Tamanho de Disco Externo

HecKel

The WORM
Boas!

Acabei de comprar um disco externo e fiquei com uma dúvida..., o disco é de 320GB(supostamente), no entanto a capacidade do mesmo vendo as propriedades do disco pelo "Meu Computador" é de 298, é normal esta "falha" de 20GB? Já sabia que os 320 não seriam exactos..., mas menos 20GB é normal ou devo trocar?

abraços, HecKel
 
Experimenta formatar com um cluster size menor, dessa forma deve-te comer menos espaco

EDIT: Pois o NTFS reserva à volta de 12,5% para o seu MFT Master File Table
 
Alem de que depende do fabricante sabes...

Para alguns 1GB=1000MB para outros 1GB=1024MB. Se o teu for dos primeiros, já só tens 312.5GB mesmo antes de formatar. Perdeste 7.5GB sem fazer nada. Os outros 12.5 é menos de 5% do HD, o que nem é fora do razoável.

Se o FS usar um bitmap de 1bit/sector(512bytes), tens uma perca de 0.25MB/GB só para saber se o sector está ocupado. Juntas info de filesystem (que não ocupa 1bit/cluster acredita...) e vês o espaço a desaparecer bem depressa. E isso é sem ficheiros...

Quanto a diminuir o cluster size, isso não mudava mesmo nada. Clusters maiores reduzem o waste space causado por ficheiros pequenos, mas o prob em causa é o espaço em vazio e não em ocupação. Numa era em que a maioria dos ficheiros ocupam algumas centenas de KB's, usar clusters reduzidas é contraproducente. Diminuis o waste space sim sr, mas á custa da performance. Claro que usar clusters de 64KB pode não ser conveniente (excepto casos em que a partição só tenha ficheiros com nMB cada, ai vale sempre a pena), mas entre os 512 e os 64KB existe muito espaço para testar :)
 
Já agora..., aproveitando o tópico...

Comprei um iomega, Desktop Hard Drive

Hi-Speed USB 2.0 a 480Mbits/s, 7200RPM com cache de 2Mb

Por 178€..., foi boa compra? :rolleyes:

abraços, HecKel

PS: Como é evidente..., não percebo absolutamente nada disto :X
 
€178 por uma caixa? Não deve ser ;) Pá, depende do HD que lá venha. Fazes as conta. Preço HD na loja + (€25 por uma caixa fatela) ou (€50+ por uma boa caixa). Se estiver lá perto, foi boa compra, se for muito acima desse preço, foste roubado :D
 
foi um pouco caro... um preço de um disco maxtor 320gb ,sata2 com 16mb cache ronda os 90€ e o preço de uma caixa externa em aluminio que tenha USB2 + e-Sata ronda os 35€ , podias ter feito a festa por 125€
 
As caixas que tinha visto na ***** rondavam os 50€, e mais o disco interno ia parar aos 160€ aproximadamente (caixa + disco), e falo de 250Gb em vez de 320, mas tb era a *****....

Pelo que vi lá, a compra foi dentro do razoável..., mas como não ando mesmo nada dentro dos preços gostava de saber se fiz asneira ou não (também não me vai servir de muito após a compra...)

abraços, HecKel
 
HecKel, na minha opiniao comprar um disco externo completo normalmente é sempre mais caro. por isso dos meus 5 conjuntos de discos externos foram todos comprados disco+caixa:)
Para alem disso se comprares em separado tens mais opcoes de escolha para melhorares o que tens, ou seja, a caixa que compras pode ter varias interfaces e suportar ide e/ou sata. E podes trocar de discos no futuro. Para alem de que podes escolher o disco que levas.
Obvio que o mal disto é teres que pesquisar o mercado, o que pelo que percebi tu nao tas dentro dele:)
 
Ja agora podem tirar-me uma duvida

Eu tou a pensar comprar um disco WD SE16 250Gb SATA II para meter numa caixa externa, e o que eu queria saber é se a taxa de transferencia vai ser de 150 Mb's (SATA I) ou a 300 Mb's (SATA II)... Se com este disco a performance for identica a de SATA I não vale a pena o investimento...

Resumindo, a caixa externa vai dar vazão a taxa de transferência do SATA II ou nem por isso...
 
foi um pouco caro... um preço de um disco maxtor 320gb ,sata2 com 16mb cache ronda os 90€ e o preço de uma caixa externa em aluminio que tenha USB2 + e-Sata ronda os 35€ , podias ter feito a festa por 125€

Tens aqui a explicação:

HecKel, na minha opiniao comprar um disco externo completo normalmente é sempre mais caro. por isso dos meus 5 conjuntos de discos externos foram todos comprados disco+caixa:)

Eu vi preços e fazendo assim também sabia que poupava, mas devido ao comodismo de quem fornece os € :rolleyes:, ficou mais caro.
 
Última edição:
Resumindo, a caixa externa vai dar vazão a taxa de transferência do SATA II ou nem por isso...

Claro que não.

USB 2.0 HiSpeed vai até 480 Mbps e SATAI/II até 1500/3000 Mbps, vez logo que via USB não tiras partido da velocidade de SATA.

Mas, compensa se:

- SATAII for mais barato que SATAI, para a mesma capacidade do disco;

- Mais tarde quiseres usar o disco como interno, tirando proveito da taxa de transferência de dados dos SATA.

Para juntar, os discos SATA consomem menos que os PATA (ATAxxx). Discos PATA não vale a pena.
 
Back
Topo