Ajuda a formatar disco em caixa USB no Ubuntu

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Precisava da vossa ajuda para conseguir particionar um disco que tenho numa caixa.
Eu penso que já consegui com o QTParted o problema é que não consigo escrever nada no disco.

Imagino que tenha que editar qq coisa mas não me atrevo a fazer isso sem ajuda.

Tenho um NAS mas preferia ter um disco em ext3 para poder ligar directamente ao PC. O NAS é muito lento para o dia a dia. E assim posso em qq altura ligar o disco directamente ao Ubuntu ou8 ao NAS.
 
Tenho um disco seagate numa caixa externa, a ligar por USB aos PCs. tem 3 partições criadas, duas em ext3 e uma em xfs - de facto foram todas feitas quando ainda estava ligado à mainboard, mas quando o ligo a qualquer dos PCs, em ubuntu, eles carregam as partições como /media/usbdisk-<nº> e posso escrever em qualquer um deles.

Já tentaste usar o gnome-volume-manager ou as gnome-volume-properties? Eliminar quaisquer questões com permissões?

Confirmo que consigo usá-lo sem ter tido a necessidade de alterar o /etc/fstab sequer.
 
Tenho um disco seagate numa caixa externa, a ligar por USB aos PCs. tem 3 partições criadas, duas em ext3 e uma em xfs - de facto foram todas feitas quando ainda estava ligado à mainboard, mas quando o ligo a qualquer dos PCs, em ubuntu, eles carregam as partições como /media/usbdisk-<nº> e posso escrever em qualquer um deles.

Já tentaste usar o gnome-volume-manager ou as gnome-volume-properties? Eliminar quaisquer questões com permissões?

Confirmo que consigo usá-lo sem ter tido a necessidade de alterar o /etc/fstab sequer.

Onde está o gnome-volume-manager ou o properties?
Era exactamente isso que eu queria conseguir fazer.
No meu caso apenas tenho uma partição de 250GB em ext3.

Edit:
Encontrei isto. A ver se investigo:

http://www.tuxfiles.org/linuxhelp/fstab.html

http://www.psychocats.net/ubuntu/mountwindows
 
Última edição:
gnome-volume-manager (disponível com este nome nos repositórios):

"GNOME daemon to auto-mount and manage media devices
gnome-volume-manager is a GNOME daemon that acts as a policy agent in
top of the kernel, udev, d-bus and HAL. It listens to HAL events and
reacts with user-configurable actions. Currently it supports automount
of new media and hot-plugged devices, autorun, autoplay for CDs and
DVDs, and automatic camera management. It is expected to be simple and
free of polling and other evil hacks."

Podes correr os comandos da consola directamente.
 
gnome-volume-manager (disponível com este nome nos repositórios):

"GNOME daemon to auto-mount and manage media devices
gnome-volume-manager is a GNOME daemon that acts as a policy agent in
top of the kernel, udev, d-bus and HAL. It listens to HAL events and
reacts with user-configurable actions. Currently it supports automount
of new media and hot-plugged devices, autorun, autoplay for CDs and
DVDs, and automatic camera management. It is expected to be simple and
free of polling and other evil hacks."

Podes correr os comandos da consola directamente.

Tenho isso instalado segundo o sinaptyc.

Ele monta o disco, no entanto só está acessivel ao root. Mudar ainda não descobri como se faz.

o meu ficheiro do /etc/fstab

Antes de ligar o disco:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
proc /proc proc defaults 0 0
/dev/sda1 / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
/dev/sda5 none swap sw 0 0
/dev/hdc /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto 0 0

Depois de ligar o disco:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
proc /proc proc defaults 0 0
/dev/sda1 / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
/dev/sda5 none swap sw 0 0
/dev/hdc /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto 0 0

Ou seja não acontece nada mas o disco está disponível

Supostamente está em /media/usbdisk.
Bem mudo isto para o meu user nas permissões mas ele não salva as alterações.

Fico sem perceber se terei mesmo que editar o fstab:(
 
usb, em principio, se tiveres o automount a funcionar, nao precisas mexer no fstab.
So se mexe no fstab (actualmente) em "ultimo recurso" ;)

Como eu coloquei atrás ele nem sequer aparece lá. O problema é que não consigo escrever lá nada pq ele está no grupo do root.

Tenho o disco vazio posso formata-lo outra vez se alguém me disser como é que mudo o raio do grupo para o meu user :(
 
Metro escreves isto no Terminal

Código:
ls -l /home

deves ter qualquer coisa do género disto

Código:
total 4
drwxr-xr-x 73 [COLOR="Navy"]luis[/COLOR] luis 4096 2006-09-13 00:03 [COLOR="Red"]luis[/COLOR]

luis = oTeuUtilizador (É o nome do teu utilizador)
luis = oTeuGrupo (É o grupo do qual fazes parte)

Vais substiuir oTeuUtilizador e oTeuGrupo pelos teus dados que tiras-te do comando acima neste comando

Código:
chown -R [COLOR="Navy"]oTeuUtilizador[/COLOR]:[COLOR="Red"]oTeuGrupo[/COLOR] /media/usbdisk

depois é só fazer

Código:
sudo chmod -R 755 /media/usbdisk

e pronto deve ficar a funcionar.
 
Última edição:
[knap];1157096 disse:
Metro escreves isto no Terminal

Código:
ls -l /home

deves ter qualquer coisa do género disto

Código:
total 4
drwxr-xr-x 73 [COLOR="Navy"]luis[/COLOR] luis 4096 2006-09-13 00:03 [COLOR="Red"]luis[/COLOR]

luis = oTeuUtilizador (É o nome do teu utilizador)
luis = oTeuGrupo (É o grupo do qual fazes parte)

Vais substiuir oTeuUtilizador e oTeuGrupo pelos teus dados que tiras-te do comando acima neste comando

Código:
chown -R [COLOR="Navy"]oTeuUtilizador[/COLOR]:[COLOR="Red"]oTeuGrupo[/COLOR] /media/usbdisk

depois é só fazer

Código:
sudo chmod -R 755 /media/usbdisk

e pronto deve ficar a funcionar.

Estava eu aqui cheio de esperança com o teu post mas deve ser necessário mais qualquer coisa:(

O que me dá é isto:

metro@AMD64:~$ ls -l /home
total 4
drwxr-xr-x 56 metro metro 4096 2006-09-13 08:38 metro
metro@AMD64:~$ chown -R metro:metro /media/usbdisk
chown: changing ownership of `/media/usbdisk': Operation not permitted
metro@AMD64:~$ sudo chmod -R 755 /media/usbdisk

Não permite efectuar a mudança de user nem de grupo.

Edit:

Já consegui :x2:

Bastou pensar um bocado. Bastou ao que tu disseste meter o sudo antes.

Para memória futura fica aqui o que é preciso:

Abrir terminal:

metro@AMD64:~$ ls -l /home
enter
total 4
drwxr-xr-x 56 metro metro 4096 2006-09-13 08:38 metro

metro@AMD64:~$ sudo chown -R metro:metro /media/usbdisk

metro@AMD64:~$ sudo chmod -R 755 /media/usbdisk

Agora só precisava de uma coisa para ver se aprendia isto de vez. O que é cada um dos comandos que invoquei:
chown -R - é change owner? E o -R...
chmod -R 775 - change mode? 775 penso que é permissão para poder escrever e ler e editar na directoria.
 
Última edição:
Metro isto funciona assim:
normalmente quando fazes um
Código:
ls -l
obtens qq coisa do género
Código:
-rwxr-xr-x 1 root root 80236 Sep 1 18:26 /sbin/fdisk
Então tens 3 conjuntos com rwx, ou seja, r=read, w=write, x=execute para o user, group e others. Uma forma de mudar as permissões é fazer
Código:
chmod g +wx documento
Com o +wx dá-se permissão com um -wx tira-se permissão. Eu não gosto desta numenclatura. Prefiro a que atribui numeros ao r=4, w=2, e x=1. Exemplo:
Código:
chmod 653 Metro
O ficheiro Metro tem permissões de leitura e escrita para o user (owner), leitura e execução para o grupo e escrita e execução para os outros. Depois é só fazer as combinações possiveis.

Perceptivel???
 
Última edição:
Metro isto funciona assim:
normalmente quando fases um
Código:
ls -l
obtens qq coisa do género
Código:
-rwxr-xr-x 1 root root 80236 Sep 1 18:26 /sbin/fdisk
Então tens 3 conjuntos com rwx, ou seja, r=read, w=write, x=execute para o user, group e others. Uma forma de mudar as permissões é fazer
Código:
chmod g +wx documento
Com o +wx dá-se permissão com um -wx tira-se permissão. Eu não gosto desta numenclatura. Prefiro a que atribui numeros ao r=4, w=2, e x=1. Exemplo:
Código:
chmod 653 Metro
O ficheiro Metro tem permissões de leitura e escrita para o user (owner), leitura e execução para o grupo e escrita e execução para os outros. Depois é só fazer as combinações possiveis.

Perceptivel???

Mais ou menos :)
Aqui nem se trata de uma pasta trata-se de um disco.

Agora reparei que não tenho permissões para criar pastas nem renomea-las.

Outra coisa. Tinha no disco uma pasta que se chama lost+found.
Isto é necessário para alguma coisa? Está vazia. posso apagar?
 
Ainda bem que conseguiste resolver isso, eu no meu caso não precisei de usar o sudo porque já era o owner da partição mas só conseguia ler e também queria ter permissões para escrever, também andei aqui às cabeçadas mas através de um post dos Ubuntu Forums descobri este método.

Para conseguires criar pastas na raiz do disco tens de fazer unmount e depois voltar a fazer mount, o melhor será tirares o disco reiniciares o computador e depois voltar a ligar o disco e já deve ficar a funcionar.

chown é para mudares a pertença de uma pasta/ficheiro. Mudaste para tua neste caso.

Wikipedia disse:
The chown command is used on Unix-like systems to change the owner of a file. In most implementations, it can only be executed by the Superuser. Unprivileged (regular) users who wish to change the group of a file that they own may use chgrp.

chmod neste caso é usado para mudares as permissões dos ficheiros.

Wikipedia disse:
When executed, the command can change file system modes of files and directories. The modes include permissions and special modes.

O -R é para fazer a mudança recursivamente, ou seja, desde os ficheiros mais pequenos até à raiz do disco neste caso. Ao usares este comando tens a certeza que efectuaste as mudanças para todos os ficheiros do disco e não apenas para as directorias principais.
 
[knap]:

Muito, muito obrigado.
Reiniciei o PC (contrariando os meus princípios :D) e consigo criar pastas na boa.
O poder da consola é realmente brutal quando se sabe.

14 dias com Ubuntu and counting:)

Edit:
Quanto ao ficheiro que referi que se chama lost+found. Posso apagar? Não tem lá nada dentro...
 
Última edição:
Quanto ao ficheiro que referi que se chama lost+found. Posso apagar? Não tem lá nada dentro...

Não aconselho porque é onde se metem os ficheiros recuperados depois de um crash, por exemplo. Agora não tenho a certeza se ele faz isso em cada disco exterior porque no disco de sistema nativo há um lost+found no /home. (Acho que é só aqui, senão já meti água:-D ).

EDIT:
Aqui está uma explicação para o lost+found.
 
Última edição:
Não aconselho porque é onde se metem os ficheiros recuperados depois de um crash, por exemplo. Agora não tenho a certeza se ele faz isso em cada disco exterior porque no disco de sistema nativo há um lost+found no /home. (Acho que é só aqui, senão já meti água:-D ).

EDIT:
Aqui está uma explicação para o lost+found.

Não sabia esta explicação. Não vou apagar então.
Estamos sempre a aprender:)
 
Back
Topo