Que ventoinhas comprar?

GaXpAr

Power Member
Eu queria comprar uma ventoinha de 120mm para a caixa e outra de 92mm para o cooler do CPU quais me aconselham?
E eu queria umas que o nivel de ruido nao ultrapassa-se muito os 20 dBa e que tivessem um bom Airflow
Toda a ajuda e bem vinda
cumpz
 
<20dB e um bom airflow. Sonhar é bom :D

Talvez apenas para 120mm ...Uma Noiseblocker Blacksilent XL2 (21dB)

É que sacrificar fluxo de ar por causa do ruído, às tantas estar lá a ventoinha ou não é a mesma coisa (Noiseblocker Ultrasilent S1 é um bom exemplo disto)

EDIT: (depois do post do miguel solposto)

A ventoinha mais silenciosa de 80mm que tive (tenho um problema nos tímpanos e acho que isso ainda me torna mais sensível ao ruído) foi uma Akasa Amber (não comprei por achar bonita, mas pelos 20dB), e é a ventoinha com o melhor rácio fluxo de ar/ruído que conheço, além de terem uma óptima pressão estática (aquela sensação de que o ar está a ser empurrado para fora da caixa)

Talvez as de 92mm também sejam boas :)

AkasaAmber_3.jpg
 
Última edição:
o que acham destas?

NoiseBlocker Black Silent XE2 92mm Retail
Características
Dimensões: 92 x 92 x 25mm
Desempenho: 1.700 rpm
Airflow: 65 m3/h
Ruído: 21 dba

NoiseBlocker Black Silent XL2 120mm Retail
Características
Dimensões: 120 x 120 x 25mm
Desempenho: 1.400 rpm
Airflow: 98 m3/h
Ruído: 21 dba

cumpz
 
e so uma cena as ligaçoes destas ventoinhas de que tipo sao?
e que eu queria ligar a de 92mm a motherboard e a de 120 a um controlador com ligaçao molex
cumpz
 
Todas as que comprei (que vinham em caixas) traziam 8 parafusos e um adaptador 3 => 4 pinos:

kab-013-05-500.jpg


Mas já vi à venda versões OEM, que é mesmo SÓ a ventoinha, mas também há a versão BOX. É uma questão de telefonares para a loja e perguntares :)
 
um offtopiczinho, há outra maneira de ligar as ventoinhas que não seja à fonte de alimentação? tipo uns adaptadores ou assim?

Normalmente liga-se à fonte ou à motherboard, mas também se pode usar um transformador externo (não vejo é o porquê).


Este é para ligar à fonte ou controlador. Não querias dizer "há outra maneira de ligar as ventoinhas que não seja à motherboard"?

O que queres dizer com "maneira"?
 
é que tenho uma ventoinha que tava no desktop e já não faz lá falta, e podia aproveitá-la para refrigerar o portátil, assim parecido àquelas bases próprias, e lembro-me que uma vez vi um gajo com uma ventoinha destas a andar pela rua :x2:
 
Depende da ventoinha.

Se for 12V DC ligas a um transformador, certificando-te que a amperagem limite do transformador é superior à da que a ventoinha necessita (eu diria 500mA mínimos, 1A recomendado).

E atenção à polaridade. Positivo do transformador com o +12V da ventoinha (normalmente o vermelho) e negativo com o Ground da mesma (normalmente o preto)
 
essa tornado e mto barulhenta e eu ja nao me aguento com o baralho do meu pc mas obrigado na mesma
eu ja tenho a Aerocool EE 3T so que a ventoinha do cpu faz granda barulho irritante e eu ja tou farto mesmo
LOL
cumpz
 
Com silêncio absoluto imagino: o airflow (ridículo?) e a potência dissipada no controlador.

E não é qualquer controlador que as aguenta.
A Silverstone consegue manter um airflow bastante razoável com 17 db.. :D

Mas ok.. Eu estava só a brincar com o facto de ele querer muito airflow e silencio ao mesmo tempo. :D
 
um offtopiczinho, há outra maneira de ligar as ventoinhas que não seja à fonte de alimentação? tipo uns adaptadores ou assim?

Sim ha..eu por exemplo..tou a fazer um carregador de baterias...encomendei um transformdor redutor com 230V no primario e 14V no secundario.. (12V ou ate 10V era melhor) e S = 60VA (5VA chegam pra 2 ou 3 ventoinhas...60VA imaginem)

Depois fiz uma ponte rectificadora....(quem souber de electronica sabe q consiste na ponte de Greatz...4 díodos 1N4001 e uma resistencia entre eles..) a ponte rectificadora faz com q a onda sinusoidal(alternada) passa para uma onda quase contínua.. esta rectificação chama-se rectificação de onda completa..

Depois para ajudar à resctificação do circuito meto um condensador de 3700uF (800 chegam)

liga-se o 0 ao neuto da ponte rectificadora e os 14V ao positico da ponte....na saída da ponte iremos ter uma tensão superior à q temos definida pelo transformador de vido à tensão eficaz...no meu caso sobe pra 18V aproximdamente...depois ali liga-se as ventoinhas..(depois posto umas fotos)

Silvestone 120mm ja num ha...:(..só s for mesmo da overlockers uk

cumps
 
entao acho que esta ventoinha e bacana
Tendo em conta ruido/performance nao acham?
Ventoinha AC-Ryan Backfire4 92mm UV Azul
DESCRIÇÃO
Ventoinha de 92mm com 4 leds de alto brilho.
DIMENSOES92mm x 92mm x 25mm
RATED VOLTAGE12V
AIR FLOW43.40 CFM
RU¡DO25.24 dB
DURAÇÃO100.000h
CONEXAO3 PIN
RPM2500 GARANTIA3 anos
cumpz
 
Back
Topo