Qual a linguagem escolher

bubista2010

Power Member
Olá pessoal sou novo no forum, mas queria solicitar-lhes alguma info.
Sou um amante da informatica como voces, e quero aprender algo sobre programação, por isso queria perguntar, para quem esta começando qual a melhor linguagem para inicio.
eu queria começar por C mas nao se é a melhor ou mais facil de aprender. se estiver errado podem corrigir-me

obrigado
 
Já existem vários tópicos sobre este assunto aqui, poderias ter pesquisado.

No entanto digo o que sempre disse, aprende Python que é bom. :)
 
Olá pessoal sou novo no forum, mas queria solicitar-lhes alguma info.
Sou um amante da informatica como voces, e quero aprender algo sobre programação, por isso queria perguntar, para quem esta começando qual a melhor linguagem para inicio.
eu queria começar por C mas nao se é a melhor ou mais facil de aprender. se estiver errado podem corrigir-me

obrigado

Java ou C#

C nao é nada facil.
 
Também sou da opinião que o melhor será começar por C# ou Java e depois então, caso queiras passar para C. No entanto dúvido que isso venha a acontecer devido às facilidades que as 2 primeiras apresentam e pões ao dispor dos developers.
 
Começa pelo C, com coisas simples para perceberes como funciona a algoritmia, nada de apontadores para a memória, tudo do mais simples. Depois passa para C# ou Java ou Python para aprenderes programação orientada a objecto. Se não quiseres C, tens basic(não estou a falar de VB) ou Pascal.
 
Track

Depende do objectivo...

Se queres aprender como o teu PC funca a baixo nível então vais para o Assembly...

Se queres aprender a programar como tem que ser, e perceber como as coisas funcionam, vais para o C e depois C++ (Orientada a Objectos). Dominando estas duas consegues absorver qq outra com alguma facilidade...99% da API do windows e *nix são documentadas em C e C++

Se for desenvolver para o mercado grossista client/server, então VB, C# , Delphi, JAVA...

Se vais para mercado grossista web, tens outras tantas... Cold Fusion, php, asp e as variantes do .net, java etc..

Se vais desenvolver processos de automação e administração, então perl, tcl, shell, vbscript, jscript ...

Não que uma não consiga extrapolar os objectivos listados, mas são orientadas e vocacionadas para estes...ou seja, a resposta é, depende.... lol :-)
 
O que te vou dizer foi um expert na coisa que me disse por isso apenas te vou transmitir o que ele me disse. Também lhe perguntei o mm que tu e ele disse para começar por python. Diz ele que "é fofo". Eu comecei por haskell. Mas não aconselho a começarem por ai ;)
 
Também "comecei" (a sério) com Haskell, e até acho que seria uma boa escolha.
O Haskell no seu estado mais simples, para fazer uma função básica, é simples e muito facil de entender. Já o C no seu estado mais simples, para fazer um procedimento básico, já é necessário mais conhecimentos. Isto segundo a minha opinião, que não de C!:joker:
 
Começa por C e depois passa para alguma coisa orientada a objectos como c++, java ou c# por exemplo.
Mais importante que a linguagem é ires aprendendo de uma maneira progressiva. Não queiras começar já a fazer o proximo sistema operativo ou o quake5 :p Muitas vezes o pessoal quer começar a dar passos maiores que as pernas e acaba por se frustrar e desistir. Um passo de cada vez :)
 
C!

A maior parte das linguagens têm uma estrutura parecida com o C. Mas convém pensares se queres aprender a programar o a escrever código...que não é bem a mesma coisa...
 
Tens várias hipóteses, que deves escolher consoante o teu entusiasmo, capacidade de aprendizagem e "endurance" psicológica:

1- Escolhes uma linguagem de alto nível, que é: fácil de aprender, facilita a construcção de programas mais complexos, tem suporte para tratamento de erros (facilita a programação, e poupa muitas horas de insanidade).

2- Escolhes uma linguagem de baixo nível, que é: menos fácil de aprender, mais complicada para construir programas complexos, mais difícil para resolver "bugs".


Se escolheres a opção 1 vais ter uma introdução mais suave ao mundo da programação, transitando fácilmente entre linguagens de alto nível. No entanto, terás que aprender algumas coisas em "baixo nível", como gestão de memória, se quiseres usar uma linguagem de baixo nível.

Na opção 2, vais andar muito tempo a remoer a mioleira, a arrancar cabelos, e a gritar com o computador. O lado bom é que se consegues aprender uma linguagem de baixo nível, todas as outras são "canja" :)


Recomendo que experimentes primeiro as linguagens mais comuns, já que estas têm mais suporte, e terás as tuas dúvidas satisfeitas mais rápidamente.

Eu comecei por haskell (que não me serviu de grande coisa, até hoje), tive Java, e passei depois para C. Aprendi PHP e C# fácilmente.

Recomendo que experimentes Java (tens o NetBeans, um IDE grátis, muito bom) ou C# (tens o Visual Studio Express grátis no site da Microsoft).

C, como já foi dito, é mais complicado e deve ser "evitado" até teres maior domínio nas outras linguagens.

IMHO, claro :)

Boa sorte :D
 
C, como já foi dito, é mais complicado e deve ser "evitado" até teres maior domínio nas outras linguagens.

Discordo totalmente!

C pode ser complicado mas ajuda muito na algoritmia. E depois quem já sabe C facilmente se adapta às outras linguagens.
 
Na minha opinião, é completamente errado começar a aprender a PROGRAMAR (muito diferente de 'vomitar' código) com uma linguagem com tantos detalhes de implementação como o C.

Concordo: o C é, de certa forma, essencial. Mas não é com certeza a melhor linguagem para começar.

Uma linguagem orientada a objectos, na minha opinião também não é o melhor visto que é preciso compreender um paradigma que pode ser complicado para quem não está ainda habituado a programar.

A minha opinião é que uma boa linguagem funcional é o ideal quando se está a começar a pensar em programação. A programação não deve ser vista como escrever programas mas sim como descrever uma solução para um problema numa linguagem rigorosa. Apenas depois vêm a execução numa máquina.

Assim sendo, a minha sugestão é Scheme visto que, das linguagens funcionais que conheço, esta é a mais simples e com menos detalhes que apenas complicam para quem apenas quer aprender a programar. Depois de saberes descrever os problemas bem, aprender linguagens novas é o mais fácil.

Fica bem.
 
Não percebo o medo de ser uma Linguagem Orientada por Objectos.

Até parece que não é possível usar Java, C++ ou Python e ignorar a componente OOP. Se mais tarde um gajo quiser aprender OOP é só dar um salto pequeno. Agora não excluam essas linguagens só porque têm essa componente.
 
Back
Topo