Análise Opteron 170 @ 2800 vs Core 2 Duo @ 2800

AlfaBoy

Power Member
Para verificar o quanto os core 2 duo são mesmo bons decidi fazer uma comparação entre um AMD Opteron 170 que funciona á velocidade de origem de 2000MHz e tem 2 MB de cache com um Core 2 Duo 6600 que de origem funciona a 2400MHz mas que tem 4MB de cache.
Como é conhecimento geral a Intel pôs de parte a anterior arquitectura da série 9** e reduziu e muitos nos MHz destes processadores conseguindo um aumento substancial em relação aos anteriores processadores da série 9**. Mas será que conseguem fazer mesmo frente aos processadores da AMD essa era a minha duvida e apesar de já ter visto muitas analises preferi fazer uma a meu gosto, por isso pus os dois processadores a funcionar á mesma velocidade de relógio ou seja 2800Mhz. Hoje em dia um processador não é só MHz há tecnologias que são aplicadas aos processadores que fazem toda a diferença para alem dos frequência de relógio e como isto acontece nos dois processadores e é complicado de dizer que o processador 6600 equivale a um xpto da AMD assim ficam os dois á mesma velocidade e já se vê o que é melhor.

Sistema AMD:
Board: DFI SLI-DR Expert
Processador: Opteron 170 @ 2800MHZ 1,6v
Memoria: Mushkin Redline @ 255 2-2-2-5 3,4v

Sistema INTEL:
Board: Gigabyte DQ6
Processador: Core 2 Duo 6600 @ 2800 1,375v
Memoria: Mushkin 5300 DDR2 @ 311 3-3-3-8 2,2v

Hardware comum:
Fonte: Enermax Liberty 620W
Discos: 2xRaptor 36g 8MB + Western Digital 320 GB 16 MB
Placa gráfica: gigabyte 6600GT @ default 500/1120

O objectivo é usar o mais variado software desde testes sintéticos a programas de uso diário. Os programas usados no teste foram: 3D Mark 2001, 3D Mark 2006, PC Mark 2005, Super PI 1.5, Aquamark, Lightwork render, cinebench 9.5, 7zip, ConvertXtoDVD, DVDshink, easydivx, Sandra,FEAR, Far Cry, Quake 4. Ainda fiz mais alguns testes com audio a ver se tb publico os resultados.


tabelafinalvi7.jpg

Algumas notas:
No 7Zip compactei 3Dmark 2001,2003 e 2005.
Com o DVDShrink usei o DVD original do BikerBoyz.
Com o easydivx copiei o dvd todo do Biker Boys e converti a partir do disco.
Com o convertXtoDVD usei o divx de Hollow Man II.

Podem comprovar os resultados da tabela pelas imagens seguintes, eu não as coloquei directamente devido ao tamanho das mesmas ser elevado podendo algumas serem de 1280.

SPI 2x32M




SPI 2x1MB





Lightwork render:





Cinebench 9.5





Aquamark





3D Mark 2001





3D Mark 2006





DVD shink




Quake 4
Intel:

AMD:


FEAR
Intel:

AMD:


Far Cry:
Intel:


AMD:



Sandra
CPU Arithmetic




Multi-Media




7zip
Intel

AMD


ConvertXtoDVD
Intel

AMD


Easydivx
Intel

AMD


Itunes
Intel

AMD



Pelo que já pude perceber tanto o 6400 como o 6600 chegam facilmente aos 3000Mhz com voltagem inferior a 1,45 o que para dia a dia é perfeitamente aceitavel e em AMD não é qualquer cpu dual core que atinge os mesmo 3000MHz pelo menos a AR ou WC por isso a intel ainda fica a ganhar na capacidade de OC.

Espero que tenham gostado do artigo :bounce:
 
Parabéns :clap: :beerchug:

Apesar de os resultados serem o esperado, é sempre bom uma review tão completa de um "normal user" para se perceber o que realmente as coisas são!

Keep going :)
 
Quanto custa um opteron 170 novo? e um core2duo 6600 novo?

Eu fiz os testes a 2800 como podia ter feito a 2000MHZ, eu sei que em termos de preço não há comparação possivel mas tb actualmente acho que não há 170 novos mas quando sairam os 170 eram bem mais caros que os 6600 actuais.

Obrigado a todos :bigrinbo:
 
De facto, óptimo este artigo. Nada como uns testes 100% reais para tirar as devidas ilações.

Desde há muito que tenho aquela tendência para o AMD, perfeitamente justificada pelos últimos anos recheados de bons produtos. Mas, a gastar mais que algum dinheiro (que não chega para tudo) nesta altura é mesmo Core 2 Duo e mais nada!
 
na minha opinião esta comparação falha numa coisa....

na comparação com o core 2 duo E 6600 devia ter sido utilizado o Athlon 64 X2 AM2 4600+ porque este é que já usa memórias DDR2 e tem velocidade de 2400MHZ.

já agora preço:
€253,40 para o AM2 4600+ na Hiper
€325,90 para o core 2 duo E 6600
 
Última edição:
já agora preço:
€253,40 para o AM2 4600+ na Hiper
€325,90 para o core 2 duo E 6600

Mas também temos de ver que nem era preciso um E6600 pa bater tanto esse como o opteron, basta um E6300 que custa menos de 200€(ou seja no minimo menos 53€ que o 4600+). E com a vantagem que o E6300 overclocka muito mais.
 
Os CPUs deveriam ser comparados ambos com a velocidade de origem e deveriam ser iguais nesse ponto... Apartir dai, ai sim, OC em cima...

Mas gostei da análise, acredito que tenha dado trabalho e a mim deu-me a conhecer alguns resultados r foi bem esclarecedor...

Continua!
 
Obrigado a todos :P


Eu não consigo ter um sistema a funcionar por defeito simplesmente não dá a não ser que esteja a instalar um windows ou linux ... de resto estou sempre com OC

Do meu ponto de vista fazia muito mais sentido ver como se comportavam os dois cpus á mesma velocidade e como o meu sistema anterior era um 170@2000MHZ + DFI Expert + redline + 6600GT era o que tinha para fazer a comparação com o core 2 duo e como ia comprar um 6600 como comprei e o 170 tinha que levar com OC ou o core 2 duo tinha que levar com um underclock optei por fazer oc aos dois processadores e levar o meu sistema AMD ao limite de OC cpu 2800@ 1,6vcore mem a 255@ 2-2-2 @ 3,4v nao conseguia esticar mais!! E do meu ponto de vista já é um excelente sistema mas não suficientemente rapido para o core 2 duo :-D


Este é o motivo pelo qual fiz oc aos dois processadores mas o c2d estava muito longe de estar no limite de OC
 
E se meter aqui alguns desses testes mas com um E6400 a 2800 hm? sempre daria para ver o que fariam os mesmos 2MB L2 e 2800 de frequencia, intel e AMD.

Anyway, 6 estrelas para o artigo.

Tens de começar a fazer reviews mais regularmente :P
 
E se meter aqui alguns desses testes mas com um E6400 a 2800 hm? sempre daria para ver o que fariam os mesmos 2MB L2 e 2800 de frequencia, intel e AMD.

É uma excelente ideia eu só não fiz isso porque nao tinha um 6400 ou 6300, mas sempre dá pra ver se os 100€ a mais pelo 6600 e multi 9 temos mesmo melhor performance...
 
Excelente review!
Só mudaria uma coisa, para se ter melhor noção da diferença de desempenho...
Um Opteron 170/175 ou um X2 4400+ (falo com conhecimento de causa, pois já tive os cpus referidos a tras) a 2800mhz a ar já está perto do seu limite estavel para o dia a dia a ar... Não dará mais que 3ghz em principio...
Por outro lado um 6600/6300/6400/... Dará bem mais de 3ghz, sendo a ar com um cooler minimamente, +3.2ghz quase que garantidos...
Ou seja acho que apenas alteraria a review deixando a analise clock per clock mas juntando também uma analise OCmáximo estavel de um e de outro...
Só para depois não haverem posts como já vi aqui a dizerem para comparar o preço de um 4600 (note-se que tem metade da cache que um 170) com um 6600....

Excelente trabalho :D:)
 
Excelente review!
Só mudaria uma coisa, para se ter melhor noção da diferença de desempenho...
Um Opteron 170/175 ou um X2 4400+ (falo com conhecimento de causa, pois já tive os cpus referidos a tras) a 2800mhz a ar já está perto do seu limite estavel para o dia a dia a ar... Não dará mais que 3ghz em principio...
Por outro lado um 6600/6300/6400/... Dará bem mais de 3ghz, sendo a ar com um cooler minimamente, +3.2ghz quase que garantidos...
Ou seja acho que apenas alteraria a review deixando a analise clock per clock mas juntando também uma analise OCmáximo estavel de um e de outro...
Só para depois não haverem posts como já vi aqui a dizerem para comparar o preço de um 4600 (note-se que tem metade da cache que um 170) com um 6600....

Excelente trabalho :D:)

vinha falar mesmo nisso... 2.8Ghz em opteron 170... as vezes é preciso ter sorte, enquanto que um E6600 faz 3Ghz a stock voltage (ou muito maissss 3.3Ghz...)

queria ver com configuraçoes no limite, seria tipo 3Ghz da parte do opteron contra +- 3.7ghz da parte do C2D
 
Back
Topo