Lista de Routers Wireless Caseiros:

Tomekk

Power Member
Eu vou criar aqui uma lista pessoal de routers wireless caseiros, ou seja, destinado para a maior parte dos lares.

*Esta lista vai ser classificada por duas categorias que são: Performace/Velocidade e por Funcionalidade.
Performace/Velocidade (Wireless)
  • NetGear RangeMax 240 #Ref: WPNT834
Wireless Chipset: Airgo Gen 3 ( MIMO Tech ) - Mini PCI
Norma: 802.11g/b - Com MIMO o espectro do canal aumenta para 40Mhz, ou seja, usa dois canais de 20Mhz. A marca alega atingir ~240Mbits.

Chipset Principal: Realtek RTL8651B @ 200MHz
Ram: 32MB & Flash: 4MB

Switch Chipset: Realtek integrado - 10/100 Switch.

Placas wi-fi aconselhadas: De preferência placas com o mesmo chipset wireless ou então as que estão recomendadas a usar com este router. Como exemplo de adaptadores que preferencialmente devem ser usados com este tipo de chipset temos: WPNT121 , WPNT511 , WMP54GX4 , WPC54GX4 , WL-106gM , F5D8000 , F5D8010
Nota: As placas da marca são WPNT121, WPNT511. A lista de adaptadores está em ordem decrescentes.

Comentário Pessoal:
De acordo com várias reviews que podes encontrar na internet, este aparelho parece ser bastante bom em todos os niveis, desde velocidade wireless, cobertura de sinal, numero de ligações que aguenta no total etc...
O unico aspecto negativo que poderei dizer em relação a ele será mesmo a nivel da vizinha wireless na rede ( alias como todas as tech MIMO e a 802.11n draft também está minada ) e o facto que aparentemente não ser compativel com outros tipos de firmware sem ser o de origem.
Nota: Existem outros routers com hardware bastante igual e com as mesma Tech. Mas isso não significa que tenham a mesma performace, ou que sejam estáveis, todavia eu vou deixar aqui a lista, pode ser que estejam interessados noutra marca. Modelos: Asus WL-566gM , Linksys WRT54GX4 e Belkin F5D8230-4 Version 2.


  • GamerLounge Wireless 108G - #Ref: DGL-4300
Wireless Chipset: Atheros ( Super G tech ) #Ref: AR5004X - Mini-PCI
Norma: 802.11g/b - A marca alega atingir ~108mbits com adaptadores que tenham a tecnologia Super G.

Chipset Principal: Ubicom IP3023 @ 250Mhz
Ram: Não sei && Flash: Não sei

Switch Chipset: Broadcom BCM5385 - 10/100/1000 Switch.

Placas wi-fi aconselhadas: De preferência todas as placas com chipset da atheros que suportem "Super G".

Comentário pessoal: Para alem de ser um bom router com um gigabit switch, ele vem artilhado com algum software de QoS interessante. A sua performace em wireless pode não ser assim tão competitiva com as tecnologias existentes, mas em termos de numero de ligações e de banda ele aguenta-se bem.


  • Wireless 108G MIMO Router - #Ref: DI634-M
Wireless Chipset: "Não sei" - Possivelmente será da Atheros.
Norma: 802.g/b - A marca alega que é possivel antigir ~108mbits. Convêm dizer que deve usar a techonolgia MIMO da Atheros que permite ter uma maior cobertura de rede.

Chipset Principal: Ubicom IP3023 @ 250Mhz
Ram: Não sei && Flash: Não sei

Switch Chipset: Realtek RTL8305SC - 10/100 Switch

Placas wi-fi aconselhadas: De preferência, para aproveitar o MIMO da Atheros convém utilizar os adaptadores da marca. Estou a falar do DWL-G520M e DWL-G650M
Comentário Pessoal: Possivelmente devido ao wireless chipset, falta de ram ( não sei quanto tem ), faz com que este router seja um pouco inferior ao "GamerLounge", contudo este router tem a vantagem de vir com MIMO.


Funcionalidade:

Wireless Chipset: Broadcom ( AfterBurner ) - integrado.
Norma:
802.11g/b - A marca alega que usando com adaptadores compativeis com "AfterBurner" é possivel atingir ~125mbits.


Chipset Principal: Broadcom BCM5365 @ 200mhz - #Ref BCM5365
Ram: 32MB && Flash: 8MB

Switch Chipset: Broadcom BCM5365 - 10/100 Switch
Comentário: É o próprio chipset principal.

Extras: 2xPortas USB.

Placas wi-fi aconselhadas: Todas as placas que tenham chipset da broadcom e compativeis com a tech Afterburner.

Comentário Pessoal: Este router continua a ser dos melhores em termos de funcionalidade. Graças as suas duas portas USB e muita compatibilidade com firmwares de terceiros como por exmeplo: OpenWRT, dd-WRT, Oleg's Firmware, é possivel instalares qualquer tipo de software. Basta meteres um disco/pen na porta USB e meteres um 3rd party firmware. Vou fazer aqui uma lista de serviços que podem instalar nisto: Samba, squid, inted, vsftpd, proftpd, openssh, python, nano, cron, openvpn, psybnc, httpd, php, mysql, denyhosts, etc.. Todos estes pacotes estão disponiveis por ipkg.


  • Buffalo High Power Wireless Cable/DSL Smart Router - #Ref: WHR-HP-G54
Wireless Chipset: Broadcom ( AfterBurner && BroadRange ) - Integrado.
Norma: 802.g/b - Com a tecnologia Afterbuner a marca alega atingir ~125mbits.

Chipset Principal: Broadcom BCM5352 @ 200mhz.
Ram:16MB & Flash: 4MB

Switch Chipset: Broadcom BCM5352 - 10/100 Switch
Comentário: É o mesmo que o chipset principal.

Placas wi-fi aconselhadas: De preferência convem usar placas com chipset da broadcom que tenham as tecnologias "AfterBurner" e "BroadRange".

Comentário pessoal: Este router é um pouco semelhante ao Asus Wl-500 Deluxe, mas sem as portas USB, contudo é um router estável e bastante bom para usar com "3rd party firmwares" como OpenWRT. No final acaba por ser como o WRT54G da linksys, mas só que acabou de sair a v5 da linksys e para supresa nossa é um router bastante limitado, fraco e que eu já não aconselho ninguém comprar.
Nota: Se desejarem um da linksys, para a mesma finalidade, aconselho a darem uma olhadela a este: WRT54GS Version 1.0 até 3.0.


Wireless Chipset: Não sei ( AfterBurner && BroadRange ) - possivelmente um Broadcom integrado.
Norma: 802.11g/b - Com a tecnologia Afterburner é possivel atingir os 125mbits.

Chipset Principal: Broadcom 4780 - #Ref: BCM4780
Ram: 64MB & Flash: 2MB

Switch Chipset: Não sei - 10/100 Switch
Comentário: Possivelmente será o próprio Chipset Principal.

Placas wi-fi aconselhadas: De preferência todas as placas com chipset da broadcom e que tenham as tecnologias "AfterBurner" e "BroadRange".

Extras: 3xUSB 2.0 && Drive 3,5 160GB.

Comentário Pessoal: A grande vantagem em ter este router comparativamente com o Asus WL-500 Deluxe é o facto de vir de origem com um firmware bastante completo, pois já vem e embutido com FTP Server, Samba, backup, Download Master etc. Claro que a outra grande vantagem levar um HDD onde vai permitir grandes velocidades. O mau disto tudo é que possivelmente ele não será compativel com 3rd party firmware uma vez que tem apenas 2MB Flash. Todavia nunca se sabe se o oleg's firmware terá uma versão para este produto.

---------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------

Informações:

  • 802.11n draft:
Eu não adicionei produtos nesta norma pelo facto de à pouco tempo terem saido produtos. Qualquer das formas todos eles apresetam graves problemas a nivel de vizinhança e da utilização dos 40HZ. De acordo com várias analises os chipsets da Broadcom e da marvell ( na norma 802.11n )não apresentaram melhor performaces que o AirGo Gen 3 em 802.11g. Também é normal, possivelmente isto ainda são os primeiros produtos e ainda tem firmwares bastante novos. O ultimo motivo pelo qual eu também não adicionei produtos nesta norma foi pelo facto de ainda não ter visto avaliações de produtos com chipset da atheros, estou a falar mais concretamente dos protudos lançados pela d-link.

  • Asus WL - 500gP:
Este router não foi adicionado à lista pelo simples facto de não oferecer tantas funcionalidades do que o Asus WL - 500g Deluxe. Contudo é este router contem uma performace bastante melhor que o deluxe e vem com um firmware de origem melhor ( com DownloadMaster ). O que lhe falta é compatibilidade com 3rd Party firmwares que actualmente é bastante má, uma vez que o que existe contem bastante bugs para além de poder provocar grandes danos no hardware.

  • AfterBurner && BroadRange:
Estes nomes foram dados pela Asus para identificar as tecnologias da broadcom que permitem um aumento da velocidade e da cobertura em relação à tradicional 802.11g. O AfterBurner permite um aumento da velocidade até 125mbits e o BroadRange aumenta a cobertura de rede.
Porém estas tecnologias podem ser identificadas com outros nomes conforme a marca. Aqui fica um exemplo:

Asus AfterBurner == Linksys SpeedBooster == Buffalo High Speed.

Asus BroadRange == Linksys BroadBooster == Buffalo High Power.

*Normalmente uma tecnologia complementa a outra, ou seja, quando foram lançados os produtos com BroadRange eles já vinham com o Afterburner incluido.

  • Firmwares:
É perciso ter atenção que apesar de os routers terem um bom hardware, o firmware é essencial para a sua performace e estabilidade. Existem muitos produtos com firmwares defeitusos nas mais diversas marcas, como D-link, linksys e asus. Todos os aparelhos que eu aqui escolhi actualmente já não terão esse tipo de erros ou então é possivel meter um 3rd party firmware. Muitos outros produtos a avaliação foi feita em base de feedback e reviews que eu vi online.

  • Compatibilidade:
Como podem ver a compatibilidade em produtos wireless é bastante subjectiva, tudo depende do chipset e das tecnologias que utilizam. Claro que as defenições da norma 802.11g/802.11b são cumpridas, mas se quiserem extra velocidade e cobertura, vão ter que fazerem opcções bastante especificas. Se quiserem ter apenas rede e os requesitos minimos basta comprar qualquer placa. Agora se quiserem ter o maior nivel de performace, estabilidade, e cobertura deverão procurar por chipsets da mesma marca e geração.
Se verificarem poderão ver que maior parte dos chipsets que existem no mercado são da Broadcom e por isso se a vossa opcção for essa, então vocês terão maior probabilidade de aproveitarem a performace nas várias redes.



Links:

Toda a informação aqui apresentada foi apenas obtida através de vários sites e avaliados apenas na optica do utilizador. Por isso deixo aqui alguns links onde obti a informação:

Asus Official Website: http://www.asus.com/products1.aspx?l1=12
D-Link Official Website: http://www.dlink.com/products/category.asp?cid=1&sec=0
Asus UnOfficial Forum: http://www.wl500g.info/
OpenWRT Website: http://openwrt.org/
Buffalo Official Website: http://www.buffalo-technology.com/products/wireless.php
Belkin Official WebSite: http://catalog.belkin.com/IWCatSectionView.process?Section_Id=200340
Linksys Official Website: http://www.linksys.com/servlet/Sate...939789&pagename=Linksys/Common/VisitorWrapper


Avaliação:

Toda a informação aqui apresentada é apenas destinada para o utilizador comum. Isto tudo poderá facilmente optido nos sites officias dos fabricantes.

A avaliação e escolha destes produtos é apenas meramente pessoal e com base na minha experiencia própria sobre a utilização deste tipo de produtos. Claro que muita informação adquiri à custa de feedback e reviews em determinados forums e sites. Qualquer das formas foi minha itenção aqui apenas de expor um conjunto de produtos que acho que devem ter alguma consideração devido as suas caracteristicas e funcionalidades que apresentam. E claro, penso que todos eles tem alguma relevância para o utilizador comum.
O ultimo motivo que levou-me a criar este tópico bem grande foi porque existem muitos tópicos a pergunta qual o router que deverei escolher.


Se este post tiver alguma coisa errada e que deva ser sujeita de alteração, nada como contribuirem e ajudar.
 
Última edição:
Em termos de performance e funcionalidades, quao seria o melhor:
i) Asus - WL-520G/DELUXE
ii) Asus - WL-550G ENCORE
iii) Asus - WL-500GP

Será tudo questão de software instalado? Em termos de velocidades de transmissão, os modelos são equiparáveis?
 
Asus WL - 500gP:[/LIST]
Este router não foi adicionado à lista pelo simples facto de não oferecer tantas funcionalidades do que o Asus WL - 500g Deluxe. Contudo é este router contem uma performace bastante melhor que o deluxe e vem com um firmware de origem melhor ( com DownloadMaster ). O que lhe falta é compatibilidade com 3rd Party firmwares que actualmente é bastante má, uma vez que o que existe contem bastante bugs para além de poder provocar grandes danos no hardware.​


Que é que queres dizer com isto? Tenho um e tou a por o openwrt(vou pondo qe nao ha muito tempo,mas ainda nao vi nenhuma incompatibilidade...fiz o que eles diziam e ta tudo a bombar e nivel de interfaces ,etc​
 
Back
Topo