GARANTIAS de 2 anos com ou sem selos - ESCLAREÇAM-SE!

Techdoctor

Power Member
Caros "Tech-users":

Devido às muitas dúvidas em volta da questão das garantias, particularmente se se perde ou n a garantia dos componentes qd se abre 1 PC com selos nas tampas laterais, achei importante criar esta thread para um melhor esclarecimento de todos.

E para começar digo-vos já q n é por quebrarem esses selos q perdem a garantia.

Mas antes de começarmos a levantar questões à volta do assunto deixo-vos aqui o Decreto-Lei q o regulamenta:










Assim, já poderão argumentar devidamente documentados!


EDIT:

Estas imagens são de 1 PDF q me enviaram.
Entretanto o shello colocou aqui 1 post em q indicava o link onde esse mesmo Decreto-Lei poderá ser consultado (Diário da República).
Assim, para lhe dar o devido destaque, optei por fazer este "edit" e colocá-lo aqui:

http://dre.pt/gratis/imagens/diario1s.asp?data=2003-04-08&num=083A00
 
Última edição:
E aproveito para repetir aqui 1 post q deixei noutra thread como off-topic, pois faz + sentido q ele aqui esteja:



Isso dos selos de garantia colocados pelas lojas nas caixas ou na junção de componentes... É UMA GRANDE TANGA!!!

Os componentes tem 2 anos de garantia e a isso ninguém pode fugir.
Está estipulado por lei, válido pelo menos em toda a Comunidade Europeia, a qual n refere qq selo!
(leiam o Decreto publicado em cima)

O q as lojas podem fazer (e algumas fazem-no) é dar uma garantia extra (+ 1 ano, p.ex., ou 1 ano de assistências gratuitas) se os selos n forem quebrados.
Até aí tudo bem. Mas nada + q isso.

Eu entendo q eles n queiram q qq "maçarico" vá lá mexer e possa fazer asneira e, por outro lado, tb lhes dá jeito q as pessoas vão lá qd precisarem de alterar qq componente. E ainda acabarem a vender + 1 componente sob a justificação de garantia quebrada qd o deviam substituir de forma gratuita.
Mas n podem "roubar" a garantia a q cada 1 tem direito.

O problema é q há muita gente q desconhece os seus direitos e assim são "levados"...

Deixo aqui 1 episódio:
Em tempos abri 1 PC de 1 amigo q tb tinha selos (comprara-o há cerca de 2 meses, n interessa onde).
Precisava de lhe mexer nas memórias pq ele apitava. Vim a confirmar ser 1 módulo q "pifou".
Qd ele foi à loja com o dito módulo tb vieram com essa "tanga" e n lha queriam trocar. Fui lá eu com ele e expliquei o sucedido.
Claro q continuaram com a "tanga" mas depois de lhes mostrar q estava bem informado e q percebia alguma coisa de computadores acabaram por "baixar a crista" e trocaram-lhe a memória.

Era o q havia de faltar! Então eu ao comprar 1 PC estava a fazer 1 contrato de 2 anos com a loja, não?! Durante esse tempo o verdadeiro proprietário do "miolo" do PC era a loja, pois nem para lá podia espreitar...

Os q ainda acreditam na "tanga"... abram os olhos!
 
Última edição:
Aproveito ainda para dar destaque a um ponto tb de extrema importância e ignorado por muitos:

O tempo q decorre desde a entrega do PC (ou componente) na loja para reparação até q nos seja devolvido em perfeitas condições, n desconta no tempo q nos resta da garantia!

Se tiverem dúvidas leiam o 5º ponto do artigo 5º do Decreto publicado em cima (2ª figura, texto da coluna da direita, 3º parágrafo).
 
Última edição:
Ainda + 2 questões:

- Como vêem no Decreto-Lei n há qq referência a selos quebrados!
- Na ausência da loja/comerciante (por falência ou qq outro motivo) pode-se sempre recorrer ao fabricante q é o responsável em última instância (ver Decreto). Só se precisa de ter a respectiva Venda-a-Dinheiro ou Factura/Recibo do componente em questão.
 
Aproveito ainda para dar destaque a um ponto tb de extrema importância e ignorado por muitos:

O tempo q decorre desde a entrega do PC (ou componente) na loja para reparação até q nos seja devolvido em perfeitas condições, n desconta no tempo q nos resta da garantia!

Se tiverem dúvidas leiam o 5º ponto do artigo 5º do Decreto publicado em cima (2ª figura, texto da coluna da direita, 3º parágrafo).


Em virtude deste aspecto esqueci-me de dar 1 outra dica MUITO IMPORTANTE:
N se esqueçam de pedir sempre 1 documento q prove q entregaram lá a peça e outro qd a receberem. Precisamente por causa das datas! Para q depois n contem o tempo apenas com base no documento de venda.
 
Em virtude deste aspecto esqueci-me de dar 1 outra dica MUITO IMPORTANTE:
N se esqueçam de pedir sempre 1 documento q prove q entregaram lá a peça e outro qd a receberem. Precisamente por causa das datas! Para q depois n contem o tempo apenas com base no documento de venda.

É importante pedir, porques as maioria das lojas não dão este documento, mandei o meu acer para a garantia, para trocar um disco, só demorou mês e meio >( passado um mês mandei um mail à deco a perguntar quais os meus direitos nestes casos, e disseram-me precisamente isto, quando fui levantar o portátil, não disse nada para ver se me entregavam o papel, mas nada, tive que o pedir e se não tivesse mandado o mail à deco nunca saberia disto e lá ia 1 mês e meio de garantia ao ar. Se não formos nós a zelar pelos nossos direitos ng o fará. Parabéns pelo post, muito útil
 
Olá,

Normalmente os selos de garantia são colocados nos computadores de hipermercados ou outras lojas do género.

O que acontece é que os fornecedores/fabricantes ou onde são assemblados os computadores colocam os selos para evitar que as pessoas abram e mexam no interior do mesmo. E podem mesmo recusar o RMA, o que pode gerar conflitos com o vendedor ao cliente final e com o cliente. Mas por outro lado, na empresa onde estagiei, os técnicos nem se queriam chatear com os selos e reparavam os PC's na mesma, excepto se tivessem componentes trocados claro.

Outra situação: a empresa também assemblava discos externos, o problema é que não colocava selos de garantia nos mesmos, apenas o selo com o número de série no local onde a caixa se abria. Ora, estava eu a testar discos externos quando me aparece um suposto disco de 300GB que apenas acusava 40GB. Verifiquei no gestor de discos e realmente o disco era mesmo de 40GB. Abri a caixa, e para meu espanto estava lá um Maxtor de 40GB. Ora, alguém ficou com 2 discos de 300GB e uma caixa externa pelo preço de 1! Não acompanhei o caso até ao fim, não sei se o problema ficou resolvido com o hipermercado nem se não, mas se os mesmos tivessem um selo e não fossem aceites pelo hiper já não havia estes casos.

Cumps
 
Axo este post muito util :004:

Até votava nele para Sticky, não sei mais alguem concorda...


Cumps ppl :)



Em virtude das inúmeras vezes q vi este tema abordado em diversas threads (quase sempre como off-topic) e das muitas "opiniões" existentes, tb acho q seria importante esta thread passar a sticky!
Mas como se faz isso? Tem q se pedir aos Moderadores?
 
Back
Topo