?=3", podes até esconder, o page, e ficar: www.nomesite.com/?var=3

Aqui podes usar a barra, porque a barra toma o valor de uma das páginas k esteja por defeito, por exemplo se dentro dessa pasta tiveres um index.php, e estiver definido no iss ou apache como página pré-definida, a barra toma o mesmo valor k index.php.

Ou seja, sempre que chamares uma página, chama assim: <a href='/?var=(nº da página)'>.
E na página onde fazes o include, podes chamar um outro php, onde tens todas referencias para as páginas, com isto está a fazer uma maior abstração do código. Seria algo do género:

No ficheiro index.php, fazes include_onde('url.php). dps crias uma $get = url('(aqui envias o número da página k keres, ou seja o valor de $_get['var'])'), esta função url está no ficheiro url.php

O ficheiro url.php:

function url($var)
{
switch($var)
{
case 1: return "pagina/teste.php";break;
.
.
.
}
}

e no ficheiro index.php, onde keres fazer o include, fazes include($var (-este ´o valor retornado da função url do ficheiro url.php-))

Espero ter ajudado.lol
 
Última edição:
Back
Topo