IE6 & PNG Alpha: Correction

shello

%erador
Staff
Boas, pessoal!
Bem, abri este tópico para que pudessem ser discutidas várias formas de correcção de um problema de uma das maiores dores cabeças de Web Designers e Web Developers: O problema entre o Internet Explorer e imagens PNG com Transparencia (Alpha).
É certo que este não é propriamente o único problema do Internet Explorer (o não cumprimento dos standards da W3C também ajuda à festa), mas é um que devido ao formato PNG ser um formato com excelente compressão, permite transparencias em vários níveis e um sem-numero de vantagens torna dificil actualmente fazer uma página sem recurso a estes...

Indo ao que interessa, existem alguns metodos de correcção deste problema aí pela web, mas é bem sabido que alguns ou são pouco eficazes, ou são algo complexos e/ou trabalhosos para aplicar...

Uma lista deles:
http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;294714
http://www.zelph.com/archives/2005/01/28/ie6-png-alpha-transparency-script/
http://homepage.ntlworld.com/bobosola/
http://webfx.eae.net/dhtml/pngbehavior/pngbehavior.html

Existe inclusive uma petição online, aqui.

Agora tinha umas questões: funcionam em todos os Internet Explorer (independentemente da configuração que os utilizadores adoptaram)? E em 64bits, funcionam?

Cumprimentos ;)
 
Existe um script chamado pngfix.js, acho-o muito porreiro e até agora ainda nao tive qualquer tipo de problemas.
Basta chama-lo no header da pagina e está feito...

Espero ter ajudado! []s
 
Nenhum. Ou não leram as directivas da MS quanto ao IE7? PNGs vão ser suportados decentemente, assumindo que o browser não detecte hacks. Usam hacks e ele reverte totil para quirks mode, onde o suporte de PNG é o que se sabe.

Moral da história, se não tivessem andado nessas salganhadas durante anos, agora não tinham tanto trabalho para refazer do modo certo. A culpa de tudo foi dos webdesigners e webdevlopers que cederam a usar bugs e hacks em vez de pressionar a MS a fazr o que era certo.
 
Deculpa mas é. Se não tivessem baixado tanto as calcinhas e aceite a situação, a MS já tinha mudado a coisa á mais tempo. Como sempre cederam, é o que se vê.

Aliás, só vês esta mudança, pq apesar de tudo a MS não é burra, e sabe perfeitamente que uma dar armas mais poderosas da competição é precisamente respeitar standards tanto quanto pode. Ao fazer o mesmo, não está a dizer que se preocupa com quem cria coisas para a web, e sim que se preocupa com o que pode acontecer ao market share do IE se não o fizer.
 
ShadeX, não sei se reparaste mas há um ali em cima vindo directamente da MSFT...
Se não via ser suportado com esses hacks, então para que é que eles deram aquele "hack"? :\
 
ShadeX, não sei se reparaste mas há um ali em cima vindo directamente da MSFT...
Se não via ser suportado com esses hacks, então para que é que eles deram aquele "hack"? :\

uma boa questão...

Além do mais se a Microsoft não o fez, não foi por falta de "incentivos" ou "pedidos" foi simplesmente porque tal facto não gerava lucro. Porque de uma empresa que se recusa a resolver falhas de segurança do seu sistema operativo e afirma públicamente que não o fará, não posso esperar outra coisa que relativamente ao suporte de transparências de png que nem é um formato que lhes diga muito.

A culpa é das pessoas até ao ponto de continuarem a usar IE, essa é a única culpa das "pessoas".
 
na volta a culpa é do png.
Podes dizer porquê?
Não vejo sentido algum nesse post.

O PNG é uma "evolução" do GIF (tirando a parte de suporte a animações - que o PNG não suporta tão bem). Se a culpa é então da evolução, acho que talvez devesses culpar, por exemplo, as mortes nas estradas ("só") aos carros (uma evolução a nivel de transportes)...

A culpa é da Microsoft, de "ainda" não ter feito um patch para corrigir isto - e muito mais.
Se é como dizem, o IE7 vem como update para o WinXP, mas mesmo assim, não vai erradicar o IE6 - pois ainda ha users que não fazem os updates.

Cumps
 
Última edição:
É muito mais fácil criar um javascript numa tarde e resolver o problema do que 'pressionar' a M$ como disseste. Até parece que não foi pressionada - quantos abaixo-assinados vi eu espalhados pela net, cada um com milhares de assinaturas.

O PNG não tem NADA a ver com GIF. Quer nas cores, transparências, compressão, gamma, display, etc. Se querias dizer que foi feito inicialmente para substituir, na net, o GIF, aí já é outra conversa.

Isto só demonstra a 'máquina' que a M$ é. O PNG anda aí há anos e só agora vai ter suporte nativo decente. Depois não hão-de querer que mude tudo para Opera e Firefox...
Mas também, há-de haver sempre users ignorantes que usam o primeiro que lhes aparecer à frente. E qual é este? IE, pois com certeza. Ou seja, enquanto houver clientela, não se preocupam com a opinião da mesma.
 
O PNG não tem NADA a ver com GIF. Quer nas cores, transparências, compressão, gamma, display, etc. Se querias dizer que foi feito inicialmente para substituir, na net, o GIF, aí já é outra conversa.
Sim, era essa a minha intenção com a palavra "evolução" :)

Mas também, há-de haver sempre users ignorantes que usam o primeiro que lhes aparecer à frente. E qual é este? IE, pois com certeza.
Tal como se fez para o Windows Media Player, também devia ser feito para o Internet explorer: o grande problema é que este "faz parte do sistema" - pelo menos no Windows XP (o OS que penso que seja o actualmente mais usado a nível doméstico)...
 
A diferença é que o GIF tem que ser pago. o PNG não. São negócios... Depois uma pessoa ve pessoas estupidas a dizer que o software é caro. Há uma diferença entre "caro" e "muito dinheiro". Só as patentes que eles têm de pagar.
no entanto muita gente esquece-se que o mundo informatico e da tecnologia é um negócio. e nós pensamos que o que se deve adoptar é o que é o melhor para o utilizador, mas as empresas querem é cifrões. e o pior de tudo é que muita muita gente fala mas se fossem eles a mandar faziam o mm. Depende do lado em que estamos. Se querem uma prova disso basta irem ver aos classificados. Quase tudo quer comprar por preços da china e quando vendem é cada preço que até dá riso. e o pior é que há quem compre. No entanto isto é offtopic mas é apenas para mostrar que as empresas tem pessoas como nós por trás e que elas querem é lucro.
No entanto viva o PNG. E viva os web developers. O que lixa tudo são as "pontas" numa ponta tá a MS que não suporta PNG na outra ponta tá o zé da tasca que não percebe nada de websites e que acha que se não for compativel com IE não presta para nada, porque IE é que é o melhor pois td a gente usa. Triste verdade :P
 
ShadeX, não sei se reparaste mas há um ali em cima vindo directamente da MSFT...
Se não via ser suportado com esses hacks, então para que é que eles deram aquele "hack"? :\

shello, exactamente que parte dos 6 "Applies to : Microsoft Internet Explorer 6" é que não percebeste? Esse MS hack é bem conhecido. Usá-lo é pior do que o problema. Aliás, usar qqr hack é pior do que o problema em si.

Dai eu ter dito que ou deixas as cartas que não podes usar fora do baralho ou escreves uma página por browser.

E eu disse para não usarem nada por uma boa razão. É que aparentemente a MS está a tentar a sério meter o Strict correcto, e ao darem-lhe com um hack em cima, nada impede o browser de reverter ao bom velho IE6 mode, e lá se foi o standard pela janela outra vez...
 
O problema é que mesmo saindo o IE7 a maioria das empresas não irá investir em informática ainda mais na crise em que o país está, e falo por experiência própria, dantes era só encomendar agora até um rato é muito €. Portanto ou a MS faz o update através do windows update ou então ficamos na mesma.
 
Estás a brincar não? Isso é um pais a sério, onde tens de justificar a mudança. Vives no pais da parolice, onde 1/2 mundo espera o Vista não pelas melhorias tecnológicas, que se foram pq estavam atrasadas, e sim pelo Aero Glass... Acorda, isto é o sitio onde se trocou o W2K pelo wXP não pq era bom e mais rápido e sim pelo Luna... Deprimente, poix... Do mesmo modo que prai 90% dos users não sabem fazer copy/paste, mas exigiram mudar do Off97 para o Off2K3...
 
Código:
"seja feita a vontade de Deus" 
where {
Deus = grandes empresas;}

Ainda não se aperceberam que isto só anda para a fernte quando se esgotar o mercado?
 
Só um aparte:
[N];1139493 disse:
A diferença é que o GIF tem que ser pago.
No more, my friend :) ref: http://www.cienciapt.net/subscritores/noticiasdesc.asp?id=351 (há mais de três anos que a patente expirou ;) ). Curiosamente, o WinXP, que saiu em meados de 2001, já traz suporte para GIF e não pagou a patente :confused: enfim... eles que discutam isso entre eles :-D

Para além do mais, <on topic>, o problema existe. Para quê andar a criticar cada lado? Agora só resta é saber como corrigir/tornear o problema. E penso que era esse o objectivo do shello.

Cumps [[[[[[[[[]]]]]]]]]
angelofwisdom
 
Última edição:
Back
Topo